TN Aumentada + Biopsia das Vilosidades Coriónicas | De Mãe para Mãe

TN Aumentada + Biopsia das Vilosidades Coriónicas

Responda
45 mensagens
Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Olá futuras mamãs!
Decidi fazer um post diferente. Sei que normalmente se escreve aqui no fórum porque temos dúvidas e esperamos sempre que alguém tenha respostas para nós. Hoje decidi não colocar uma dúvida mas sim o meu testemunho sobre o inicio atribulado da minha gravidez.
Tenho 27 anos e passei pelo pesadelo da TN aumentada.. Foi tudo muito assustador.
A TN deu-me 2.7 mm o que me deu uma probabilidade para Trissomia 21 de 1:102. No entanto, conjuntamente com os resultados das análises ao sangue (os valores também não estavam bons), no relatório final a probabilidade aumentou para 1:17 !
Já se falava na possibilidade de ter de interromper a gravidez, etc.. Imaginam o meu pânico! Apesar de todos os comentários menos otimistas mantive a esperança sempre! O nosso bebe sente quando estamos em baixo e não podemos passar essas energias para eles!
Inicialmente a GO falou no teste Harmony mas depois analisando melhor os valores, optámos por fazer a Biopsia das Vilosidades Coriónicas, que é um exame muito semelhante à amniocentese (faz-se às 12-14 semanas), com o mesmo risco de aborto espontâneo (1%) mas eu precisava ter a certeza! E o risco de aborto acontece quando não estamos de repouso absoluto durante 48h (só se pode ir ao wc) como nos é dito para fazer.
Fiz o exame numa 6ªf e na 2ªf seguinte recebi um telefonema do hospital. Felizmente não passou de um grande susto e o meu bebe tem os cromossomas todos certinhos  soube também que é um menino e estou muito feliz. Agora tenho tentado viver a gravidez com a máxima tranquilidade possível (sim, porque a preocupação está cá sempre!).
Isto tudo para dizer que pfv não soframos por antecipação! Estes rastreios são indicadores/probabilidades e não confirmações de nada! No fim tudo vai dar certo! Se por algum motivo não der, é porque não tinha de ser. Quantas de vocês já passou por isto? Muita força! Vai tudo correr bem Sorriso

Susana Urbano -
Offline
Desde 12 Fev 2016

Ainda bem que é uma história feliz. Parabéns pelo seu menino Sorriso

Vendo testes de gravidez e ovulação (0,30€). Qualquer questão por mensagem privada.

Desde 13 Set 2012

Olá!

Parabéns e obrigada pelo testemunho. É sempre bom lermos histórias de sucesso.

Eu felizmente não passei por nada disso, até porque recusei o rastreio bioquímico e optei desde início pela amniosentese. Fi-la às 16 semanas. Os resultados preliminares saíram em poucos dias e eu evitei a angústia dos testes de probabilidades que, como diz, não dão certeza de nada. A minha amniosentese correu lindamente, viu-se logo na eco o meu menino todo curioso e o repouso foi obviamente respeitado. Tudo como devia ser.

No entanto, é bom não esquecer que, infelizmente, há casos que não terminam como desejamos e nem adianta dizermos que tudo vai correr bem porque muitas vezes não corre.

Boa gravidez a partir daqui!

SMSantos

Desde 18 Jan 2017

Bom dia Catarina.
É com o coração mesmo muito apertado que escrevo hoje.
Fiz a eco das 12 semanas na passada 4ª feira, fui atendida por uma autêntica besta. Um médico absolutamente insensível, bruto... não tenho nomes suficientes para lhe chamar.

No total eram 4 profissionais de saúde dentro da sala, o obstetra e 4 estagiárias.

E eu fui a cobaia perfeita.

Fez a eco sem me dirigir uma única palavra. Foi bastante bruto, chegou inclusive a bater-me na barriga para o bebé se mexer. Fazendo sempre perguntas às estagiárias mas sem nunca em momento algum, me dizer uma palavra, mesmo vendo o meu nervosismo.

