Uso de balanças de bioimpedancia (massa gorda, massa magra, etc) durante a gravidez | De Mãe para Mãe

Uso de balanças de bioimpedancia (massa gorda, massa magra, etc) durante a gravidez

Responda
11 mensagens
UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

Olá a todas,

escrevo-vos este post com o coração nas maos. Estou gravida de 13 semanas e nas ultimas 3 semanas tenho usado uma balança que tenho lá em casa e que comprei há vários anos, com a finalidade simplesmente de me pesar. Contudo, é uma balança que utiliza a tecnica da bioimpedancia pra medir a massa gorda, massa magra, bem como o total de percentagem de agua no nosso corpo. Claro que o meu objetivo é simplesmente pesar-me mas a balança dá estes dados automaticamente.

Hoje um personal trainer do meu ginásio disse-me q a utilização dessas balanças está contra-indicada no caso de grávidas, na medida em que elas enviam uma corrente eletrica (baixa) pelo nosso corpo, para conseguirem determinar aqueles valores.

Mal ele me disse isto o meu coração disparou e ainda não conseguii ter sossego desde então. Já li várias coisas na internet, umas dizem que não se deve usar, outras dizem que sim, que se deve usar porque ajuda a acompanhar melhor a evolução da grávida, nomeadamente pra prevenir o diabetes gestacional, etc.

Por favor, alguém que tenha conhecimentos sobre isto e me possa esclarecer? Não queria opiniões de leigos, mas de alguém que de facto soubesse se as balanças são seguras ou não seguras durante a gravidez. Ou então alguém que já tenha passado pelas mesmas duvidas que eu e que já saiba a resposta a esta questão.

Estou tão preocupada com o meu bebé e com medo de lhe ter feito algum mal.
Eu já fiz a ecografia das 12 semanas e estava tudo bem, mas penso que se a balança tivesse interferido com o bebé tambem não seria visivel na ecografia essas consequencias.

Obrigada pela vossa ajuda.

Beijinhos

ATUALIZAÇÃO: A minha médica obstetra disse que não tinha qualquer problema usar a balança "desde q nao vivesse em cima dela" Sorriso Tranquilizou.me imenso!!!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Pelo que sei, sim, nao se deve usar.
No meu ginasio os PT's tambem disseram isso.

Mas tenha calma!
nao me parece que seja nada de grave!

Fale com a sua obstetra e ela lhe dira o que fazer.

Sonhoadois -
Offline
Desde 28 Ago 2017

EstrelinhaLinda, de acordo com a nutricionista que me segue, quando estive grávida esse tipo de balanças não pode ser utilizado durante a gravidez.Ou pelo menos, não pode ser utilizada toda a parte da bioimpedância.
Se a balança permitir apenas a pesagem, sem a realização das medições de bioimpedância, pode ser utilizada, desde que não se utilizem essas medições aquando a pesagem.

Beijinhos

Life in pink! Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Olá EstrelinhaLinda,
Realmente, o uso desse tipo de balanças não é recomendado durante a gravidez. Disto, não há dúvidas e deves parar. Agora, calma. Eu estive de dieta, acompanhada por uma nutricionista, durante boa parte do tempo em que tentava engravidar do meu filho mais novo, ela sabia que eu estava a tentar engravidar e pesava-me sempre. Ou seja, pesava-me nunca sabendo se, naquele mês, eu já estaria porventura grávida.
Depois de saber da gravidez, parou e explicou-me que era porque a balança emite uma pequena corrente elétrica que atravessa o corpo e pode ser prejudicial ao bebé (a minha mãe, que tem um pacemaker, também não pode usar essas balanças por motivos análogos). Mas não se trata de uma questão de radiação ou algo assim (se fosse, nunca me pesaria havendo o mínimo risco de gravidez).
Tanto quanto percebo, o risco (pequeno) que se corre é de que o coração pare e, consequentemente, de aborto. Não se trata de malformação ou algo do género, que pode levar mais tempo a detetar. Uma vez que estava tudo bem na eco das 12 semanas, deves presumir que não houve danos. De qualquer forma, podes também alertar a obstetra. Mas calma, que essas balanças estão por todo o lado e não se ouvem casos de consequências graves por causa disso nem alertas muito insistentes no caso de gravidez. Boa sorte

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu admito que não sabia e usei sempre a minha durante toda a gravidez. E pesava-me diariamente.

UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

ClaraMiguel: nao imagina como o meu coração aliviou ao ler o seu comentário!!! O seu bebé está bem? Nao tem qq problema? Espero que nao. Tem a certeza q era uma balança de bioimpedancia? Um beijinho

UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

KellyPT:

Muito obrigada pela sua resposta tão detalhada. Não vou mais usar a balança, disso também tenho a certeza absoluta! Nunca mais enquanto estiver grávida.

Já me fartei de ler coisas na internet durante esta manhã, nao encontrei nada que explicasse o motivo pelo qual nao devem ser usadas. Só encontrei referencias a dizer q nao devem ser usadas, mas sem indicação dos motivos. Por outro lado , encontrei alguns estudos que referem os beneficios da sua utilização:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11574127

drglaucius.com.br/bianagravidez/

http://iv.iiarjournals.org/content/27/6/851.full.pdf

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/10641950903116523?journalCode...

e há muitos mais...

enfim, de qq modo, vou parar de usar.

O meu maior medo foi que o tipo de problemas que eventualmente pudesse causar ao feto fossem de ordem neurológica ou cardíaca, pq penso que estes nao sao detetáveis na eco das 12 semanas (nem sei se , de todo, sao detectaveis antes do nascimento).

Obrigada pelo teu apoio.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

EstrelinhaLinda escreveu:
ClaraMiguel: nao imagina como o meu coração aliviou ao ler o seu comentário!!! O seu bebé está bem? Nao tem qq problema? Espero que nao. Tem a certeza q era uma balança de bioimpedancia? Um beijinho

Está óptima, sem qualquer problema desde que nasceu há 2 anos, às 40 semanas. Sorriso E sim, tenho a certeza que é uma balança de bioimpedância porque quando a comprei há alguns anos foi mesmo com o objectivo de comprar uma deste tipo. Claro que com isto não estou a dizer para continuar a pesar-se nela, principalmente se realmente é desaconselhado. Se eu soubesse, não o teria feito, obviamente. Sorriso Felizmente não houve problemas. Sorriso

SandraCarol -
Offline
Desde 21 Set 2017

Olá! De facto no meu ginásio também disseram que não devia usar, mas a verdade é que usei pelo menos 1 vez logo no início da gravidez. Devo dizer que tudo correu bem e que tenho agora uma filha linda e de boa saúde nos meus braços?

UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

ClaraMiguel: fico mesmo muito mais tranquila depois de ler o eu comentário. Obrigada! E desejo que a sua menina seja sempre muito saudável Sorriso

Um beijinho

Fiju -
Offline
Desde 11 Ago 2019

Boa noite,
E desculpem a pergunta ou tema novamente... Mas as dúvidas existem e depois quanto mais ler é pior.
Consegue dizer-me se a utilização das balanças teve algo que prejudique o bebê?
Utilizei na nutricionista pelo menos duas vezes, sem saber que estava grávida.
Será que prejudiquei o bebê?
Obrigada