Xixi na cama | De Mãe para Mãe

Xixi na cama

Responda
9 mensagens
ClaudiaPassos -
Offline
Desde 21 Out 2014

Bom dia. O meu pequeno fez recentemente 7 aninhos. Ainda faz frequentemente xixi na cama á noite. Reduzo ao máximo os líquidos ao fim da tarde e jantar e faz sempre xixi antes de deitar. Durante 1 ano levantei-me diariamente para o levar a casa de banho, mas a pediatra dele diz que não devo fazer isso, pois estou a prejudicar o meu sono e o do menino e se ele não aguenta a noite toda é porque a bexiga dele não tem maturidade. Agora não me levanto para o por a fazer, para ver se ele começa a acordar por ele para fazer. Raramente ele acorda sozinho. Ás vezes aguenta a noite toda, outras vezes não.
A maioria das mães com quem falo dizem que não é normal e que tenho de fazer alguma coisa. A pediatra por outro lado diz que não é preocupante. Um amigo que é farmacêutico, onde fui falar sobre um medicamento que me falaram também é da opinião que devo ter calma, pois ele próprio também fez até aos 8 anos de idade. Alguma mãe por aqui com o mesmo problema? Devo me preocupar ou devo simplesmente aguardar?
Obrigaga

Cláudia Passos

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

O meu fez xixi até aos 6 anos, tentei de tudo, até que tu fizeste nada, deixou aos 7 antes de ir de ferias tive uma conversa com ele, disse que iamos para casa de uma amiga não iria levar fraldas atrás, ele já era crescido, aproveitei e tirei a fralda á irmã. Ele acorda com a fralda molhada todos os dias de manhã? o meu tinha dias que vinha seca! eu aguardava mais um tempo se visse que não havia progresso falava com o medico.

Desde 13 Set 2012

Bom dia...

Eu não tenho esse problema com os meus filhos (pelo menos com a menina não tive) mas a minha mãe teve comigo! Eu já era bem grandinha e lembro-me de fazer grandes xixis na cama...

A minha filha deixou por volta dos 5 anos. E sim, a pediatra do seu menino tem razão. ao levantar-se para o colocar a fazer xixi, está a cometer 3 erros:

1. prejudicar o seu sono
2º a prejudicar o sono dele
3º o pior de tudo, está a habitual o aparelho urinário dele a não reter o xixi durante a noite toda

eu estava a cometer precisamente esse erro com a minha filha. A questão é que eu tenho dificuldade em readormecer e comentei com a pediatra que acordava para a colocar a fazer xixi e depois eu não conseguia voltar a dormir e estava a ficar esgotada. Explicou-me que cada criança tem o seu ritmo e a capacidade de reter a urina e de acordar devido à plenitude da bechiga é algo que pode demorar a conseguir.

Se não há problemas de infeções nem nada semelhante, o seu menino simplesmente ainda não atingiu essa matoridade. Dê-lhe tempo, não lhe ralhe nem umilhe por causa disso. Aí sim, podem surgir problemas emocionais que prolonguem esta matoração.

Aqui no trabalho tenho uma colega cujo afilhado tem 9 anos e ainda não consegue aguentar anoite. mantenha a fralda noturna e deixe que seja ele a regeitá-la. Vá conversando com ele, a fazer estimulação positiva do tipo: se não fizeres xixi na cama ganhas um brinde. vá tentando com diplomacia que os resultados vão surgir.

O importante é não começar a achar que o problema é seu ou que é o menino que tem algum problema. Na maioria das vezes não há nada mesmo. Se ele fizesse durante o dia, aí sim, eu seria a primeira a dizer-lhe: não é normal. Agora, pense que as pessoas que lhe dizem que isso não é normal têm por comparação os seus próprios exemplos e, como sabe, o seu filho é único e não tem que ser comparado com o filho de ninguém.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

dani_joão -
Offline
Desde 05 Ago 2008

Bom dia! Desculpe mamã Cláudia por não estar a ser grande ajuda à sua questão porque o meu filho até à data nunca fez xixi na cama . . . sinceramente não sei como, mas ele toma o leitinho à noite e não acorda para ir a casa de banho. Só depois do pequeno-almoço é que vai.

Mas venho dirigir também à mamã Sónia porque adoro as intervenções que faz, são tão ponderadas, de tão grande utilidade e de muita aprendizagem para mim que na casa dos 30, babo com os seus comentários!
Obrigada por dedicar algum do seu tempo e experiência às dúvidas de cada uma, que muita das vezes são questões tão pertinentes em muitas de nós, e que indirectamente aconselha, acalma e, por mim falo, me ajuda a reflectir!!
Bem haja e espero que por aqui continue!

Desculpem o aparte, mas há muito que o desejava partilhar.
Beijinhos a todas!

"Ensina-me Senhor os Teus caminhos, guia-me na Tua verdade, pois Tu és o Deus da minha salvação"

Desde 13 Set 2012

Obrigada mamã Dani-joão!