Terminou, eu perguntei se estava tudo bem, percebi claramente que não estava.
O que ouvi foi apenas "Pode limpar-se"...
Comecei imediatamente a chorar. Ignoraram-me completamente os quatro.
Quando me acalmei disse para me aproximar e disse que teriamos de fazer um exame porque o batimento cardíaco do bebé era lento e não conseguiu ver o osso nasal. Deu-me o resultado da ecografia e desejou-me as Felicidades.
Felicidades. Alguém acha isto normal?!! Fui tratada como um animal. Sem qualquer consideração, sem respeito. Nada.

Tive de aguardar pelo resultado do rastreio bioquímico.

Ossos nasais ausentes; Beta HCG livre muito alto; PAPP-A baixíssimo; Ducto venoso invertido;

E consideram que há um risco de Trissomias baixo. Como é que é possível?! Nem consideram a amniocintese. Apenas um ecocardiograma às 16 semanas.

Mas atenção, isto é o que diz o papel, porque a enfermeira parteira que falou comigo depois desta brutalidade atirou para o ar a possibilidade da interrupção da gravidez.

Hoje tenho consulta com a minha GO, para quem liguei imediatamente a chorar. Morro de medo que confirme o resultado. Preferia fazer a biopsia ou a amniocintese. Há dois dias que não durmo.

Como fizeste? Os médicos aconselharam a biopsia ou tiveste de pedir? Não sei o que fazer. Sinto-me miserável.
Não houve qualquer respeito, compaixão, nada.

Estou arrasada Triste

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Olá Patrícia,

Realmente há pessoas que não entendo porque seguem as áreas que seguem se não têm vocação para lidar com pessoas...

A forma como foste tratada devia ser reclamada mas, no entanto, vamos focalizar todas as energias para o teu bebe que sente se estás bem ou mal. Tal como escrevi no meu post, é impossível não nos sentirmos desamparadas e só com vontade de chorar. Mas a partir do momento em que vimos o positivo no testezinho que fazemos, deixamos de ser só nós e a prioridade passa a ser o nosso bebe!
Então, com base nisso, vamos passar-lhe confiança e fé de que não passa de um susto. Fala com o teu bebe e tenta descansar. Ele vai sentir tudo o que lhe passares.

Atenção que, infelizmente, sabemos que nem todas as histórias têm finais felizes. Devemos ter esperança mas também estarmos preparadas para o caso de a resposta não ser a desejada. É uma esperança q.b. para não nos iludirmos e sofrermos mais ainda.

No meu caso, quando fiz a ecografia e o médico me falou na TN aumentada e na probabilidade de ter alguma trissomia, liguei logo para a minha GO a chorar imenso e em pânico. Ela acalmou-me e foi ela própria que me disse para fazer a Biopsia das Vilosidades Coriónicas. Isto porque para fazer a Amniocentese teria de esperar mais umas semanas e eu não conseguia estar mais de um mês nesse sufoco. Hoje como vais ter consulta com a tua GO, expõe todas as tuas duvidas com ela e, de certeza que vão optar pela melhor solução.

Depois conta como foi! Vai-nos pondo a par da tua história.
E MUITA FORÇA! Torço para que tudo corra bem!

Beijinhos

Rute Amarante -
Offline
Desde 01 Jul 2016

Olá, eu estou a passar por algo parecido, a minha eco do primeiro trimestre correu lindamente e com o rastreio bioquímico o risco para trissomias era de 1:10000 , o problema veio no dia 6, ecografia do segundo trimestre lá vamos nós todos contentes, finalmente vamos saber o sexo do bebé, quando no fim da eco a médica me diz que está tudo bem com a princesa há exceção dos ossos nasais que estão mais pequenos que o normal e que isso é um forte marcador de trissomia 21, recalculado o risco baixou para 1:2078, propuseram logo amniocentese, coisa que na hora recusei, pois fiquei tão aflita que só queria sair de lá.
Recusei amniocentese e acabei por realizar o exame não invasivo tomorrow, nesta última segunda-feira.
Agora é ansiedade total até ter os resultados.
Depois são imensas duvidas, às 18 semanas tínhamos feito uma eco 4D e via—se tão bem o narizinho que até brincamos e dizemos que era o nariz do pai , às 20 semanas dizem—nos isto, ficamos sem chão

Desde 18 Jan 2017

Catrina3 obrigada pela tua resposta.

Como fizeste para fazer a biópsia?
Foi pelo SNS ou tiveste de fazer pelo privado?

