Os vossos bebés ainda dormem nos vossos quartos? | De Mãe para Mãe

Os vossos bebés ainda dormem nos vossos quartos?

Responda
25 mensagens
Mãe do Gabriel -
Offline
Desde 19 Maio 2014

Bom dia mamãs Sorriso
Qual é a idade certa para o bebé começar a dormir no seu quartinho?
É que ontem fui ao pediatra com o meu príncipe e perguntaram-me com que idade pensava por o pirralho no quarto, respondi "háa..lá para os 2, 3 anos..." lol a mulher ficou escandalizada e disse que a partir dos 6 meses já devem dormir no seu quartinho porque depois será mais difícil tanto para o bebé como para nós.
E agora gostava de ter opiniões vossas... Não sei se estou a agir bem em deixar o meu filho no nosso quarto ainda.

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Olá mamã.
A pediatra da minha boneca disse que devia dormir no quarto dos pais até aos 12 meses,
Nós decidimos mudá-la para o seu quarto aos 18 meses.
Os pediatras orientam e os pais decidem.
Penso que deverá fazê-lo quando achar que é a altura ideal. Eu mudei-a no verão e já dormia toda a noite... correu lindamente.
Avalie e dps decida Sorriso

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

A minha filha dorme no quarto dela desde os 3m e meio. adaptou-se muito bem.

maria_90 -
Offline
Desde 14 Maio 2015

claro que dorme, na nossa cama! 28 meses. é normal as crias dormirem com os pais, é uma questão biológica, de sobrevivência da espécie.
não há uma idade para passarem para a cama deles, é quando sentirem que estão preparados. tem a ver com o desenvolvimento do cérebro, com a capacidade de auto-regularem os padrões de sono. leia o livro "dormer sin lágrimas" da psicóloga espanhola rosa jové.
e outra coisa - a bem da sua família não permita que terceiros (inclui medicos, familiares, amigos, vizinhos) se intrometam na sua vida privada, era só o que faltava... à próxima vez devolve a pergunta - "e a dra., quem é que mete na sua cama?!"

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Concordo com a mamã CristinaBrito, os pediatras orientam e nós decidimos. Eu vou ser sincera, neste momento a minha filha tem 9 meses e se a metesse noutro quarto (para além de ainda mamar de noite 1 vez) eu não conseguiria descansar a pensar que ela podia precisar de alguma coisa e estava noutro quarto sozinha... Cada qual faz como achar melhor e cada bebé adapta-se melhor ou pior a cada situação. Não percebo o facto de se querer mudar logo a criança de quarto, porquê fazer logo essa separação tão cedo, eles são bebés... A minha até começar a saber expressar-se e chamar-me caso tenha algo que a incomode não a mudarei de quarto, não digo que quem o faz antes seja má mãe, eu é que penso desta maneira....

Mãe do Gabriel -
Offline
Desde 19 Maio 2014

É que por nós ele fica no nosso quarto até bem entendermos mas já começo a sentir pressão ter de muda-lo de quarto, parece que estou a agir mal Triste

Carlota Maria -
Offline
Desde 17 Maio 2012

Cada um sabe de si, da vida do casal e dos seus filhos. Pessoalmente, não aguentava meter as minhas crias na cama comigo e com o meu marido muito tempo. Porque o casal também é importante, e precisamos desse espaço (cama, quarto) para nós os 2.

Eu sou daquelas pessoas que acho muito saudável que as crianças tenham um espaço delas, uma cama delas. E antropologicamente falando, em muitas culturas sempre foi assim Espertalhão Mesmo nas que assim não fosse no início, a partir de certa idade os miúdos já não dormiam com os pais porque já havia outro bebé!!!

1 ano parece-me mais que bem para dormir no quarto dele, mas lá está, cada um sabe de si e da sua vida.

maria_90 -
Offline
Desde 14 Maio 2015

Mãe do Gabriel, é tão simples quanto isto - NINGUÉM, a não ser a mãe, o pai e o Gabriel, tam alguma coisa a ver com o sítio onde o bebé dorme. não teem nada que perguntar, nem a mãe tem nada que responder. não é uma questão de saúde, donde, não é relevante para o médico

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Não acredito que esteja a agir mal, se você e o pai estão de acordo nesse sentido e se sente bem assim então continue... Quando os papás e os menino estiver preparado logo pensa nisso. É tão bom tê-los ao pé de nós e saber uqe se acontecer alguma coisa estamos logo ali <3

RiTiNh@ -
Offline
Desde 04 Ago 2011

O meu dorme no nosso quarto (mas sempre na caminha dele) e embora ele durma a noite toda, n tenho vontadinha nenhuma de o passar para o quarto dele. Estou sempre a dizer "está na altura!!!!" mas depois na hora H, n o faço.
Sinceramente sabe-me bem acordar e vê-lo logo ali a dormir ao meu lado! Sonhador

