Vício de arrancar o cabelo | De Mãe para Mãe

Vício de arrancar o cabelo

Responda
8 mensagens
scco -
Offline
Desde 17 Set 2011

Olá Mamãs,
A minha filha tem 11m e meio e tem o vício terrível de arrancar o seu cabelo (ou o meu, ou o da tia ou o da madrinha, o seja qq mulher de cabelo comprido que lhe dê colo) e depois começa a passar os fios de cabelo pelas 2 mãos e a chuchar no dedo; qd tem sono ainda é pior...
já lhe ralhei, dei umas "palmaditas" nas mãos mas começo a ficar desesperada e triste com esta mania dela... ainda por cima vou batizá-la qd fizer 1 ano e ela já quase ñ tem cabelo com comprimento suficiente para levar um ganchinho.
Já aconteceu esta situação com algum dos vossos filhos? o q fizeram para resolver?
bjs a todas

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

Bem, quando estudei lembro-me de ter falado deste problema e associá-lo a uma perturbação de ansiedade, portanto nem sequer me lembro de alguma vez ter relacionado isto com um bebe Preocupado
Tomei a liberdade de ir pesquisar e entre muitas coisas, vi este artigo, pequeno, leve e que dá um ligeiro olhar sobre a tricotilomania...

http://www.dobebe.com/familia/criancas-3-11-anos/1586-doencas-de-crianca...

Fala com o médico dela, sim?
As melhoras pa pequenota Sorriso

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

isabelmap -
Offline
Desde 10 Mar 2008
I Love DMPM

Olá

Pode ser realmente uma situação desesperante. Sei que existe uma "doença" em que a pessoa arranca o seu próprio cabelo mas não me parece ser algo caracteristido de um bebé tão pequeno. Infelizmente isso deve ter sido um habito que ela apanhou, tal como por ex a minha era só estaladas para todo o lado, também ralhava com ela e finalmente acabou por passar... se estiveres mais preocupada tenta mandar um mail à tua pediatra a explicar a situação e pergunta se é algo normal e que passe com o tempo.
Quanto ao baptizado tenta talvez por um daqueles lacinhos de "rec-rec" que devem agarrar mesmo em porções infimas de cabelo, ou mesmo uma fitinha que dê um lacinho em volta da cabeça (tipo bandolete) e aí já não precisa de cabelo para agarrar.
Beijinhos

Desde 16 Maio 2011

Existe uma perturbação chamada de tricotilomania, mas n creio q a possamos associar a um bebé tão pequeno.. Para a tua filha isso deve ser o q para alguns é por ex. descalçar sempre as meias ao adormecer, ou ter de chuchar num boneco, sei lá.. um qualquer ritual sem ter uma carga psicológica tão negativa. Mas talvez fosse melhor falares com um especialista..

A minha princesa nasceu dia 14-09-11 com 3.210kg e 47.5cm Sorriso

elliz -
Offline
Desde 11 Jul 2011

Bem mamã eu junto me a ti, o meu menino tambem tem a mania de puxar cabelo das pessoas que lhe dao colo. e a mim principalmente durante a noite, e tenta por tudo por na boca para mamar. E agora quando quer alguma coisa e eu nao dou puxa o dele. Mas eu penso que seja algo passageiro..

Sobre elliz

27-04-2011 Positivo; 27-05-2011 - Gemeos!!!
01-06-2011 Uma das minhas estrelinhas no Céu e 04-01-2012 nasceu a minha outra estrelinha...
Madrinha da Linda BABIEH

julianalvarina -
Offline
Desde 26 Abr 2011

ola mamas olhem na mnh familia eu e uma irma mnh tinhamos esse vicio a mnh sobrinha tambem teve e as mnh 2 filhas tambem a soluçao da mnh mae para mim e q eu usei nas mnhs filhas foi colocar umas meias nas maos e trocar sempre q estao molhadas pk elas levam a boca e passado 2 semanas elas esquecem podem voltar a fazr torna se a fazr o mexm ate passar de vez o vicio a mnh sobrinha tambem passou assim so nao resultou na mnh irma pk poxou ate aos 3 anos ate um dia q a mnh mae rapou lhe o cabelo pk ela fazia feridas na cabeça ela andou uns mesesde lenço na cabeça e depois passou... espero ter ajudade bjks

minha princesa juliana - 6/8/2009
minha princesa leonor _ 14/6/2012
minha princesa leandra- 7/4/2014
minha princesa victória-22/2/2016
Meu príncipe Fernando - 19/12/2022
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/98808

scco -
Offline
Desde 17 Set 2011

Obrigada mamãs pela ajuda, desconhecia esta doença...vou falar com a pediatra dela.

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Se for realmente uma doença ligada a um trantorno de ansiedade estares a dar-lhe umas palmaditas não só não vai ajudar em nada como ainda lhe vai aumentar a ansiedade. Já tinha ouvido falar desta doença, mas também não sabia que bebés de meses já a podiam ter. Acho que devias mesmo falar com um psicólogo infantil e tentar perceber o porquê da ansiedade da bebé que a leva a fazer isso.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/