Toxoplasmose ... o dilema! | De Mãe para Mãe

Toxoplasmose ... o dilema!

Responda
21 mensagens
IkaNeves -
Offline
Desde 22 Out 2014

Ola gravidas lindas! eu ainda sou treinante! no entanto existe um dilema já nem é tanto! tenho 2 gatos e nao sou imune a toxoplasmose.. as pessoas fazem filmes horriveis! ja falei c a veterinaria e ela so me disse: " voçe nao come as feses dos gatos", obvio que é bom evitar mexer na caixinha deles e por o marido a limpar, se lavo as maos 20x p dias passo a lavar 40x por dia... existe tambem a hipotese de os meu miaus nao serem portadores, visto que sao de casa, nao comem carne crua e teem as vacinas em dia.. existe tambem uma analise que posso lhes fazer para confirmar se são ou nao portadores! No entanto o dilema preciste em manter-se na cabeça .... contem me a vossa experiência .. gravidas c gatinhos! bjos

Sobre IkaNeves

MNG@ika
Exames pré- natais - out/nov/ dez- 2014 - ok
Ácido Fólico e iodo _ novembro 2014
inicio de treinos _ abril 2015
POSITIVO 20/setembro/2015

D_Luz -
Offline
Desde 01 Jul 2011

eu não tenho gatos mas estás a fazer as coisas correctamente ! não vás em cantigas e por favor não prives os teus gatinhos do seu lar !

a maior percentagem das infeccoes por toxoplasmose vem dos legumes mal lavados e carnes mal passadas,não tanto dos gatos !!!!

no outro dia perguntaram á minha sogra o que é que iamos fazer com os cães ( tenho 2). e ela respondeu : - Nada!!!! pois, atão agora ia dar os cães porquê?

Sol_87 -
Offline
Desde 28 Dez 2011

A questão da veterinária diz tudo Sorriso
Durante a gravidez apenas devo ter mudado 1 vez a areia do gato e foi no fim porque sabia q tava em TP e tinha de deixar tudo preparado. O combinado com o meu marido foi ele mudar a areia durante a gravidez.
Correu tudo bem e hoje o meu filho e o meu filho felino são os melhores amigos Sorriso

Ah, o meu gato nem sequer era de "perigo" porque nunca sai à rua ou seja nunca comeu um ratinho ou um passarinho. Deves ter mais cuidado com a carne mal passada do que propriamente com o gato.

Sobre Sol_87

<3 <3

sscmartins -
Offline
Desde 06 Out 2011

Olá!
Eu estou grávida de 27 semanas e tenho um gatinho.
A única mudança que fiz em relação a ele, foi deixar de limpar a caixa e passou a ser o marido a fazê-lo. Faço festas na mesma, com o cuidado de lavar bem as mãos de seguida.
Tenho mais cuidado com a alimentação (saladas bem lavadas, carne bem passada, etc) do que com o coitado do gato. Sorriso
Tem os cuidados normais de higiene mas não entres em muito stress!
Bjs!

sandra_rui -
Offline
Desde 09 Jan 2013

Olá.

Há semelhança das mamãs eu tb não era imune à toxoplasmose e o único cuidado que tive foi ser o marido a mudar a areia e a escovar a gatinha. De resto td ok Sorriso Ainda para mais a minha gatinha nunca saía à rua. Preocupava-me bem mais os legumes e as carnes cruas Piscar o olho
Não te preocupes, não ligues ao que dizem e desfruta do animal Sorriso

8 Setembro 2013: Tudo fez sentido <3

Desde 13 Set 2012

Olá futura mamã!

Deixe lá os seus gatinhos em paz que eles não lhe vão transmitir nada a não ser o afeto a que você já está habituada. A veterinária deu-lhe a melhor resposta possível, daquelas do tipo curtas e grossas... Os seus gatinhos são de casa, são cuidados, comem como deve ser e pronto, nada mais há a dizer... quanto a si, logicamente que deverá evitar mexer na caixinha dos bichanos e até evitar de andar com os bichinhos ao colo, mas o seu risco maior está no que for comer e não nos seus gatinhos... nada de saladas na rua, legumes crus e queijos e leites não pasteurizados. É aí que está o perigo e não nos seus bichanos...

