Tirar os sapatos antes de entrar em casa | De Mãe para Mãe

Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Responda
66 mensagens
Anayze -
Offline
Desde 04 Jul 2016

Boa tarde,

Esta pergunta é estupida mas queria a vossa opinião: se fossem a casa de uma amiga próxima, e ela vos pedisse para se descalçarem e calcarem uns chinelos (ou não calçar nada depende do quinquissesem) vocês aceitariam bem?
Gostava de "implementar" isso cá em casa, mas tenho um cão e um gato, tenho "receio" que as pessoas me achem paranóica ou com demasiadas manias.

Sei que esta pratica é mais frequente nos países orientais mas nao custa tentar.

O que acham?

Obrigada desde já!

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Sinceramente mamã ? Se tem cão e gato não faz muito sentido implementar isso. Pelo menos é o que penso
Mesmo que limpe a casa todos os dias não está livre de ter pelo por casa , só por aI acho que não vale a pena .
Beijinhos

Loving Mom -
Offline
Desde 23 Jun 2010

Olá,
Se eu fosse a casa de alguém e me pedissem para me descalçar, sinceramente eu levava a mal...acho mesmo ridículo...
No seu caso como até tem animais em casa acho que não tem lógica nenhuma lol

Visitem a minha lojinha Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/65866
Nasceu a sementinha do nosso amor...amo-te princesa Apaixonado

Madrinha orgulhosa da minha querida amiga Vimaria Sorriso

Miss Sophie -
Offline
Desde 16 Mar 2016

Olá.

Na minha casa e em casa de vários amigos é prática comum tirar os sapatos e andamos de meias (nos que estamos à vontade) ou então por norma as famílias têm chinelos que podemos usar Sorriso

Acho muito mais limpo do que andar com sapatos dentro de casa, mas também sou suspeita porque adoro andar descalça :p

F_PIRES -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Olá!
Acho que andar descalça e confortável em casa é o melhor do dia, mas é na minha! Já em casa dos outros pode não ser assim tão agradável, se tem animais vão sempre haver pelos e pó no chão e não é giro voltar a calçar os sapatinhos com os pés sujos...
Além disso há imensas pessoas com "problemas de odor" não é necessariamente falta de higiene, mas sim uma condição, então se pedir a alguém para se descalçar ao fim do dia....ui! Essa pessoa vai com toda a certeza sentir-se envergonhada e desconfortável com a situação...

Cam75 -
Offline
Desde 11 Ago 2014

Em casa deixo os sapatos à porta e ando sempre descalça, foi um hábito que apanhei de um ex-namorado russo. No entanto, não imponho isso às minhas visitas, acho constrangedor. As pessoas têm que estar como se sentem bem, se querem tirar os sapatos óptimo, senão tb está bem. Mas também recebo poucas visitas, se tivesse gente sempre a entrar cá em casa se calhar impunha essa regra.

Sobre Cam75

Cam75

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Olá mama. Eu respeitaria obviamente a minha amiga, não seria por isso que me iria chatear com ela mas provavelmente evitaria ir a casa dela pois não faz parte da minha forma de estar na vida pedir para se descalçarem e intimamente não iria gostar que o fizessem comigo.
Existem pessoas que tem fungos nos pés, problemas de pele e calçar chinelos dos outros pode se tornar um problema. Acho sinceramente que se deve pensar bem nos prós e contras das regras que impomos.

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá Anayze,

Em minha casa nós (pais e filho) tiramos sempre os sapatos antes de entrar-mos em casa mas nunca tive coragem de o pedir ás visitas ou familia por não querer incomodar e levarem a mal.
O que faço depois da visita é aspirar e lavar o chão logo que saiam ou no dia seguinte conforme a hora.

Desde 13 Set 2012

Olá!

Uma coisa é nós, membros da família, nos descalçarmos quando entramos em casa; outra bem diferente é desatarmos a pedir ás pessoas que nos visitam para se descalçarem! Já estou mesmo a imaginar o meu móvel da entrada onde guardo os nossos chinelos e meias de andarmos em casa, cheios de sapatos do pessoal que nos visita ao fds... Sei que andar a limpar e a aspirar não é fácil, mas ainda por cima com cão e gato, creio que é algo de que não se livra. Portanto, se não quer criar constrangimentos, o melhor é não entrar por aí.

Há uma outra forma que é vocês, os de casa, descalçarem-se na mesma quando entram em casa, independentemente de entrarem acompanhados de visitas. Pode ser que uma por outra vos peça uns chinelitos!

Beijinhos

SMSantos

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Uma coisa é andarmos descalços na nossa casa; outra é impôr isso ais visitantes. Para mim, não faz sentido nenhum. Causaria constrangimentos a ambas as partes e não está enraizado na nossa cultura. Se eu fosse ao Japão por exemplo, não levaria a mal pois é cultural.