Quanto aos teus resultados do rastreio, como estavam? alterados?
A TN do meu bebé está normal, o resto é que não Triste

Só por causa da TN estar normal, minimizaram o resto dos valores.. e isso assusta-me imenso !!!

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

@Rute, a tua probabilidade é tão pequenina que vai estar tudo bem! Significa que em 2078 bebes, 1 pode ter trissomia.. mas 2077 não têm! Então, o teu não há-de ter nada! Força! Beijinhos

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

@Patrícia, a biópsia foi pelo SNS sim. Fiz no hospital de Vila Franca de Xira (a custo zero) e foram impecáveis comigo.

No meu caso, tanto a TN como os resultados do rastreio bioquímico estavam alterados... Daí a minha probabilidade ter dado 1:17 ... Meninas os milagres existem! Há-de correr tudo bem.

Rute Amarante -
Offline
Desde 01 Jul 2016

Catarina3 escreveu:
@Rute, a tua probabilidade é tão pequenina que vai estar tudo bem! Significa que em 2078 bebes, 1 pode ter trissomia.. mas 2077 não têm! Então, o teu não há-de ter nada! Força! Beijinhos

Obrigada pela força, torço todos os dias para que a minha princesa esteja bem, mas esta espera dá comigo em doida... Até parei as compras até ter algo em concreto, mas a médica do hospital assustou—me tanto... mesmo depois de ter feito o tomorrow, ela deixou bem claro que se os resultados viessem alterados iria ter mesmo que fazer amniocentese. Parece que já está a dar uma sentença , sem haver certezas de nada.
Depois pesquisamos na internet e tanto vimos que o tamanho dos ossos nasais não interessa , que o que importa é se estão lá ou não, como vimos que o tamanho por si só não significa nada, como vimos que o tamanho é mesmo importante...
Só espero ter os resultados o mais rápido possível e acabar com esta angústia Triste

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Não há-de ser nada! Estes pequeninos é que ainda não nasceram e já gostam de nos dar dores de cabeça! Depois dá notícias! Beijinhos

Desde 18 Jan 2017

Catarina, obrigada pelas tuas respostas!

Chorei que me fartei na minha GO, contei-lhe tudo novamente.
Ela esteve seguramente 10 min a olhar para os exames, com muito cuidado...
Quando levantou a cabeça, disse-me que não entendia aquilo, explicou tudo, acalmou-me.

Ligou com um amigo dela, pelo sinal, um dos melhores obstetras e ecografistas da zona norte e pediu-lhe por favor para me refazer aquela ecografia.

Depois disse que não me podia garantir nada, mas que a probabilidade é de o bebé estar perfeitamente saudável.

Fizemos a ecografia, o osso nasal está lá, tudo visível, a translucencia nucal mais do que dentro dos parâmetros desejáveis, o batimento cardíaco acelerado, super irrequieto.. mãozinhas, pezinhos, coluna... tudo!
Chorei tanto, vi tudo que o outro médico disse que não estava lá, que não estava bom!

Resumidamente, vou repetir a ecografia do primeiro trimestre na próxima 6a feira com o Dr. Joaquim Saraiva, e vamos manter o ecocardiograma que o outro médico recomendou fazer..
Contudo a minha GO julga ter sido uma ecografia muito mal feita. Um péssimo trabalho do médico que me atendeu no hospital.

Estou a rezar para que tenha razão, e que esteja tudo bem!! Espero hoje pelo menos já conseguir dormir...
Vi o meu bebé aparentemente perfeitinho, a acenar, mãozinhas abertas...

O medo está lá sem dúvida, mas estou muito mais calma !!

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Patrícia, fazes bem repetir a ecografia. Vais ver que não passou de um susto. Em relação ao ecocardiograma fetal, também fiz e ao que parece agora é muito habitual pedirem esse exame. Vai estar tudo bem! Muitos beijinhos !

Desde 18 Jan 2017

Catarina3 escreveu:
Patrícia, fazes bem repetir a ecografia. Vais ver que não passou de um susto. Em relação ao ecocardiograma fetal, também fiz e ao que parece agora é muito habitual pedirem esse exame. Vai estar tudo bem! Muitos beijinhos !

