Tocar nas mãos, dar bjinhos, etc... :S | De Mãe para Mãe

Tocar nas mãos, dar bjinhos, etc... :S

Responda
29 mensagens
t_a_n_i_a -
Offline
Desde 10 Dez 2008

Por mais que tente proteger a minha filha (3 meses) de tudo, as pessoas insistem em ser inconsequentes e passam a vida a mexer-lhe na mãos a dar bjinhos, fazer festinhas e etc... Como lhes devo dizer para nao o fazerem sem ser desagradavel?? ja passo a vida a dizer a familiares para irem lavar as maos antes de lhe pegarem. Mas o que queria é q as pessoas de fora respeitassem, pois não têm nada que lhe mexer nas mãos pois ela ta smp a levar as mãos à boca.
é o q mais me irrita, que lhe dêem bjinhos nas mãos, mas pq é q têm que o fazer??? que raiva...

1st -
Offline
Desde 14 Set 2009

Olá Tania!!
Olha é mesmo isso que eu tambem quero saber!!!Ando um bocado paranoica com isso dos toques e beijos...Tambem nao quero ser desagradavel e acabo por nao dizer nada!!! A minha menina tem 5 dias e eu nao quero que andem sempre a fazer isso, ate chego ao cumulo de andar sempre com o desinfectante para as maos e digo para o usarem...

Sobre 1st

30/10/2009
Nikki e JS, as minhas paixoes...

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Eu nunca tive esse problema com o João - as pessoas de família, mesmo as mais idosas, diziam que só quem pode dar beijinhos é a mãe, por causa dos micróbios, e também lhe tocam o mínimo possível.
Os amigos, porque também têm filhos pequenos, fazem-lhe um miminho e deixam-no sossegado.
Mas se fosse diferente, acho que lhes pedia para não mexerem muito no pequenino e não lhe darem beijinhos, por causa das doenças - então agora com a Gripe A, certamente que etodos entenderiam a tua preocupação, não? Se não disseres nada, algumas pessoas mais "distraídas" podem não perceber que não é do melhor interesse do bebé.
A verdade é que os bebés despertam toda a ernura que há em nós e nada mais natural do que manifestarmos o carinho que sentimos por eles... embora nem sempre o manifestemos conforme o desejo dos pais. Sorriso

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Eu nisso, tenho muita pena, mas não quero saber! Não deixo e pronto! A saúde do meu filho é mais importante do que o ser simpática e ninguém tem que levar a mal, o meu bebé só tem 9 dias e nasceu com pouco peso, por isso não quero correr riscos desnecessários.
Normalmente mando as pessoas desinfectarem as mãos antes de lhe tocar, mas ainda ontem chegou uma das minhas melhores amigas e como eu estava a dar de mamar ela entrou directa para o quarto. Assim que ela lhe tocou numa mão, mandei-a logo ir desinfectar as mãos e fui limpar as do meu filho também.
Beijinhos só eu é que dou, ou então digo para darem na parte de cima da cabeça...

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

marisa.m -
Offline
Desde 22 Mar 2009

A minha mãe costuma contar q na altura q nos teve (a mim e aos meus irmãos) q havia pessoas que colocavam nas babetes "não me toques" ou "não me beijes". Acho q se começar a ter esse tipo de problemas vou bordar umas a dizer o mesmo.
Primeiro a saúde do meu filho. Quem ficar ofendido... azar. Piscar o olho
Beijinhos

Sobre marisa.m

V.M. é o filho mais lindo do mundo! Adoro-te filho!
Positivo: 03/03/2013 AE: 13/04/2013
Positivo: 12/10/2016 AE: 19/11/2016
Positivo: 08/10/2017

sofla -
Offline
Desde 16 Abr 2009

Eu tb não gosto nada disso, mas tenho tido sorte pois não apanho pessoas que o façam frequentemente.Até ao pai eu digo sempre para lavar as mãos antes de lhe pegar, acho que se outra pessoa lhe desse beijinhos então, eu passava-me!! O meu pequenito tem 4 mesinhos...

t_a_n_i_a -
Offline
Desde 10 Dez 2008

Eu tb ja pensei seriamente em ter um babete, ou uma fralda a dizer para nao mexer, enfim... As pessoas nao têm noçao das coisas. A sério fico mm passada. Nao se lembram que os bebes põem as maos na boca, e que se têm as maos sujas o mais certo é arranjarem problemas. Axo q vou passar a ser desagradavel e paciencia.

