Últimas semanas ou dias da gravidez - baixa/descanso ou trabalhar até ao fim? | De Mãe para Mãe

Últimas semanas ou dias da gravidez - baixa/descanso ou trabalhar até ao fim?

Responda
13 mensagens
aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Olá mamãs Sorriso estou curiosa sobre este tópico porque já ouvi de casos em que nas últimas semanas há quem prefira trabalhar até ao fim, e há quem prefira ir de baixa para descansar.

Qual é a vossa opinião e experiência? O que optaram fazer?

No meu caso estou de baixa pois já custa e as contrações não ajudam. E depois, não consigo imaginar arrebentar as águas durante o trabalho e ter que deixar tudo de um momento para outro! Prefiro algum descanso livre de stress e preparar para a chegada do bebé.

RiTiNh@ -
Offline
Desde 04 Ago 2011

Eu sou apologista a tirar-se uns dias/semanas antes do bebe nascer. Dá jeito para relaxar, organizar algumas coisinhas do bebe... Se tiver o 2º farei isso outra vez! Soube-me lindamente Sorriso

XanaeSantiago -
Offline
Desde 21 Fev 2017

Ola mamãs. Eu entrei de baixa esta semana. Estou de 26 semanas, mas o meu trabalho é um pouco exigente tanto fisicamente como psicologicamente. Andava muito ansiosa com o trabalho e nao estava a conseguir fazer as refeições desejáveis, havendo dias de fazer apenas três refeições. Comecei a ter muita dificuldade em sentir o meu bebé ao longo do dia e a noite depois do trabalho ficava sempre a espera de o sentir, para "assegurar" que ele estava "bem". Tive de por a mão na consciência e optar por pedir para vir para casa. Apesar de saber que ainda tenho longas semanas pela frente, sinto-me muito melhor e o meu bebé mexe-se varias vezes ao longo do dia, o que me deixa muito feliz. Vim para casa com baixa normal mas foi a pensar no meu bem estar e no do meu bebé.

L_ou_R2015 -
Offline
Desde 22 Nov 2014

Olá mamãs, na minha primeira gravidez, acabei por vir para casa com 30 semanas. Na altura custou-me, pq imaginava-me a trabalhar mais um pouco (mas nunca até ao último dia..) e sinceramente foi o melhor que me aconteceu. Repousei, alimentei-me super bem, relaxei, fiz as ultimas comprinhas (tudo online), fui às aulas de preparação para o parto e a partir das 37, quando o risco de parto prematura já n existia, comecei mesmo a dar umas caminhadas, foi mesmo um tempo de qualidade, só meu e do bebé. Acredito que o parto tenha sido tão bom, também por causa disso, estava mesmo tranquila..
Nesta gravidez, tenciono vir para casa, pelo menos um mês.. um mês e meio antes da DPP, pq o meu 1º bebé nasceu com 38 semanas, então já a apontar também para essa altura (apesar de saber que nada tem a ver).

Relaxe, descanse e aproveite que são mesmo os seus últimos dias de sossego Sorriso brincadeira.. Sorriso

Positivo: 24 Dezembro 2014
2º Positivo: 20 Novembro 2016

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Eu trabalhei até ao fim , não tinha queixas de maior além das normais da gravidez.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Marina4 escreveu:
Eu trabalhei até ao fim , não tinha queixas de maior além das normais da gravidez.

Quando começaram a surgir sinais de trabalho de parto estava no trabalho? Confesso que o meu receio seria arrebentar as águas no meio do trabalho!

Patita1981 -
Offline
Desde 09 Maio 2016

Olá,

Acho que vir para casa é importante, para prepararmos tudo com calma e para andarmos tranquilas. As últimas semanas conseguem ser fatigantes. Além disso, acho que pode ajudar a que os bebés também nasçam tranquilos.

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Mas podemos vir para casa antes da DPP e continuar a ganhar a 100%?
É à médica de família que pedimos a dispensa ou os RH tratam?

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Diana Lima escreveu:
Mas podemos vir para casa antes da DPP e continuar a ganhar a 100%?
É à médica de família que pedimos a dispensa ou os RH tratam?

Se for baixa de risco recebe a 100%. Para tal é neçessário relatório de obstetra a especificar que é gravidez de risco e a razão, e com esse relatório pode submeter o pedido de baixa de risco via Segurança Social Direta ou apresentar ao médico de família e ele submeter a baixa de risco diretamente à Segurança Social.

Se for baixa normal é também o médico de família que submete à Segurança Social, no entanto penso que para esse tipo não neçessita de reltório de obstetra.

Se o médico de família submeter a baixa, ele entregará uma folha que deverá ser enviada para a entidade patronal.

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Aries23, caso não seja gravidez de risco, devemos trabalhar até ao ultimo dia para ganhar a 100% então? nem uma semaninha? xD só me imagino a rebolar em pleno verão para ir trabalhar.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

aries23 escreveu:

Marina4 escreveu:Eu trabalhei até ao fim , não tinha queixas de maior além das normais da gravidez.

Quando começaram a surgir sinais de trabalho de parto estava no trabalho? Confesso que o meu receio seria arrebentar as águas no meio do trabalho!


Querida isso é mais nos filmes que outra coisa;) na realidade fui induzida e mesmo assim ela não vinha cá para fora.
De todas maneira eu sou contra pedir baixa sem razão médica. O médico é que decide se há necessidade de baixa não a grávida, ou assim devia ser.

Lili_pff -
Offline
Desde 20 Maio 2011

Ola!!!

Eu acho que devemos trabalhar o maximo que conseguirmos, se nos sentirmos bem e nao houver nenhum factor de risco.
Contudo (e sera o que vou fazer agora nesta 2a gravidez), vou parar as 37 semanas. Uso as minhas ferias para isso (DPP prevista para Junho), pois sei que nao precisarei delas ate ao fim do ano...
Isto da-me um bocadinho de paz de espirito, saber que tenho tempo de descansar, relaxar, ter tudo organizado patra a hora H...
No primeiro tive baixa de risco, fiquei em casa a partir talvez das 30 semanas.. mas foi diferente!
Tudo de bom!!

RaquelFC -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Eu trabalhei até ao fim praticamente. Tinha 38+5 quando comecei a sentir um desconforto a trabalhar. Com 38+6 fui ao hospital porque acordei com um pouco de sangue, perdi o liquido sem ter dado conta e já não saí. O meu bebé nasceu quando fiz as 39s induzido e como não houve dilatação fui para cesariana. Se estou arrependida de ter trabalhado até ao fim? Não, de todo. Acho que se tivesse ficado em casa tinha ficado super ansiosa, assim ao menos distraía-me e tive todo o tempo do mundo para preparar as coisinhas, as malas já estavam prontas desde o 7ºmês, e tive também muito tempo para dormir e descansar. Se te sentires capaz de trabalhar porque não? Se rebentarem as água no trabalho não vejo problema nisso, não há necessidade de ir a correr feitos loucos para o hospital, tudo a seu tempo sem stress!

Sobre RaquelFC

Início de treinos Abril 2012
Positivo 10/03/2013 DPP 13/11/2013 AE 04/04/2013
DUM 27/08/2013
DPP 02/05/2014 Nasceu a 27/04/2014
Início treinos 2º repolho Abril 2015
DPP 25/10/2017 Nasceu a 24/10/2017