Espero bem que sim !!
Obrigada!!
Um beijinho

Rute Amarante -
Offline
Desde 01 Jul 2016

E hoje o tão desejado resultado e está tudo bem, mas depois recebo uma mensagem da médica a dizer o exame veio bem, mas amanhã falamos... o que será que isto quer dizer?
Estará mesmo tudo bem ?

Desde 18 Jan 2017

Rute Amarante escreveu:
E hoje o tão desejado resultado e está tudo bem, mas depois recebo uma mensagem da médica a dizer o exame veio bem, mas amanhã falamos... o que será que isto quer dizer?
Estará mesmo tudo bem ?

Boa sorte !!
Depois passe por cá a deixar novidades...

um beijinho

nikity -
Offline
Desde 04 Jul 2012

Patrícia Oliveira Silva escreveu:
Bom dia Catarina.
É com o coração mesmo muito apertado que escrevo hoje.
Fiz a eco das 12 semanas na passada 4ª feira, fui atendida por uma autêntica besta. Um médico absolutamente insensível, bruto... não tenho nomes suficientes para lhe chamar.
No total eram 4 profissionais de saúde dentro da sala, o obstetra e 4 estagiárias.
E eu fui a cobaia perfeita.
Fez a eco sem me dirigir uma única palavra. Foi bastante bruto, chegou inclusive a bater-me na barriga para o bebé se mexer. Fazendo sempre perguntas às estagiárias mas sem nunca em momento algum, me dizer uma palavra, mesmo vendo o meu nervosismo.
Terminou, eu perguntei se estava tudo bem, percebi claramente que não estava.
O que ouvi foi apenas "Pode limpar-se"...
Comecei imediatamente a chorar. Ignoraram-me completamente os quatro.
Quando me acalmei disse para me aproximar e disse que teriamos de fazer um exame porque o batimento cardíaco do bebé era lento e não conseguiu ver o osso nasal. Deu-me o resultado da ecografia e desejou-me as Felicidades.
Felicidades. Alguém acha isto normal?!! Fui tratada como um animal. Sem qualquer consideração, sem respeito. Nada.
Tive de aguardar pelo resultado do rastreio bioquímico.
Ossos nasais ausentes; Beta HCG livre muito alto; PAPP-A baixíssimo; Ducto venoso invertido;
E consideram que há um risco de Trissomias baixo. Como é que é possível?! Nem consideram a amniocintese. Apenas um ecocardiograma às 16 semanas.
Mas atenção, isto é o que diz o papel, porque a enfermeira parteira que falou comigo depois desta brutalidade atirou para o ar a possibilidade da interrupção da gravidez.
Hoje tenho consulta com a minha GO, para quem liguei imediatamente a chorar. Morro de medo que confirme o resultado. Preferia fazer a biopsia ou a amniocintese. Há dois dias que não durmo.
Como fizeste? Os médicos aconselharam a biopsia ou tiveste de pedir? Não sei o que fazer. Sinto-me miserável.
Não houve qualquer respeito, compaixão, nada.
Estou arrasada

Olá, Patricia e meninas,
Identifiquei-me com a situação que estás a vivenciar pois estou na mesma situação. Há cerca de 2 semansa fui fazer a eco do 1º trimestre e atendida com muita frieza e falta de sensibilidade.
Tenho um risco muito aumentado, TN 4,62 - Ela diz que nã conseguiu ver direito o osso do nariz e concluiu que nã está lá, o bioquimico alterado e com a minha idade 43, dá um risco enorme para trissomia >1:4.

Apesar de sugerirem a amniocentese (que ainda estou a espera), deram a entender que poderia interromper logo a gravidez se quisesse porque mesmo que a amniocentese fosse negativa de certeza que o bebé tem alguma má formação. Ainda oiço assim: apesar da aparência frescas são óvulos velhos, sabe como é.
Sair pior que estragada, e ainda estou.
São momentos de espera e angustia que não desejo a ninguém, e principalmente o tratamento recebido ainda ajuda a piorar tudo.

Neste momento dou graças a Deus por existir a internet e poder verificar que apesar de não querer criar falsas expectativas, a amniocentese é um exame fiável.

Boa sorte a todas!!

