TN aumentada e agora hipoplasia da falange média do 5º dedo | De Mãe para Mãe

TN aumentada e agora hipoplasia da falange média do 5º dedo

Responda
19 mensagens
_pequenita_ -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Venho aqui escrever o que me atormenta a ver se encontro alguém que tenha passado por uma situação semelhante...
Às 12 semanas fiz a eco do 1º trimestre e o meu bebé tinha a TN de 2,49mm o que segundo o meu OB significava que estava aumentada. Disse-me que eu podia fazer a BVC, mas que para já devia esperar pelo resultado do rastreio. O resultado veio e a probabilidade para T21 era de 1:6964, ao que o médico disse para não me preocupar. Nesta eco os ossos do nariz estavam presentes.
A semana passada fui fazer nova eco às 16 semanas e o médico disse que o bebé tinha hipoplasia da falange média do 5º dedo, e aconselhou-me a amniocentese... que fiz logo 2 dias depois...
Desde o dia desta eco que ando numa angústia enorme... além disso vi na eco que o OB mediu os ossos do nariz e deu 3,6mm o que segundo o que pesquisei é um valor bastante baixo para as 16 semanas... por outro lado o diâmetro biparietal é alto...estou de rastos. Tenho pesquisado muito muito sobre este assunto e nos vários artigos que vou lendo é quase sempre referido que estes indicadores isoladamente significam pouco, mas no meu caso existem vários indicadores de que o meu bebé tenha trissomia 21...
Alguém que tenha passado por uma situação semelhante?
Tenho tentado preparar-me para o pior, mas esta espera deixa-me cada vez mais angustiada... ainda por cima disseram-me no hospital que o resultado da amniocentese demorava 3 semanas!!
Desculpem o testamento, mas gostaria mesmo de encontrar alguma mamã que tenha passado por uma situação semelhante...

oooo -
Offline
Desde 14 Ago 2008

Olá...

Só te posso pedir que não sofras por antecipação... Fala-te a voz da experiência!
Quando fiz a eco morfológica, o médico fez um diagnóstico de microcefalia e retnogatia... Fiquei apavorada com as pesquisas que fiz!
A falta de profissionalismo dele, deixou-me completamente de ratos e desamparada... Entretanto procurei uma segunda opinião e aí não se confirmou qualquer um dos diagnósticos feitos. Mesmo assim, pediu-me que repetisse a eco na BB em Coimbra e mais uma vez não se confirmou qualquer problema com a minha menina...Graças a Deus!
Foram dias de angústia profunda que não desejo a ninguém! Só quem passa consegue avalia, por isso te digo que tenhas calma,,,
Temos que ter fé e confiar, e sempre que achares que é caso para tal, pedir uma segunda opinião!
Força e coragem

Sobre oooo

**Joaninha**

À espera da minha estrelinha desde Janeiro 2012...
Positivo Sorriso 25/05/2013
Aborto retido Triste 01/07/2013
Novo positivo Piscar o olho 12/04/2014

yelaferraz -
Offline
Desde 25 Out 2010

Ola!!!
Não passei pela mesma situação que tu... mas acredito que esteja a ser muito complicado. O que te posso dizer é para tentares teres um pouco de mais calma e não andares sempre na Internet a procurar informação. Nestes casos na Internet há informação a mais e deixa-nos muito ansiosas.
Pensa no teu bebé lindo, seja ele como for, tenho a certeza que vais ama-lo com todas as tuas forças Apaixonado
Não existem pessoas com isto ou com aquilo...mas existem pessoas MUITO ESPECIAIS, que muita das vezes nos ensinam MUITO!

