Útero unicórnio | De Mãe para Mãe

Útero unicórnio

Responda
14 mensagens
LinaL -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Boa noite

Apesar de já ser leitora assídua deste forúm nunca achei que adiantava alguma coisa em vir colocar um post com a minha situação. Hoje, não sei porquê, mudei de ideias!

Após 18 meses de tentativas para engravidar e a ser acompanhada por um Ginocologista que entretanto me receitou Dufine (apesar de eu ter ciclos regulares e ovulatórios) consultei uma especialista.
Na histerossalpingografia foi diagnosticado útero unicórnio.
A médica recomendou que fizesse laparoscopia para confirmação e para verificar se poderei ter as duas trompas e os dois ovários ou apenas uma metade, como parece.
Disse-me, no entanto, que nestes 3 meses seguintes ao exame haveria maior probabilidade de engravidar por isso, se quisesse, podia esperar esse tempo até fazer a cirurgia.

O prognóstico é péssimo porque, apesar de nesta má formação uterina o risco de parto prematuro ser elevadíssimo, não há razão para não engravidar de modo espontâneo (uma vez que tenho ovulação certinha e consequentemente período fértil sempre muito regular).

Em Dezembro vou ouvir a opinião de um outro médico porque, com o tamanho minúsculo do meu útero pode mesmo não dar para um feto se desenvolver até a uma idade gestacional viável.

Este post serve também pq tenho a esperança de aqui encontrar alguém em situação semelhante que já tenha ouvido outras opiniões médicas, positivas ou negativas, mas a verdade é q a realidade tem que ser encarada e uma noticia assim abana o nosso mundo de um modo inexplicável.

Obrigada.

Jeiéli Laís A. -
Offline
Desde 14 Jul 2011

Olá! Eu ainda estou na faculdade, por isso vou te dizer umas coisas obvias que seu medico ignorou, depois me respondas o que achas.
O útero é composto por tecidos feitos para esticar o bastante para caber o bebé, a natureza possibilita em casos excepcionais que desenvolva-se até seis embriões, mais que isso já é raridade, mas vamos para o mais comum, que é o caso de gêmeos, dois bebés, o útero se estica o dobro do que esticaria com apenas um.
Já entendeste o que eu quero dizer, certo? Minha querida, acredito que devas trocar de médico até encontrar um que vá te apoiar e te orientar para que tenhas uma gravidez tranquila.
Não estou dizendo que o risco do bebé nascer prematuro seja mito, não é, inclusive na gravidez gemelar o risco também é maior, mas mesmo que não leve a gravidez até as 40 semanas, não é o terror todo que te fizeram crer, com o acompanhamento adequado, nada te impede.
Essa é minha humilde opinião, informe-se, troque de médico quantas vezes precisar e busque sua estrelinha.

Boa sorte, e volte aqui para nos contar as novidades.
Beijos

*Caio chegou!!! 08/02/2012

*Novos treinos em busca da segunda estrelinha, desde Janeiro de 2013

susana.pereira -
Offline
Desde 10 Maio 2011

LinaL,
a mim também me foi receitado o Dufine, que nunca cheguei a tomar, porque não me foi sequer proposto o controlo ecográfico nem eu tinha ciclos irregulares nem anovulatórios.
Foi o suficiente para mudar de médico. Consultei um especialista (se quiseres, dou-te o contacto), fiz a Histerossalpingografia (as trompas tinham obstrução)e engravidei espontaneamente passados 3 a 4 meses. Conheço casos como o teu que este mesmo médico resolveu de forma certeira e objectiva. Transmite-nos uma tal tranquilidade e confiança que, muitas vezes, faz toda a diferença!
Continuo a ser acompanhada por ele, agora na gravidez. Acho que não podia estar em melhores mãos. A empatia que sentires com um médico também é muito importante.
Força e muitas felicidades!

Andreia Frazao -
Offline
Desde 18 Nov 2011

Acredito que existam casos complicados que abalam a vida duma mulher, como este que aqui está descrito, ainda por cima com desejo de ser mãe, mas é em nome desse amor e desse desejo que te deves agarrar para levar a bom porto o que queres para ti mesma, olha para isto apenas como um óbstáculo acreditande sempre que tu consegues resolver tudo aquilo a que te propões.
Também posso dizer que nunca fui regular no período e que com 15 anos tive uma médica que me disse que era muito dificil eu engravidar, o facto é que no dia 26 de Dezembro de 2009 engravidei só descobri que estava grávida a 17 de Março, o Gabriel era para nascer a 19 de Setembro e no entanto quis nascer a 8 de Agosto - e agora vem a parte engraçada, para um bébé que nasce com 34 semanas veio com 47cm e 2530gr, a minha postura durante esses 7 meses foi fazer as coisas que me dão realmente prazer, ia a praia, meditava,fazia reiki, cantava, falava com ele, comia o que queria, divertia-me e quando havia stress à minha volta não alimentava isso se fosse preciso ainda gozava. Resumindo quando nos propomos a construir momentos felizes e anulamos a porcaria que está á nossa volta não alimentado-a, é quando fazemos mais por nós próprios e aí minha querida não tem por onde correr mal ( estamos num espaço de amor ). Sinceramente desejo e acredito na tua força e que vás para esse sitio lindo que tanto desejas. O meu coração torçe por isso, vai atrás, espero que estas palavras te ajudem.

