Pele sensível do recém-nascido – quais os cuidados a ter | De Mãe para Mãe

Está aqui

Pele sensível do recém-nascido – quais os cuidados a ter

A pele do recém-nascido é muito sensível e deve ser tratada com muito cuidado e carinho. Quando o bebé nasce, a sua pele produz menos oleosidade e tem metade da espessura da pele de um adulto, o que faz com que seja mais suscetível a possíveis agressões. E como ninguém gosta que o seu bebé tenha a pele irritada, vermelha ou seca, há que perceber quais os cuidados a ter, para que esta se mantenha o mais saudável possível. Por este motivo, reunimos algumas boas práticas, para que fique a par dos melhores procedimentos a ter com a pele do seu pequenino.

No banho

Atualmente o banho parcial (pregas, rosto, zona genital e rabinho) é recomendado diariamente e o banho completo três vezes por semana. Para além da finalidade de limpeza, a hora do banho é também um excelente momento para reforçar a relação entre os papás e o bebé. Aqui ficam algumas dicas sobre os cuidados que deve ter com a pele do bebé neste momento:

  • A temperatura da água deve rondar os 37 graus;
  • Escolha sempre os produtos com características adequadas e que reforcem a microbiota da pele do bebé;
  • Coloque o creme de banho na água e não diretamente na pele do bebé;
  • Depois do banho, seque a pele do bebé muito bem, tendo especial atenção às pregas;
  • Massaje a pele do bebé com creme hidratante e… aproveite para partilharem este momento bom!

Muda da fralda

Embora seja um ritual que vai repetir centenas de vezes, deve saber que há alguns truques para manter a pele do seu bebé sempre saudável:

  • Use toalhitas apenas em situações excecionais, como por exemplo, quando sai de casa. Caso opte por usar compressas em não tecido, devem ser embebidas em água morna ou em água de limpeza;
  • Deve limpar o bebé sempre de frente para trás, ou seja, dos genitais para o rabinho, de forma a evitar infeções urinárias. É muito importante que tenha este cuidado, principalmente com as meninas;
  • Depois de retirar a fralda suja e limpar a pele do bebé, seque a pele do bebé com uma compressa seca e certifique-se que não fica húmida.
  • Para finalizar, aplique o creme muda fralda no rabinho e nas pregas da pele, evitando os genitais. Deve escolher um creme que proteja, neutralize e repare a pele do rabinho do bebé.

Utilize os produtos certos

Nos primeiros 3 anos de vida a pele do bebé é extremamente sensível e com menor capacidade de defesa, pelo que é necessário ter muita atenção aos produtos escolhidos: aposte em produtos de qualidade, garantindo assim o bem-estar do seu bebé. Uma escolha segura é a gama Barral BabyProtect, constituída por 9 produtos, todos eles testados sobre controlo dermatológico, pediátrico e oftalmológico. A maior vantagem desta gama é que contém um prebiótico dermatológico que ativa as defesas naturais da pele do bebé, enquanto hidrata e protege a pele delicada do seu bebé. Assim, a pele fica mais protegida, com todo o cuidado e segurança que merece e precisa. Esta gama é constituída por creme de rosto, champô, água de limpeza, creme de banho, creme hidratante e creme muda fraldas, o que lhe permite acompanhar as necessidades da pele do bebé de forma muito completa.

Outra grande vantagem da Gama Barral BabyProtect é que é constituída por ingredientes naturais e de origem vegetal, com várias vantagens, dos quais destacamos:

Extrato de Linum: produz um efeito calmante na pele do bebé;

Biolin, prebiótico dermatológico: derivado da chicória que regula a flora cutânea, contrariando a proliferação de microrganismos patogénicos;

Extrato de camomila: suaviza e acalma a pele;

Óleo de Arroz: nos casos de crosta láctea, contribui para o seu amolecimento e remoção;

Óleo de Calêndula: recupera e fortalece a barreira cutânea;

Encontra facilmente esta gama à venda em Farmácias e Parafarmácias.

Roupa

No que diz respeitos às roupas, há também alguns cuidados a ter para garantir que estas não causam irritações na pele dos mais pequeninos, principalmente quando falamos de bebés recém-nascidos. A destacar:

  • Todas as roupas devem ser lavadas antes de serem utilizadas, sempre com detergentes apropriados à pele do bebé e com a menor quantidade de agentes químicos possíveis;
  • As roupas que estão em contacto direto com a pele do bebé devem ser em 100% algodão e não devem ter aplicações que possam irritar a pele do bebé;
  • Todas as etiquetas devem ser retiradas, pois também podem causar irritações;
  • Ao pegar num bebé recém-nascido, deve colocar sempre uma fralda entre si e o bebé, para salvaguardar que as suas roupas não lhe causam irritações na pele.

Nota: A Barral nos dias 1 e 2 de junho celebra o Dia da Criança com promoções de 30% de desconto em toda a Gama Barral BabyProtect*. Receba ainda a oferta um Kit de brincar e colorir, criado especialmente a pensar nos mais pequeninos em farmácias aderentes!

*Exceto Mala de Maternidade e Mochila