Como escolher o calçado adequado para as crianças? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como escolher o calçado adequado para as crianças?

Escolher bem os sapatos para crianças é fundamental para o correcto desenvolvimento dos seus pés.

Agora que o ano lectivo já está em velocidade de cruzeiro é impossível contar a quantidade de passos, saltos e correrias a que os pés das crianças estão sujeitos diariamente. Por isso, é muito importante escolher correctamente o calçado que irão utilizar, de acordo com a sua idade e com as diversas actividades que têm cada dia. Para além do conforto que têm que sentir para se focarem exclusivamente em todas as experiências e aprendizagens que vivenciam todos os dias, um bom calçado promove uma boa saúde dos pés para toda a vida.

Como regra base, a função do calçado é a de proteger o pé permitindo uma mobilidade adequada, numa fase de pleno crescimento e formação. Para além disso é muito importante ter em conta alguns aspectos:

O tamanho adequado

É certo que os pés das crianças crescem tão rápido que muitas vezes quase não chegam a usar os sapatos novos. No entanto, é fundamental investir no tamanho adequado de modo a assegurar uma boa formação dos pés e unhas, prevenindo problemas ortopédicos e promovendo o seu desenvolvimento psicomotor.

Para escolher o tamanho adequado, prove os sapatos com umas meias postas e verifique se dos dedos à ponta do calçado sobra entre 0,5 cm a 1 cm de espaço.

Sapatos suaves e flexíveis

Evite o desconforto, as bolhas e as feridas nos pés, optando por calçado sem muitas costuras e pouco rígidos, nomeadamente na parte interior traseira.

Escolha sapatos suaves, flexíveis e confortáveis que se moldem ao pé da criança, que permitam o movimento livre dos dedos e que tenham uma sola antiderrapante que possibilite a flexão da parte anterior do pé.

Quando optar por calçar botas, certifique-se que permitem o movimento completo do tornozelo e que a criança se sente confortável.

Herdar sapatos não é boa ideia

Apesar da poupança imediata em que pensamos quando vemos que os sapatos do irmão mais velho já servem ao mais novo, não é uma boa prática herdar sapatos de outras crianças. Cada pessoa desgasta o calçado de forma diferente, sendo que os sapatos adoptam a forma do pé do primeiro usuário. Desta forma, o barato pode sair caro, pois um calçado desadequado afectará a saúde dos pés a médio-longo prazo.

Sapatos de desporto

Para as extra-curriculares ou para brincar na rua ou no parque, escolha uns bons ténis ou sapatilhas que permitam uma adequada transpiração e aguentem o ritmo dos seus filhos. Para as aulas de natação utilize sandálias de borracha para evitar escorregadelas e trambolhões.

Sapatos que deixem respirar

Para que os sapatos não tenham que ir directamente para a janela assim que chegam a casa, escolha calçado feito em pele ou noutros materiais de qualidade que permitam a correcta transpiração evitando fungos e mau cheiro.

Para fomentar a autonomia

Se ainda não estão na etapa de desenvolvimento que lhes permite começar a aprender a atar os atacadores, os sapatos com fecho de velcro são a melhor opção para facilitar a tarefa de calçar e descalçar fomentando a sua autonomia.

A marca de calçado infantil online Pisamonas cuida de todos estes detalhes e disponibiliza uma ampla variedade de sapatos desenhados especificamente para bebés, meninos e meninas, tendo também alguns modelos para as mães. Com elevada qualidade e a um bom preço, pode encontrar merceditas, mocassins, carneiras, botas, ténis, galochas e muito mais, para acompanhar cada etapa de crescimento dos seus filhos.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?