tumor folicular confirma-se... desabafo | De Mãe para Mãe

tumor folicular confirma-se... desabafo

Responda
11 mensagens
mari.li -
Offline
Desde 05 Maio 2011

Não sei se estou a ser piegas, mas sinto que o meu mundo abanou e de que maneira quando ontem recebi por carta o diagnóstico da minha segunda biopsia...tumor folicular que pode ser adenoma ou carcinoma, a confirmar com histopatologia... Ou seja pelos vistos vou mesmo ter que ser operada no 2º T e retirar a minha tiroide para ver se o tumor é maligno ou n...
Agora estou cheia de dúvidas...será que posso esperar pelo pos parto??? não me parece que seja benéfico para o bebé tirar a tiroide... a gravidez pode se tornar de risco??? Eu corro risco de vida ou n?? enfim...Ainda por cima ando farta de discussões em casa por causa de merdices que só me tem feito sofrer (problemas conjugais)... parece que estou a ser colocada a prova. O pior é que me estou a sentir sem forças, sozinha e muito triste...

Alguem me sabe dizer se é perigoso tomar hormona da tiroide durante a gravidez, visto que ainda não vão saber qual a dose certa para mim??? é sabido que os medicos demoram a acertar na dose...

obrigada

Sobre mari.li

Mar.lia

Mãe de dois -
Offline
Desde 28 Out 2009

Mari,lamento mto este dignostico,mas tb sei que a tiroide é dos "cancer" menos problematico e que segundo o meu medico nem precisamos da tiroide p nada.

Sei de pessoas que tiraram e estao impecáveis.
No teu caso concreto de bebé acho que devem esperar pelo nascimento e dpois entao cirurgia(mas isto sou eu a dizer).

Qto aos problemas em casa tem calma tudo se arranja,sabes que na gravidez estamos mto sensiveis e tu cm estas noticias pior.

tudo de bom ,mta força.
bjx

A maior aventura da minha vida :SER MÂE DE DOIS

Sissip -
Offline
Desde 27 Dez 2010

Eu não te sei responder às questões. Mas desejo-te a maior força e as melhoras, vai correr tudo bem.
Beijinhos

Sobre Sissip

"Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções."

Venusiana -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Quando tive o meu primeiro filho fiquei com hipertiroidismo pós-parto, passados dois anos engravidei de novo da minha filhota, na altura os meus níveis da tiróide estavam ainda bastante descontrolados, pelo que a minha médica de família encaminhou-me para ser seguida no Hospital S. João.
Posso-te dizer que foi a apartir dessa altura que a tiróide começou a acalmar. Tomei sempre propycil durante toda a gravidez, sempre acompanhada por obstetra e endocrinologista, é claro!
A minha bébé nasceu saudável, linda e sem qualquer problema de tiróide.
Por isso aconselho-te a ter calma, fala com o teu médico/a que concerteza saberá dizer-te o que é melhor para ti.
Fica bem.

matimar -
Offline
Desde 02 Mar 2012

sinto muito pelas noticias
as tuas perguntas são tão especificas que na minha opiniao só mesmo um endocrinologista te poderá responder com exactidão
não está nada perdido tens que ter força para continuar em frente
em relação aos problemas conjugais realmente nós não estamos com tanta paciencia como era habitual, no entanto isso não é desculpa para tudo....o que eu digo ao meu quando surge alguma situação mais complicada é que agora é a vez dele me aturar porque no restante tempo quem o atura sou eu Tolinho
ao fim de algum tempo já passou tudo e estamos todos bem outra vez ..... e com voces provavelmente é igual
força as melhoras e bjs

rosa do rio -
Offline
Desde 15 Abr 2008

Ola
Eu tinha o mesmo diagnostico que tu!Desde Setembro ate Novembro, altura em fui operada, parecia que o mundo tinha desabado.Depois veio a boa noticia, o que retiraram foi analisado e não se confirmou o carcinoma! Foi um grande susto, mas que ja passou!
Tem calma, nao sofras por antecipação!
Um beijinho com muita força
Rosa

rosa rio

soniana -
Offline
Desde 12 Jun 2011

Eu fui operada a tiroide ha 3 anos, tiroidectomia total dado q tinha um nodulo e a citologia acusou celulas "anormais", q podiam desenvolver em algo mais tarde, entao a medica quis logo tirar. (a biopsia da operaçao revelou q n era maligno felizmente)
Apartir dai continuei a fazer analises regulares de 6 em 6 ou de 4 em 4 meses) para se ir acertqando os niveis hormonais.
Causado pela operação fiquei com defice de calcio (q no meu caso nunca foi colmatado, situação q acontece muito raramente segundo a cirurgiã), conclusao toca a passar a tomar o substituo hormonal para o resto da vida e o calcio parece q para lá caminha tb Confuso
qdo foi para engravidar tive receio, mas engravidei logo no primeiro mes e a gravidez tem corrido bem no q diz respeito a saude da bébé, faço é analises muitas vezes pois os niveis hormonais alteram-se em qq mulher durante a gravidez e quem n tem tiroide n é excepção, logo temos sempre q ajustar a medicaçao da tiroide e sou seguida por endocronologista e obestetra em cada consulta.
dcp o testamento era so para poder explicar para te acalamar um pco, n é bem o teu caso dado q parece q estas de bebe ag, n sei se te operam ag, tenho as minhas duvidas.. mas tem calma pq muita gente tem problemas de tiroide o q acontece frequentemente é q nem toda a gente faz exames, logo n sao detetados problemas
Tem calma, fala com o medico q te segue e respostas virao.
Pensa no teu bebe, alguma coisa dispoe Sorriso
Força Grande abraço

