Violencia obstretica no parto | De Mãe para Mãe

Violencia obstretica no parto

Responda
26 mensagens
Desde 24 Out 2013

Boa noite meninas.
Hoje enquanto fazia as minhas pesquisas na net deparei-me com artigos bem interessantes sobre a violência obstétrica que as mulheres sofrem no parto fazendo assim do momento mais feliz das nossas vidas o mais doloroso.
Gostava de partilhar convosco para que possam aproveitar ao máximo o vosso parto sem deixar que ninguém tente estragar esse momento.
Existem coisas simples que não temos conhecimento e que violam os nossos direitos no parto existe muita violência psicológica que ira afetar a mulher no pós parto podendo lhe causar depressões. Frases como " quando estava o estava a a fazer não gritava que doi" ou " não esta a puxar em condições, quer fazer o seu bebé sofrer?" são frases que incutem culpa e humilhação num dos momentos em que mais fragilizadas estamos e que nos podem causar danos psicológicos para não falar em obrigar a mãe a estar deitada quando a mãe tem o direito de decidir a posição em que esta mais confortável.
Partilho portanto convosco alguns artigos.
Uma boa leitura e uma horinha magnifica Sorriso

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/violencia-obstetrica-contr...

http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2013/10/tudo-o-que-voce-precisa-s...

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

tatiana sousa -
Offline
Desde 23 Jul 2012

Obrigada pela parrtilha . colada para ler mais tarde

*** tenho tido dias maus e mas por outro lado uns muitos mais felizes sinto me abençoada por Deus e agradeço todos os dias a ele os presentes que me deu em troca prometo cuidar, estimar e amar estas 3 pessoas que você pôs em minha vida

rmarinho -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Só nesta gravidez é que me apercebi do que é isso (e agora quando olho para trás vejo que tive alguma sorte no primeiro parto porque até correu bastante bem).
Faz-me confusão que se fale tão pouco disso e que se aceite com tanta naturalidade de coisas de "utilidade" duvidosa (o descolamento das membranas, vulgo toque maldoso ou a manobra de kristeller ou essa de praticamente nos obrigarem a parir deitadas).
Obrigada pela partilha, é a difusão da informação que pode levar a mudar as coisas!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

A mim aconteceu me isso. Tinha tantas dores que nem conseguia ter os olhos abertos. Uma vaca sem outro nome disse me que eu n queria saber da filha, que ela ia nascer roxa pk n estava a respirar bem. Todo o resto do pessoal foi impecável. Mas como há médicos maus, há todo o tipo de profissionais. No entanto, acho que em relação a coisas medicas (como cortar quando necessário) são eles que devem decidir sim pois conheço um caso que n queria cortar, o medico disse que tinha que cortar. Ela insistiu e resultado: rasgou ate ao anus e ficou com problemas a vida toda....

Agora quanto a bocas dessas devem ser denunciadas. Eu confesso que nada fiz (nem parece meu) mas o problema é que na altura não conseguia reagir Quando consegui não fazia a mínima ideia de quem tinha sido pois estava de olhos fechados e n faço ideia se foi medica, enfermeira ou empregada de limpeza!! N sei mesmo. Pk se soubesse tinha levado 3 berros com pontos e tudo

Sandra M. L. -
Offline
Desde 09 Jun 2011

Colada

gatita5 -
Offline
Desde 21 Ago 2013

Muito interessante, vou pesquisar mais... Obrigada.

Desde 13 Set 2012

Olá bom dia!

Obrigada pela partilha...

Considero-me de facto uma mulher de sorte. tive 2 partos maravilhosos e que nunca me canso de recordar; jamais ouvi coisas desse tipo, bem pelo contrário! Ainda hoje recordo a anestesista que me administrou a epidural no meu 1º parto. Um amor de pessoa, muito profissional e sempre presente mesmo quando a presença dela já não seria necessária. Obstetra e enfermeira muito colaborantes e sempre a ajudar sem impor. Isto ja´foi há 10 anos; mais recentemente, há 20 meses, tive o meu menino de parto induzido. Mais uma vez, fui premiada com uma equipa excelente, Começando pelo obstetra, um verdadeiro anjo com licenciatura em medicina, passando pela anestesista, pessoal de enfermagem e auxiliar. Adorei. Na verdade poderia passar por esta experiência vezes sem conta, se outros valores não se levantassem!

