Toxoplasmose | De Mãe para Mãe

Toxoplasmose

Responda
4 mensagens
Lua_Ribeiro -
Offline
Desde 28 Maio 2016

Olá, meninas. Hoje a noite meu marido pegou uma gatinha na rua e trouxe pra casa para cuidarmos e acharmos alguém que queira adota-la, já que infelizmente não podemos ficar com ela. Demos banho e nesse processo ela me deu uma leve arranhada, quase imperceptível. Lavei com água e sabão e passei álcool. Li sobre a toxoplasmose e vi que arranhões não transmitem a doença, porém ainda estou um pouco temerosa em chegar perto dela. Afinal, quais são os riscos e chances de contrair a doença?

LilacMum -
Offline
Desde 22 Jul 2012

Olá!
Mas a sua preocupação é por estar grávida? O maior cuidado a ter tem que ver com o manuseamento das necessidades deles. Deve evitar mexer na caixinha de areia. De qualquer forma como é um gato de rua não sabe sequer se tem vacinas e é preciso ter cuidado, aconselhava a ir ao veterinário fazer um check-up no animal e enquanto não tiver a certeza não arriscar muito o contacto. Adoramos animais mas tb temos de zelar pela saúde dos nossos bebés. Entretanto espero que consiga uma boa família para a gatinha, boa sorte

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Sim também iria com a gatinha ao veterinário para fazer o check up Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

sky77 -
Offline
Desde 31 Mar 2016

Sem dúvida, leve a gatinha ao veterinário que eles fazem análises e despistam tudo o que possa ser perigoso para ela ou para si Sorriso Mencione a gravidez, para eles fazerem a análise da toxoplasmose.
Não se transmite por arranhões, isso é verdade, é transmissível apenas pelo contacto com as fezes, portanto não se aproxime da caixa de areia e à partida não corre risco nenhum.
De qualquer forma, ir ao veterinário é fundamental. Se estiver na zona de Lisboa recomendo vivamente o Hospital do Gato (é em Algés). Tratam de tudo e ainda ajudam a encontrar um dono que a adopte Sorriso