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

tudo tretas! Querida, não existem regras para esse tipo de decisões. Se me perguntar a minha opinião, ela vai diferir com certeza da opinião de 10 pessoas que comentarem este tópico.

em primeiro lugar, pergunte a si própria quando gostaria que o seu pequeno passasse a dormir no quartinho dele; depois, imagine que gostaria que ele ficasse no quarto dele a partir dos 9 meses, precisa de perceber se ele estará preparado para tal. Se for uma criança inquieta, que não durma a noite toda, decerto que não está na hora de ficar sozinho num quarto, a menos que não se importe de passar a noite de quarto em quarto.

os meus filhos sempre dormiram noites completas desde que nasceram; mesmo assim, a menina ficou no meu quarto até aos 12 meses, depois fomos de férias e, quando regressámos, ela já ficou no quarto dela e nunca se ressentiu, nem reclamou nem nada do género.

O menino tem quase 2 anos e ainda está no nosso quarto, mas apenas por razões logísticas; vamos mudar de casa e, onde estamos agora, não temos quarto para ele. Dentro de 1 mês deveremos mudar e ele já terá o quartinho dele.

Confesso que para mim é muito mau tê-lo no meu quarto, pois ele dorme a noite toda, mas tem um sono infantil muito agitado e mexe-se muito. Resumindo, passo a noite toda a acordar sem necessidade, pois tenho sono leve e tudo me faz acordar. ele dorme que nem um anjo e eu é que acordo porque ele se vira na cama.

Quer um quer outro nunca dormiram connosco pois nunca gostaram de o fazer; ficaram no nosso quarto mas sempre na caminha de grades.

Mude o seu bebé para o quarto dele quando sentir que é hora. Até pode ser do tipo "não me incomodo com nada" e deixá-lo ficar convosco até ir para a escola! Não há nada de errado nisso se vocês, enquanto pais, não virem nada de errado ou de prejudicial nisso.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

O que me disseram nas aulas de preparacao para o parto foi que ate aos 6 meses nao se deve passar o bebe para outro quarto. A explicacao foi que como fazemos sons a dormir, o bebe mantem um sono mais leve, e aparentemente isto e protector (para eviter morte subita). Nos estamos a pensar ficar todos no mesmo quarto ate ao ano, ou ate a bebe precisar de mamar de noite.
Foi o que a enfermeira disse, confesso que nao li nada sobre isso, ja tinhamos pensado que ficaria mais tempo que isso.
Tem o bercinho pa dormir e nos a cama! Quando acorda de noite, nao chora, comeca a palrar e com gritinhos para me chamar. Quando abro os olhos, lanca-me um sorriso que me derrete toda! Taaaooo bom!
Sabes, o pediatra disse-me que muitas vezes toda a gente opina na educacao dos nossos filhos! E nao dao uma simples opiniao! Normalmente dizem tens de...ou nao podes... Como pais temos de filtrar! Imperfeitos somos todos, mas a decisao final e nossa...desde que seja uma decisao informada, de certo sera a melhor para a nossa familia!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Eu mudei a Francisca quase aos 7 meses. Ela dorme melhor pois não acorda com os nossos barulhos e eu durmo muito melhor pois não estou constantemente a acordar só porque ela se vira ou faz um som qualquer (tenho o sono muito leve).
Sempre que ela chora, eu oiço e vou de imediato ter com ela, por isso penso que ela não se sente abandonada nem nada do género Sorriso
Quando está mais agitada ou com mais dificuldades em adormecer, dorme na nossa cama sem stress!
Esta é a minha experiência mas concordo com as outras mamãs: cada um sabe de si e deve fazer o que achar melhor para o seu bebé e para os papás Sorriso

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá, o meu ainda dorme no nosso quarto, fica metade da noite no berço dele e depois passa para a nossa para eu o alimentar e assim descansamos os dois. Não sigo o que alguém diz ser certo, sigo o meu instinto de Mãe que é mais que suficiente Sorriso uma pediatra também me disse isso de não dormir connosco, ficou escandalizada mas na altura disse-lhe que isto faz-nos sentir bem, aos 3. Não namoro só à noite, não namoro só no quarto - isso não afeta o nosso casal.

Mas como já disseram atrás, vais ouvir muitas teorias sobre tudo... filtra e segue em frente com o que te faz feliz.

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

sandragcgaspar -
Offline
Desde 01 Ago 2013

Olá mamã,

Essa decisão deve ser tomada pelos papás tendo em conta as características do bebé.

Faço o que o seu instinto lhe disser para fazer. Todas as famílias (e bebés) são diferentes e únicos.

O meu bebé tem quase 15 meses e em casa somos adeptos do co-sleeping.