Tudo de bom

SMSantos

Fabianne101 -
Offline
Desde 01 Jun 2012

Ainda não sou mamã mas é um tema que me interessa muito.
Já vi o documentário que mencionam no segundo artigo que deixaste à tempos e gostei muito, embora doa um bocadinho ver.
Obrigado pela partilha e uma horinha pequenina e maravilhosa para ti

À espera da cegonha da minha primeira estrelinha desde Setembro de 2012
Orgulhosamente Madrinha & Afilhada da fabulosa ♥Magnum♥ e da extraordinária ♥NMS♥
O meu blog: http://themomhasaplan.blogspot.pt/

rmarinho -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Já agora se a mamã SóniaTeixeiraMeireles me permite vou dar mais algumas sugestões de leitura sobre o assunto:
www.rituaismaternos.com/ (muito interessantes e é português)
www.amigasdoparto.com.br/
Também muito bom sobre o assunto é o filme "O Renascimento do parto" (foca-se muito na questão da alta taxa de partos por cesariana no Brasil, mas ainda assim vale a pena assistir).

gatita5 -
Offline
Desde 21 Ago 2013

Olá se me permite deixo um link que também fala desta problemática
http://www.humpar.pt/violencia-obstetrica.html

3elita -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Eu sigo um grupo no face que fala muito sobre este assunto, é principalmente sobre parto na água, mas também aborda o respeito pelas escolhas da mulher, a violência obstétrica e outros assuntos relativos ;-). Para quem quiser espreitar fica aqui
Parto na agua em Portugal
Piscar o olho

Sobre 3elita

14 de Abril de 2011, às 41 semanas e 1 dia
Nasceu o meu A.***:)

Visitem a minha página Sorriso tem coisinhas lindas para bebés
https://www.facebook.com/flordelabybf

rmarinho -
Offline
Desde 29 Jun 2011

3elita escreveu:
Eu sigo um grupo no face que fala muito sobre este assunto, é principalmente sobre parto na água, mas também aborda o respeito pelas escolhas da mulher, a violência obstétrica e outros assuntos relativos ;-). Para quem quiser espreitar fica aqui
Parto na agua em Portugal

Gostei! Obrigada pela partilha Sorriso a partir desse encontrei este http://www.bellybelly.com.au/birth/8-natural-effective-tips-for-stalled-... e este https://www.facebook.com/tendavermelhagravidezeparto.

Desde 24 Out 2013

Mamãs muito obrigada pela partilha de novos artigos e das vossas experiencias. Infelizmente no parto da Leticia alem de me obrigarem a estar deitada também me mandaram calar varias vezes e disseram que estava a dar espetaculo entre outras coisas... só tenho pena de nao ter os conhecimentos na altura que tenho agora. No fim do parto estava eu a chorar a pedir desculpa a infermeira de ter gritado, sentia culpa que tinha sido "uma menina mal comportada" quando devia era chorar de felicidade e durante um bom tempo nao consegui falar do parto porque a sensaçao de culpa se mantinha.
Desejo que todas vós possam desfrutar de cada momento do nascimento do vosso tesouro e que seja uma horinha muito pequenina.
Lembrem-se tambem que parto não é obrigatoriamente sinonimo de dor. Claro que pudera doer mas nao significa obrigatoriamente sofrimento.
Beijinhos

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

Camélia_Branca -
Offline
Desde 13 Jan 2010

Sónia Teixeira... Fizeste-me lembrar de mim!! Eu tanbém acabei o parto a pedir desculpa à enfermeira... Triste precisamente pq senti que fiz mal o meu trabalho de parturiente. Quando passei duas horas a ouvir coisas como "oh!! Ela é fraquinha" a "ela" era eu. Ou "não sabe fazer força/ não consegue fazer força", "assim não está a ajudar em nada o seu bebé".
Eu não me portei mal... Eu sabia fazer força... Ele não descia porque tinha o cordão à volta do pescoço e isso puxava-o sempre de volta para cima... Enfim... Triste
Mas naquela altura conseguimos lá nós reagir ou pensar com clareza?? Claro que não...

Camélia Branca Piscar o olho
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 Sorriso
Beijinho JB Beijinho

Desde 24 Out 2013

Mamã isso sao o tipo de coisas que nao se diz. Somos todas pessoas diferentes os partos sao diferentes e ouvir isso de profissionais de saude principalmente num momento tao importante nao tem a minima logica...
que desta vez a sua horinha seja mais rapidinha e mais feliz.

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

deninhas -
Offline
Desde 26 Fev 2011

Super super colada. Que excelente tópico.

