12 formas de tornar a sua gravidez ecológica | De Mãe para Mãe

Está aqui

12 formas de tornar a sua gravidez ecológica

grávida no campo

A consciência ecológica toca a todos, e procurar viver uma vida ecológica, inclusive na gravidez é uma forma de tornar o mundo, para si e para o seu bebé, num local melhor.

Se ainda não pensou nesta possibilidade, saiba que ainda está a tempo de o fazer. Tornar a sua gravidez, numa gravidez ecológica e amiga do ambiente está agora ao seu alcance e verá que será muito compensador, inclusive para a sua carteira! Ficam aqui algumas dicas para a ajudar.

1. Recicle a leitura

Em vez de comprar novos livros sobre a gravidez e o bebé, vá até à sua biblioteca pública local e requisite-os. Se voltar a engravidar, eles continuarão lá, e melhor, com novas edições mais atualizadas. Para além de ser uma ótima forma de evitar o consumo, será uma boa forma de poupar.

2. Peça as roupas emprestadas

A sua irmã, prima ou amiga tiveram um bebé há pouco tempo? Então peça-lhes emprestadas as roupas de grávida. Não necessita de as pedir todas, mas existem algumas peças que são comuns a todas as grávidas e que podem perfeitamente ser passadas de grávida para grávida, afinal só foram usadas durante alguns meses!

3. Mude para produtos de limpeza ecológicos

Os produtos de limpeza ecológicos, incluindo toda a gama de detergentes, são feitos à base de produtos naturais e biodegradáveis que evitam a poluição mas não só, também não provocam alergias ou toxicidade ao seu toque.

4. Mude a sua rotina de beleza

Com a gravidez é necessário ter atenção ao tipo de cremes que se usam no corpo, pois podem não ser os mais aconselhados. Seja coerente com a beleza pessoal: em vez de comprar inúmeras variedades de champôs, cremes e desmaquilhante que costuma deixar a meio, e que não são feitos à base de ingredientes naturais, opte por uma marca de produtos feitos à base de ingredientes naturais como a Body Shop ou o Boticário, entre outras. Estas marcas, para além de possuírem produtos à base de produtos naturais, ajudam a sustentabilidade de comunidades de países Africanos ou da Amazónia.

5. Doe

Em vez de deitar fora as coisas que já não quer, habitue-se a tentar encontrar associações ou outras pessoas que necessitem dessas mesmas coisas. Existem lojas de roupa de distribuição gratuita que agradecem as suas peças, ou associações que recebem mobílias ou eletrodomésticos, que ainda estejam em boas condições. Tente sempre encontrar um novo lar para o que não quer, e antes de comprar algo pense no que poderá fazer com o velho.

6. Compre…. mas com moderação

De facto os bebés necessitam de muita coisa, mas não necessitam de tudo, nem de tudo novo! Averigue o que consegue pedir emprestado incluindo roupinhas, brinquedos e acessórios, se não conseguir pedir emprestado, então compre em segunda mão, sites como o eBay são ótimos para comprar itens em segunda mão para grávidas e bebés.

7. Crie o seu composto

Se tem um jardim, vasos de plantas, ou simplesmente gosta de jardinar, crie o seu próprio composto biológico para as plantas. Uma grande parte do lixo doméstico poderá servir de base para este composto, sendo o melhor alimento que qualquer planta pode desejar. Contudo as sobras que lá colocar não devem conter produtos animais, apenas as sobras das frutas, cereais e legumes.

8. Plante o que come

Não tem de ter uma quinta para poder colher alguns legumes, frutas ou ervas aromáticas. Poderá plantar em alguns vasos ervas aromáticas ou mesmo alguns legumes. Desta forma poderá controlar o que come.

9. Opte por alimentos locais e biológicos

Tudo o que puder adquirir a pequenos produtores locais faça-o, pois estará a ajudar a economia local. Porém, tente saber se foram usados pesticidas ou adubos sintéticos na produção desses alimentos. No supermercado opte por alimentos biológicos, contudo não sacrifique a variedade, se não existir biológico, bem, compre o que existir disponível.

10. Caminhe

Sempre que puder, utilize transportes públicos, ou… vá a pé, pois o caminhar é um ótimo exercício físico ajudando desta forma a preservar o ambiente e a sua saúde. Utilize o carro apenas em situações que de outra forma não seja possível evitar. Ajude a criar um ambiente mais saudável onde o seu bebé irá viver.

11. Recicle e seja comedida na utilização de embalagens

Quando necessitar de beber água não vá comprar ou abrir uma garrafa de água, previna estas situações: compre uma garrafa especial – semelhante às dos desportistas – para transportar a água, pois reutilizar uma garrafa de água para voltar a encher também não é aconselhado pois o plástico liberta toxinas que não são saudáveis, por isso opte por uma de metal.

12. Opte por fraldas de pano

Opte por fraldas de pano em vez das fraldas comuns. Hoje em dia existem fraldas de pano fáceis de utilizar e semelhantes às descartáveis que poderá utilizar com toda a segurança e sem poluir o ambiente.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?