t_a_n_i_a -
Offline
Desde 10 Dez 2008

Eu tb ja pensei seriamente em ter um babete, ou uma fralda a dizer para nao mexer, enfim... As pessoas nao têm noçao das coisas. A sério fico mm passada. Nao se lembram que os bebes põem as maos na boca, e que se têm as maos sujas o mais certo é arranjarem problemas. Axo q vou passar a ser desagradavel e paciencia.

t_a_n_i_a -
Offline
Desde 10 Dez 2008

Eu tb ja pensei seriamente em ter um babete, ou uma fralda a dizer para nao mexer, enfim... As pessoas nao têm noçao das coisas. A sério fico mm passada. Nao se lembram que os bebes põem as maos na boca, e que se têm as maos sujas o mais certo é arranjarem problemas. Axo q vou passar a ser desagradavel e paciencia.

Ditinha -
Offline
Desde 14 Jan 2008

Se me perguntarem se gosto ou se quero que deêm beijos nas mãos do meu filho, claro que não, mas não foi preciso dizer a ninguém para não o fazer (tirando o meu sobrinho que tem 5 anos e que estava a chuchar no dedo do bebé Gargalhadas e aí tive que explicar que não se mexe nas mãos do bebé... mas ele tem 5 anos, bolas...)... nada como dizer directamente ás pessoas (calculo que sejam sempre as mesmas que o façam e que não sejam muitas) para não o fazerem uma vez que o bebé está sempre a levar as mãos á boca... Concerteza que vão compreender e que não vão levar a mal... em ultimo caso e como já chegou o frio, podem sempre calçar umas luvas ao bebé Gargalhadas

Relativamente á questão de lavar as mãos, nunca pedi e acho que nunca pediria a ninguém para ir lavar as mãos antes de pegar no meu bebé... Aliás nem eu propria não passo a vida a lavar as mãos... Eu parto do pressuposto que as pessoas tomam banho, têm a roupa lavada e que lavam as mãos depois de ir á casa de banho etc... Se as pessoas acham que têm as mãos sujas vão lavar, não sou eu que as mando, aliás, acho isso de muito mau gosto e a unica pessoa que me pediu para lavar as mãos antes de pegar no bebé dela ficou com a criança no colo porque não fui lavar as mãos nem peguei... (também nem tinha pedido para pegar, simplesmente cheguei e disseram-me "vai lavar as mãos se queres pegar no bebé" e como eu não fui, acho que ela percebeu...).

Claro que as pessoas lavam as mãos e depois mexem nas maçanetas das portas, tocam em diversas supreficies etc, no entanto, as crianças andam vestidas e as pessoas nem sequer tocam com as mãos neles e sim nas roupas deles...

Essas coisas não me fazem confusão, eu gosto que gostem do meu filho, que lhe peguem, que lhe deêm mimo e atenção e até hoje ainda não tive nenhum problema...

Jitos Beijinho

FilipaMiranda -
Offline
Desde 20 Maio 2009

Acho que o melhores é dizeres antes sequer de se aproxiamrem para não fazerem isso, e para desinfectarem as mãos, se não quizerem não se chegam, é simples. Às vezes é preciso ser bruta, principalmente para proteger os bebés tão pequeninos, quem não gosta não gosta. Nesta altura de gripes o melhor é ter cuidados a mais que a menos, principalmente se eles não têm imunidade para isso.

caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

Percebo a Ditinha.. a ultima vez que me fizeram isso fiz questão de ir lavar as mãos, de mexer no gato e n pegar no bebé...
No entanto, também percebo a preocupação geral com todo o tipo de doenças...
Não tenho filhos, nem engravidei ainda.. no entanto também tenho uma grande preocupação que não sei como resolver quando vier o rebento... A minha sogra costumava dar beijos na boca aos filhos quando estes eram pequeninos, e recentemente quando tomou conta de uma criança fazia o mesmo... Eu NÃO QUERO de maneira nenhuma que ela faça isso com o meu filho/a... Nem eu como mãe o farei... muito menos ela que é fumadora e tem dentes estragados... Zangado

Cathy

yoko -
Offline
Desde 15 Maio 2009

Ola meninas

Espero que ninguem me leve a mal, nem ser crucificada com a minha opiniao.. mas cá vai..

