Entrevista: Luís Matos, IUPKI | De Mãe para Mãe

Está aqui

Entrevista: Luís Matos, IUPKI

De_Mãe_para_Mãe_Entrevista:_Luís_Matos,_IUPKI

Este ano, a portuguesa “Edições Convite à Música”, já conhecida e elogiada pelas publicações de livros musicais didáticos - decidiu apresentar a IUPKI.

Esta é a primeira plataforma portuguesa inteiramente dedicada à música infantil e, para conhecermos melhor esta inovação nacional, estivemos à conversa com Luís Matos, compositor e impulsionador da IUPKI.


Olá, Luís. Obrigada por ter aceitado este convite. Ficamos muito curiosas com a existência de um projeto dedicado aos mais novos! Pode dizer-nos em que consiste, afinal, a IUPKI?

A IUPKI é uma plataforma digital que disponibiliza conteúdos musicais para crianças. A base da plataforma são as canções infantis, mas apresenta e integra outras funcionalidades que fazem dela uma solução inovadora e distinta. É como uma biblioteca digital multimédia, já que reúne vários formatos (áudio, vídeo ou PDF) numa só aplicação.


Como surgiu a ideia de criar uma plataforma dedicada à música infantil?

A forma como ouvimos música alterou-se significativamente nos últimos anos, muito graças à massificação da internet e ao surgimento de plataformas digitais como o YouTube e o Spotify.

A nossa editora produzia essencialmente livros e obras infantis, quase sempre acompanhados por um CD ou DVD, mas, com a evolução das novas tecnologias, sentimos a necessidade de procurar novas soluções, que fossem ao encontro das nossas necessidades e, acima de tudo, das dos nossos clientes.

Fizemos algumas experiências nas plataformas já existentes e com bons resultados: o nosso canal do YouTube tem mais de 28 milhões de visualizações. Contudo, rapidamente percebemos que estas não satisfaziam os nossos propósitos e limitavam a nossa oferta. Foi assim que decidimos criar uma plataforma de raiz, numa aventura que demorou cerca de 3 anos a desenvolver e que vai ao encontro das nossas pretensões.


Que tipo de conteúdos podemos encontrar na IUPKI?

A base dos nossos conteúdos são as canções infantis e os respetivos instrumentais. No entanto, à medida que fomos desenvolvendo a IUPKI, apercebemo-nos que o mundo digital não tem limites e que poderíamos acrescentar praticamente tudo o que quiséssemos e que, obviamente, fizesse sentido. Assim, podemos encontrar os áudios das músicas, os respetivos instrumentais, vídeos, partituras, sugestões de atividades e até mesmo livros em formato digital.


De que forma é que a IUPKI pode ser uma ajuda para os pais?

É um facto que a música está presente nas nossas vidas mesmo antes de nascermos. Julgo que todos reconhecemos o seu precioso contributo no crescimento saudável e integral de uma criança. Sem nos apercebermos, ela acompanha as várias etapas de crescimento, tendo um papel potenciador na aprendizagem. Todos os pais começam por adormecer o seu filho ao som de uma música de embalar, depois, aos poucos, vão entoando e vocalizando pequenas melodias a que se juntam as palavras, os gestos e os movimentos, até que, quase sem nos apercebermos, já cantam e dançam. A IUPKI tem tudo isto! As canções estão divididas por temáticas e por idades, o que simplifica a seleção das canções. Além disso, as músicas têm uma forte componente didática, com sugestões de atividades para fazer em família. As partituras servem também para aqueles que tocam um instrumento musical e que gostam de acompanhar os seus filhos.


E para os professores e educadores?

A par da nossa editora e das obras didáticas publicadas, temos desenvolvido projetos específicos na área da educação, através das Atividades de Enriquecimento Curricular e do Conservatório de Música e Artes do Dão, abrangendo um universo de mais de 3 000 crianças e jovens. Tudo isto contribuiu para desenvolvermos funcionalidades específicas e que julgamos serem muito úteis para os educadores e professores.

A criação de listas de reprodução permite ao professor organizar os materiais como mais lhe convém e possibilita a partilha com outros colegas ou com os alunos. A plataforma permite ainda ceder em modo offline, para colmatar as situações em que a internet não está acessível. Até mesmo o player surge numa barra independente, de forma a permitir aceder simultaneamente a outros ficheiros, como a letra da canção, por exemplo.
Nesta primeira fase, a IUPKI está direcionada quase exclusivamente para o público infantil, mas já estamos a criar novos conceitos e a desenvolver novas ferramentas para a sala de aula, como por exemplo, métodos para aprender instrumentos musicais.



A IUPKI assume-se, ainda, como "uma plataforma totalmente segura para crianças". Porquê? Isso significa que a plataforma pode ser utilizada pelas crianças sem supervisão?

Sem dúvida. Todos os conteúdos são previamente selecionados e não têm publicidade, ligações ou pop-ups indesejáveis que coloquem em perigo a utilização por parte das crianças.


Sabemos que a música é, também, uma ferramenta de aprendizagem. Imaginaram a IUPKI como uma plataforma de entretenimento, ou, por outro lado, numa vertente mais direcionada para o ensino?

Julgo que a IUPKI é uma combinação harmoniosa das duas coisas: aprender de forma divertida é o nosso objetivo principal!


A vossa seleção distingue-se pela curadoria. Quais são os critérios de seleção das músicas?

Queremos enriquecer a IUPKI com novos autores que vejam na nossa aplicação uma forma de divulgar e promover as suas músicas, num processo rápido, claro e simples. Neste sentido, desenvolvemos um processo informático completamente automático que calcula os direitos de autor.

Evidentemente, continuaremos a realizar uma seleção cuidada dos conteúdos de forma a salvaguardar alguns aspetos que consideramos fundamentais. O crescimento da IUPKI passa, obviamente, pelo aumento substancial da oferta e pela diversificação.


Como é que os leitores da Revista De Mãe para Mãe podem ter acesso aos conteúdos da IUPKI?

Sabendo que hoje a mobilidade é uma questão básica, para além da nossa página web (www.iupki.pt), desenvolvemos uma app que está disponível no sistema iOS, da Apple, e no Android, da Google. Basta aceder a uma destas lojas, descarregar a IUPKI e fazer o registo como utilizador. Imediatamente, podem ter acesso aos nossos conteúdos em modo de preview. Depois, podem adquirir os conteúdos individualmente ou fazer uma subscrição mensal ou anual. Naturalmente, os subscritores têm privilégios e acesso a mais conteúdos e funcionalidades.


Para os pais que nos leem, quais os benefícios da música nas crianças? Devem os pais apostar, sempre que possível, na formação musical dos filhos?

Existem muitos estudos que demonstram os benefícios da música no desenvolvimento e nos estímulos que produz nas crianças e jovens. Mas, tal como noutras áreas, é muito importante ter em atenção a forma como ela é introduzida e desenvolvida.


Qual diria ser a idade ideal para aprender a tocar um instrumento? E que instrumento recomendaria para um primeiro contacto das crianças com a aprendizagem musical?

É uma pergunta difícil de responder, mas diria que quanto mais cedo, melhor. Escolher um instrumento musical é um processo que depende de muitos fatores. Porém, para começar, nada melhor que utilizar um instrumento muito especial, a nossa própria voz.


O que podemos esperar da IUPKI daqui para a frente?

Temos muitas ideias e projetos em desenvolvimento que certamente vão surpreender, mas ainda é cedo para revelar. Um dos nossos objetivos a curto prazo é disponibilizar novidades todas as semanas.


*Entrevista publicada originalmente em julho de 2021 na edição #07 da Revista De Mãe para Mãe.