A Importância do Sono para o Bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

A Importância do Sono para o Bebé

Dormir é uma atividade essencial na rotina de todos e indispensável para um estilo de vida saudável.

Estudos mostram que crianças que dormem o número de horas aconselhadas acabam por melhorar as suas capacidades de atenção, aprendizagem, memória, comportamento e até saúde.
Apesar de já todos sabermos que crianças e bebés necessitam de dormir bastante, será que conhecemos realmente o impacto que o sono tem no desenvolvimento do bebé e no seu bem-estar?

Crescimento

Enquanto dormem, as crianças produzem a hormona do crescimento, responsável pelo crescimento dos músculos, ossos, órgãos e vasos sanguíneos. Nos adultos, esta hormona é produzida durante o dia, porém, as crianças produzem-na pouco depois de adormecerem. Estudos defendem que se uma criança não dormir o suficiente ou se despertar frequentemente, o crescimento do bebé pode ser afetado, atrasando o seu desenvolvimento.

Desenvolvimento

Desde o nascimento até à vida adulta, somos constantemente bombardeados com estímulos que são absorvidos e processados rapidamente. Até aos 10 anos de idade, todos estes estímulos transformam-se em conhecimento, constituindo um processo de aprendizagem fenomenal e vital para o ser humano.

A qualidade do sono está intimamente relacionada com a capacidade de aprender. O cérebro necessita de uma determinada quantidade de sono para descansar, aprender novas tarefas e consolidar as memórias. Deste modo, o sono é muito importante para o desenvolvimento cognitivo do bebé e há estudos que defendem que melhora as capacidades de resolução de problemas e adaptabilidades a desafios, a longo prazo.

Comportamento

A infância é uma fase fundamental na personalidade de um adulto - as experiências vividas enquanto crianças influenciam o seu futuro. A falta de sono pode levar a mudanças de humor, irritação e dificuldades de concentração, que a longo prazo podem vir a afetar as suas relações sociais e a vida na sociedade.

Estudos comprovam que crianças com uma maior duração de sono têm um melhor comportamento e cumprem melhor as ordens durante os seus primeiros anos de vida. Quando as crianças não dormem, estas tornam-se mais impulsivas e distraídas. Assim, o sono pode ajudar a prevenir acidentes. Crianças com menos de 3 anos e que dormem menos de 10h por noite são três vezes mais hiperativas e impulsivas, aos 6 anos, do que o esperado.

Saúde

O sono é, também, um forte aliado do sistema imunológico. Ao dormir, o bebé está a recarregar forças e energia dos estímulos ocorridos enquanto esteve acordado. A falta de sono pode afetar este processo, tendo consequências na produção de citocinas, uma proteína necessária ao corpo para combater infeções.
A falta de sono também pode afetar a produção de letina e grelina, as hormonas que indicam quando estamos satisfeitos e que estimulam a fome, respetivamente. Tal como nos adultos, esta hormona leva o bebé a comer mais do que o necessário quando não dorme o suficiente. Em situações contínuas, a falta desta hormona aumenta o risco da criança desenvolver obesidade, excesso de peso ou resistência à insulina. Esta última pode até levar ao aparecimento de diabetes.

Aos 2 anos de idade, 50% da vida de um bebé foi passado a dormir. Dormir é uma atividade essencial na vida de todos, mas torna-se especialmente importante na vida dos bebés e crianças. Os bons hábitos de sono devem começar logo após o nascimento para garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis e felizes.

Almofada Emma
Uma só almofada com infinitas possibilidades. Ajuste o seu tamanho e firmeza para dormir confortavelmente durante toda a noite, em qualquer posição. Porque o conforto deve ser vivido em família.
Capa Protetora Emma
Uma proteção máxima para o seu colchão. Durma descansada com o seu bebé e previna possíveis acidentes. Esta capa é impermeável, respirável e antibacteriana. O complemento perfeito para noites entre pais e filhos.
Colchão Emma Original
Este é o membro que falta à sua família. Distinguido com o selo “O melhor do teste” pela DECO PROTESTE. Experimente o colchão Emma Original. 100 noites de teste e usufrua da entrega grátis. Porque os nossos filhos só estão bem quando nós estamos bem!