Para te deixar mais sossegada, trabalho na área da saúde, conheço muitos casos que é só falsos alarmes. Portanto uma corrente para ti muito positiva ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Positivo dia 02 de dezembro de 2012 Espertalhão

Positivo dia 03 de Março de 2015 Espertalhão

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

É só para lhe deixar um beijinho e um abraço apertadinho e partilhar das opiniões que anteriormente lhe foram dadas. Não sofra por antecipação (bem sei que é fácil falar, mas tente por vocês dois- esse estado de tristeza e ansiedade só prejudica vocês dois), nem ande a "fussar" na net, que são só desgraças . Procure uma 2ª e se necessário uma 3ª opinião. Quantos e quantos casos existem de más avaliações ecografias, quer para o bem, quer para o mal (aqui no fórum tem milhentos). Casos de fetos perfeitos nas ecografias, que nascem com problemas, coitadinhos e outros, que tem mil e um problemas, mas que felizmente eram erros humanos na avaliação.
Depois, sofra e decida, apenas se o tiver de fazer!
CORAGEM!
Beijinhos e votos de muitas felicidades

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Desde 13 Set 2012

OOlá mama...

Em termos de informação não há mais nada que lhe possa dizer: você está muito bem informada. Aguarde io resultado da amniosentese e sim, tem muita razão ao ficar ansiosa, 3 semanas ninguém merece! Não sofra por antecipação, mas de facto tem vários dos indicadores, o que, para já, é só isso. Só a amniosentese lhe dará a resposta que tanto anseia ou, pelo contrário, que tanto teme...

Vou estando por aqui a torcer que tudo esteja muito bem com o seu rebento!

Força, muita força para controlar essa ansiedade!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

D_Luz -
Offline
Desde 01 Jul 2011

mama realmente não passei por isso mas todos os dias há topicos destes aqui no forum , hoje que eu desse conta este já é o segundo !!!

e depois aparecem outras mamãs a dizer que lhes aconteceu o mesmo mas afinal não era nada... claro que isto não acalma o seu coracao mas não fique já a pensar o pior. e se não está satisfeita peça 2ª opinião... é o que eu faria.

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Mamã a maior parte dos hospitais dão os resultados para a T21;13 e18 ao fim de três dias se a mamã telefonar Sorriso
O meu rastreio combinado com a TN e a idade dava 1:12 para T21.
Ainda por cima tinha uma cabeça enorme; falou-se de macrocefalia; fiz electrocardiograma fetal que acusou arritmias e sopro cardíaco
Continua a ter o sopro mas segundo a cardiologista é normalíssimo... a cabeça continua grande se tivermos em conta o percentil mas não é algo que se note.
Mesmo assim quando nasceu e até fazer um ano foi seguido por um neurocirurgião para ver se havia algum aumento súbito.
ahhhh e os ossos longos eram curtos em relação ao normal - A este facto ninguém ligou nenhuma porque o pai e o avô partilham esta anomalia genética.
Resumindo eu tive uma gravidez de alto risco... seguida ao milésimo de segundo... desde as 19 semanas até ele nascer fiz pelo menos 2 ecos por semana e passei dias inteiros ligada ao ctg.
Valeu tudo a pena e o meu puto é lindo kkkk

_pequenita_ -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Já liguei ontem para o hospital, disseram que ainda era muito cedo para ter resultados, e que não os davam por Telefone.

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

_pequenita_ escreveu:
Já liguei ontem para o hospital, disseram que ainda era muito cedo para ter resultados, e que não os davam por Telefone.

Lamento mamã
Eu passei pelo mesmo processo duas vezes e deram-me sempre os resultados.
A primeira na Alfredo da Costa e a segunda na BB em Coimbra

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Mamã, disseram-lhe que 2,45mm é TN aumentada?! Não é! Só se considera aumentada quando é mais de 2,5mm e há mesmo médicos que só consideram a partir de 3mm! Esse valor de TN é normalíssimo! A TN da minha menina era de 2,7mm.

Muita força mamã, e mesmo que o resultado do exame não venha a ser animador peça sempre outras opiniões.

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

CelticMoon escreveu:
Mamã, disseram-lhe que 2,45mm é TN aumentada?! Não é! Só se considera aumentada quando é mais de 2,5mm e há mesmo médicos que só consideram a partir de 3mm! Esse valor de TN é normalíssimo! A TN da minha menina era de 2,7mm.
Muita força mamã, e mesmo que o resultado do exame não venha a ser animador peça sempre outras opiniões.

