translucência nucal e osso nasal na ecografia | De Mãe para Mãe

translucência nucal e osso nasal na ecografia

Responda
14 mensagens
nublada -
Offline
Desde 01 Set 2010

Queria perguntar ao fórum:
alguém me sabe dizer, por experiência própria, se é possível medir a translucência nucal e verificar a existência do osso nasal do bebé depois de ultrapassadas as 13 semanas?
Agradeço eventuais respostas.

Sobre nublada

Afilhada da Mãe.Babada, Tiinita e Isobral.

CFS -
Offline
Desde 10 Jul 2010

Olá nublada sinceramente gostava de te puder ajudar...
Mas também não sei Rolar os olhos

Já tentas-te falar com teu médico?

Beijinhos

Sobre CFS

Dpp 14/02/2010
Muitooooo Felizzzzz

nublada -
Offline
Desde 01 Set 2010

Sim, já discuti ontem com o meu médico porque a ecografia estava marcada para a semana passada e, como ele entretanto foi de férias, adiaram-na para ontem e (disse-me ele ontem) já não foi possível medir nada porque já estou agora com 14 semanas e uns dias!!!
Por isso faço a pergunta, estou a avaliar ir a um privado, mas como já terei para a semana 15 semanas, não sei se valerá a pena...

Sobre nublada

Afilhada da Mãe.Babada, Tiinita e Isobral.

marisak -
Offline
Desde 15 Mar 2009

ola..
klaro k da..
kuando por exemplo o osso do nariz nao e detectado na eco das 12 mandam repetir umas semanas depois Sorriso

Sobre marisak

21.05.10 chegou o meu rei Rodrigo k tanto amo para dar cor as nossas vidas.. 22.05.2012 chegou o meu rei Lourenco e a partir desse momento a nossa felicidade completou-se <3
k tem a madrinha mais linda enigmaswomam
minhas madrinhas Espertalhão **solpedro** **enigmas** **mama_babadissima****annaritta**^^
minhas afilhada***rita.s ***solpedro*** e dianinha Sorriso

marisak -
Offline
Desde 15 Mar 2009

afinal acho k é mais complicado..
o ideal é entre as 11 e 14 semanas..k é kuando é mais visivel..depois como o fecto mais crecer mais dificil é de detectar mas nao é de tdo impossivel

Sobre marisak

21.05.10 chegou o meu rei Rodrigo k tanto amo para dar cor as nossas vidas.. 22.05.2012 chegou o meu rei Lourenco e a partir desse momento a nossa felicidade completou-se <3
k tem a madrinha mais linda enigmaswomam
minhas madrinhas Espertalhão **solpedro** **enigmas** **mama_babadissima****annaritta**^^
minhas afilhada***rita.s ***solpedro*** e dianinha Sorriso

MamaDeTiD -
Offline
Desde 26 Jul 2010

Á translucência da nuca só é possível medir até as 14 semanas de gestação, já o osso nasal pode ser avaliado depois disso...

Sobre MamaDeTiD

Mas há algum sentimento melhor do que o de ser mãe? Amo-te filha!!

sonia_caeiro -
Offline
Desde 30 Ago 2010

Olha falo por experiência própria, não sei como funciona se é com todos os médicos ou se dá para ver em todos os bébes, mas a minha bebe deu para ver ás 13 semanas e também foi medido agora. Sei porque estive a confirmar na Eco que fiz na Sexta passada dia 15. Porque não pedes á tua médica para repetires a Eco?
Bjokas

Recebi a melhor prenda de anos!!! A Mara nasceu no mesmo dia que eu 1-02-2011 :p:D:):*:>
Afilhada de catarinacatarin... M@drinha e Afilhada de titah'zinha-super simpática, e ainda afilhada da Doris_Casanova(minha maluca)
E ainda M@drinha e Afilhada da minha querida JONES e o seu querido rebendo MARIANA (que é uma simpática)-- Atenção e da linda cota Sorriso preferida PURIFICAÇÃO ahahaha e da MULHER MAIS LINDA DESTE FÓRUM - ANA PIMENTA (ADORO-TE)
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/72253

cristinapratas -
Offline
Desde 19 Mar 2010

Eu não te posso ajudar muito na tua pergunta pois após as 13 semanas não sei se é possivel mas em termos de translucência nucal penso que deixa grandes duvidas... posso é dar-te a conhecer a minha experiencia...
Eu tenho antecedentes de trissomia 21 na minha familia daí ter sido acompanhada em coimbra no inicio da gravidez por um especialista em aconselhamento pré-natal (penso k é assim k se diz)... Fiz alguns exames de sangue e mandaram-me fazer a eco das 12 semanas para poder verificar se havia algum indice da doença (ausencia dos ossos nasais e translucencia acima dos valores indicados)... Fiz a eco em Leiria o qual o nedico colocou no relatorio k a translucencia nucal tinha valor não mensuravel. No dia seguinte fui ao tal medico mostrar e ficaram incredulos com o k o medico tinha escrito pois OBRIGATORIAMENTE tem de se ver qual a medida da translucenci nucal. Fizeram-me logo lá uma nova eco k demorou imenso tempo para terem a certeza do valor... Isto tudo para te dizer k me disseram em Coimbra k a minha sorte era ter ido a Coimbra logo no dia a seguir e estar ainda no tempo certo pois se tivesse passado mais uns dias ja não me podiam ver a translucencia nucal e teria de ter feito a amniocentese...
Conclusão tendo esta minha experiencia acho k para ser medida correctamente tem de ser feita as 12 semanas...
Espero ter ajudado
Um beijinho e felicidades
Cristina Pratas