Não concordo de todo com essa coisa de extrema protecção e higiéne, porque por mais que possam tentar evitar, voces mesmas estão cheias de germes, a nossa boca e mãos têm mais germes que outras partes donosso corpo como pés e genitais... Com essa posição de extra protecção, que eu compreendo.. e tb não sei ate que ponto me vou conseguir conter.. lol só fazemos com que os nossos filhos não tenham contacto com os outros.
Alem disso os vossos filhotes tb vão começar a tocar nas coisas ao seu redor e a auto-contaminarem-se. O que agora interpretam como protejer, de facto voces estão a reduzir as defesas dos pequenitos.
Por favor não façam como a "outra" que quando a chucha cai no chão a limpam na boca, lambendo a chupeta.. :&

HEHE Bem meninas nao me levem a mal... BEijos

Sobre yoko

* Rafael * 05 de Junho 2010 * 5,010kg * 55cm www.tudesdeoinicio.blogs.sapo.pt
www.miminhosdayoko.blogspot.com
Madrinha da cris e zé for ever Sorriso

caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

É verdade yoco... as crianças também precisam de ganhar defesas e anti-corpos... concordo que há coisas que devem ser evitadas, mas nem 8 nem 80, temos que ter cuidado de não cair no extremo.

Cathy

Katiesun -
Offline
Desde 12 Maio 2009

Eu concordo com os dois "lados da moeda" que aqui foram ditos.
Por um lado ñ vale a pena proteger demasiado, porque quando eles começarem a gatinhar e a pegar em tudo e pôr à boca, ñ vamos conseguir evitar. Mas por outro, temos de consciencializar os que estão à nossa volta para o mínimo possível!
Eu por exemplo, admito que tenho problemas com o facto do meu marido ir fumar um cigarro e logo a seguir, pegar no bebé; a minha mãe mexer na cadela dela e pegar no neto, de seguida; ou até mesmo a minha sogra andar na cozinha e pegar no neto.
São pessoas muito próximas e a todos digo pra irem lavar as mãos primeiro!

Sobre Katiesun

___________________________________
Mamã babada desde 22 de Agosto de 2009
Bebecas afilhado de morena38, crisAMAsanti e Patricia_A

http://madbrainforest.blogspot.com

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

Quero lá saber da opinião dos outros! Diabinho
Não! Digo, não mexa por favor! Zangado E MAIS NADA! Ás xs fazem má cara, outras chama-me antipática e mal educada e blá, blá, blá... E eu quero lá saber! Careta
Se um bébé chama a tenção de muita gente que se mete e pára para ver, que eu odeio!!! (acho que devo ter mesmo mau feitio :?) com as gémeas então... Tinham o desplante de chegar e destapar os ovinhos sem pedir autorização Que raivaaa!!! . Uma vez até dei uma palmada na mão de uma senhora Cair ao chão de tanto rir .O meu marido também não gosta nada que lhes mexam mas tem vergonha de dizer alguma coisa. Bem... Acho que agora tem mais vergonha quando eu falo! Gargalhadas
Temos pena!! lool
Felicidades!

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Hahahah... não querem ser desagradáveis?! Por favor, os filhos são nossos, nós é que sabemos como protege.los!

Não DEIXO ninguem beije as mãos da minha filha, e gente que não conheço ainda menos!!!

Aqui à tempos no supermercado uma senhora de idade chegou.se e disse posso dar um beijinho? E eu respondi..não, não pode!
O meu marido pergunta como tenho tanta lata!? Sorriso

O amor pelos filhos faz destas coisas....

Beijinhos*

Severina

sofia24 -
Offline
Desde 02 Jun 2009

bem...

A unica coisa que eu proibi quando ele era pequenino (bebe colo) foi mexer nos animais e pegarem nele... tenho uma gata e nao faço isso lavo primeiro as maos e depois pelo nele, e agora que ele ja mexe na gata tambem lava as maos ao fim de lhe fazer mimos...

como resto numca me preocupei muito pois a maioria das pessoas faziam festinhas nos pes...tocava apertavam e por ai fora...

acho que tem de existir um equilibrio, nem aquela coisa do nao mexer e nem o outro lado do descuido... cada pai encontar o seu equilibrio e faz as suas exigencias e as pessoas tem de os respeitar...

mas acredita que o bebe daqui por uns meses vai querer estar no chao para se arrastar gatinhar.
sem contar com os objectos microscopicos que eles apanham metem a boca, sem nunca sabermos o que eles acabaram de comer... faz parte do crescimento...

beijinhos...

