Baby Led Weaning: quando os bebés se alimentam sozinhos | De Mãe para Mãe

Está aqui

Baby Led Weaning: quando os bebés se alimentam sozinhos

Baby Led Weaning (BLW) é um dos termos mais ouvidos ultimamente no mundo da maternidade e sobre o qual a maioria dos pais quer saber mais um pouco! O BLW é um método de introdução alimentar que incentiva a autonomia dos mais pequeninos na hora de comer, fazendo com que a capacidade de se alimentarem sozinhos se desenvolva de forma precoce, quando comparado ao método mais tradicional.

Como surgiu?

O BLW foi criado pela Gil Rapley, consultora e saúde e autora do livro Baby-Led Weaning – Helping your baby to love good food, e defende que os bebés devem utilizar as próprias mãos para comer, escolher os seus próprios alimentos e ainda que alguns tipos de alimentos (as papas, por exemplo) devem ser eliminados das refeições dos pequenotes.

Como funciona? Como é que os bebés se alimentam?

O BLW defende que por volta dos seis meses, quando o bebé já se conseguir sentar, as refeições devem ser feitas com os pais, à mesa, sendo que o bebé deve estar sentado na sua cadeira. Para tal, pode optar por um prato bem colorido e aderente às superfícies . À sua frente devem estar dispostos alimentos sólidos, cortados em medidas específicas, para que o bebé lhes possa pegar, levá-los á boca e comer aqueles que mais gosta. Não deve ser exercida pressão por parte dos pais – o bebé vai precisar de tempo para explorar, para tocar nos alimentos e vai acabar por os ingerir – tudo isto sem pressa ou repreensões. Todos os alimentos escolhidos devem ser saudáveis, pois a ideia é que o bebé para além de se tornar autónomo na sua rotina alimentar, adquira bons hábitos alimentares desde cedo.

As crianças não se vão engasgar?

Esta é a pergunta que surge sempre que se fala em BLW, pois o risco de engasgamento é o maior receio dos pais que pretendem iniciar esta técnica. Segundo Gil Rapley, no BLW este risco pode até ser inferior do que no método tradicional. Quando os mais pequeninos sentem dificuldades, eles próprios se conseguem “desenrascar” sozinhos através do gag reflex, um reflexo que os ajuda a expulsar a comida em caso de engasgamento.

Alguns cuidados a ter com o Baby Led Weaning… e algumas dicas também:

  • Ofereça diferentes alimentos ao bebé para que ele possa escolher dentro de uma oferta variada;
  • Os alimentos devem ser fáceis de agarrar. Bons exemplos: palitos e cenoura e brócolos, ambos cozidos a vapor;
  • Alimentos duros devem ser cozidos;
  • Não deve forçar o bebé a comer ou inserir/segurar alimentos na boca dele;
  • Os pais ou os cuidadores devem estar sempre presentes e vigiar todo o processo;
  • O bebé deve estar sempre sentado de forma ereta e nunca inclinado para trás;
  • Consulte sempre um médico, pois uma opinião profissional é sempre indispensável.

 

E por último mas não menos importante. Jantem sempre juntos – essa é a ideia do BLW!

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?