unhas encravadas | De Mãe para Mãe

unhas encravadas

Responda
13 mensagens
crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Olá a todas, o meu bébé tem um mes e meio e tem as unhas dos dedos grandes dos pés encravadas, no centro de saude disseram p por fucidine pomada. O facto é q ele tem os dedinhos muito vermelhos e as unhas estão a ficar castanhas. será q alguém q tenha passado pelo mesmo pode dizer-me o q fez? Como sou inexperiente está a fazer-me confusão por apenas a pomada e esperar, gostava q conseguissem tranquilizar-me. Obrigada

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Olá.
No centro de saúde quem te disse?
O pediatra? As enfermeiras??
Unhas encravadas num bébé de 1 mês??
Custa-me a crer!
O fungo é possivel sim...
Será que me consegues mostrar uma foto?
O meu filho teve um problema com fungos nas unhas e eu tratei com Pevaril spray mas não erá assim tão bébé.
Apanhou numa sapataria ao experimentar sapatos!
Pois é! Uma porcaria!!! Nunca experimentem nada sem meias e de preferencia vossas, nunca das da loja, mesmo que seja sapato de verão! Não imaginam as porcarias que se apanham.
Não faço ideia se o fucidine resolverá alguma coisa com fungos nem tão pouco se será indicado a um recém-nascido!
Sou pedicure e já lidei com muitos casos felizmente sempre com sucesso mas realmente num bébé tão pequeno...
Se quiseres manda foto para o mail [email protected] para eu dar uma olhadela e tentar ajudar..
Beijinhos

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Bem, parece-me que o fucidine é usado sim em fungos.
Aviso-te desde já que os tratamentos deste tipo de fungos são morosos Triste

Na bula diz: " O LOMEXIN é um antimicótico de largo espectro, cujo princípio activo é o Fenticonazol, derivado imidazólico com actividade fungistática e fungicida sobre dermatófitos, leveduras patogénicas, fungos e bolores. É igualmente activo sobre bactérias Gram positivas resultando por isso eficaz nas micoses associadas a sobreinfecções bacterianas."

crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

As enfermeiras q viram os pezinhos dele é q disseram, efectivamente as unhas têm um formato esquisito e estão mesmo "enterradas" na carne, a pomada seria p o caso de criar pus, estava a tentar evitar ligar ao pediatra pois n quero ser chata e alarmista, mas o facto é q o menino já esta assim há alguns dias. Qd mostrei as unhas uma enfermeira fez um corte nas unhas (no centro e em forma de V) de forma a que com o crescimento as unhas compensassem essa falha e n crescessem nos lados. Não melhorou e disseram p n fazer nada. Ele agora está a dormir, assim q conseguir tirar uma foto envio Sorriso obrigada

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Sabes querida, médico/enfermeiros vs pedicures/calistas é o fim do mundo!!
Eles odeiam-nos!
Acham muito melhor arrancar uma unha encravada e com fungos a sangue frio do tratá-la convenientemente ou mandar por calicida num calo e arranjar graves problemas.
Só para teres uma ideia, receitaram calicida a um diabetico com muitos calos nos pés, os diabéticos teem de ter cuidados extra com tudo o que possa fazer sangue mas...
O senhor resolveu vir ter comigo para tratar os pés.
Cada x k me lembro...
Não estou a exagerar, o senhor tirou a meia e vieram bocados de carne atrás! Estava todo queimado e em decomposição por causa das queimaduras provocadas pelo calicida e por não conseguir regeneração da pele devido aos diabetes.
Credo, nem lhe toquei!! Mandei-o directo ao hospital!!!
Isto para dizer que muitos teem a mania que são mais porque estudaram mais isto ou aquilo! Dahhh
Continua a por o fucidine porque pelo que li da bula do medicamento é um anti-inflamatório por isso convém.
Cortar as unhas em v?????
Se há coisa que nunca se deve fazer é cortar os cantos das unhas dos pés pk isso dá origem a que venham a encravar!!!
Aliviar um pouco porque aquilo o está a incomodar e para que não enterre mais é uma coisa mas em v????
NUNCA!!!!
Não tens uma pedicure de confiança que possa dar um olhinho ao teu menino??

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Aqui deixo um texto que encontrei na net que acho que diz tudo Piscar o olho

Unha Encravada – Onicocriptose

O que é?

Quando a unha penetra na carne junto ao dedo estamos perante uma unha encravada.
A pele forma uma barreira, mas como a unha não pára de crescer e é mais dura, penetra na pele causando dor e inflamação. Nos casos mais severos pode originar infecção com pus e sangramento.
De uma forma geral é mais frequente afectarem o primeiro dedo, mas podem afectar os outros dedos também.

Qual é a causa?

