Características de uma boa fralda ecológica | De Mãe para Mãe

Está aqui

Características de uma boa fralda ecológica

No primeiro ano de vida, um bebé gasta mais de 4 mil fraldas descartáveis e cada uma delas demora cerca de 600 anos a decompor-se. Imagina o impacto que apenas um ano de fraldas tem para o ambiente? E quando multiplica esse número pelo número de bebés que utilizam fraldas descartáveis em todo o mundo? É verdade – são muitas fraldas!

Para minimizar este impacto na saúde ambiental do nosso planeta, surgem as fraldas ecológicas. No entanto, surgem as dúvidas: que características devem ter? São realmente boas para o ambiente? E para a pele do bebé? Como escolher as mais adequadas?

Para a ajudar a escolher boas fraldas ecológicas, sugerimos que tenha em conta os seguintes pontos:

São absorventes?

A sua capacidade de absorção é a principal característica de uma boa fralda. Aquela que, no fundo, define se uma fralda é, ou não, uma boa opção para o seu bebé. Ninguém gosta de fugas ou roupinhas molhadas, correto? As fraldas ecológicas recomendadas incluem uma camada superabsorvente que assegura uma pele sempre seca, evitando assim o eritema da fralda. Se a fralda tiver barreiras de proteção contra fugas, será uma vencedora neste critério!

São suaves, respiráveis e confortáveis?

O conforto do seu bebé deve ser sempre a prioridade e a suavidade da fralda é imprescindível. Uma boa fralda ecológica utiliza apenas materiais de alta qualidade nas suas camadas (tanto interior como exterior) e confere uma sensação de suavidade à pele do bebé.

É também importante que as fraldas ecológicas sejam respiráveis pois este factor faz toda a diferença na diminuição dos riscos de reações alérgicas.

Contêm perfumes ou alérgenios?

Os alergénios são substâncias de origem natural, que podem induzir uma reação alérgica em peles mais sensíveis por isso, para proteger o seu bebé, é importante que leia o rótulo e que procure uma fralda que não contenha estas substâncias. Para além disto, é relevante que as fraldas não contenham perfumes, álcool ou outros elementos nocivos para a pele do bebé – que ainda não tem todas as defesas e que facilmente reage contra estas substâncias.

São realmente ecológicas?

Pode parecer uma pergunta estranha mas procurar uma marca de fraldas com certificação ecológica é importante. Sem essa certificação, não há como saber se as fraldas em questão são realmente produzidas de forma sustentável; poderá estar a gastar mais dinheiro e a comprar um produto que prejudica, na mesma medida, o ambiente. Procure também por indicações tais como “não testado em animais” e símbolos que comprovem que a produção das fraldas é sustentável e que a marca em questão trabalha diariamente com o objetivo de criar um produto seguro para os bebés e para diminuir a sua pegada ecológica.

Na Loja De Mãe para Mãe está disponível uma marca de fraldas que cumpre todos estes requisitos e que ajudará a poupar o ambiente tendo sempre em conta a sensibilidade da pele do seu bebé, desde o primeiro dia. Já conhece as Bambo Nature? E sabia que estão disponíveis desde o tamanho 0 até ao tamanho 6?