5 razões porque deve optar por comprar produtos BIO para o seu bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

5 razões porque deve optar por comprar produtos BIO para o seu bebé

Nos últimos anos, têm-se vindo a sentir uma maior preocupação das pessoas com a sua saúde. A prática de exercício físico já faz cada vez mais parte do nosso quotidiano, tal como a preocupação com a alimentação e aquilo que ingerimos. De forma geral, nota-se uma mudança nos próprios hábitos de consumo de cada um, havendo uma aposta cada vez maior nos produtos biológicos. E, como é normal, isso reflete-se também nos nossos bebés e naquilo que entra em contacto com eles.

E o que são produtos biológicos?

Os produtos biológicos aqueles que são obtidos através de técnicas de produção tradicionais, em que não se utilizam químicos. Além disso, são controlados e certificados, com o objetivo de excluir da sua composição ingredientes tóxicos, químicos, transgénicos ou qualquer outra substância que possa afetar a saúde humana. 

Há várias razões pelas quais devemos comprar produtos biológicos para os nossos bebés.

1. Amigos do ambiente

Neste tipo de produtos o modo de produção acaba por respeitar princípios que garantam o mínimo impacto ambiental possível. Como não recorre a pesticidas e outros químicos, não polui a água, a terra e o ar. As marcas cada vez mais apresentam também um cuidado com a própria embalagem, os modos de produção, e a sustentabilidade da empresa em geral, para que o seu impacto ambiental seja mínimo.

2. Maior durabilidade

Quando falamos em coisas como roupas e lençóis podemos dizer que a sua durabilidade é maior do que a dos produtos convencionais. Por exemplo, produtos com algodão orgânico não se desgastam tão rapidamente, sendo mais resistentes às lavagens porque as suas fibras são mais fortes e de melhor qualidade. São ainda mais confortáveis para o seu bebé e as cores mantêm-se por mais tempo.

3. Mais saudáveis

Por estarem livres de químicos e tóxicos, estes produtos são também mais saudáveis, tanto para consumo, como para uso no dia-a-dia. A pele de um bebé é muito sensível e absorve as coisas com mais facilidade. Ou seja, é preciso ter cuidado com aquilo que se aplica nela, desde os cremes até mesmo ao tipo de fraldas ou lençóis, já que os bebés têm irritações de pele muito facilmente. Tratando-se de produtos cujo contacto com agentes químicos agressivos é mínimo ou inexistente, é fácil de entender o porquê da escolha destes produtos simboliza uma opção mais saudável.

4. Mais nutritivos e saborosos

Na alimentação, os produtos biológicos são ricos em vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes. Devido ao cuidado que existe durante o seu crescimento desenvolvem um aroma, cor e sabor mais autênticos, não havendo o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e, no caso dos animais, sem recurso a antibióticos ou hormonas de crescimento. Esta preocupação com aquilo que entra em contacto com os produtos faz com que, frequentemente, estes sejam caracterizados como sendo mais saudáveis, tanto para adultos como para crianças.

5. Educação ambiental

Ao permitir o contacto das crianças com produtos biológicos desde bebés torna-se mais acessível educá-las para a preservação do meio ambiente. O facto de estes produtos já fazerem parte da sua rotina diária facilita a compreensão das questões que rodeiam o tema do ambiente, e de como estão e podem ajudá-lo.