Rute Amarante -
Offline
Desde 01 Jul 2016

Afinal está tudo bem com a princesa, o exame não detetou nada, a princesinha vai ter o narizinho pequenino Sorriso

Estrelar -
Offline
Desde 20 Set 2009

@Nikity entendo a sua situação mas não estou a perceber como lhe propuseram retirar o bebe logo à partida .
Na minha primeira eco , 1 semana atras a TN do meu bebe era 5,6 e não se via o osso nasal. Propuseram me fazer biópsia .
Fiz ontem a biópsia , a TN diminuiu e o osso do bebe estava visível . Tmb me disseram q mto provavelmente iria ter alguma má formação mas nc me disseram q poderia interromper a gravidez naquele momento .
Não percebi o porquê de consigo terem digo logo. O bebe tinha mais alguma coisa visível que induzisse a isso?

Sobre Estrelar

Positivo - 25/12/2009

**Afilhada de Veronica Mendes** Gosto muito de ti Madrinha!!
**Afilhada de Sofia F. Costa** Mais do que madrinha, uma GRANDE amiga!

nikity -
Offline
Desde 04 Jul 2012

Estrelar,
Havia apenas TN aumentada, ausência do osso nasal e o rastreio bioquimico positivo.
Também não percebi porque sugeriram a interrupção (não com todas a letras, mas entre linhas como se a decisão fosse minha apenas), por não perceber e ter ficado tão estupefacta é que comento. Se tivesse ido sozinha, duvidaria da minha sanidade e audição, pois acharia que toda aquela situação era demasiado surreal.

Desde 18 Jan 2017

nikity escreveu:

Patrícia Oliveira Silva escreveu:Bom dia Catarina.
É com o coração mesmo muito apertado que escrevo hoje.
Fiz a eco das 12 semanas na passada 4ª feira, fui atendida por uma autêntica besta. Um médico absolutamente insensível, bruto... não tenho nomes suficientes para lhe chamar.
No total eram 4 profissionais de saúde dentro da sala, o obstetra e 4 estagiárias.
E eu fui a cobaia perfeita.
Fez a eco sem me dirigir uma única palavra. Foi bastante bruto, chegou inclusive a bater-me na barriga para o bebé se mexer. Fazendo sempre perguntas às estagiárias mas sem nunca em momento algum, me dizer uma palavra, mesmo vendo o meu nervosismo.
Terminou, eu perguntei se estava tudo bem, percebi claramente que não estava.
O que ouvi foi apenas "Pode limpar-se"...
Comecei imediatamente a chorar. Ignoraram-me completamente os quatro.
Quando me acalmei disse para me aproximar e disse que teriamos de fazer um exame porque o batimento cardíaco do bebé era lento e não conseguiu ver o osso nasal. Deu-me o resultado da ecografia e desejou-me as Felicidades.
Felicidades. Alguém acha isto normal?!! Fui tratada como um animal. Sem qualquer consideração, sem respeito. Nada.
Tive de aguardar pelo resultado do rastreio bioquímico.
Ossos nasais ausentes; Beta HCG livre muito alto; PAPP-A baixíssimo; Ducto venoso invertido;
E consideram que há um risco de Trissomias baixo. Como é que é possível?! Nem consideram a amniocintese. Apenas um ecocardiograma às 16 semanas.
Mas atenção, isto é o que diz o papel, porque a enfermeira parteira que falou comigo depois desta brutalidade atirou para o ar a possibilidade da interrupção da gravidez.
Hoje tenho consulta com a minha GO, para quem liguei imediatamente a chorar. Morro de medo que confirme o resultado. Preferia fazer a biopsia ou a amniocintese. Há dois dias que não durmo.
Como fizeste? Os médicos aconselharam a biopsia ou tiveste de pedir? Não sei o que fazer. Sinto-me miserável.
Não houve qualquer respeito, compaixão, nada.
Estou arrasada

Olá, Patricia e meninas,
Identifiquei-me com a situação que estás a vivenciar pois estou na mesma situação. Há cerca de 2 semansa fui fazer a eco do 1º trimestre e atendida com muita frieza e falta de sensibilidade.
Tenho um risco muito aumentado, TN 4,62 - Ela diz que nã conseguiu ver direito o osso do nariz e concluiu que nã está lá, o bioquimico alterado e com a minha idade 43, dá um risco enorme para trissomia >1:4.
Apesar de sugerirem a amniocentese (que ainda estou a espera), deram a entender que poderia interromper logo a gravidez se quisesse porque mesmo que a amniocentese fosse negativa de certeza que o bebé tem alguma má formação. Ainda oiço assim: apesar da aparência frescas são óvulos velhos, sabe como é.
Sair pior que estragada, e ainda estou.
São momentos de espera e angustia que não desejo a ninguém, e principalmente o tratamento recebido ainda ajuda a piorar tudo.
Neste momento dou graças a Deus por existir a internet e poder verificar que apesar de não querer criar falsas expectativas, a amniocentese é um exame fiável.
Boa sorte a todas!!

