6 dicas para organizar uma festa de aniversário para o bebé dentro do orçamento | De Mãe para Mãe

Está aqui

6 dicas para organizar uma festa de aniversário para o bebé dentro do orçamento

Festa de aniversário do bebé

A festa de aniversário do bebé – principalmente a primeira! – é sempre um momento importante na vida dos pais, familiares e amigos… e merece ser celebrado como tal! Porém, uma festa exige sempre um orçamento e, se não quer ultrapassar o mesmo e até poupar algum dinheiro pelo caminho, saiba como fazê-lo!

Lista de convidados

Uma das formas mais simples de manter um orçamento low-cost aquando da organização da festa de aniversário do seu bebé, passa por limitar a lista de convidados a familiares próximos e amigos chegados. É natural que queira convidar toda a gente, mas a verdade é que nem todos têm acompanhado de perto o primeiro ano de vida do bebé, por isso, organize uma festa mais íntima e significativa, poupando dinheiro enquanto o faz.

O tipo de festa

A forma mais simples de poupar dinheiro na festa de aniversário do bebé é marcar um lanche em vez de um almoço ou jantar, porém, também o lanche se pode tornar dispendioso se a lista de convidados for grande. Nesse caso, e se realmente quiser cortar nos custos da festa, organize um chá das 5 onde servirá apenas uma variedade de chás e o bolo de aniversário do bebé. Simples e económico, original e apetitoso.

A decoração da festa

Em vez de escolher um tema ou um boneco específico para a festa de aniversário do bebé e ter de comprar balões, fitas, guardanapos, toalhas, pratos e copos a condizer com o mesmo – artigos que são normalmente bastante caros – escolha uma cor e decore a festa nesses tons, recorrendo a balões simples e utilizando elementos decorativos que já possa ter. Em alternativa, escolha apenas um artigo mais caro, caso dos balões estampados com o desenho animado preferido do bebé, e decore o restante espaço com cores condizentes.

Ajuda é sempre bem-vinda

Os convidados vão sempre perguntar “precisas que leve alguma coisa?”, por isso, diga que sim! Aproveite e peça a quem se oferece para trazer uma garrafa de champanhe, um pacote ou dois de sumo, uma dúzia de cupcakes ou, se tiver uma amiga ou familiar que seja boa doceira, peça-lhes para fazer um bolo ou bolachas. É uma boa forma de não só manter a festa de aniversário do bebé dentro do orçamento previsto, como aliviar a lista de afazeres para o mesmo… e os convidados vão adorar ajudar!

O bolo de aniversário

O bolo de aniversário do bebé é um elemento fundamental da festa, mas também pode representar uma das maiores fatias do orçamento para a celebração. Por isso, considere as seguintes opções e poupe algum dinheiro: faça o bolo em casa, peça a alguém que lhe faça o bolo de aniversário (há sempre uma amiga, prima ou mãe com jeito para essas coisas!) ou então, em vez de oferecerem um presente, deixe que alguém ofereça o bolo de aniversário ao bebé!

Os presentes

Em vez de comprar um monte de presentes para um bebé ainda muito pequenino para perceber e dar a devida importância à festa (principalmente se estivemos a falar do 1º aniversário do bebé), não compre nada. Não se sinta culpada, pois, já compra muitas coisas para o bebé todos os meses e, para além disso, vai certamente receber muitos presentes dos convidados. Em vez disso, pode criar um álbum fotográfico e/ou vídeo da sua primeira festa de anos para mais tarde recordar…

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?