Está grávida ou a amamentar? Não se esqueça de beber água! | De Mãe para Mãe

Está aqui

Está grávida ou a amamentar? Não se esqueça de beber água!

Uma boa hidratação é crucial em qualquer fase da vida, desde o nascimento à terceira idade, uma vez que a água desempenha um papel muito importante no nosso organismo e na nossa saúde; a água é responsável por regular a temperatura corporal, auxilia na digestão dos alimentos e no transporte de nutrientes.

Na idade adulta, destacam-se os períodos da gravidez e da amamentação enquanto momentos importantes na questão da hidratação. Nestas situações, pode existir a necessidade de ajustar a quantidade de água e de outras bebidas que são ingeridas e incluir alguns alimentos com mais quantidade de água na sua constituição.

Porque a hidratação é tão importante na gravidez?

Durante a gravidez ocorrem várias alterações no organismo da mulher que fazem com que as suas necessidades hídricas aumentem, o que revela que há mais necessidade de ingerir água e outras bebidas como leite, sumos naturais e infusões. Nestas situações, o volume sanguíneo aumenta e são acumulados cerca de 6 a 9 litros de água nos líquidos corporais.

A correta hidratação é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da placenta e líquido amniótico. Além disso, auxilia no funcionamento dos intestinos e compensa algumas perdas por possíveis vómitos.

E na amamentação continua a ser importante?

A hidratação é fundamental na amamentação. Além de manter o correto funcionamento do organismo, também auxilia na produção do leite materno. O leite materno é constituído por água, o que significa que se não beber a quantidade necessária, o seu organismo não é capaz de produzir leite em quantidade suficiente. No entanto, tenha em atenção que não vale a pena beber em excesso, mas sim na quantidade certa!

Como se deve hidratar corretamente?

Existem 4 dicas para se hidratar corretamente. São elas:

  1. Ingerir cerca de 3 litros de água por dia, incluindo as quantidades existentes nas bebidas e nos alimentos ricos em água.
  • Coma sopa, saladas e frutas. Os hortofrutícolas são alimentos relativamente ricos em água;
  • Beba água da torneira ou engarrafada. Tenha a certeza que a água é de uma fonte segura. Se tem dificuldade em beber água pode completar com sumos naturais, infusões, águas aromatizadas;
  • Não esqueça o leite que pode auxiliar na hidratação diária.
  1. Beber pequenas quantidades de água de cada vez e várias vezes ao dia de modo a antecipar a sede.
  2. Se sentir sede, se reparar que a sua urina está mais escura daquilo que é habitualmente normal (ou em menor quantidade), se sentir mais cansaço ou náuseas, é sinal de que está a precisar de beber água!
  3. Redobre a sua atenção em dias de calor para não ficar desidratado com as altas temperaturas.

Não se esqueça de beber água pela sua saúde e pela saúde do seu bebé!