Numu Baby: o colchão perfeito para um sono seguro | De Mãe para Mãe

Está aqui

Numu Baby: o colchão perfeito para um sono seguro

Como mães e profissionais de puericultura, não temos dúvidas: um dos momentos mais felizes da nossa vida é quando vemos o resultado positivo no teste de gravidez. Mas este também é o momento em que percebemos que nada mais vai ser igual e que nunca mais nos vamos deixar de preocupar com o bebé que aí vem. E ainda bem, é bom sinal quando vemos uma mãe que se sente preocupada com o bem-estar do seu filho.

A enorme felicidade misturada com os receios que sentimos na gravidez ou com o parto que se aproxima, a amamentação, que por vezes não é fácil, as noites mal dormidas… tudo são fatores que contribuem para que os nossos sentidos estejam sempre alerta - a nossa prioridade passa a ser o bebé. Tentamos cumprir as indicações do pediatra, mudamos os nossos hábitos, esquecemo-nos um pouco de nós… No fundo, procuramos proporcionar ao nosso filho o melhor.

O local onde deitamos o nosso bebé também é um fator muito ponderado. E quando percebemos que um bebé dorme, no primeiro ano de vida, entre 14 a 17 horas por dia e entre 10 e 13 horas até aos 5 anos, é fundamental que este sono aconteça num ambiente seguro e saudável, para que descanse e se desenvolva de forma equilibrada.

Os especialistas dizem-nos que o bebé deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme posicionado de maneira que não exista espaço entre o colchão e a cama, deitado de costas, com os pés a tocarem no fundo da cama, e que esta deve ser feita de forma que o bebé não consiga escorregar para debaixo dos lençóis e mantenha sempre a cabecinha destapada.

Devemos adequar a luminosidade do quarto à hora do dia e evitar colocar fraldinhas ou bonecos ao redor do bebé para diminuir o risco de sufocamento e certificarmo-nos de que não está sobreaquecido. A roupa que lhe vestimos deve ter em conta a temperatura do quarto, e a maior parte das vezes um swaddle ou um saco de dormir é suficiente.


Como criar um ambiente de sono seguro e saudável?

Efetivamente, as camas de grades não só protegem o nosso bebé para que não caia ou saia da cama, mas também permitem que a ventilação ao redor dele se faça de forma mais eficaz.

Muitas pessoas desconhecem este facto, mas há estudos recentes que mostram que o nível de dióxido de carbono que se acumula junto das vias aéreas de um bebé pode ser mais alto que o desejável, especialmente se estiver deitado de barriga para baixo a respirar o próprio ar expirado, ou num colchão fofo e com lençóis, com peluches ou almofadas junto ao rosto. O bebé vai respirando o ar já exalado, uma e outra vez, o que faz com o que o nível de oxigénio no corpo desça e o nível de dióxido de carbono aumente, colocando em risco a saúde do bebé.

E foi por conhecermos estes estudos e partilharmos desta preocupação que encontramos o colchão Numu Baby, desenvolvido por um pai, Shlomo Abadi, que se deparou com vários problemas inerentes ao nascimento prematuro dos seus filhos gémeos e decidiu procurar um novo conceito para colchões infantis, verdadeiramente respiráveis.

Depois de muita procura e estudo acerca do sono, Shlomo criou o colchão Numu Baby, que combina o conforto ortopédico com a livre circulação de ar, tornando-o num ambiente de sono seguro e limpo. Este conceito foi estudado e testado por muitas universidades e especialistas para garantir o resultado final.

De facto, o Numu Baby é cinco vezes mais eficaz que outros colchões respiráveis a dissipar o dióxido de carbono exalado pela criança durante o sono, e foi validado pela Academia Americana de Pediatria por cumprir todos os requisitos de segurança respiratória.

Ao olharmos para este colchão (e para os seus acessórios), percebemos o quão inovador é, e como contribui verdadeiramente para a promoção de um ambiente seguro para o sono dos nossos filhos.

Feito de uma tela permeável esticada sobre uma moldura de alumínio, permite a rápida eliminação do CO2, mas também evita o sobreaquecimento e a transpiração excessiva do bebé, pela sua baixa condutividade térmica.

Mas as suas vantagens não se ficam por aqui: sem espumas ou camadas de tecido, o colchão Numu Baby impede o desenvolvimento de ácaros, que requerem um ambiente com humidade alta, temperatura moderada a alta (entre os 21 e os 27 °C) e uma fonte alimentar, que não encontram neste colchão. Verdadeiramente livre de ácaros, mofo e fungos, é perfeito para crianças que sofram de alergias, asma, dermatites, rinites, etc.

E por ser permeável, facilita a passagem de fluidos através do colchão e a superfície permanece completamente seca. Acabam-se as mudanças noturnas de lençóis!

Quando o nosso filho já não o utilizar, o colchão pode arrumar-se facilmente, ocupando pouquíssimo espaço. É só desmontar, enrolar e guardar! Ou então emprestar às nossas amigas, já que é rapidamente lavável e higienizado, e pode continuar a adormecer muitos bebés com toda a segurança, durante muito mais tempo!

Por Eduarda e Mafalda Tavares, distribuidoras Numu Baby" em Portugal e Espanha.