Valores de referência para diabetes gestacionais | De Mãe para Mãe

Valores de referência para diabetes gestacionais

Responda
16 mensagens
nira -
Offline
Desde 08 Jan 2009

Tenho medido a minha glicose em casa, com uma máquina que me deram na farmácia. Alguém me sabe dizer quais os valores de referência em jejum, 1h após a refeição e 2h após a refeição?

Obrigada

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Olá Nira,
Olha Eu só tenho os valores de referência da prova de tolerâcia após 50 gr (é a prova de 1 hora).
Os valores devem estar entre os 60 e os 110, quer em jejum, quer 1 hora após ingerir as 50gr de glicose.

Hoje fui fazer a prova das 3 horas, mas como ainda não tenho os resultados, ainda não posso ver os valores de refêrência, mas desta vez tive que tomar 2 doses de glicose, pelo que penso que sejam 100gr.

Tem só cuidado que acho que essas canetas de medir a glicémia em casa não são tão precisas como as análises do laboratório Piscar o olho

Beijinho
P.S - Se quiseres quando receber os resultados, posso por aqui os valores de referência, mas isso será só daqui a uma semanita...

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

Sofia 21 -
Offline
Desde 02 Maio 2009

Eu fiz agora essa análise da glicose no laboratório, tirei sangue me jejum e depois de ingeridas 50g de glicose deixei passar uma hora e voltei a tirar. Já tenho o resultado das análises mas ainda não mostrei à médica. Só k não percebo se o valor após as 50g de glicose também é de limite 110... O meu ultrapassa os 110 após 1hora da toam de glicose.
Será k tenho diabetes gestacionais? pensava k o limite apos as 50g g glicose era mais k 110... Nervoso

Sobre Sofia 21

Tomás 02/01/2010 O dia em k a minha vida ganhou sentido...

catycat -
Offline
Desde 11 Ago 2008

Tb recebi esta semana o resultado das minhas analises a glicose.
Os valores de referencia k tenho nas minhas analises sao entre 67 e 110, quer seja em jejum ou após as 50 gr de glicose os valores de referencia sao os mesmos.
AS minhas analises em jejum deram 66 e após 50g de glicose deram 86. O k ker dizer k está tudo bem comigo (o meu problema é a anemia).
Se as tuas analises após 1h de tomar as 50 gr de glicose foram superiores a 110, significa sim k estás com diabetes gestacionais, infelizmente, suponho k a tua médica te vá mandar fazer o exame das 3h e passar-te alguma dieta especial.

Sobre catycat

10/10/2009 nasceu a minha Princesa Sorriso
02/08/2012 nasceu o meu Principe Sorriso
07/04/2016 nasceu o meu Principe Sorriso

Sofia 21 -
Offline
Desde 02 Maio 2009

Sabes pk k digo k axo k o valor após ingerir a glicose é diferente, porque já fiz várias pesquisas na net e em td lado me aparece k o valor limite apos 50g de glicose é até 140. No papel dos resultados das minhas análise realmente vem lá 67-110 mas não sei se é para as duas colheitas... A pensar
Também tenho anemia, mas acho k é normal na gravidez, temos é de ter uma alimentação mais equilibrada e tomar o suplemento de ferro.
Agora só vou ter consulta lá pa 20 de agosto...

Sobre Sofia 21

Tomás 02/01/2010 O dia em k a minha vida ganhou sentido...

Silvia MM Silva -
Offline
Desde 22 Abr 2009

tou gravida de 18 semanas e às 11 semanas fiz o rastreio da diabetes pois a minha irmã é diabética e a médica achou que deveria fazer o rastreio mais cedo que o normal. o resultado apos 1h de 50g glicose foi 128. ela viu e nao disse que estava mal pelo que acho que esta normal.

Sempre ouvi dizer, ate pelo facto de ser uma doença conhecida cá em casa, que o normal é 60-120, mas acho que 140 nao é muito fora do normal, principalmente quando se tomou 50g de " açucar puro" quase.

Boa sorte a todas

Silvia

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Os valores de referencia são válidos tanto para a colheita em jejum, como após 1 hora. Eu em jejum tinha 58, e após 1 hora 149. Resultado, fui hoje fazer a prova das 3 horas para ter a confirmação, mas à partida estou a desenvolver diabetes, o que não me surpreende pois tenho muitos antecedentes na família Triste

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

nira -
Offline
Desde 08 Jan 2009

Eu já fiz as análises e os valores estavam alterados. Por isso, o médico mandou-me medir em casa com a máquina da farmácia, para ir controlando até fazer as análises das 3horas. Tenho feito essas picadelas em jejum, 1h após as refeições e 2h após as refeições. A minha dúvida é entre que valores é que eu deveria estar? Sei que há um valor máximo para cada uma das situações e que se ultrapassarmos é sinal de diabetes, mas também há um valor mínimo? E se estivermos abaixo desse valor minimo?

catycat -
Offline
Desde 11 Ago 2008

Se os valores estiverem mt baixos, estás hipoglicemica, provavelmente sentes-te com tonturas e podes até acabar por desmaiar, mas ai é mais fácil de recuperar é só comer alguma coisa.