Deixe lá que os outros falem... olhe que se for dar ouvidos a tudo o que vai ouvir, seja agora, durante a gravidez e principalmente depois, não fará mais nada do que andar a trocar de estratégias porque sugestões e bitaites não lhe vão faltar! Cada um tem os seus! Mas siga a sua cabeça e o seu coração. Só assim conseguirá ser você mesma!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Em minha casa não tenho animais mas em casa dos meus pais aparecem sempre lá gatos e vão ficando. São gatos de rua, andam no quintal, apanham ratos, mas de vez em quando vêm pedir uns miminhos.
Também não sou imune à toxoplasmose e na altura que engravidei a médica disse-me para descontrair: "Se em toda a sua vida teve gatos assim e não apanhou toxoplasmose, a probabilidade de ter agora é quase nula."
Por isso, os únicos conselhos que me deu foi para ter em atenção a carne mal passada e os legumes/frutos que estão em contacto com a terra.
No teu caso, basta fazeres o que disseste e fica tranquila.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

CarolinaL -
Offline
Desde 01 Maio 2014

O unico cuidado que tinha era nao ir a areia. Tenho um filhote saudavel Sorriso

Sapinha1984 -
Offline
Desde 06 Ago 2010

Olha eu também sou treinante e não sou imune à taxoplasmose.

Toda a minha vida tive gatos e os últimos 8 anos vivem comigo dentro de casa... sempre fui eu que limpei a areia, os lavava, penteava TUDO!
E como podes ver, nunca apanhei a tal parasita e por isso não sou imune!

Agora, a tentar engravidar os cuidados que tenho são:
1 - O namorido passou a tratar da areia da minha gata, eu continuo a fazer o resto.
2 - Não como carnes mal passadas.
3 - Lavo bem as mãos após manusear carnes cruas.
4 - Não como legumes e vegetais crus (alface, tomate, pepino, cenoura, etc)
5 - Quando vou para o jardim vou com luvas.

E são só estes os cuidados que tenho. Não são difíceis de fazer...

SCMV -
Offline
Desde 28 Jul 2014

Olá

Eu estou quase, quase a ter o meu bebé, e em casa tenho 5 filhos adoptivos peludinhos... Tenho um deles, o Tomás, que mais parece uma vaquinha pelas cores e pelo desejo dele de andar no jardim a comer relva... Eu desde que engravidei apenas continuei a ter os cuidados que tinha antes de engravidar, que era usar luvas sempre que limpava a caixa da areia deles e lavar bem as mãos... E a toxoplasmose não se apanhava apenas pelos gatos, como já disseram em respostas anteriores...

Quando a minha médica do centro de saúde me questionou se tinha animais, e eu respondi que sim, que 5 gatos, a resposta dela foi : " TEM 5 GATOS?! Já pensou no que vai fazer aos gatos ? " E a minha resposta foi : " Já, vou continuar a tratar deles como sempre fiz, porque eles são membros da minha família... " E ela voltou a dizer : " E quando o bebé nascer? E se o bebé for alérgico? Tem de tirar os gatos de casa..." E eu voltei a responder : O bebé já conhece os gatos todos e ainda está na barriga, quando o bebé está quieto e eu quero que ele mexa, basta colocar um gato sobre a barriga, que o bebé começa logo a mexer... E assim que o bebé nascer, começa logo a criar imunidade contra a alergia caso a tenha... " E pode acreditar que a médica ficou palerma e deve ter achado que eu sou louca por continuar a ter os gatos, mas nunca me pensaria pela cabeça dar os meus gatos...

É incrível a interação que o meu bebé tem com os gatos e o cuidado que os gatos tem com a minha barriga que esta enorme, mas desde o inicio da gravidez , os gatos sentiram que deviam ter mais cuidado a saltar para o colo e agora adoram estar deitados sobre a barriga, são incríveis as fotos que tenho deles deitados sobre a barriga...
E apesar de eles poderem dormir comigo e com o meu marido na cama, com o avançar da gravidez, eles próprios optaram por dormirem nas caminhas deles no quarto, só um ou outro dorme na nossa cama...