Ruth cardoso -
Offline
Desde 17 Nov 2015

Lol, eu faço isso na minha casa e o meu marido tmb. Mas nunca pedi aos amigos/familia...

Inicio dos treinos Outubro 2015
positivo a 9/1/16- AE a 11/1/16 :(( Positivo a 11/2/16 AE-12/3/16 :(((
2018 - 2 abortos (fev/18 - Maio/18)
14 de Setembro novo positivo finalmente vens a caminho meu bebé

Juscinéia3A -
Offline
Desde 05 Dez 2015

Eu amo andar descalça, pode esta frio ou calor, qnd vou a casa de amigos também me descalço logo, mas faço isso por mim e não por eles. Acharia uma tremenda deselegância alguém pedir para que uma visita se descalce. E se tem cão e gato dentro de casa não vejo o motivo para isso.

* "I Have a Dream"

* "I Believe In Simple Things"

* "O Reino de Deus é bem maior do do as nossas possíveis perdas"

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Quero ser tua amiga. Adoro andar descalça

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A ideia não me choca por aí além pois sei que várias famílias o fazem. Nós descalçamo-nos e ainda este fim-de-semana recebemos cá em casa um casal amigo pela primeira vez e eles, sem ninguém dizer nada, descalçaram-se. Os meus sogros quando vêm até já trazem os seus próprios chinelos. Nunca dissemos nada mas ou as pessoas já têm esse hábito ou tornando-se visita frequente, adquirem este hábito. Em casa dos meus pais ninguém se descalça, nem mesmo nós quando lá vamos, mas quando eles vêm cá a casa, descalçam-se.

Agora, acho que se querem pedir mesmo às visitas que o façam, têm de ter em consideração que nem toda a gente o gostará de fazer (podem não querer mostrar os pés, podem estar com problemas nas unhas, podem ter um buraco numa meia).

Mesmo eu tendo este hábito já me aconteceu ir jantar a casa de uma amiga e ao chegar lá apercebi-me que afinal era um jantar mais formal, com pessoas que eu nem conhecia. E eu levava uma meia rota (o que não me teria incomodado se fosse apenas a amiga presente). Toda a gente se descalçou menos eu. A dona da casa não me disse nada e ainda bem, porque eu não me teria sentido à vontade para o fazer.

Há também que ter em consideração que há pessoas que não gostam de andar descalças (a minha mãe é uma delas), seja mesmo por gosto ou por crença de que ficarão doentes. Conheço casas em que, querendo mesmo que as visitas se descalcem, têm à disposição chinelos para estas usarem. E depois há então que ter em consideração que não é simpático alguém vir a nossa casa jantar e levar uma micose de presente por a pessoa que usou antes os chinelos ter esse problema, por isso teria sempre os lavar a seguir a cada utilização (ou arranjar uns descartáveis).

Como disse, a ideia não me choca mas há que pensar bem na logística da coisa e em perceber se as visitas se sentem confortáveis com a ideia ou não.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Nunca tive o hábito cá em casa nem o implementei quando a pequena andava a gatinhar (descalço-me quando chego mas é mesmo pelo conforto. No entanto já estive em várias casas alheias onde mo pediram e nunca achei que fosse descabido nem nunca me incomodou. Na sua casa cada qual faz as regras.

vanya24 -
Offline
Desde 26 Set 2013

cá em casa tiramos sempre o calçado, e calçamos os chinelos de casa, mas essa pratica, para os familiares, e amigos, se descalçarem não a adquiri, por alguma razões, já mencionadas em cima, que pode causar desconforto para alguém ...

Sobre vanya24

*15 de Dezembro de 2009 ás 39 semanas+4dias nasce o meu príncipe com 3,660kg e 46cm às 14:39h
*25 de Outubro nasce meu 2°principe às 41 semanas+1 dia, com 3630kg e 50.1cm às 23:36 lindo! :baby:

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Já fui a csa de amigos onde pedem para descalçar e calçar as pantufas deles. Eu não acho higiénico calçar as pantufas de outra pessoa com o "chulé" fungos e sei lá o quê dos outros, mas respeitei sempre e lá andei de pantufa de quarto, na boa.

Qd essas mesmas pessoas vão à minha casa fazem o mesmo, chegam, descalçam-se e pedem as minhas pantufas ou chinelos. Ora eu não tenho chinelos e a minha filha empresta as pantufas dela à visita. O meu marido diz que não gosta que vão a casa dele e depois andem descalços a largar o cheiro dos pés ou com os nossos sapatos porque acha falta de higiene. Mas se as pessoas trouxessem os seus próprios chinelos, na boa!