O mau corte: corte excessivamente curto das unhas ou cortar os cantos é a principal causa de unha encravada.
Pessoas activas e desportistas são particularmente atreitas a sofrerem de unha encravada, porque transpiram mais (o que facilita o amolecimento e a quebra das unhas), também estão mais sujeitas a traumatismos e micro traumatismos capazes de lesarem as unhas.
Os jovens que mexem mais nas suas unhas têm mais probabilidade de adquirirem unha encravada, do que as pessoas mais velhas, que não conseguem alcançar os seus pés facilmente.
As pessoas mais velhas que têm unhas muito grossas ou afectadas por fungos, são mais sujeitas a terem unha encravada.
Sapatos e meias apertados podem também empurrar a carne dos dedos junto das unhas, levando a que encravem na pele.
Excesso de transpiração e não mudar o tipo de calçado, concentra mais humidade, o que torna as unhas mais moles e por isso partem mais ficando mais sujeitas a encravar.
Existem outros factores tais como a postura, a forma como anda, deformações do pé como o joanete, dedos em garra ou em martelo, pronação excessiva do pé (queda do pé para dentro), entre outros.

Pode ser grave!

Se deixarmos a unha encravada sem tratamento, a infecção pode alastrar a outras zonas do pé. Quanto mais rapidamente tratar a unha encravada menos a infecção se instala e menos dor tem com o tratamento.

O que posso fazer?

Em primeiro lugar deve aprender a cortar as unhas de forma correcta. Não deve usar corta unhas, nem tesouras, pois não têm formatos de corte apropriados para os dedos e podem cortar excessivamente a unha ou até cortar a carne.
O melhor é usar um alicate de pontas rectas.
Devemos cortar as unhas de forma recta sem cortar ou arredondar os cantos. Os cantos das unhas devem permanecer visíveis e passar por cima da carne.
As unhas devem ser cortadas depois do banho quando estão mais finas e suaves.
Uma boa higiene, como trocar de meias todos os dias, optar por meias de fibras naturais como o algodão, ajudam a manter a integridade das unhas.
No verão use o mais possível sapatos abertos e arejados ou sandálias.
Se é diabético não faça auto tratamentos, como desencravar as unhas a si próprio.

O que o podologista pode fazer por si?

Se a unha encravada não for grave o tratamento passa pela simples remoção da espícula, desinfecção e assepsia do local.
Se houver infecção (granuloma) poderá ser necessário a aplicação ou toma de um antibiótico e ou antininflamatório.

Pode não se tratar de uma verdadeira unha encravada, mas sim de helomas periungueais (calos que crescem junto da unha), se assim for o podologista procede à remoção dos calos e se a unha estiver grossa ou encurvada, poderá rebaixá-la e direccioná-la.

Quando a unha encravada se torna crónica e de difícil resolução com os tratamentos mencionados, o seu Podologista/Podiatra poderá recomendar que faça uma correcção cirúrgica da unha. Trata-se de um processo de reeducação ungueal definitivo que remove entre 8 a 10% da unha. Deixando-a normalizada, sem possibilidade de encravar.

O arrancamento total da unha pode provocar alterações na matriz ungueal que frequentemente provocam deformações ou ausência definitivas da lâmina ungueal.
Após o arrancamento de uma unha os tecidos dos bordos periungueais podem 'invadir' o espaço da lâmina ungueal, que quando nasce novamente encrava ainda mais facilmente.
O arrancamento ou ablação total da unha são totalmente desaconselhados, excepto em situações especiais como em casos de neoplasias, infecções fúngicas com descolamento da lâmina ungueal entre outras.
Joana Azevedo,
Podologista

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

E olha o que eu encontrei!
http://demaeparamae.pt/forum/recem-nascidos-com-unhas-encravadas
Aqui encontras meninas que passaram pelo mesmo.
Melhor ajuda?? Acho que não há! Piscar o olho
Ainda assim continuo disponivel Sorriso
Beijitos

crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Muito obrigada pelo texto, é muito elucidativo. Tal como disse, isto p mim é td novidade e tenho algum receio de estar sempre a fazer uma tempestade num copo de agua, mas já estou a ficar preocupada. Não conheço ninguém q possa dar uma vista de olhos nos dedinhos do Tomás Triste Tb agradecia se alguma mae tivesse passado pelo mesmo que desse o seu testemunho e alguma orientação.

crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Obrigada Sorriso assim já fico mais descansada, estou a fazer o q deve ser feito, por a pomadinha. Vou esperar mas vou dar uma apitadela ao pediatra uma vez que cada caso terá a sua gravidade e levará o seu tempo a melhorar, ele certamente irá explicar. Obrigada pela atenção e disponibilidade. Beijocas Piscar o olho

crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Hoje fui ao pediatra, mandou por betadine e a pomada fucidine 3 vezes ao dia, vamos ver como evolui. Obrigada pelo testemunho Sorriso

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

São coisas que levam o seu tempo mas vai ao lugar Piscar o olho
Depois vai dando noticias?
E olha já agora que disse ele do corte da unha?

crismalveiro -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Eu expliquei-lhe o q fizeram no centro de saude, o pediatra não se pronunciou acerca do corte, mas disse-me p n fazer nada a não ser por betadine e pomada fucidine. No dia 16 volto lá pq o Tomás tem a consulta dos dois meses, espero q já esteja td bem nessa altura. Sorriso Obrigada pela preocupação, irei dando noticias da evolução das "unhecas" do Tomás.

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Dá sim, que aqui as tias querem saber Espertalhão
Beijinhos e rápidas melhoras do Tomás Sonhador