Eu não conseguia imaginar a minha gravidez sem a presença dos meus "meninos", nem o meu marido!!!!!

Por isso , esteja descansada que vai correr tudo bem, e vai ver que realmente as pessoas fazem um filme acerca da toxoplasmose...

Bjinhos...

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Acho que as mamãs já disseram tudo! Eu tenho dois gatos e não sou imune à toxoplasmose. Quando estava grávida, simplesmente deixei de tratar da caixa. Tive também muitos cuidados com os vegetais crus e frutas; em casa 'amukinava-os', fora de casa, não os comia. Não vale a pena stressar. Ter gatos não fará mal nem à gravidez, nem ao bebé!
Que corra tudo bem!

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Acho que grande parte já aqui foi dito. Eu tenho uma gata e não me livrei dela. Costumo dar este exemplo para as pessoas compreenderem que nem sempre são os felinos os responsáveis por contaminação por toxoplasmose. A minha mãe, da minha gravidez, teve um problema com a toxoplasmose e ela não tinha gatos em casa, ou seja foi provocado pela comida. Mas ainda existe muita ignorância relativamente a animais. Ainda no outro dia a avó do meu marido diz-me que me tenho de livrar da gata pois esta pega não sei o que ao bebé. Eu fiquei estúpida a olhar para ela, questionei que raio de coisa era essa que se pegava mas a senhora viu a minha cara e disse que não iria aprofundar o assunto. Apenas lhe disse que eu não abandonava animais.

Eu sempre brinquei com a minha gatinha, fiz festinhas, apenas deixei de lhe dar beijinhos.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Não te preocupes. É muito mais provável apanharmos toxoplasmose através da alimentação do que com os gatos. Eu também tinha 2 gatos (agora tenho só um, a minha gatinha morreu recentemente de leucemia Triste ), nas mesmas circunstâncias que os teus. A única mudança foi ser o marido a tratar do caixote. O resto já sabes: lavar as mãos, evitar alimentos crus ou mal passados, e desinfectar bem as saladas e as frutas. Felicidades.

Sol_87 -
Offline
Desde 28 Dez 2011

SCMV , tou de boca aberta com o que essa ave rara te disse!!!! :o

Sobre Sol_87

<3 <3

SCMV -
Offline
Desde 28 Jul 2014

Sol_87

Mas foi verdade e eu até fiquei pasmada com a atitude da médica, então o meu marido, nem se fala... Eu estou imune à toxoplasmose, mas mesmo que não estivesse, eu e o meu marido nunca iriamos desistir dos nossos gatos, como eu disse : SÃO MEMBROS DA NOSSA FAMILIA!!!

Mas entretanto já tive mais consultas com essa médica, e ela não me voltou a tocar no assunto, deve ter visto que comigo ela podia dizer o que dissesse acerca dos gatos que apenas ia gastar o tempo dela e que eu nunca lhe daria ouvidos acerca desse assunto....

Apenas fiquei com pena da maneira dela pensar... e com a certeza que ela nunca deve ter tido o prazer de ter um gato, de ver o quanto relaxante pode ser quando acariciamos um gato, de quanto gratificante é ter um gato e de compreender esses seres magnificos que são....

Eu posso dizer que apenas não tenho mais ( já tive 7 gatos, a mais velha (( a minha "irmã" como costumo lhe chamar)) morreu com 19 anos, eu tenho 31 anos e foi uma companheira) porque agora com o bebé quase nascer ia ser complicado, mas quem sabe quando o meu bebé crescer um bocadinho , se a família peluda não irá aumentar??

