Especial amamentação | De Mãe para Mãe

Está aqui

Especial amamentação

Título

11 Conselhos para adaptar o período de amamentação ao seu estilo de vida

Todas temos dias em que queremos acabar com o período de amamentação! Não é sempre fácil nem ideal, mas a verdade é que vale muito a pena -pela saúde do bebé, pela saúde da mãe e por todos os momentos doces e amorosos que os dois irão partilhar desde o nascimento. Queremos que seja mais fácil adaptar o período de amamentação ao seu estilo de vida, para que todos os momentos sejam equilibrados e compatíveis.

O que pode fazer para adaptar a amamentação ao seu estilo de vida?

  1. Peça ajuda para que a hora da amamentação seja mais fácil: às amigas que tenham dado de mamar há relativamente pouco tempo e que possam dar conselhos, ao parceiro que possa dar uma ajuda com outra tarefa enquanto a mamã alimenta o bebé ou à mãe que tem sempre as palavras certas em alturas mais difíceis.
  2. Utilize uma bomba tira-leite. Familiarize-se com o seu uso e faça com que esse momento seja mais simples. Lembre-se: guarde o leite materno no frigorífico logo após a extração no caso de não alimentar o bebé imediatamente. No caso de ter mamilos investidos, sugerimos o uso do Niplette da Philips AVent, pois vai ajudar a puxar o mamilo para fora.
  3. A amamentação não tem de ser um “tudo ou nada”. Se vê que ao princípio não houve uma subida de leite significativa ou que vai ser difícil compatibilizar a amamentação com o horário de trabalho porque não tem a possibilidade de extrair o leite durante o dia, também pode optar pela amamentação mista: materna e de fórmula. O bebé irá continuar a receber os nutrientes necessários e não irão perder esse momento a dois.
  4. Vista roupa com a qual seja fácil dar de mamar em qualquer lugar. Existem algumas peças especiais para mulheres que amamentam que, para além de confortáveis, são muito práticas.
  5. A amamentação noturna pode ser dura. Alguns bebés acordam a meio da noite para mamar e não existe uma idade mágica que nos diga quando vão deixar de o fazer. E isto nada tem a ver com o facto de serem alimentados com biberão ou não. Encontre a forma de simplificar esta tarefa: na cama, no sofá, numa cadeira, com a ajuda de uma almofada de amamentação…
  6. Dar de mamar é normal e natural. A mãe pode fazê-lo em qualquer lugar sem se sentir incomodada. Cada vez mais, existem lugares que disponibilizam salas de amamentação para que não seja colocada em causa a privacidade da mulher e do bebé. Se preferir um local com menos pessoas, pode sempre pedir autorização para amamentar num lugar mais reservado – a maior parte dos estabelecimentos são bastante compreensivos e amáveis.
  7. Ainda que a amamentação deva ser regulada pelo pedido do bebé, assim que estiver bem estabelecida, a mãe pode adaptá-la aos seus horários. Se tem que trabalhar, pode dar de mamar logo de manhã, à hora do almoço, ao final da tarde e à noite. Dependendo da idade do filho, a mãe pode ainda começar a introduzir a alimentação complementar nas horas em que não está presente. Esta existe precisamente para facilitar o período de amamentação e deve ser utilizada se fizer sentido para a mamã.
  8. Não se esqueça dos discos de amamentação para que os mamilos fiquem sempre secos e limpos. Os soutiens de amamentação também farão com que a mãe fique mais confortável (para além de manterem os discos no lugar).
  9. Quando o bebé é muito pequenino, é normal que queira estar o tempo todo no colo e a mamar. A mãe deve aproveitar as sestas curtas do bebé para descansar e realizar algumas tarefas, mas não deve preocupar-se se não conseguir cumprir os horários habituais. Tomar banho depois das 11h da manhã ou ter que esperar que o parceiro chegue do trabalho para poder fazê-lo acontece a todas as mamãs. Aos pouquinhos, o bebé irá mamar durante mais tempo de cada vez e precisará de o fazer menos vezes ao longo do dia.
  10. Adapte o seu ritmo ao ritmo do seu filho. Talvez ele seja madrugador e adormeça cedinho à noite. Ou o contrário! Esqueça o relógio e modifique os horários para que seja tudo mais simples. Descubra a que horas é melhor dar um passeio e desfrute desses momentos com tranquilidade e segurança.
  11. Há vários produtos que a ajudam muito a amamentação e tornam tudo mais simples para o bebé e para a mamã. Pode encontrar diferentes produtos, aqui.