Sobre sofia24

1 filhote - Duarte - 20/10/08 - Homem GRANDE ***
2 filhote - Dinis - 01/08/2010 - Anjo lindo...
*Madrinha - LiLino *** Ja chegou a Inês - 04/03/2010 Espertalhão
**Madrinha da menina linda da Priya **Barbara** Espertalhão

bijua -
Offline
Desde 24 Maio 2007

Entendo perfeitamente a tua preocupaçao ainda outro dia falabva nisso com a minha mae porque a minha DPP é para Dezembro.
Mas olha a do babete ate a minha avó o fez porque o meu tio teve uma doença que durante uns tempos tinha de se evitar essas manifestações.
Noa tenho medo de ser " rude" ou alias pensarem que o sou! as pessoas tem de respeitar e entender...quero lá saber primeiro a tua filhota ok? Eu por habito nao faço isso principalmente a bebes tao pequenitos...mas sabemos bem como é portanto nao te acanhhes ainda por cima com a gripe todo o cuidado é pouco.

um bjinho

Sobre bijua

DPP 22/12/2009 - Rúben o meu menino
O meu menino nasceu dia 19 Dez

sofla -
Offline
Desde 16 Abr 2009

Yoko quando tiveres o teu cá espero a tua opinião!
Não é super protecção, nem mania das limpezas...eu simplesmente não gosto que desconhecidos toquem no bébé. Posso dar um exemplo...no outro dia vinha a entrar a escada do meu prédio e estavam a senhoras da limpeza, vai uma delas e passou a mão na cabeça dele...eu pensei logo, "esta gaja não percebe que tem as mãos com detergentes e tá a tocar num bébé!"
é lógico que ele brinca no chão com os briquedos dele que apanham pó, e põe tudo na boca, mas é diferente entendes!?

marisa.m -
Offline
Desde 22 Mar 2009

Só quem está na pele é q sabe...
Aquela frase mete-te com a minha cria e eu viro leoa é mesmo verdade. Ainda não tive o meu bebé, mas já me sinto uma leoa, pronta a protege-lo, inclusive de familiares proximos.
É q é tudo bonito visto de fora, mas da parte de dentro... não é bem assim.
Passamos a gravidez toda q tentar-nos proteger para o bebé desenvolver-se com saúde e evitar medicamentos no nosso organismo. Vou ter o meu filho no inverno, só pela estação já é critica (espirros, tosse, enfim... imensas doenças) e agora aparece a dita gripe A com um medicamento q pouco foi testado (principalmente em recem-nascidos/bebés).
É claro q não podemos proteger de tudo, e tenho gosto q gostem do meu filho e que queiram pegar nele, mas q façam com as minhas regras, lavar as mãos, pegar nele embrulhado pelo menos numa fralda de pano e evitar os beijos (é um bebé com poucas defesas, não o vou contaminar com tudo num só dia para ter as imunidades q faltam).
Eu nunca beijei um bebé acabado de nascer ou com poucos meses de vida, pois ou estou com baton (cieiro), ponho creme na cara, uso perfume... coisas q podem provocar alergias.
Há uns tempos atrás estive com uma amiga q tem uma bebé de colo, e para ela não ficar a pensar q eu não queria pegar na pequenita disse-lhe: "Não pego na tua filha porq tenho as mãos sujas e com esta historia da gripe não quero contaminá-la com nada" (ah, estavamos num parque e eu ando sempre com toalhitas atrás de mim, mas mais vale prevenir do q remediar). A minha amiga não se sentiu ofendida, até acho q ficou descansada.
Estranhos a tocar ou beijar no meu filho... nem pensar. Não os conheço, por isso... azar.
Acho q já escrevi um testamento, sorry :\

Sobre marisa.m

V.M. é o filho mais lindo do mundo! Adoro-te filho!
Positivo: 03/03/2013 AE: 13/04/2013
Positivo: 12/10/2016 AE: 19/11/2016
Positivo: 08/10/2017

