Vic Vaporub | De Mãe para Mãe

Vic Vaporub

Responda
9 mensagens
Laudioni -
Offline
Desde 20 Abr 2015

Porque é que não se pode/deve usar Vic Vaporub durante a gravidez?

Tenho as vias nasais completamente congestionadas e a única coisa que alivia um bocadinho é o Vic... No entanto nunca me o aconselharam e inclusive dizem que não se deve. Mas porquê?

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha deve ser pelo mesmo motivo que não se deve usar em crianças, uma vez na farmácia explicaram-me , já não me lembro bem, mas era algo do género que o cheiro mentolado pode dificultar ainda mais a respiração
acabei de encontrar na net a explicação que me deram
“As substâncias contidas no Vick [mentol, cânfora e óleo de eucalipto] são irritantes para as vias aéreas, por isso produzem mais muco, principalmente em crianças com problemas respiratórios, como a asma”

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Boa noite!
A composição do Vic vaporub engloba, essencialmente, substâncias naturais (canfira, eucalipto, levomentol), que, aparentemente, poderiam parecer inofensivas mas não foram ainda estudados os seus efeitos na gestação. Como tal, o mais seguro é não utilizar de todo. No entanto, sabe-se que na fase de amamentação o seu uso na mãe é proibido pois pode levar à apneia do bebé.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Sempre pensei que um dos motivos fosse por poder causar hipertensão já que causa vasoconstrição periférica. Mas o que a Margarida123 diz, faz todo o sentido.

Laudioni -
Offline
Desde 20 Abr 2015

Eu usei umas 6 vezes desde que estou grávida (sem consultar o médico e antes de ler o folheto...) Triste será que o bebé está bem? Triste

Duas dessas vezes usei em abundância mesmo...

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Cara FaMena, tem razão, a situação que refere acontece sim, com o Vicks vapospray, cujo componente é um vasoconstritor (oximetazolina). Eu própria julgava que eram o mesmo medicamento mas, após uma rápida pesquisa, percebi que não. No entanto, ambos devem ser evitados durante a gravidez e apenas usados sob indicação médica.

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Cara Laudioni, em princípio estará tudo bem com o bebé, não fique preocupada... O facto de não haver estudos suficientes sobre esses componentes durante a gravidez não significa que sejam, obrigatoriamente, lesivos para o bebé, apenas que deverão ser usados, se necessário, e com cautela. É como tudo durante a gravidez... Se pudermos evitar a medicação, no geral, tanto melhor mas não acho que haja motivo para alarme.
Felicidades!

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Laudioni, reparei agora que está quase a ser mamã!
Que corra tudo bem!

Laudioni -
Offline
Desde 20 Abr 2015

Obrigada, fico um pouco mais descansada e espero mesmo que esteja tudo bem com o bebé e que o facto de eu ter usado o Vic não tenha trazido complicações ou problemas :(.

Sim, está mesmo quase - finalmente! Obrigada Sorriso