Bjinhos...

babinha flor -
Offline
Desde 05 Set 2013

Eu também tenho um gato vive dentro de casa nao sai a rua para nada a minha filha adora o simplesmente nao mexo no caixote e ele realmente e muito limpo e querido tem as vacinas nao vejo problema nisso e também nao sou imune a tosxoplamose os animais também sao gente Gato

beijo barbara

IkaNeves -
Offline
Desde 22 Out 2014

MUITO OBRIGADA! pelas vossas mensagens! alivia um pouco o stress que estas coisas causam! as pessoas sao muito maldosas! ate ja me disseram.. " o gato jogasse aos olhos do bebe" ... eu nem tive resposta! sei perfeitamente que ate mesmo antes de engravidar se quero por exemplo que eles deixem de dormir no nosso quarto/cama, começar ja a fechar a porta durante a noite ... porque acho que os gatos poderam "nao gostar" do bebe se fizermos as coias derrepente, tipo quando o bebe entra em casa no 1º dia, privar das coisas k eles fazem diariamente! isso nao.. porque axo que pode provocar ciume ou algo mais, mas se fizermos as coisas gradualmente sem stress, corre tudo bem! obrigada

Sobre IkaNeves

MNG@ika
Exames pré- natais - out/nov/ dez- 2014 - ok
Ácido Fólico e iodo _ novembro 2014
inicio de treinos _ abril 2015
POSITIVO 20/setembro/2015

arego -
Offline
Desde 28 Jan 2013

A minha gata dorme sempre comigo (aliás, acordo sempre com um torcicolo porque acha que tem mais direito à minha almofada do que eu.........!!) e confesso que ainda não pensei muito bem como vou fazer quando o bebé nascer......!!
Para já tenho os cuidados que acho normais com a lavagem dos legumes e frutas e com as carnes. E é raro ter de fazer alguma coisa na areia da gata... o marido tem tratado.

Sobre arego

Arego

Positivo: 4.04.2013 - AR 03.05.2013 Triste
Positivo: 25.09.2013.- AR 24.10.2013 Triste
Positivo: 07.10.2014 - SERÁ QUE À TERCEIRA É DE VEZ?!

juanita7 -
Offline
Desde 21 Jun 2013

ola kerida olha isso não é um bicho de 7 cabeças. Eu nao tenho gatos pk o marido nao gosta mas se tivesse ficava td igual. Olha da minha primeira gravidez era imune, foi ha pouco mais de 2 anos. Esta gravidez nao sou imune... fiquei What?! O que mudou em dois anos?
E pra te dizer a verdade até gosto de tudo bem passado, nao gosto de verduras mas adoro fiambre e nao deixei de o comer, embora menos.
Não precisas de estar com esse dilema, isso é o menos basta ter alguns cuidados, vai correr td bem

Sobre juanita7

Mãe de uma princesa linda de dois aninhos e de um princípe recém-nascido <3 AMO OS MEUS BEBÉS

Lena... -
Offline
Desde 21 Out 2011

Olá a todas!!!

Sou a Lena, comecei os treinos este ciclo e também não sou imune à toxoplasmose..

Já pesquisei algumas coisas na net, mas gostaria de ter um feedback de mamãs ou futuras mamãs que estejam na mesma situação..

Relativamente a gatos, apenas existe uma gatinha na casa dos meus sogros e como não sou eu que trato dela não tenho qualquer problema em dar-lhe miminhos (ela adora estar deitada no meu colo).. Sorriso

O meu dilema prende-se na comida.. O que posso ou não comer, que cuidados devo ter, etc..
Já sei que por exemplo os legumes e vegetais têm que ser muito bem lavados, mas se foram cozinhados (cozidos, salteados) também não existe problema certo? A alface, tomate, desde que bem lavada também posso comer?
Carne mal passada também já sei que não..
Com que mais alimentos devo ter cuidado?

Beijinhos para todas e obrigada

deia89 -
Offline
Desde 02 Jun 2014

olá IkaNeves. Eu tb sou treinante e tb tenho uma miau, por acaso sou imune a toxoplasmose, mas acho que nao te deves preocupar com isso, é como diz a veterinaria nos nao comemos as fezes dos bichos, acho bem pior as carnes tipo fiambres e assim do que propriamente as fezes dos animais. E depois pões o maridão uns tempos a limpar os cocos e vais ver k nao ha stress. Faz bem as crianças terem contato com animais desde cedo. É so a minha opinião Sorriso bons treinos e relaxa Piscar o olho