Estratégias de descanso para as futuras mamãs | De Mãe para Mãe

Está aqui

Estratégias de descanso para as futuras mamãs

Grávida com patinho de borracha em cima da barriga

Aconselhá-la a que "descanse bem" é perfeito, mas frequentemente é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo. As mudanças hormonais e um bebé ativo em desenvolvimento podem fazer com que lhe seja difícil conciliar o sono. E se o conseguir, o bebé desperta-a durante a noite.

A seguir descrevem-se algumas perturbações do sono durante a gravidez e formas de superá-las:

  • Voltas e voltas
  • Micção frequente
  • A atividade do bebé
  • Sugestões para dormir bem

Voltas e voltas

Torna-se difícil, sobretudo no terceiro trimestre, arranjar uma posição cómoda para dormir. Experimente deitar-se sobre um lado, com uma almofada entre os joelhos para apoiar a zona lombar. Colocar almofadas cingidas ao corpo permite que se apoie onde mais necessita. Algumas mulheres sentem-se aliviadas se dormirem ligeiramente apoiadas, com almofadas a apoiar as costas e o resto do corpo.

Micção frequente

Quanto mais avança a gravidez, mais frequentemente terá de urinar. E a noite não é uma exceção. Isto deve-se ao facto do útero aumentar de tamanho e pressionar a bexiga. Não reduza o consumo de líquidos durante o dia, mas beba só o necessário antes de ir dormir.

Por vezes, pode sentir a necessidade de urinar com mais frequência como consequência de uma infeção no trato urinário (ITU). Esta frequência urinária não é o único sintoma de uma ITU: talvez sinta "urgência" de urinar, dor ou ardor enquanto o faz. Se notar estes sintomas, para além da frequência, consulte o seu médico. É provável que lhe façam uma análise de urina para verificar se existe infeção.

A atividade do bebé

O movimento do bebé pode acordá-la durante a noite. Não há muito a fazer a esse respeito, nem tão pouco é provável que queira fazer algo. Um bebé que se mexe é um bebé saudável. Se o bebé se mexer menos do que o habitual ou deixar de mexer por completo, está na altura de começar a preocupar-se com a sua saúde. Por mais frustrante que isto possa ser, na realidade é um indício de que o seu bebé está perfeitamente bem. Se o bebé a acordar à noite, tente dormir algum tempo durante o dia. Inclusive uma pequena sesta fará com que se sinta muito melhor.

Problemas de compressão neural. Todas as mulheres retêm líquidos durante a gravidez (edema). Isto é normal, mas pode causar pressão sobre os nervos em vários pontos. Por exemplo, um nervo da mão pode comprimir-se ao passar pelo pulso (síndroma do túnel carpiano). A dor resultante pode ser pior durante as primeiras horas da manhã e pode até acordá-la à noite. Para aliviar a dor, pode ser útil usar punhos elásticos. Ou tentar descansar o braço afetado sobre uma almofada.

Sugestões para dormir bem

A seguir descrevemos outras maneiras de conseguir dormir bem à noite.

  • Elimine toda a cafeína da sua dieta.
  • Faça um pouco de exercício suave todos os dias. Os estudos demonstram que o exercício regular ajuda a dormir melhor. Caminhar é muito bom para as grávidas. (Para obter mais informações sobre este tema, consulte o artigo "Em forma!")
  • Experimente beber um copo de leite quente antes de dormir.
  • Por último, nunca tome soníferos, nem sequer os que possa comprar sem receita. Consulte sempre o seu médico antes de se automedicar.

* Artigo realizado pela Dr.ª Freda e o Dr. Thornton

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?