Como convencer o seu parceiro a ter um novo filho | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como convencer o seu parceiro a ter um novo filho

Ter um filho é um ato de grande amor mas também de grande responsabilidade. Se, antigamente, as famílias eram numerosas e os casais tinham mais do que um filho, hoje em dia isso não é tão frequente quanto isso. Tal facto deve-se a diversos fatores externos que deixam os casais de pé atrás quando pensam na possibilidade de ter um outro filho, sendo o maior deles a crise económica que temos vivenciado nos últimos anos.

Ter uma família numerosa exige responsabilidades acrescidas. Cuidar de um filho não é o mesmo do que cuidar de três ou quatro. A atenção tem de ser maior, assim como todos os cuidados envolvidos no processo de educação de uma criança. Também por isso muitos casais sentem receio em aumentar a família. No entanto, no caso das mulheres, e na maioria dos casos, estas sentem um apelo ligeiramente maior para terem mais um filho.

O pior é quando o parceiro não tem a mesma vontade, instalando-se no casal um conflito que não o deveria ser. Através do diálogo, devem chegar a um consenso e pesar os prós e contras do nascimento de um outro bebé. Neste artigo, apresentamos alguns motivos que poderão convencer os parceiros que não querem ter mais bebés a reconsiderarem a sua decisão.

Dar um irmão ao outro filho

Ter irmãos é a melhor coisa do mundo. Um irmão é um amigo e um companheiro para a vida, aquela pessoa com quem poderá partilhar todos os dramas familiares e todas as confidências. Dar um irmão à criança que já tem é um bom argumento para convencer o seu parceiro a aumentar a família. Significa que o vosso filho terá sempre uma companhia, seja para brincar, para ajudar nos estudos, para discutir (que também faz parte do crescimento) e para uma panóplia de momentos que são importantes. Ter um irmão ajuda no crescimento e ensina a partilhar.

O bom que é ter mais crianças em casa

Ter mais do que uma criança em casa significa que momentos enfadonhos não vão existir. Isto porque as crianças têm uma energia e uma alegria genuína que é capaz de contagiar qualquer ambiente. Os risos e gargalhadas, as brincadeiras, as cantorias, o correr desenfreado, tudo o que faz parte do mundo infantil deixa qualquer casa mais alegre e, consequentemente, os pais sentem uma felicidade ainda maior. Quem não gosta de ver uma casa cheia, sempre com barulho, sempre cheia de vida. Este é mais um argumento válido para que o seu parceiro queira ter um outro bebé.

Despesas menores do que aquilo que pensa

Como já foi referido acima, um dos principais motivos que deixa os casais reticentes face à ideia de ter outro filho é o fator económico. Ter mais um filho significa mais despesas, obviamente. No entanto, essas despesas não são tão grandes como se possa pensar, uma vez que, grande parte dos acessórios, roupinhas, brinquedos podem ser os mesmos que o irmão mais velho usou. Isto significa uma grande poupança, pois não terá de se preocupar em comprar cadeirinhas de transporte e berços, pois o novo bebé pode perfeitamente usar as do outro filho, se estas estiverem em boas condições. Com os brinquedos e roupa acontece o mesmo, estes podem passar de irmão para irmão. E com alguns livros escolares isto também pode acontecer. Assim sendo, as despesas inerentes a outro filho não são assim tão gigantescas quanto isso. Se o argumento do seu parceiro para não ter mais um filho se prende com as despesas, pode explicar-lhe precisamente o que foi dito.

A alegria de ser pai mais uma vez

Ser mãe e pai é uma alegria incomparável. Desde que se tem conhecimento da gravidez até ao nascimento do bebé, os momentos de alegria, cumplicidade e expectativa são mais do que muitos. A alegria de ver um novo ser a nascer, a crescer, a dar os primeiros passos, a dizer as primeiras palavras supera tudo o resto. Explicar ao seu parceiro a alegria que será viver todas estas emoções outra vez poderá ajudar a convencê-lo a querer ter outro filho.

Aumentar a família, quando tal é possível, é sempre um ato maravilhoso de amor. O amor pelos filhos não se esgota nunca, antes pelo contrário, aumenta cada vez mais e há sempre lugar para mais um no coração dos pais. Se quer convencer o seu parceiro do bom que será aumentar a família, experimente usar algumas destas dicas e, certamente, ele irá reconsiderar.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?