Sobre deninhas

A mamã da Rafaela Alexandra.
06.05.2011

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

O meu parto foi super calmo. Estava tudo a correr bem as dores eram duras mas suportáveis. Assim que viram que tinha os 3 dedos de dilatação o enfermeiro perguntou se queria epidural, disse que sim e fui para a sala de partos, estava à espera da anestesista que estava numa cesariana. Nisto rebentam as àguas e como a minha menina estava muito apoiada, fiz o resto da dilatação num ápice. ela estava mal posiçionada e eu estava deitada a fazer ctg. O marido sai para buscar a 1ªroupinha da bebé e ela começa a fazer força para nascer, as dores eram absolutamente horriveis, bem que tentei controlar a respiração e tudo o mais mas não dava. Cada vez que vinha uma gritava e o coitado do enfermeiro andava a ver se me acalmava para respirar e tudo o mais. Só me lembro de a anestesista entrar e eu deitada na maca de lado (foi assim q levei a epidural com o enfermeiro a segurar-me porque as contracções estavam mesmo coladinhas) e a anestesista: "Ai você é perigosa, não sei se assim lhe consigo dar a epidural. Já tive 2 filhos e isso também não é essas dores assim" E eu a pensar~: "Se eu te pudesse deitar as mãos partia-te as fuças". Muito sabe ela o que eu estava a sofrer, cada parto é diferente... Depois também levei o tempo a pedir desculpa, mas ao enfermeiro a dizer que realmente era muito dificil de controlar. Ele foi 5 estrelas disse que há anos que fazia partos e sabia perfeitamente que custava muito. Depois da epidural correu tudo bem e tive o parto no banquinho sem cortes nem rasgões e nem bocas estupidas da parte do parteiro. Já a anestesista, dou graças a Deus por ela não estar ao meu alcance naquele momento eheheheh

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

ai andrucas, se leste o meu relato foi igual!! Acho que foi a anestesista! Na altura se conseguisse tinha lhe ido as fuças! E mesmo depois se soubesse quem tinha sido, acho que foi a anestesista mas nem tenho bem a certeza pois nem conseguia abrir os olhos com tantas dores. Mesmo que tivesse sido ela eu nem sabia como era a cara dela!!!

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Eu recordo-me vagamente que era uma senhora loira, porque vi de relance os cabelos, mas não vi a cara. Ah e tal já teve 2 filhos, muito sei eu o que ela sofreu ou muito sabe ela aquilo que eu estava a sofrer para estar a comparar. Em vez de acalmarem uma pessoa ainda mandam bocas estúpidas... Estou grata pela epidural que ela me deu lol mas ainda bem que não a consegui agarrar. Com a dores que eu estava nem sei o que lhe fazia ehhee....

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá! Eu também sofri tanto... E a minha filha então... E fui sujeita a este tipo de violência.
Começo neste ciclo os treinos para a 2ª volta e, não fiquei com medo de ter outro filho de parto normal mas, no hospital de Gaia nunca mais. É o meu hospital de residência mas, ou vou para a clínica onde segui a minha 1ª gravidez e, onde a minha obstetra trabalha - tenho seguro de saúde - ou, para o Pedro Hispano - que é mais longe mas, espero que me atenda se eu necessitar.
Acho que, quando estiver perto do fim, vou a um médico que trabalhe lá ou, vou directa ao hospital, sendo que envio mail para lá a ver se posso lá ir e, depois vejo qual a hipótese mais viável para mim - a clínica é muito mais perto mas, tenho de pagar (250€ parto normal, 750€ se ceseriana).
Beijinhos Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

VerónicaLA -
Offline
Desde 05 Mar 2015

anitas.paula escreveu:
Olá! Eu também sofri tanto... E a minha filha então... E fui sujeita a este tipo de violência.
Começo neste ciclo os treinos para a 2ª volta e, não fiquei com medo de ter outro filho de parto normal mas, no hospital de Gaia nunca mais. É o meu hospital de residência mas, ou vou para a clínica onde segui a minha 1ª gravidez e, onde a minha obstetra trabalha - tenho seguro de saúde - ou, para o Pedro Hispano - que é mais longe mas, espero que me atenda se eu necessitar.
Acho que, quando estiver perto do fim, vou a um médico que trabalhe lá ou, vou directa ao hospital, sendo que envio mail para lá a ver se posso lá ir e, depois vejo qual a hipótese mais viável para mim - a clínica é muito mais perto mas, tenho de pagar (250€ parto normal, 750€ se ceseriana).
Beijinhos
mamã podes contar como foi o teu parto no hospital de Gaia? Vou ser seguida la mas confesso que tenho medo !

