Cozinhar sem glúten para a sua criança | De Mãe para Mãe

Está aqui

Cozinhar sem glúten para a sua criança

Bebé sentado a comer

Muitas são as preocupações quando se descobre que um bebé é celíaco. Há alimentos que não deveriam ser supridos da alimentação mas, quando a criança começa a crescer começa a ter um maior voto na matéria, e é aí que surgem algumas questões fundamentais, nomeadamente como explicar a uma criança que não pode comer algo que na generalidade todo o mundo pode comer sem qualquer problema.  

No entanto, existe hoje uma enorme quantidade de receitas que pode fazer em casa, sem glúten. Cada vez mais surge uma maior gama de alimentos sem glúten, de todos os tipos, disponíveis em supermercados, bem como em pequenas mercearias especializadas em produtos desta natureza.

Introduzir os sólidos

Também poderá fazer refeições, que congela até 2 meses, criando refeições fáceis para o seu bebé. Idealmente dê ao seu bebé uma alimentação variada, incluindo em sabores, dado que existem restrições naturais a esta condição. Mas saiba que o seu bebé não espera comida gourmet! Desde que tenha a consistência e temperatura certa, um bebé fica feliz por experimentar um alimento.  E para evitar futuros problemas não adicione sal ou açúcar e evidentemente, nada com glúten.

Por volta dos 8 meses, pode fazer a comida mais espessa, e até deixar alguns pedacitos para o bebé começar a explorar com os seus dedos e boca. Quando este for capaz de pegar nos alimentos com as mãos é normal pegar em pequenos pedacitos de pão, o qual normalmente contém glúten, por isso é necessário considerar outras opções. Bolos de farinha de arroz sem açúcar, fruta, queijo e vegetais são adequados, e ajudam a iniciar a sensação de textura na altura da dentição. Biscoitos com diferentes texturas são outras boas opções. Fruta desidratada orgânica também pode ser uma opção.

No caso de um bebé mais novo poderá começar a introduzir sólidos como a banana e o abacate. A maioria da fruta fresca é uma boa opção, embora alguma necessite de uma cozedura prévia. A farinha de arroz para bebé pode ser um bom substituto para a aveia, não porque esta contenha glúten, mas porque por vezes no processo de recolha até à embalagem pode ser contaminada com outros cereais que contenham glúten. Carne e peixe, bem como o feijão manteiga, podem adicionar proteína à refeição, mas frutos secos como as nozes é melhor serem evitados. Comece apenas com um ingrediente de cada vez, e não introduza mais nenhum novo pelo menos durante 3 dias. Desta forma será capaz de descobrir se existe algum ingrediente que cause algum tipo de problema de digestivo.

Receitas sem glúten

Ficam aqui algumas receitas que poderá fazer em casa, todas sem glúten, especialmente indicadas para bebés que sofrem da doença celíaca.

Ameixas e peras com farinha de arroz

Ingredientes

  • 1 banana esmagada
  • 2 ameixas, sem casca, cortadas em metades
  • 1 pera sem casca,  sem caroço e cortada em pedaços
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz orgânica para bebé

Ingredientes

Coloque a pera e a ameixa aos pedaços a cozer numa panela a vapor durante 4 minutos, até ficarem tenras.

Reduza a um puré ou esmague a fruta, até ficar cremosa, adicione a banana esmagada, a farinha de arroz e duas colheres de água quente. Mexa até ficar cremoso.

Nota: não é necessário adicionar açúcar à papa, visto que a banana tem sabor o suficiente para as papilas gustativas do bebé. Também não deve congelar esta comida.

Mistura de legumes

Ingredientes

  • 100g de batatas descascada e cortadas aos pedaços
  • 100g de cenouras descascada e cortadas aos pedaços
  • 50g de cherovia, descascada e cortada aos pedaços

Preparação

Coza os vegetais em vapor ou em água até ficarem tenros, cerca de 20 a 30 minutos. Passe num processador de comida ou num passe-vite, e misture com um pouco da água da cozedura para criar a consistência certa para o seu bebé.

Frango com legumes

Ingredientes

  • ½ peito de frango
  • 1 tomate
  • 1 batata pequena
  • 1 cenoura cortada
  • 1 fatia de cebola
  • 4 rebentos de brócolos

Preparação

Coloque tudo numa panela, exceto a batata e os brócolos, cubra com água e deixe levantar fervura, depois baixe o lume e deixe a cozer durante cerca de 45 minutos, até a galinha estar tenra.

Entretanto corte a batata a meio, e coloque-a na panela de cozer a vapor com os brócolos. Deixe cozer a vapor durante 20 minutos e reserve.

Quando o frango estiver cozido, escoe o caldo da cozedura e reserve. Descasque a batata e adicione os brócolos juntamente com os restantes ingredientes. Para bebés mais novos, coloque num processador de comida e reduza tudo a puré, juntando um pouco do caldo da cozedura. Para os mais velhos reduza o frango a puré, mas esmague os restantes legumes com um garfo, deixando alguma textura para o bebé sentir. Deixe arrefecer e sirva.

Pudim de coco

Ingredientes

  • 1 maça pequena
  • 30 gramas de uvas passas
  • 4 colher de sopa de sumo de laranja natural
  • 15 gramas de coco  desidratado ralado

Preparação

Descasque a maça e retire o caroço. Coloque os pedaços numa panela pequena, com o sumo da laranja, as passas e deixe cozer durante 10 minutos, ou até a maça ficar cozida. Retire a panela do lume e misture o coco. Liquidifique, deixe arrefecer e sirva.