"Só há uma criança linda no mundo, e cada mãe a possui."
Dia 16/08/2010 nasceu o grande amor da minha vida: Ruben
http://kukito2010.blogspot.com/

YUPII!!! Finalmente eu e Ruben ja temos madrinha Sorriso kaitta mãe da Gabriela que nasceu no mesmo dia que o Ruben 16/08 e de quem tambem sou madrinha no forum Sorriso Que coincidencia fantastica!!!

loureiromarta -
Offline
Desde 08 Ago 2009

olha, em termos de exame para rastreio de primeiro trimestre (ou rastreio integrado q tem análises a 2 tempos diferentes) já é um pc tarde. mas vais a tempo de fazer o rastreio do 2º trimestre. fala c o teu médico sobre isso.
concerteza td está bem linda. o meu médico qd fez a eco das 11 semanas disse q mandava td direito mas q ele já estava a ver q n havia lugar a preocupação nenhuma.

Marta

Nocas6 -
Offline
Desde 20 Nov 2009
I Love DMPM

Eu também só fiz o rastreio do 2º trimestre porque o médico deixou passar a data. Visto teres passado por algo semelhante, aconcelho-te a exigires o rastreio do 2º trimestre.

Sobre Nocas6

O meu Simão deixou de ser bebé para ser um Pirata, lol, um grande Pirata e a mana é uma menina muito crescida.

Luana chegou a 27-09-2002
Simão chegou a 23-07-2010
Gui Tomás chegou a 30-11-2012

Maria_2011 -
Offline
Desde 30 Jun 2010

Sim, até às 13 semanas e 5 dias. é o que dizem as clinicas de ecografia (translucência nucal). O osso do nariz vê-se em qualquer altura.

Depois dessa data, dizem que já não dá. Faz uma amniocentese ficas logo tranquila.

Beijinhos

Grávida. DPP: 5 de Novembro 2011
Afilhada de Belinha e JU_JU_JU e de Ana Luisa
Madrinha babada da MAARI da FLOR1975, TINY E MARAZUL
Madrinha recente da SANDRAPG E DA MARIA LOTE 1: Vou dar-vos muita sorte, vão ver !!!

SM1962010 -
Offline
Desde 12 Out 2010

Ola querida!

Sabes que a experiência própria nestas coisas pode ser enganadora para quem já está com muitas dúvidas. A translucência nasal e a presença dos ossoa nasais pode ser medida após as 14 semanas. É ideal, no entanto que seja medida entre as 11 e as 13 semanas, para poderem ser detectadas antecipadamente quaisquer possíveis anomalias com o embrião e também porque a partir das 14 semanas o embrião já tem um tamanho considerável e é possível que não se consiga obter uma imagem total do mesmo, dificultando a medição. Seria desastroso se esta medição não pudesse ser feita á posteriori, até porque há mulheres que não têm sintomas de gravidez e não apresentam sinais de alargamento do abdómen até ás 13 semanas.

Nestas questões mais técnicas, conversa sempre com o médico que te está a acompanhar, para não ficares com "macaquinhos no sótão" Piscar o olho

Beijinhos!

Sobre SM1962010

Rodrigo e Beatriz, o melhor do meu mundo! <3

nublada -
Offline
Desde 01 Set 2010

Obrigada a todas pelas respostas. Tal como penso que tinha mencionado, estou a ser seguida no SNS, mas pondero agora vir a ser acompanhada tb no privado, apesar disso implicar algum esforço da nossa parte.

Em todo o caso, conversar de novo com este médico, pedir a repetição da eco ou mais esclarecimentos relativamente a estas incertezas não me parece viável porque, para além do que já contei, foi bastante frio e insensível, sugerindo ainda que nós é que tínhamos sido irresponsáveis por deixar passar esta data das 13 semanas - coisa que aconteceu apenas pelo adiamento que o próprio hospital fez, em virtude do nosso médico ter ido de férias e depois para um congresso. Para além de desconhecermos a importância desta data das 13 semanas - senão teríamos reclamado antes - ainda por cima, estou aparentemente com mais tempo do que o inicialmente previsto na 1ª ecografia.

Assim sendo, gostaria só de perguntar, sobretudo à Nocas6, o que é exactamente o rastreio do 2º trimestre, para que o possa pedir e fazer, seja no público ou no privado - é apenas a ecografia de 2º trimestre ou devem ser sugeridos outros exames complementares? Penso que tenho já agendado tb uma colheita de sangue para o 2º trimestre, mas para além disto e da eco, não tenho conhecimento de mais nada...

Obrigada mais uma vez,

Sobre nublada

Afilhada da Mãe.Babada, Tiinita e Isobral.

vaniaDias -
Offline
Desde 11 Jun 2010

olas... Eu estou a ser seguida pela minha medica de familia (do meu primeiro filhote tambem fui). Todos os meses vou lá e sou pesada, faço medição da tensão arterial, medição da barriga, oscultaçao fetal, analise a urina (que detecta muitas coisas) e são feitas algumas perguntas. E em todos os trimestres faço analises e uma ecografia. Isto sem pagar nada. E caso aconteça algo temos ordens para ir ao hospital.
bjx
Espero que corra tudo bem

Sobre vaniaDias

Amo muito os meus filhotes!! É bom demais ser mãe Sorriso
Nos treinos para o terceiro Sorriso

www.facebook.com/artecomtintasepinceladas
www.facebook.com/Happykidshappy (Acessorios /Roupas novos para bebe e criança) Visitem