PatriciaMachado -
Offline
Desde 28 Dez 2011

Ola Mari
Tenho algum conhecimento desse tipo de tumor. Aconteceu com a minha filha, na altura com 12 anos. Dsp de 3 biopsias inconclusivas a endocrinologista queria que ela fosse para o IPO no Porto fazer tratamento. Recusei. Disse-lhe que "aquilo" nao estava lá, portanto era pra sair. E assim foi. A miuda foi operada e tiraram-lhe mais de metade da tiroide, o tumor era grande. Deixaram-lhe um bocado porque a tiroide faz falta, sim, mta falta, mas pode-se viver sem ela apenas dependentes de uma medicaçao para toda a vida. A tiroide é responsavel pela produçao de hormonas que fazem falta para todo o bom funcionamento do corpo. Nas mulheres mais ainda uma vez que necessitamos dela para o bom funcinamento do orgao reprodutor.
O tumor da minha filha era benigno, agora é vigiada todos os 6 meses com analises e anualmente com ecografia. No final do ano passado a hipofise deu sinais da falta da tiroide, começou a crescer, por trabalhar mais.
Ha a possibilidade de voltar a ganhar um tumor no que ficou da tiroide.
Os cancros de tiroide tem 98% de cura, sao bem trataveis, portanto,tem calma linda.
So é chato a operaçao, mas é simples. Tranquila.
Quanto ao facto de estares gravida, nao creio que te operem agora, isso implica anestesia geral e para o bebe nao seria bom.
Provavelmente teras de fazer medicaçao ate ao final da gravidez.
O endocrinologista disse-me que a minha filha ira precisar de medicaçao para engravidar e manter a gravidez, só isso.
Nao te aflijas querida.
Beijinho fica bem

A treinar desde Maio 2011

Madrinha/Afilhada da Jays e da pequena EVA Apaixonado *** Madrinha da Marta Ferreira Apaixonado
Madrinha da Tulipa Apaixonado
Madrinha da Isobral Apaixonado

mariana15 -
Offline
Desde 01 Mar 2012

Lamento o que estás a passar, não te sei responder a nada, mas estou aqui se precisares de alguma coisa.
Beijinhos grandes e muita força Grande abraço Grande abraço

marta vale -
Offline
Desde 20 Set 2011

MUITA FORÇA MARI CONVEM K KOMECES JA A FAZER COMPENSAÇAO HORMONAL PARA QUE TUDO CORRA BEM,CERTAMENTE QUE DEPOIS VAIS SER OPERADA MAS COMO AQUI JA FOI DITO E UMA CIRURGIA SIMPLES MAS LEMBRA TE VAIS TER DE TOMAR MEDICAÇAO SEMPRE.JA FOI OPERADA A 11 ANOS E AINDA HOJE FAÇO ANLISES REGULARES E ECO ANUAL.JA SOU MAE DE UMA MENINA DE 5 ANOS E TODA A GRAVIDEZ TOMEI O THIRAX.
ACALMA TE VAI TUDO CORRER BEM

A TENTAR NOVAMENTE A MINHA ESTRELA PERDIDA A 20 DE OUTUBRO

mari.li -
Offline
Desde 05 Maio 2011

Nada que eu já não soubesse...que se houvesse risco de malignidade a indicação seria a cirurgia...mas tinha aquela esperança que os nodulos fossem apenas hiperplásicos e benignos, visto que tenho um assim que foi logo desapistado na 1ª biopsia.
O que me chateia é que apesar de ter tido uma tireoidite pos parto (do 1º filho) e hipertiroidismo subclínico é que quando engravidei a função da tiroide normalizou de um dia para o outro e mantem-se normal, pelo que a endocrinologista nem sequer me receitou hormona tiroideia... nem seria necessário para já. Agora com este diagnóstico... não sei. tentei telefonar para a dra.mas n consegui falar com ela, logo vai ser um fim de semana daqueles... Na segunda feira felizmente já vou ter consulta com ela da parte da manhã e só rezo para que ela me diga que poderei esperar e operar daqui a 6 ou 7 meses... mas um dia de cada vez, se não vou dar em maluquinha Triste
Agradeço imenso pela força e informação que me deram...
Beijinhos

Sobre mari.li

Mar.lia