Sobre catycat

10/10/2009 nasceu a minha Princesa Sorriso
02/08/2012 nasceu o meu Principe Sorriso
07/04/2016 nasceu o meu Principe Sorriso

Silvia MM Silva -
Offline
Desde 22 Abr 2009

Que valor tinhas quando o medico detectou nas analises?

Agora estou a ficar preocupada.

Acham que o valor que eu tinha às 11 semanas (128) é elevado? Nervoso

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Linda,
O valor não é muito alto, mas pelo sim pelo não devia-se fazer a prova das 3 horas para tirar as dúvidas... O médico não te mandou fazê-la?
Beijinho

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

Silvia MM Silva -
Offline
Desde 22 Abr 2009

Até agora nao, mas tenho consulta no dia 10/08/2009, pode ser que ela mande fazer nessa altura. Pelo sim pelo nao, vou começar a fazer a picadela em casa uma vez que a minha irmã tem a maquina de controlo diario.

Não tenho feito asneiras a nivel de doces e açucares mas nunca se sabe...

camomila -
Offline
Desde 19 Jun 2007

Olá nira,

eu também tive diabetes gestacionais e fazia as medições com máquina para controlar os valores. Os valores de referência para medição com a máquina que a nutricionista me deu na altura eram:

de manhã ao acordar e antes das refeições: valor sempre abaixo de 100
medir 1h e 30m após as refeições: valor abaixo de 150

espero que ajude! Beijocas e tudo de bom Sorriso

nira -
Offline
Desde 08 Jan 2009

Olá camomila,

Correu tudo bem com a tua estrelinha? As diabetes não prejudicaram o parto? é que começo mesmo a ficar assustada!

Tenho outra dúvida, não há então nenhum valor mínimo abaixo do qual não se pode ter, depois das refeições? ou seja, se eu almoçar e medir passada 1h30 e tiver 85, está tudo bem?

camomila -
Offline
Desde 19 Jun 2007

Correu tudo bem com a minha princesa, nasceu às 39 semanas, com uma saúde de ferro, 49cm e 3,270kg Sorriso Foi de cesariana mas não por causa dos diabetes, mas sim porque tinha um enorme mioma junto ao colo do útero.
Tive consultas com nutricionista que estabeleceu um plano alimentar para mim. Não te preocupes que não é nada de mais. Já li que compraste os iogurtes da mimosa de baixo ig e fizeste muito bem pois a maior parte dos iogurtes enganam e tens de comprar mesmo os que dizem 0 açucar, ou seja, que nao tem açúcar nem frutose nem sacarose nos ingredientes. Eram os que eu comia também e são muito bons. Eu antes da consulta também pensava que tinha de comer a sopa antes e a fruta depois, mas a nutricionista disse-me que não precisava e fazia tudo na mesma refeição. Claro que não comia sempre a fruta na refeição pois tinha 3 peças por dia e ia alternando o horário em que as comia. Podes comer de todas as frutas, só que umas têm mais açúcar que outras. Uma coisa que podes comer à vontade e que geralmente toda a gente gosta são os morangos Sorriso
eu comia muitas vezes iogurte com pedacinhos de morangos para ser uma coisa diferente. Não esqueças de comer sempre uma bolacha de água e sal com a fruta. Quanto ao leite, não tem de ser magro, pode ser meio-gordo, não faz diferença e o leite é bem necessário. No meu caso eram 750ml por dia que bebia. São 3 chavenas almoçadeiras, sendo que podes substituir 1 chávena por 2 iogurtes sólidos ou 1 iogurte líquido.
Cada caso é um caso e o endocrinologista ou nutricionista irá elaborar um plano à tua medida. Por exemplo, no meu caso como estava já com gravidez de alto risco e de repouso absoluto, já tinha engordado quase 20kg, fiquei com um plano de 1000 calorias por dia, porque não gastava quase nada.
No teu caso por exemplo que podes fazer umas caminhadas, é bom porque ajuda muito!
Quanto aos valores de 85, não tem qualquer problema, é um excelente valor e portanto podes comer mais um bocadinho porque o teu bebé também precisa de se alimentar!
Eu de vez em quando comia um corneto, sabia-me super bem e nunca me alterou os valores! À medida que vais medindo vais controlando e percebendo aquilo que podes aumentar e o que não podes mesmo comer.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, estou à disposição!

camomila -
Offline
Desde 19 Jun 2007

os doces tornam-se basicamente proibidos, mas posso-te dizer que comi uma ou duas vezes leite creme e um pastel de nata e nunca mexeu com os valores também.Depois a nutric disse-me que tinham pouco açúcar. Depois que comecei o plano já não engordei mais que o normal. Ao início foi difícil, principalmente por deixar os cereais e as bolachas (só fiquei com bolacha maria e bolacha de água e sal), mas depois crias variações nas comidas e tudo vai melhorando!
beijocas Sorriso