Agradeço sinceramente as suas palavras... na verdade gosto de toda a temática relacionada com a maternidade, até mesmo gosto de acompanhar as histórias menos felizes, pois são essas mesmas histórias que nos acordam para a realidade simples do bem que temos na vida: os nossos filhotes. para além de tudo isto, gosto de escrever livremente e o fórum dá-me essa possibilidade, pois permite-me absorver informação, ao mesmo tempo que a distribuo em forma de escrita...

Tudo de bom e, mais uma vez, obrigada

SMSantos

ClaudiaPassos -
Offline
Desde 21 Out 2014

Desde já o meu obrigada a todas.
Há mais de um ano que já não coloco fralda ao Guilherme. Toda a gente dizia que não era normal e eu resolvi tirar a fralda. Foi então que comecei a levantar-me todas as noites para o levar à casa de banho. Felizmente não tenho problema em voltar à adormecer, mas custa muito levantar a meio da noite. Uma ida à casa de banho é suficiente por noite.
Os acidentes noturos não são diários. Por vezes dorme 9 a 10 horas sem nada outras vezes.....
Já lhe prometi uma camisola do F.C.Porto (foi o que ele pediu) quando deixar de fazer xixi na cama.
A pediatra dele diz que só se tornará um caso preocupante a partir dos 10, 11 anos de idade; até lá há sempre uma pequena percentagem de crianças com enurese noturna e que a mesma vai diminuindo sendo suposto que aos 10, 11 anos a percentagem seja nula.
Além deste probleminha ando em consultas com o meu menino, pois suponho que ele tenha Défice de Atenção e/ou Hiperatividade.
Beijinhos a todas e muito, muito obrigada.

Cláudia Passos

Florbela83 -
Offline
Desde 17 Jun 2010

Olá mamãs!
Estou a ter o mesmo "problema" com a minha menina. Ela tem 3 anos e meio e já deixou a fralda durante o dia há muito tempo.
De noite já fazia mt pouco xixi, portanto comecei a levantar-me para a por a fazer xixi de noite. Não está a resultar lá mt bem. tem noites que não me levanto e ela acorda sem xixi, tem outras noites que me levanto às 2-3 da manhã e ela já tem xixi. Opto por não por fralda para ela não se habituar. Acham melhor usar fralda? Isso não seria dar um passo atrás??? Não sei bem o que fazer. Ela tem alturas que passa 1-2 semanas sem fazer, depois tem alturas que é todas as noites... também evito líquidos à noite etc... Já ando nisto há alguns meses e confesso que estou a ficar cansada.
Acham melhor ela usar fralda de noite?
Obrigada.

❀ Yara ✬23.02.2011

❀ Yasmin ✬30.04.2013

❀ Gabriel ✬02.12.2014

Desde 13 Set 2012

Olá mamã Florbela...

Leia o meu primeiro comentário neste tópico...

E, quanto a mim não há dúvida, volte à fralda! Não se preocupe com os avanços e reqúos, na vida por vezes é necessário retroceder 3 passos para depois progredir um. quando estamos perante uma estratégia que não está a resultar, o melhor é voltar a trás e experimentar outra...

A sua menina é muito pequena ainda e terá tempo de sobra para deixar a enorese nocturna. Volte para as fraldas, pois isso contribuirá bastante para a tranquilidade do sono de todos aí em casa e a sua menina não se depara todos os dias com a cara triste e/ou zangada da mamã de cada vez que tem que trocar os lençóis. Coloque a fralda. Se ela não fizer, ótimo, reserve a fralda e volte a usar na noite seguinte. Se fizer, ótimo na mesma, pois a caminha ficou a salvo e há mais fraldas no pacote. Não compliquem aquilo que, a seu tempo, acabará por se resolver naturalmente.

Não se esqueça de uma coisa: eles não fazem xixi na cama porque querem; isso acontece porque eles ainda não são capazes de reter a urina durante uma noite inteira e, ao mesmo tempo, têm sono de criança que, por ser tão profundo, não lhes permite acordar com a sensação de plenitude na bechiga. Nada de mais, irá passar, mais cedo ou mais tarde.

ah, quando perceber que ela tem xixi na fralda opte por ignorar; no entanto, sempre que perceber que a fralda está limpinha, faça uma festa das grandes!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Ariana2013 -
Offline
Desde 30 Maio 2012

Olá a todas. Espero que possam ajudar. A minha filha tem 5 anos e acontece que ainda faz xixi todos os dias e em quantidades exageradas ao ponto de encher a fralda e ficar toda molhada. A logística disto torna-se complicada pk todos os dias tenho de fazer cama de lavado e a meio da noite tenho de a trocar e trazer para a minha cama pois a dela esta toda molhada. Está noite fui as 2:30 e já estava a fralda cheia. Troquei a fralda para não molhar a cama. Mais tarde as 5 da manha já estava a fralda cheia e a cama toda molhada. Isto tem sido praticamente diário. Estou cansada de lavar roupa e de acordar todas as noites e acabar por não descansar nada. Além disso a preocupação que me acompanha. Será isto normal? Obrigada

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?