DanielaTraquete -
Offline
Desde 24 Fev 2010

tal e qual... cada um faz o que acha melhor...

a minha experiencial com a minha primeira filha foi a de passa-la para o quarto dela aos 6 meses... correu muito bem!!! com 18 ela dormia numa cama de solteiro só com uma protecção de lado.

ela nunca dormiu na minha cama, eu não acho muita piada aos bebes dormirem connosco. eu tenho a minha cama e ela tem a dela.

agora com a segunda tenho tudo preparado para ela ficar no quarto dela.
o berço esta montado no quarto dela e a alcofa também esta no quarto dela, a menos que seja um bebe terrível e que de noites muito más é que me atrevo a muda-a para o meu quarto.
se for como a primeira vai ficar no quarto dela

o pai também já veio com a conversa do síndrome de morte súbita e que da primeira vez estávamos sempre a ver se respirava....

para já esta é a experiência... mais para a frente veremos....´

beijinho

40 semanas + 2 dias já la vão e a Sofia ainda não nasceu.... estará a preparar uma entrada triunfal??? Sorriso

anglee -
Offline
Desde 26 Nov 2009

Oi mamas, tenhl um filhote de 4 anos e uma menina de 3 anos e dormem os dois no nosso quarto, e n me incomoda nada, até gosto de os ouvir a respirar enquanto dormem, qd dicidirem dormir no quarto deles, o quarto esta la a espera. Agora forca los e haver choradeira por causa disso nem pensar. Ha de haver o tempo em q n hao de querer dormir comnosco.

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Mamã não sinta pressão. Cada mãe/ casal sabe quando é a melhor altura.
Muitas pessoas criticam a opção que fiz.. o Tiaguinho dorme no quarto dele desde o primeiro dia. É quarto com quarto nem corredor tem mas é o quarto dele com a cama dele. Eu não consigo dormir com ele na minha cama. Tenho medo de o magoar porque passo a noite a rebolar e com os barulhinhos que fazia a noite toda e o meu sono leve.. foi maneira de conseguir descansar.
Claro que há dias que dorme conosco por estar doente ou um pico de crescimento em que mama de hora a hora... Há que saber pesar as situações. Hoje em dia conhece muito bem o quarto e a caminha dele, adormece sozinho e ao fim de semana sou eu que de manhã o vou buscar para o nosso meio.

Não me arrependo nem mudava nada. Sempre consegui descansar, como casal temos o nosso espaço e como família funcionamos supr bem.

Beijinhos e nada como fazer o que acha melhor

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

lice_maria escreveu:
As minhas dormem no quartinho delas desde os cinco meses, mas eu deito-me com elas até elas adormecerem (a caminha delas é no chão para poderem explorar o quarto quando acordam) por isso é que elas se adaptam tão bem. Acho que deve meter o seu filhote no quarto quando achar que ele está preparado, mas lembre-se sempre aos poucos não insista quando ele ainda não está preparado. Eu dormi na mesma cama da minha mãe até ela conhecer o meu padrasto, ou seja até aos meus 6 anos e depois quando tive de ir dormir sozinha não me custou nada por isso, você é que sabe quando mete-lo.

Adoro a ideia da cama no chão Sorriso com que idade as colocou nessas camas no chão?

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

maria_90 escreveu:
claro que dorme, na nossa cama! 28 meses. é normal as crias dormirem com os pais, é uma questão biológica, de sobrevivência da espécie.
não há uma idade para passarem para a cama deles, é quando sentirem que estão preparados. tem a ver com o desenvolvimento do cérebro, com a capacidade de auto-regularem os padrões de sono. leia o livro "dormer sin lágrimas" da psicóloga espanhola rosa jové.
e outra coisa - a bem da sua família não permita que terceiros (inclui medicos, familiares, amigos, vizinhos) se intrometam na sua vida privada, era só o que faltava... à próxima vez devolve a pergunta - "e a dra., quem é que mete na sua cama?!"

Concordo plenamente. Há médicos/pediatras que dizem coisas aproveitando-se da sua posição de médico, porque sabem que as pessoas vão ficar assustadas porque, afinal de contas, foi um médico que disse aquilo. Mas quando essas coisas não têm qualquer fundamento científico e é apenas uma opinião, a opinião do pediatra é tão válida como a opinião do padeiro Piscar o olho eu acho também que isso é muito das crianças. Eu nunca planeei dormir com o Lucas na minha cama, até achei que não me iria sentir confortável com isso. Pretendia apenas dormir com ele no meu quarto, mas no seu próprio berço (co-sleeping). Passei umas semanas a tentar e era uma tortura, ele acordava de 2 em 2 horas e depois era um 31 para o voltar a adormecer. Um dia, no meio de uma dessas mamadas de madrugada, eu adormeci com ele a mamar, na minha cama. E dormimos a noite toda. Nem acreditei quando acordamos. De tempos a tempos ainda tento metê-lo no berço dele, geralmente quando ele já está ferradinho a dormir, mas dificilmente consigo fazer com que ele fique lá muito tempo (2/3 horas no máximo). O Lucas decidiu dormir ao meu lado, na nossa cama Sorriso talvez com o próximo bebé aconteça o mesmo...talvez não...seja como for, não tenho remorsos nenhuns nem pressa de o mudar para o quarto dele Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

