Contrações Braxton Hicks: o que são e o que se sente | De Mãe para Mãe

Está aqui

Contrações Braxton Hicks: o que são e o que se sente

Contrações Braxton Hicks

Ouve-se mais o termo contrações associado ao trabalho de parto. Mas as contrações Braxton Hicks não são as contrações do trabalho de parto. As contrações Braxton Hicks são comuns durante o terceiro trimestre de gravidez, podendo surgir menos frequentemente durante o segundo.  

Sintomas das contrações Braxton Hicks:

Ao contrário das contrações do trabalho de parto, as contrações Braxton Hicks não são ritmadas, sendo imprevisíveis. As contrações do trabalho de parto são previsíveis porque são ritmadas e aumentam a sua intensidade e a sua ocorrência com o passar do tempo. Os principais sintomas das contrações Braxton Hicks são:

  • São contrações desconfortáveis, mas não são dolorosas;
  • Quando sentir contrações Braxton Hicks, na maioria das vezes poderá andar ou continuar o que está a fazer ao oposto das contrações do parto;
  • Não aumentam em intensidade;
  • Desaparecem com o movimento do corpo;
  • Não são ritmadas;
  • Não permanecem.

As contrações têm uma função: preparar o seu corpo para o parto - elas servem para ajudá-la a dilatar, e a alargar o canal do parto; as contrações Braxton Hicks não servem estas funções. À medida que o dia do parto se aproxima, as contrações Braxton Hicks vão sendo mais comuns e mais intensas, podendo por vezes parecer que está a entrar em trabalho de parto, não o estando de facto. Estas contrações podem ocorrer durante algum tempo, por vezes dias ou de vez em quando. Na realidade, poderá ter uma pequena visão do seu futuro parto através destas amostras. No entanto, se estiver atenta aos sinais, perceberá se de facto está a entrar em trabalho de parto ou se é apenas o seu corpo a preparar-se para ele.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?