Nikity, lamento imenso a sua situação, mesmo ! Imagino que deva estar de rastos...
E lamento ainda mais a insensibilidade dos nossos profissionais de saúde... É desumana a forma como nos tratam... Triste

Eu sei que a amniocentese acarreta riscos, mas é o único exame que lhe dará certezas e paz.
Claro que a decisão é sua, mas considere que se o bebé tiver realmente grandes problemas poderá estar, ou nascer em grande sofrimento.

Procure, se puder, outro profissional que lhe dê uma opinião médica.

Muita muita força para si!!! Um beijinho

Desde 18 Jan 2017

Rute Amarante escreveu:
Afinal está tudo bem com a princesa, o exame não detetou nada, a princesinha vai ter o narizinho pequenino

Ainda bem !! Sorriso
Fico muito Feliz por si e pelo seu bebé !!!

beijinho

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Que bom!! Mais uma situação com final feliz. Estas coisas é só para nos enervarmos! Muitos beijinhos e que corra tudo bem! Sorriso

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Rute Amarante escreveu:
Afinal está tudo bem com a princesa, o exame não detetou nada, a princesinha vai ter o narizinho pequenino

Que bom!! Mais uma situação com final feliz. Estas coisas é só para nos enervarmos! Muitos beijinhos e que corra tudo bem! Sorriso

Catarina3 -
Offline
Desde 04 Jan 2017

nikity escreveu:

Patrícia Oliveira Silva escreveu:Bom dia Catarina.
É com o coração mesmo muito apertado que escrevo hoje.
Fiz a eco das 12 semanas na passada 4ª feira, fui atendida por uma autêntica besta. Um médico absolutamente insensível, bruto... não tenho nomes suficientes para lhe chamar.
No total eram 4 profissionais de saúde dentro da sala, o obstetra e 4 estagiárias.
E eu fui a cobaia perfeita.
Fez a eco sem me dirigir uma única palavra. Foi bastante bruto, chegou inclusive a bater-me na barriga para o bebé se mexer. Fazendo sempre perguntas às estagiárias mas sem nunca em momento algum, me dizer uma palavra, mesmo vendo o meu nervosismo.
Terminou, eu perguntei se estava tudo bem, percebi claramente que não estava.
O que ouvi foi apenas "Pode limpar-se"...
Comecei imediatamente a chorar. Ignoraram-me completamente os quatro.
Quando me acalmei disse para me aproximar e disse que teriamos de fazer um exame porque o batimento cardíaco do bebé era lento e não conseguiu ver o osso nasal. Deu-me o resultado da ecografia e desejou-me as Felicidades.
Felicidades. Alguém acha isto normal?!! Fui tratada como um animal. Sem qualquer consideração, sem respeito. Nada.
Tive de aguardar pelo resultado do rastreio bioquímico.
Ossos nasais ausentes; Beta HCG livre muito alto; PAPP-A baixíssimo; Ducto venoso invertido;
E consideram que há um risco de Trissomias baixo. Como é que é possível?! Nem consideram a amniocintese. Apenas um ecocardiograma às 16 semanas.
Mas atenção, isto é o que diz o papel, porque a enfermeira parteira que falou comigo depois desta brutalidade atirou para o ar a possibilidade da interrupção da gravidez.
Hoje tenho consulta com a minha GO, para quem liguei imediatamente a chorar. Morro de medo que confirme o resultado. Preferia fazer a biopsia ou a amniocintese. Há dois dias que não durmo.
Como fizeste? Os médicos aconselharam a biopsia ou tiveste de pedir? Não sei o que fazer. Sinto-me miserável.
Não houve qualquer respeito, compaixão, nada.
Estou arrasada