ELSA75 -
Offline
Desde 09 Out 2011

Olá Lina, olha a minha situação não é como a tua e lamento não te poder ajudar nesse sentido, mas falo no sentido de nem sempre termos o médico certo, olha eu já engravidei expontaneamente após fazer uma histerosalpingografia, onde supostamente estaria tudo bem, trompas permiáveis apenas uma muito fininha mas fazia o seu trabalhinho, perdi o bébé ás 11 semanas de gestação, o meu médico disse-me é normal acontece com frequencia, (como pode ser normal ficarmos sem o nosso bébé), mas enfim, no ano seguinte submeti-me a uma inceminação através de injecção de gametas, também não correu bem, depois do meu médico achar normal perder um bébé sem se questionar porquê(este na Cuf Descobertas), troquei de médico mas agora na Clinica Parque dos Poetas, olha foi o melhor que fiz, ele submeteu-me a uma histeróscopia cirurgica, e descobriu um polipo, hora disse-me logo que o espantava ninguém o ter detectado após tantos exames, pois com este polino nunca teria uma gravidez evolutiva, já viste se eu soubesse isto antes talvez nunca tivesse perdido o meu bébé não tivesse gasto tanto dinheiro na inseminação e tinha-me poupado ao sofrimento pelo que já passei, ás vezes basta-nos o médico certo, ainda não engravidei mas tb ainda só passaram 5 meses após o exame agora é como se estivesse a tentar de novo, e com isto tudo já lá vão quase 5 anos e nada, mas tenho esperanças que o meu dia tb chegará, e o teu também minha lida, desculpa não ter ajudado no teu problema complicado, beijos e Boa Sorte!!! Sedutor

Sobre ELSA75

SE NÃO TENS VISTO O QUE ESPERAVAS, FAZ ACONTECER O QUE MAIS DESEJAS!!!

MAMÃS VISITEM O MEU CATINHO FAÇO COISAS LINDAS PARA OS VOSSOS BEBÉS
omeucantinho75.blogspot.pt

LinaL -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Obrigada a todas...

Talvez não tenha explicado tudo bem: o médico que me receitou o dufine também sem controlo ecográfico e que não me transmitia qualquer confiança, já era!
Esta médica que agora me está a seguir é do hospital dos Lusiadas e transmite-me muita confiança.
O que acontece é que até não me fez um quadro muito negro,dizendo até que uma gravidez poderá ir até 38semanas, mesmo com o útero assim,apesar de querer primeiro verificar tudo com a laparoscopia.
Só que, do que eu li numa pesquisa intensiva em artigos científicos e tudo isso, as probabilidades são mesmo muito baixas.

As minhas dúvidas/receios principais são os seguintes:
- se eu tenho ovulação e se é só um ovário,então é de certeza essa trompa que recebe o óvulo, então pq ainda não engravidei espontaneamente?
- a laparoscopia será assim tão necessária ou poderei passar logo para uma inseminação por injecção intrauterina como a médica disse q em princípio poderia fazer?
- não deverei primeiro ouvir a opinião de outros médicos que verifiquem se o tamanho do meu útero pode mesmo, em teoria, suportar uma gravidez? é que, pelas outras imagens do mesmo exame que já vi na net, o meu útero é muitíssimo mais pequeno, bastante menos que metade...

Enfim,é uma angústia que não estou a conseguir evitar e que me fez,pela primeira vez na vida, achar que nada mais é importante ao ponto de me preocupar realmente. Espero que isto vá aliviando com o tempo e que consiga dar um rumo a tudo isto.

Obrigada pelas vossas respostas

Beijinhos

ELSA75 -
Offline
Desde 09 Out 2011

Olá minha linda, então se tu tens essa possibilidade, exeprimenta uma segunda opinião, a tua médica nem precisa saber, talvez noutro hospital, hás vezes o que é para uns não é para outros... Sonhador acho mesmo que devias de tentar uma segunda opinião
Boa Sorte linda

Sobre ELSA75

SE NÃO TENS VISTO O QUE ESPERAVAS, FAZ ACONTECER O QUE MAIS DESEJAS!!!