Legumes e peixe

Ingredientes

  • 150g de peixe branco
  • 420g de batatas, descascadas e cortadas bem finas
  • 180g de cenouras, descascadas e cortadas bem finas
  • 180g de pequenos rebentos de brócolos
  • 120ml  de leite ou formula
  • 1/2 colher de sopa de ervas aromáticas secas
  • 1 nó de margarina vegetal

Preparação

Coza o peixe a vapor, remova as espinhas e desfaça-o em pedacitos. Coza as batatas, as cenouras e os brócolos. Coloque os ingredientes num processador de comida até à consistência desejada, junte o leite, as ervas aromáticas e a margarina vegetal.

Panquecas

Ingredientes

  • 1 ½ chávena de leite de soja
  • 4 chávena de farinha sem glúten  
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 fio de óleo

Preparação

 Bata todos os ingredientes no liquidificador, depois coloque a massa numa frigideira. É necessário que a frigideira contenha um fiozinho de óleo espalhado por toda a sua superfície. Prepare as panquecas num prato e coloque o recheio de sua preferência.

Biscoitos de coco

Ingredientes

  • 1 kg de polvilho doce
  • 600 gr de açúcar refinado
  • 250 gr de margarina
  • 5 ovos
  • 2 pacotes de coco ralado
  • 1 pitada de sal, q.b.

Preparação

Deverá começar por bater os ovos, a margarina e o açúcar. Depois adicione o polvilho, o sal e o coco e continue a bater.

Por fim, deverá enrolar a massa sobe a forma que quiser: seja criativa, pois as crianças gostam de desenhos, e leve ao forno aquecido a 180°C.

Não se esqueça de ir verificando os biscoitinhos, uma vez que cada forno é diferente.

Lojas e marcas que vendem produtos sem glúten

Existem muitas marcas que têm para venda produtos sem glúten, não sendo por isso necessário privar a criança de nenhum alimento. Estes alimentos são constituídos por outros elementos, que funcionam como substitutos aos cereais proibidos para os celíacos.

Pescanova

A Pescanova tem uma enorme variedade de produtos alimentares congelados, como delícias do mar, douradinhas, etc., que não contêm glúten. Estes alimentos são extremamente fáceis de identificar, pois têm na caixa um símbolo que diz: “sem glúten”.

Nobre

A Nobre tem muitos produtos sem glúten, todos eles estão etiquetados como produtos sem glúten e podem ser encontrados nos supermercados em que esta marca se encontra à venda. Os produtos comercializados pela Nobre são: carnes frias (fiambre, toucinho, mortadela, etc.); salsichas; patês; etc.

 “Antes de ir às compras por produtos sem glúten, pesquise primeiro no espaço online do supermercado em que tenciona fazer as suas compras ou em outros, caso esse não contenha os produtos que procura. Por vezes uma pesquisa antes da compra funciona como uma autêntica bússola.

Danone

A Danone também é uma marca que comercializa produtos sem glúten e, mais uma vez, é uma marca fácil de encontrar em supermercados, mas para estes produtos específicos convém fazer uma pesquisa online, para ver se o produto está disponível de momento no estabelecimento onde costuma fazer as suas compras.

Nestlé

A Nestlé é outra marca que comercializa produtos sem glúten (papas, boiões de refeição e de fruta, leite, etc.”), que podem ser encontrados em grandes superfícies.

 Pingo Doce

O supermercado Pingo Doce tem para venda muitos produtos livres de glúten de marca branca que podem facilitar as suas compras. Aqui é possível encontrar leite de soja, leite achocolatado sem glúten, etc.

Nunca se esqueça de que é importante que os produtos contenham uma indicação de que o alimento realmente não contém glúten, jogar pelo seguro é sempre uma mais-valia para a segurança da criança.

Colher de Chá

A Colher de chá fica em Lisboa, fazem bolos com design sem glúten. Contacto: 931721522

Celeiro Dieta

A Celeiro Dieta é um espaço online onde poderá encontrar vários produtos sem glúten para venda, têm também espaços de venda físicos. Alguns dos produtos comercializados são: bolachas, massas, farinhas, alguns congelados, pão, etc.

Bestlife

A Bestlife é um espaço online onde poderá encontrar vários produtos sem glúten, nomeadamente compotas, barras de cereais, etc. Este link permite compra direta a partir do site, no entanto, a marca que comercializam, Diese, pode ser muitas vezes encontrada em alguns supermercados.

Adaptação da alimentação às idades

É importante não esquecer que esta alimentação depende da idade da criança, a cada mês existem alimentos novos que poderá introduzir, sendo importante que não se precipite com a introdução de algum alimento que o organismo do bebé ainda não esteja preparado para receber e digerir. Alguns são contraindicados, porque antes do tempo podem causar no bebé uma maior probabilidade de reação alérgica ao alimento, como é o caso dos morangos.

Esta informação é muito importante que lhe seja esclarecida pelo pediatra do bebé, para que possa melhor gerir as compras dos produtos e a confeção das receitas sem glúten.

No início, deverá procurar leite e papas sem glúten, certificando-se sempre que tenham o símbolo “livre de glúten”. Antes de avançar para alimentos sólidos, deve esperar pelos 4 a 6 meses de idade e, mesmo assim, deve avançar progressivamente com a introdução de novos alimentos, consoante indicação prévia do pediatra de que o poderá fazer. Numa fase mais avançada, por volta de um ano de idade, a criança já poderá comer de quase tudo e por isso já poderá comprar produtos como biscoitos, cereais, pão, massas, entre outros produtos alimentares sem glúten.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?