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, vou descrever-te mas, não te assustes - apenas uma ressalva: o problema são as equipas mas, se puderes, FOGE de lá - não desejo a ninguém o que me aconteceu lá.
Antes de mais, uma Santa gravidez.
Não é preciso ter medo mas, embora saiba que o que conta são as equipas, se puderes, não vás para o Hospital de Gaia e, vai para o Pedro Hispano.
Olha, a minha história é enorme mas, vou tentar resumi-la. Desde que engravidei que tive muitas hemorragias do colo do útero, de tal forma que desde as 13 semanas que fiquei em casa de baixa de gravidez de risco. Eu segui a gravidez no privado e, depois fui ter a menina no hospital de Gaia. A minha médica trabalha lá e, enquanto estive com ela, foi sempre 5*s como sempre, o pior foram as outras.
Eu tive a minha filha de 40 semanas e 3 dias, de parto provocado, no dia antes de fazer 33 anos. Como tinha tido aquelas hemorragias e, tinha estado de repouso, movia-me bem mas, tive de ser muito sedentária durante a gravidez e, isso também não deve ter ajudado.
Dirigi-me ao hospital no domingo de manhã, como combinei com a minha go, quem me atendeu foi uma Drª Fátima que me magoou imenso ao fazer o toque e, disse-me que ia ficar internada pois, com aquele tempo de gravidez e, com uma menina tão grande - nasceu com 3.760 kg e 51 cm - não devia deixar passar mais tempo.
Colocaram-me uns comprimidos vaginais e, andei eu a passear pelos corredores das salas das expectantes para ver se o parto acelerava mas, a miúda não queria nascer nesse dia. De tarde, depois de almoço, a minha go rebentou-me as águas manualmente e, monitorou-me até à hora de ir para a sala de partos. Até aqui, tudo bem - sempre tive muitas dores menstruais e, estava habituada a ter dores.
Fui para a sala de partos, deram-me a epidural pelas 17h30m/18 horas, chamaram o meu marido e, começou o meu inferno. Elas queriam-me obrigar a puxar quando eu não tinha mais força, até por causa do repouso, metiam as mãos dentro de mim e, eu só pedia que me deixassem respirar... Vim a descobrir que a minha filha tinha os olhos virados para fora e, como têm de ter os olhos virados para dentro de nós, andaram a virar a menina dentro de mim. O resultado é que o parto parou de progredir, tiraram a menina com a ventosa - nasceu com um sopro e, não sei se isso não ajudou e, tem a marca no braço esquerdo - e, só me deram nova dose de epidural depois das 21h16m, que foi a hora em que nasceu. Pelo meio, tive uma parteira a cortar-me a respiração com o cotovelo no pescoço e, ouvi muito desaforo, que hoje não se justifica tantos berros e afins - fui sujeita a violência obstetrícia.
Sabes, eu fiquei mal mas, o pior é que a minha filha podia ter ficado com lesões. Felizmente, é uma menina linda, muito saudável, apesar do sopro e, a luz da minha vida Sorriso
Se tivesse ficado na clínica tenho quase a certeza que seria ceseriana - embora eu quisesse parto normal mas, se tivesse que ser, que remédio - não sou mais nem menos que as outras mulheres. Assim sendo, eu não fiquei com medo de ter mais filhos, até estou a começar agora os treinos e tudo Sorriso - nem com medo de os ter por parto normal - muito pelo contrário, acho que é bem melhor; fiquei foi com medo do Hospital de Gaia.
Agora, se conseguir ter outro bebé, como tenho seguro de saúde, que já tinha da 1ª vez e, feita palerma não usei, posso vir a ter na clínica onde sou seguida - COGE. Senão, vou ter ao Pedro Hispano, donde só ouço falar muito bem - se vires no fórum, tens lá muitos relatos bem felizes.
Ah, a minha mãe tinha tido a minha irmã lá 40 anos e, uns meses antes e, estiveram ambas a morrer por causa das negligências.
Claro que, bons profissionais e equipas, existem em todos os lados, sejam públicos ou privados mas, é preciso ter sorte.
Depois do que passei e, acredita que mesmo lá as condições são péssimas - durante a noite, queria chegar a menina para a amamentar, não podia levantar a cabeça por causa da epidural e, mandaram-me desenrascar Triste - são no mínimo 4 camas + 4 berços - a minha sorte é que só estavam duas ocupadas e, na última noite 3 - é ridículo: somos tratados como carne.
Estou a dizer-te isto não para que fiques com medo: é um momento lindo e, apesar de termos sempre algumas dores, todos os partos são diferentes - a minha mãe teve-me em casa 7 anos depois da minha irmã e, diz que foi um parto sagrado - esteve a pé até às 15h e eu nasci às 17h30m --> só te estou a alertar pois, não quero que te aconteça o mesmo que me aconteceu a mim.
Se eu fosse a ti, ia ao Pedro Hispano mesmo. Qualquer coisa que precises, estou aqui. Beijinhos e, tudo de bom Beijinho

