Estar a amamentar não a impede de apanhar uma constipação ou uma gripe. E especialmente se estiver stressada, privada de sono e cansada, estará ainda mais propensa a apanhar uma doença contagiosa.
Caso isso aconteça, poderá amamentar normalmente? A resposta é: Sim, deverá continuar a amamentar normalmente. Uma constipação ou gripe não significa que deva interromper a amamentação do bebé. Além de tudo deverá mesmo de o fazer, pois a amamentação é essencial para evitar que o próprio bebé apanhe a sua constipação.
Quando adoece, o seu corpo produz anticorpos para combater a doença, e muitos desses anticorpos passam para o leite materno. Ao passarem para o leite, passarão também para o bebé através da amamentação, o que poderá ajudar a reduzir a hipótese dele contrair a doença que você tem. Isto poderá significar uma família inteira com gripe e um bebé plenamente saudável. Porém, deverá ter o cuidado de evitar o contágio dos germes com o bebé: antes de amamentar e de tocar no bebé, lave bem as suas mãos e evite tossir ou espirrar perto do dele.