alves.deia -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Antes de ser mãe achava que os bebés so deviam dormir no quarto dos pais ate aos 6meses. No entanto, agora que sou mãe e que o meu bebé ja tem 6meses, não sinto que nem ele nem eu estejamos preparados para essa mudança tão cedo. Acho que depende de cada um. E como as mamãs dizem, os pediatras apenas orientam, quem decide são os pais. Para além disso, cada pediatra tem a sua opinião. Ja ouvi pediatras que recomendam mudar de quatro aos 3meses, outros aos 6meses... O pediatra de uma amiga minha aconsslhou a não mudar antes dos 12meses,pois até essa idade o risco de morte súbita do bebé é maior... Por isso depende.
Eu vou mudar o meu bebé para o quarto dele só quando achar que ele está preparado. Sorriso

AAKV -
Offline
Desde 30 Abr 2014

lice_maria escreveu:

sandraalmeida1 escreveu:
lice_maria escreveu:As minhas dormem no quartinho delas desde os cinco meses, mas eu deito-me com elas até elas adormecerem (a caminha delas é no chão para poderem explorar o quarto quando acordam) por isso é que elas se adaptam tão bem. Acho que deve meter o seu filhote no quarto quando achar que ele está preparado, mas lembre-se sempre aos poucos não insista quando ele ainda não está preparado. Eu dormi na mesma cama da minha mãe até ela conhecer o meu padrasto, ou seja até aos meus 6 anos e depois quando tive de ir dormir sozinha não me custou nada por isso, você é que sabe quando mete-lo.

Adoro a ideia da cama no chão com que idade as colocou nessas camas no chão?

Coloquei-as com 5 meses porque nessa idade elas já se conseguiam virar sozinhas caso caíssem e não haveria perigo de elas sufocarem , ah e meti também um cobertorzinho para se elas caíssem apesar da queda ser baixa amparar a queda.


Chama-se metodo Montessori, vou fazer o mesmo, ja tinha decidido ainda a minha filha estava na minha barriga! Ainda está na cama de grades mas aos 6 meses +- vai p a caminha no chão. Existem quartos Montessorianos super giros e sao "praticos" p o bebé..brinquedos ao seu alcançe p o seu desenvolvimento, enfim. Acho um metodo mt interessante e giro.

Sobre AAKV

Não existe amor maior na vida...
Amo-te tanto filha ❤

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Não conhecia! Vou investigar, obrigada Sorriso

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Acho que depende somente da tua vontade e de como se sentem bem.

Pessoalmente, acho importante promover a autonomia das crianças, dar-lhes o seu espaço para aprenderem a dormir sozinhos, etc mas acho que até aos 2 anos é algo que não interfere muito com isso (o meu filho saiu do nosso quarto entre os 12 e os 18 meses, já não me recordo bem mas eu tinha uma vizinha que desde que ele nasceu me andava a dizer para eu o meter num quarto dele -.- e meter-se na vidinha dela, não?).
Depois dessa idade já acho que é importante que eles ganhem autonomia e tenham um quarto só deles, adaptado para eles.

Andy 25 escreveu:

Chama-se metodo Montessori, .

Não sabia que isso tinha um nome especifico.
Quando o meu filho foi para o quarto dele tiramos a grade da frente do berço e colocamos o estrado da cama o mais perto do chão possível. Já poucas eram as hipóteses de se aleijar mas colocamos à frente da cama almofadas para, se caísse de noite (muitas foram as vezes em que o encontrei a dormir nas ditas almofadas Espertalhão ). Assim quando acordava tinha o quarto dele só para ele e brincava à sua vontade, por outro lado, a porta do quarto dele ficava sempre aberta mas tinha uma grade lá para que não saísse do quarto e não se magoasse.

Mpmm -
Offline
Desde 11 Set 2014

aqui acho que o importante é encontrar um equilibrio. Eu pretendo colocar o meu bebé a dormir no quarto dele quando já for capaz de dormir a noite sem acordar para mamar. se isso vai acontecer aos 4, 5 ou 12 meses não sei. Quando acontecer acontece. Não se deixe pressionar. Mas não perca de vista o equilibrio porque também é muito fácil ir adiando essa decisão até tarde e duas coisas acabam por sair prejudicadas - a intimidade do casal e o incentivo à independência para o bebé.