Ah, imagina que me deram outra dose de epidural depois dela nascer para me fazerem a "bricolage" e, diziam que não dói nada mas, eu fui cosida a sangue frio e, só no fim começou a anestesia a actuar. Sofri muito mas, felizmente, valeu a pena e, tive Deus pelo meu lado e da minha princesa Beijinho

Desculpa o testamento mas, não se faz o que me fizeram não Triste é que não desejo a ninguém mesmo Triste

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

VerónicaLA -
Offline
Desde 05 Mar 2015

Ola mama ! Obrigada pelo seu testemunho .. Foi muito útil.

gatita5 -
Offline
Desde 21 Ago 2013
Desde 27 Maio 2015

O meu caso não é de parto mas sim em consulta de acompanhamento.
Descobri que estava grávida já com 12 semanas (a monstra por estes lados vem quando lhe apetece) e depois da 1º consulta com a MF lá fui para o Hospital fazer a primeira ECO e o despiste e ai é que tudo descambou.... A médica diz para entrar e deitar desapertar as calças tudo isto com uma cara como se eu lhe tivesse tratado mal, de seguida começa a dar-me um sermão como se eu tivesse cometido o maior crime da humanidade por só aparecer agora - "Só agora?!" "E conseguiu consulta aqui tão rápido?"
Daí passou para o meu peso (tenho peso a mais, nada que eu já não saiba mas não é necessário maltratar) "E com este peso!!!" "Não devia ter engravidado" "Não foi planeado estou a ver" "Que bebé é que vai ter com uma gravidez com este peso?" "Tem diabetes? Não?! Ao menos isso" "Sabia que gestantes com peso a mais tem maior probabilidade de problemas no parto?"
Continua isto com o gel na barriga não fala por uns 5/10minutos mas sempre a carregar como se o meu corpo fosse massa de pão "Sabe isto do peso não ajuda" "Podia por a SUA BANHINHA para cima?"
Depois de tudo sempre com o pai a ver (nenhum de nós reagiu) lá me virou o ecrã e me diz que devido ao meu peso não vê o bebé mas que pelo que conseguiu "ver" (ela fez aspas mesmo) parecia ok
Saio de lá com uma foto negra com uma mancha branquinha no meio em estado de choque e sem dizer nada.
Achei-me a pior mãe do mundo e a caminho de casa lá se abriram as comportas e pus me a chorar feita desalmada. Ainda hoje aquilo me atormenta e tenho um pó aquela mulher que procuro o nome dela a cada consulta que tenho naquele hospital
O mais irritante é que o marido que lá estava diz que viu tudo e que era tudo bem visível e na consulta que tive com a OB fiz uma eco e também vi e ouvi o/a bebe claramente. Não sei se isto conta como violência OB mas para mim foi.

As 18:56 da tarde do dia 25-12-2015 recebemos a nossa princesa ao som de Agir - Como ela é bela Sorriso
3k250g e 48cm Princesa dos pais e maior prenda das nossas vidas

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Eu tive um parto bastante difícil, mas não pela equipa médica. Tive o meu bebê no hospital de Braga e a equipa da sala de partos foi fantástica mas tiveram que utilizar os fórceps, ou seja estavam 2 enfermeiros na sala e uma auxiliar e de repente estavam umas 8 pessoas de volta de mim. Mas todos extremamente simpáticos. A única coisa q não gostei foi que puseram uma estagiária a dar me os pontos, ( eu levei imensos pontos, além da episiotomia, rasguei na nadegas) ela demorou mais de uma hora, eu que já estava tão cansada já nem a podia ver, ela tremia como uma vara Triste era muito simpática, mas depois daquele parto era tudo que eu não precisava. Depois no quarto é que acho que as enfermeiras eram todas muito fracas Triste o meu filho chorava como quem o matava e por mais que as chamasse nunca vinham nem trazer o benuron que a medica receitou de 8 em 8 horas para as minhas dores nos pontos ( a minha sorte é que tinha benuron na carteira) resultado, depois a médica passou me um anti inflamatório que eu já quase bem andava. Só quando cheguei a casa soube que não tinha leite suficiente e que o meu bebê precisava de suplemento, por isso ele chorava tanto. Mas se tiver outro, opto na mesma pelo hospital Sorriso