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

... deixem-me falar um pouco mais da minha experiência.
Como referi acima, os meus familiares e amigos são muito cuidadosos na forma como tocam no João. São poucos os que lhe pegam, mas assumo (porque os conheço) que mantém cuidados de higiene e nunca lhes peço para lavarem as mãos - eu própria e o pai não corremos a lavar as mãs sempre que lhe queremos pegar. Quando vou a algum sítio onde nos conhecem (café, supermercado) e os funcionários lhe fazem coceguinhas na barriga, fico toda derretida - mas também assumo que não gostaria que o lambuzassem.
Quanto a estranhos, podem olhar - mas até agora nenhum pediu mais do que isso. houve uma menina que se agarrou ao carrinho para espreitar melhor (teria uns 4 aninhos), mas não tossiu ou espirrou para cima do João e a avó disse-lhe logo para não incomodar o bebé.

Falta apenas falar de uma pessoa, no que toca a assegurar a manutenção da higiene do bebé - o próprio João! Não sei como são os vossos filhos ou as idades deles, mas eu recuso-me a andar com um frasco de álcool em gel a limpar as mãos do meu filho de 5 em 5 minutos, porque:
- Pega num brinquedo, leva-o à boca, deixa-o cair sobre a cama ou sobre o sofá, anda às apalpadelas até o encontrar e retoma o ciclo;
- Metade do tempo em que está acordado, mete as duas mãos na boca e depois esfrega-as, para ficarem mesmo "lavadas";
- Mete a roupa na boca e lambuza-a devidamente (e sim, mudo-lhe a roupa mais do que uma vez ao dia, além de que a lavo e passo a ferro);
- Agarra os meus cabelos (que lavo apenas dia-sim-dia-não) e, mais tarde ou mais cedo, leva as mãos à boca;
- Quando lhe pegamos ao colo, começa a mamar nos nossos ombros - a roupa fica empapada, o que com este tempo húmido não é muito agradável (também aqui devo salientar que vestimos roupa lavada todos os dias)
Portanto é claro que ele tem contacto constante com germes - e ainda bem. Se vivesse numa redoma, a primeira vez que saísse à rua morria com uma infecção banal.
* * *
Se calhar estamos a falar de familiares, amigos e bebés muito diferentes dos meus. Eu confesso que nunca teria coragem de olhar para a minha avó, que cuidou de mim com tanto carinho e ama tanto o seu bisneto, e dizer-lhe que tem que lavar as mãos antes de pegar no João. Ela pode ser velhota e ter problemas de saúde próprios da idade, mas não vive numa pocilga, Santo Deus!

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

Ditinha -
Offline
Desde 14 Jan 2008

Cada mamã sabe o que é melhor para o seu bebé e acho que é consensual que cada qual fará o que entender, sem receios de ofender ou magoar os outros uma vez que tem a certeza que está a fazer o melhor para o seu filho, no entanto, e mais uma vez, a minha opinião pessoal é que me parece descabido e desnecessário pedir/mandar as pessoas lavarem as mãos para pegarem nos bebés, por todos os motivos que já foram explicados atrás por mim propria e pelas mamãs que defendem o mesmo...

É claro que não deixo estranhos pegarem no meu filho, nem sequer tocar-lhe... Mas parece-me a mim que a menina que colocou o tópico não se referia a pessoas estranhas e sim a pessoas próximas...

A mim não me ofendem se me pedirem para lavar as mãos para pegar numa criança... Se calhar ofendo mais eu ao não lavar e não pegar... Mas tal como as pessoas que pedem para lavar as mãos não se devem importar se estão a ofender ou não, também eu não me importo...

Sou uma mãe babada porque o meu filho é muito amado, acarinhado, mimado... É um bebé de muito colinho felizmente Sorriso

E já lá dizia o ditado "QUEM MEU FILHO BEIJA, MINHA BOCA ADOÇA..."

Jitos Beijinho

Ditinha -
Offline
Desde 14 Jan 2008

Parece-me que em relação á tua sogra só tens mesmo uma solução...

Dizer explicita e directamente que não queres que ninguém dê beijos na boca do teu bebé Piscar o olho

Não te preocupes que quando chegar a altura vai conseguir dizê-lo sem qualquer problema ou constrangimento...