Olá, Patricia e meninas,
Identifiquei-me com a situação que estás a vivenciar pois estou na mesma situação. Há cerca de 2 semansa fui fazer a eco do 1º trimestre e atendida com muita frieza e falta de sensibilidade.
Tenho um risco muito aumentado, TN 4,62 - Ela diz que nã conseguiu ver direito o osso do nariz e concluiu que nã está lá, o bioquimico alterado e com a minha idade 43, dá um risco enorme para trissomia >1:4.
Apesar de sugerirem a amniocentese (que ainda estou a espera), deram a entender que poderia interromper logo a gravidez se quisesse porque mesmo que a amniocentese fosse negativa de certeza que o bebé tem alguma má formação. Ainda oiço assim: apesar da aparência frescas são óvulos velhos, sabe como é.
Sair pior que estragada, e ainda estou.
São momentos de espera e angustia que não desejo a ninguém, e principalmente o tratamento recebido ainda ajuda a piorar tudo.
Neste momento dou graças a Deus por existir a internet e poder verificar que apesar de não querer criar falsas expectativas, a amniocentese é um exame fiável.
Boa sorte a todas!!

Olá! Espero que não passe de um susto também... A atitude relativamente à interrupção da gravidez foi lastimável! Ninguém tem o direito de nos dizer isso assim, dessa forma tão fria! Mas vamos manter a fé. Depois conta novidades. Beijinhos!

Estrelar -
Offline
Desde 20 Set 2009

Meninas fiz a biópsia das vilosidades no dia 19. Disseram me que o resultado demora no mínimo 15 dias!
Estás espera está a matar me Triste
Demora mesmo os 15 dias ? Será q me podem ligar do hospital mais cedo ?

Sobre Estrelar

Positivo - 25/12/2009

**Afilhada de Veronica Mendes** Gosto muito de ti Madrinha!!
**Afilhada de Sofia F. Costa** Mais do que madrinha, uma GRANDE amiga!

Nursy86 -
Offline
Desde 25 Jan 2009

Que estranho! Tanto tempo? Eu fiz em janeiro e os resultados iniciais sairam em 3 dias! Depois os resultados mais alargados demoraram mais algum tempo mas tive logo a resposta que precisava em 3 dias! Eu não o fiz em Portugal , pode ser diferente aí! Boa sorte e tudo a correr bem!! Beijinhos

Sobre Nursy86

Ana
Positivo a 07/07/2011 Espertalhão - O meu Ruizinho nasceu no dia 16/03/2012
Positivo a 05/12/2013 Espertalhão - O meu Tiaguinho nasceu no dia 05/08/2014
+ 2 estrelinhas que infelizmente não cheguei a conhecer Triste

Estrelar -
Offline
Desde 20 Set 2009

Não sei se eles no hospital de aveiro dão os resultados provisórios Triste
Se calhar é por isso q demora tanto tempo!

Sobre Estrelar

Positivo - 25/12/2009

**Afilhada de Veronica Mendes** Gosto muito de ti Madrinha!!
**Afilhada de Sofia F. Costa** Mais do que madrinha, uma GRANDE amiga!

Isabel Costa Mi -
Offline
Desde 27 Out 2015

Olá,
Procuro uma força, uma luz... Estou grávida de 12 semanas e ontem fiz a 1a eco... Tenho TN aumentada de 2,8mm.... Caiu-me o mundo...
Propuseram-me amniocentese às 16 semanas... Não sei o que pensar... Ou o que fazer.
Sinto-me triste, parece que comigo nada corre bem à primeira. Como aguentar estas 4 semanas sem me sentir triste? Como automotivar-me?????

Klaudiaj -
Offline
Desde 29 Jun 2017

Olaaa mama.. eu tou a passar pelo pesadelo da medida do osso nasal hipoplasico! Toda a gente me diz k isso nao e medido e que importa é que esteja la ... mas agora vivo na angústia..mediram o nariz do seu ?

Klaudiaj -
Offline
Desde 29 Jun 2017

Olá eu estou na mesma ... só k a minha obstetra diz k isso é um marcador minor que quando está isolado n significa nada...n fiz mais nada estou a espera k nasça.. Mas acho engraçado como os m3dicos teem opiniões tão diferentes kd a minha médica nem me aconselhou amniocentese. Quanto mede o osso nasal do teu bebe ?