.
Lamento mamã mas a informação que está a dar não está correcta. Informe-se junto a um OB.
Além de que o valor da TN é sempre cruzado com a idade da mãe.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Smfx, se estou errada lamento, mas tudo o que li e soube na altura (andei super aflita) era como o que disse. Sei que cruzam com a idade e peso da mãe, etc para fazer o rastreio. Eu já tive a minha filha com 32. Se estou errada gostaria de saber mais sobre o assunto. Quando é que um valor de TN inferior a 2.6 é "mau"?

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

Vamos lá ver a TN aumentada é um dos marcadores de risco... sozinho não significa nada.
O valor normal para um bebe/feto que esteja no percentil 50 entre as 11 semana e qualquer coisa e as 13 semanas se não estou em erro é de 1.7.
Os valores para um bebe/feto com o mesmo tempo de gestação mas que esteja no percentil 95 é 2.5.
Existem médicos no entanto que defendem que se não houver mais nenhum indicador/ marcador (idade da mãe; familiares com problemas; osso nasal presente; pais fumadores etc e tal) só consideram preocupante os valores superiores a 2.5... outros médicos só consideram valores superiores a 3.
A mamã CelticMoon (adoro o nick) só tem 32 anos, não é considerada idade de risco; se não tiver familiares com problemas... se não fumar... se o osso nasal estava presente... tem poucos marcadores que possam indicar alguma malformação.
Uma amiga minha super saudável... com menos de 30 anos e já com um filho de 8 teve uma gravidez normalissima com uma Tn 1.8 e o bebé dela nasceu com T21... Um puto giro que se farta e muito activo e simpático Sorriso
.
No caso desta mamã tal como no meu existem mais do que um marcador e por isso o melhor é vigiar Sorriso
.
O que eu queria dizer à pouco é que o valor da TN sozinho não é nada... hà muitos profissionais que nem sabem fazer uma boa medição. Para ser bem feita o bebé tem de estar na posição correcta... a imagem tem de ocupar pelo menos 70% do monitor... a medição do cumprimento do bebé também tem de ser levada em conta... etc e tal.
.
Mamã não sei se estou a explicar alguma coisa de jeito ou se ainda estou a confundir mais Triste kkkkk

sophia2014 -
Offline
Desde 30 Jul 2014

Corrente possitiva mamã....Fé em Deus bjinho

Amo.te Tesourinho
á procura da cegonha pela segunda vez Sorriso
Treinos iniciados 07/07/2014
Positivooo 26/09/2014
Mt grata a Deus <3

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Deus queira que seja um falso alarme Triste força...

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

_pequenita_ -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Bom dia meninas!

Tive hoje o resultado da amniocentese "cariótipo feminino normal"... que alívio!
Depois de ter colocado este tópico, segui os vossos concelhos e para bem da minha sanidade mental deixei de pesquisar na internet sobre este assunto... assim foi "menos difícil" aguentar a espera.
Obrigada a todas que dedicaram uns minutinhos do seu tempo para me "ouvir" e me deixar uma palavra de alento. Espero agora poder aproveitar o resto da gravidez com mais tranquilidade... se bem que, como diz o meu médico, desde que se engravida que acaba a tranquilidade e as preocupações passam a ser constantes...
Mais uma vez obrigada a todas!

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!! <:P
Estou muito feliz por vós!
Agora é desfrutar dessa gravidez a 200%, ok?
Um dia vai ter saudades desta fase mágica de gerar uma vida!
Beijinhos e felicidades e muito obrigada pelo carinho das boas notícias

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Que bom! Sorriso

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Muitos parabéns!
Eu passei por uma TN aumentada de 3,6mm valor esse que aliado à minha idade que na altura era de 39 anos dava um risco muito elevado, passei momentos de muita angustia. Fiz BVC que deu cariótipo normal como a ti. A minha princesa já tem 10 meses e até agora tudo tem estado bem com ela!
Aproveita as próximas semanas de gravidez e tudo de bom para ti e a tua menina Sorriso