Jitos Beijinho

marisa.m -
Offline
Desde 22 Mar 2009

Acho q ninguém quer colocar os seus filhos numa bola de cristal, mas tb não queremos contaminá-los com tudo no mesmo dia.
Nesta altura do ano é normal tentarmos proteger os nossos filhos. Eu só este mês é q vou ter o meu filhote, não o quero logo doente e ter de me separar dele.
Eu falo q quero proteger o meu filho, não porq os meus familiares são "porcos", mas mais por causa da profissão q possuem. Tenho familiares q sao enfermeiros, professores, estudantes... ou seja, contactam com muitas pessoas. Tenho irmãos q moram noutro país e vêm de proposito para conhecer o meu filho (penso na quantidade de pessoas q cruzarão com os meus irmãos no aeroporto). É claro q não vou proibir ninguém de pegar no meu filho, de se aproximar, mas chamar a atenção para as mãos para não o encostarem á roupa q vem da rua, isso sim... vou falar, mas falo pq sei q as pessoas tb se esquecem, falarei e pedirei por precaução.
Acho q ninguém tem de ficar ofendido.
Sei muito bem q o meu filho não viverá num ambiente esterilizado. Mas estes cuidados tb foram falados pelas enfermeiras no curso de preparação para o parto.
Se isto é demais ou ofensivo... então não sei o q é ofender e demais seria não receber visitas.

Sobre marisa.m

V.M. é o filho mais lindo do mundo! Adoro-te filho!
Positivo: 03/03/2013 AE: 13/04/2013
Positivo: 12/10/2016 AE: 19/11/2016
Positivo: 08/10/2017

yoko -
Offline
Desde 15 Maio 2009

É obvio que tem que haver cuidados, se tiver as maos a pingar de lixivia nao vai fazer festas ao bebe (mas a senhora da limpeza se calhar tem as maos mais limpas que muita gente).. se o cao se roçar ou me lamber as maos eu vou lava-las, Nem eu falava de extremos, só vejo algumas dessas situações como exageros que nos cometemos porque nem nos lembramos que nos mesmas temos microbios e bacterias, e não ha coisa mais porca que a nossa boca e debaixo nas nossas unhas.. e vejo tantas maes a lamberem as chuchas dos filhos pq tocaram no sofá.. Eu como sou de mau feitio nao vou querer partilhar o meu bebe com ninguem, acho que nem quero que o vejam lol, mas ha coisas que acho exagerado nao encostar os bebes a roupa, lavar as maos a toda a hora, mas enfim é a minha opiniao.

Sobre yoko

* Rafael * 05 de Junho 2010 * 5,010kg * 55cm www.tudesdeoinicio.blogs.sapo.pt
www.miminhosdayoko.blogspot.com
Madrinha da cris e zé for ever Sorriso

kitita -
Offline
Desde 09 Nov 2009

Isso era um problema com que me debatia frequentemente quando a minha filha era bebé.
As pessoas da família e amigos foram alertados para não a beijar e para lavarem as mãos para lhe pegar. Também tinha sempre fraldas de pano para as pessoas colocarem entre a bebé e a sua própria roupa.
Infelizmente, estranhos e vizinhos gostavam muito de lhe tocar/beijar. Tenho um vizinho com quem estavamos constantemente a esbarrar. Logo que a via beijocava-lhe as mãos. Eu e o meu marido olhavamos um para o outro com um sorriso amarelo. Logo que ele virava costas, tiravamos logo toalhitas para a limpar.
Quando a levei a 1ª vez ao pediatra, ele disse logo: "A sua filha é como o menino Jesus. É só para ser adorada e não beijada. Não tenha problemas em dizer isso às pessoas. A filha é sua e você é quem tem de a proteger."
É verdade que nos sentimos mal em dizer isso às pessoas, mas é bem pior quando ficam doentes e nos sentimos impotentes para os ajudar.
O nosso dever é defender os nossos filhos, quanto ao resto... Temos pena!

Ana Filipa2 -
Offline
Desde 31 Maio 2017

Ando devastada com esta situação pois fico sem acção quando isto acontece, quando é da minha vontade é impedir que estranhos toquem no meu filho.O meu menino tem oito mese e é muito simpático e as pessoas ficam todas empolgadas para lhe tocar. Não sei o que se passa comigo pois fico petrificada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

O seu filho tem 8meses e não semanas... Excesso de proteção também é negativo! Limite os abusos, mas relaxe com as festinhas ou os beijos ocasionais.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?