Viver no Estrangeiro e Baptizar em Portugal | De Mãe para Mãe

Viver no Estrangeiro e Baptizar em Portugal

Responda
5 mensagens
ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Ando aqui às voltas com uma pergunta que é capaz de ter resposta óbvia e simples mas que eu não consigo ver. Por isso talvez alguém me possa ajudar:

Estou a planear o baptizado da minha filha em Portugal mas vivemos no estrangeiro. O padre que irá baptizar disse que é necessário ir à paróquia da residência oficial pedir a transferência de baptismo. Ora eis aqui o meu problema:
- Aqui nunca fomos à missa, não conhecemos nenhum padre nem sabemos como é que burocraticamente as coisas funcionam. Por isso, embora seja aqui que vivemos não estamos com muita vontade de ter de procurar aqui um padre que nos passe um papel para ser apresentado num outro país, quando nem sabemos se isto é possível.
- É então possível assumir como residência oficial a residência onde ficamos quando vamos a Portugal? E nesse caso vamos à paróquia dessa residência pedir o tal papel?
- Ou como por vezes ficamos instalados na paróquia onde queremos baptizar, podemos dizer que a nossa residência oficial portuguesa é essa?

Se alguma mamã já tiver baptizado os filhos vivendo no estrangeiro ou se alguém me puder esclarecer, agradecia. Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Uma prima minha, que vive no estrangeiro, batizou agora a filha em Portugal. Diz que tratou de tudo cá e deu como residência oficial a casa dos pais dela, que é onde ficam quando cá estão. Foi tranquilo

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Kelly

Obrigada. Entretanto falei com o cartório que me disse que de facto estando a viver no estrangeiro não preciso do papel. Estas informações diferentes dadas pelo cartório e pelo padre trocam-me toda. Careta

Obrigada mais uma vez. Sorriso

Paula Martins1 -
Offline
Desde 02 Ago 2017

Eu vou batizar a minha menina em agosto, e estou em franca.
E o meu padre sabe k estou em franca e n m pediu nada, apenas o normal como para todos batizados.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

O padre do sítio onde vou baptizar é chatinho. O que lá estava antes e que me casou era mais compreensivo e simples. Sorriso