Acho que o pior aqui é andar a calçar calçado que não é nosso por não ser higiénico, ou andar descalço a largar cheiro a pés.

Eu pronto, não faço grandes filmes com isso, e vou acedendo.

Acho que sim, que auem auer andar descalço na casa dos outros deve lavar as suas próprias pantufas e quando recebem visitas, dão chinelos às visitas mas vão pensar: - Então, vou ter de pôr os meus pés nos sapatos de outro?

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

alexandraaapereira -
Offline
Desde 16 Maio 2014

Bem... eu sentir-me-ia desconfortavel por ter que entrar e descalçar-me... sem dizer que tendo animais...certamente haverá pelos no chão, o que me faria sentir ainda mais desconfortavel com eles colados aos pés ou meias....
No entanto... se realmente quer fazer isso... tem sempre a possibilidade de usar calçado descartavel... basicamente so umas bolsinhas que se calçam por cima dos sapatos... e isso não creio que cause incomodo às pessoas... pode apenas surpreende-las....

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Quando a minha Mãe teve a bela ideia de colocar uma carpete branca gigante em toda a sala, implementou-se essa regra, foi chato para caraças mas a verdade é que notámos imensa diferença em casa. Na altura estava na faculdade e recebia imensos amigos que da primeira vez estranharam mas depois já lhes era completamente indiferente. É verdade que é desagradável quando alguém, tipo eu, que sofre horrores com chulé, tem de se descalçar não estando prevenida, mas a minha Mãe já a pensar nisso comprou botas descartáveis de hospital, para quem não se quisesse descalçar colocava por cima dos sapatos. A verdade é que das vezes seguintes quase ninguém usava essas botas.
Nós na altura tínhamos um gato, mas que nunca saiu de casa, e não era o pêlo que largava que incomodava, mas sim a sujidade e bactérias que trazíamos da rua. Mas no seu caso, tendo um cão, que acredito que vá a rua, não me parece fazer muito sentido o pedir a outros que se descalcem.

Anayze -
Offline
Desde 04 Jul 2016

Obrigada a todas, realmente não pensei em todos os prós, apenas ponderei que as pessoas aceitariam os chinelos e não ponderei o facto de quererem andar descalças e pelos dos animais são chatos.
Continuarei a fazer esta pratica com o meu marido e pronto Sorriso
Obrigada!

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

epipoka escreveu:
Olá Anayze,
Em minha casa nós (pais e filho) tiramos sempre os sapatos antes de entrar-mos em casa mas nunca tive coragem de o pedir ás visitas ou familia por não querer incomodar e levarem a mal.
O que faço depois da visita é aspirar e lavar o chão logo que saiam ou no dia seguinte conforme a hora.

Cá em casa é igualzinho, com exceção do meu pai, que tem cá chinelos dele, e quando vem, tira logo os sapatos.

Tenho umas caixas tipo arcas do lado de fora da porta, com os sapatos numa e chinelos noutra, e assim, os de casa têm a vida facilitada. As pessoas nem imaginam o risco para a saúde que é trazer todos os microorganosmos do chão para dentro de casa...principalmente quando se tem bebés a gatinhar...

Cacoeira -
Offline
Desde 05 Mar 2012

Por acaso é algo que sempre me fez confusão... Ora se eu não ando calçada em casa e gosto de a ter limpa porque é que os outros vêm sujar o meu chão? Mas daí a pedir para descalçar... O que temos feito, aproveitando que o meu filhote está na fase de gatinhar é ter uma parte da sala vedada para o meu filho andar à vontade (nomeadamente a sala de estar toda) e a qual dizemos concretamente que ninguém entra calçado (aí a pessoa decide o que faz), e quando as pessoas chegam a casa damos logo uma indirecta do género "Ai e tal, ele agora a gatinhar temos de ter muito cuidado com o chão e os sapatos da rua e quando vamos ao quintal e tal...". Os nossos Pais e irmãos já sabem e descalçam-se logo quando chegam (temos chinelos) o pessoal de fora uns descalçam-se outros não entram na área do meu filho. Sorriso

Sobre Cacoeira

A projetar o Futuro desde Março.2014 :p Treinos desde Outubro.2014 Sorriso
Fevereiro.2015 trouxe-me o tema "Ovários Polifoliculares" - Gigantes... Odeio-vos...
" O Inverno conspira para que surjam inesperadas flores." Positivo a 24-03-2015♥
17-11-2015 ♥♥ Bem-Vindo Filhote ♥♥

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Cá em casa ninguém entra calçado. Sempre foi assim, todos os nossos amigos estão habituados e quando vem alguém novo visitar aviso sempre com antecedência para trazerem os seus próprios chinelos/pantufas/meias. Temos chinelos de vários tamanhos só para os convidados, que lavamos sempre após cada utilização (são de tecido, lavam-se lindamente na máquina). Tenho um amigo que também tem sapatinhos descartáveis para as visitas (como os do bloco operatório). Acho muito mais higiénico, sempre me fez confusão andar calçada em casa (ou que os outros andassem). Nunca ninguém levantou problemas. Tenho amigos que não se sentem confortáveis em calçar os chinelos que temos para as visitas e que optam por trazer os seus próprios chinelos. Não tenho animais de estimação, mas como tenho alergias a casa está sempre aspirada.