MAMÃS VISITEM O MEU CATINHO FAÇO COISAS LINDAS PARA OS VOSSOS BEBÉS
omeucantinho75.blogspot.pt

vânia-22 -
Offline
Desde 02 Out 2011

ola boa noite susana olha reparei no teu post eu tambem tenho utero unicornio ja fiz iseminaçao e nao resolyou e por acaso tbm gostava de ir a tr edico mas keria ke fosse um medico de confiança e reparei ke disses ke esses teu medico e bom medico gostava de saber o contacto se fosse possivel? obrigado e peço desculpa

LinaL -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Olá Vânia.
Tens sido seguida onde? Eu estou com a Dra Ana Paula Maia ,no hospital dos Lusiadas. Entretanto o outro médico a que fui, que não é especialista em infertilidade,mas que é da minha confiança, prescreveu-me uma ressonância abdominal e pélvica. E ele foi muito realista: se se confirmar o útero unicórnio com as características que a médica refere no relatório, parece-lhe muito muito pouco provável alguma vez conseguir uma gravidez.

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Sinceramente acho que deves continuar a tentar engravidar e pronto. Sem grande stress.
O meu utero é septado e andei 2 anos a tentar a engravidar. Também diziam que caso conseguisse ia ser permaturo e não foi nada disso! foi mesmo quase até às 40 sem e por mim podia ter sido antes Sorriso
muitas vezes os médicos não sabem como o corpo irá reagir, e é como já disseram aqui, o utero aumenta tanto que tem espaço para tudo Sorriso aproveita o teu ciclo certo e treina nos dias ferteis! boa sorte!

LinaL -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Olá Ekia

Realmente tento "agarrar-me" a todos esses casos de sucesso como o teu, mas a verdade é que não sabemos se connosco vai ser assim e a incerteza consome-me todos os dias...

anapaula20 -
Offline
Desde 07 Ago 2013

É sempre bom ouvir uma segunda opinião!
Principalmente consultar um especialista em fertilidade humana. Um médico que tenha atendido um caso como o seu. Claro que cada caso é um caso. Mas estes médicos mais otimistas nos estimulam a não desistir diante do primeiro obstáculo.
Sobre o útero unicorno resolvi escrever um blog a respeito para partilhar um pouco do que tenho passado

http://meuuterounicorno.blogspot.com.br

30 anos
Utero unicorno

Alã Lise -
Offline
Desde 05 Fev 2014

Boa noite Sras. e Srtas. Pra vcs que descobriram que tem útero unicorno, as informações são muito escassas na internet, por ser uma questão rara entre as mulheres. Quando minha mulher recebeu esse diagnostico, foi um choque, como foi para vocês também receberam diagnóstico igual...O útero da minha esposa apresentava um volume de 35% apenas do volume normal. E os médicos foram taxativos, a gestação é quase impossível, os 9 meses jamais seriam atingidos.... Foi difícil ouvir isso.... Porém, Pra Deus não existe impossível .... e minha esposa ficou gravida e a gravidez foi normal, chegando até a 40 semana... Então fiquem trankilas, futuras mamães esse problema não vão impedir que tenham seus filhos, pois Deus é tão perfeito, que o útero, mesmo sendo unicorno tem uma capacidade tão grande de esticar que ele molda-se a o tamanho que for necessário, não canusando em momento nenhum sofrimento para o bebê.
A questão de ter o utero unicorno, vai requere um cuidado um pouco maior, mais nada de anormal, apenas um cuidado mais de perto do médico, também é mito essa conversa de que é difícil a gestação chegar aos 9 meses, a gestação pode chegar aos 9 meses tranquilamente!
Boa sorte a todas e quer duvida que tiverem e quiserem perguntar [email protected]

Patanisca84 -
Offline
Desde 16 Set 2017

Boa tarde, LinaL

O teu testemunho tocou-me. Espero que as minhas palavras te tragam algum alento. Há pouco mais de 3 anos tentei engravidar pela primeira vez. Correu tudo bem e às 40 semanas e 3 dias, enduzimos o parto porque o meu filhote estava preguiçoso e não queria sair
Sorriso

Estava tudo a correr bem, até que ao fim de um dia inteiro de trabalho de parto e contrações (felizmente já tinha levado a epidural), eu continuava a não fazer a dilatação e o ritmo cardíaco do meu filhote descia a pique durante as contrações. O médico disse-me que ele estava em sofrimento e que sugeria que avançássemos para cesariana, porque ele podia ter o cordão à volta do pescoço. Assim foi e quando o tiraram, o médico perguntou-me se eu sabia que tinha o útero unicórnio. Não fazia ideia. Fui sempre acompanhada durante a gravidez, e mesmo antes de estar grávida e nunca ninguém me soube dizer que tinha o útero assim. Ele estava em sofrimento por estar tão apertado. O médico ficou espantado por eu ter conseguido levar a gravidez até ao fim. Dois anos depois de ter nascido o Alexandre, tive o Francisco e, mais uma vez, correu tudo muitíssimo bem. O Kiko nasceu às 38 semanas e o médico ficou surpreendido mais uma vez.

Espero ter dado uma palavra de esperança a ti, ou a qualquer outra mulher que tenha o útero unicórnio. Esta condição não é forçosamente impeditiva de ter filhos perfeitinhos e saudáveis (obviamente que cada caso, é um caso)

Um grande beijinho

Raquel