Vânia- -
Offline
Desde 05 Ago 2015

Bem que eu queria implementar isso cá em casa .... Principalmente porque temos um mega tapete na sala todo felpudinho que custou os olhos da cara e é um horror para limpar! A solução que arranjei, e que até agora tem resultado foi desenhar uma mensagem engraçada num quadro de ardósia que tenho à entrada de casa, fiz um desenho ( como se fosse a Inês a desenhar) em que digo "Não pisar o tapete azul com sapatos" .... Serve de piadola mas a verdade é que ninguem pisa o tapete! Gargalhadas

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

Implementar com os que vivem diariamente consigo, não me parece muito descabido, agora para as visitas, acho um pouco exagerado.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, Acho que depende de onde vive a a cultura do país onde vive.

Já vivi em Inglaterra e lá todos tiram os sapatos à entrada. Senão tirássemos era considerado falta de respeito. Automaticamente todos tiram e tem à entrada um móvel ou qualquer coisa onde colocar os sapatos.
Até às vezes estava já pronta, calçada para trabalhar e lembrava-me de uma coisa que me tinha esquecido no quarto. Ia lá a correr mas tentando que não percebessem que estava calçada senão era logo bocas de cima para baixo. (Viviam 6 na mesma casa!)

Aqui em Portugal, isso não passa pela cabeça de ninguém... Pelo menos aqui na Ilha da Madeira.. Se pedisse a alguém para tirar os sapatos, iam-me chamar de tonta e não ligavam ao que tinha acabado de dizer e nem valia a pena tentar me explicar.

Por isso, como disse, depende da cultura onde estamos inseridos e senão fosse esse o hábito das pessoas com quem lidamos, não lhes pediria isso porque não iriam vir preparadas... Com meias/chinelos/etc...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu sei que ha paises que o fazem e n é uma pratica que me choque mas n acho realmente boa. Pelos motivos que disseram e alem disso n tem grande logica por ter caes e n apenas pela qiestwo do pelo. O cao pelo menos vai a rua. Limpa lhe as patas antes de entrar? Mesmo que limpe n lhe da banho e com certeza ele esfrega se em arbustos e depois deita se no chao da sua casa. Logo, é um contrasenso pedir a visitas que tenham mais cuidado que um animal. Mas claro em sua casa cada um manda. So n vejo que a limpeza possa ser tao 100 por cento para justificar

Inês C. -
Offline
Desde 10 Ago 2012

Cam75 escreveu:
Em casa deixo os sapatos à porta e ando sempre descalça, foi um hábito que apanhei de um ex-namorado russo. No entanto, não imponho isso às minhas visitas, acho constrangedor. As pessoas têm que estar como se sentem bem, se querem tirar os sapatos óptimo, senão tb está bem. Mas também recebo poucas visitas, se tivesse gente sempre a entrar cá em casa se calhar impunha essa regra.

Concordo. Nós em casa tiramos os sapatos mas não consigo pedir o mesmo às visitas. E eu tento não olhar (para não me dar uma coisinha má) quando no Inverno vão com os sapatos para a minha carpete da sala mas não acho de bom tom dizer alguma coisa. Afinal, sou eu que convido as visitas, espero que elas se sintam à vontade.

Sobre Inês C.

Amor e Medo, em quantidades iguais.

Inês C. -
Offline
Desde 10 Ago 2012

A questão é calçar chinelos alheios sem saber quem e quantas pessoas já os calçaram. Ou andar descalça na casa de outra pessoa? Nem pensar. Nem na minha estou à vontade para andar descalça. Vivo numa vivenda e para além de aspirar e lavar o chão regularmente, este suja-se muito. Para além dos cabelos que caem, etc. Mas eu também sei que sou paranóica com a limpeza do chão, enfim.

Sobre Inês C.

Amor e Medo, em quantidades iguais.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Bem, eu tinha uma tia assim e achava estranho. Mas ela era meia paranóica sim e tinha duas empregadas diárias a tempo inteiro! Bem, respondendo à sua pergunta eu tirava, mas era capaz de me questionar o motivo uma vez que até tem animais dentro de casa... não acho que faça grande sentido. Mas a casa é sua e fará o que bem entender. Eu mudo de calçado quando entro em casa, mas era incapaz de pedir às visitas que se descalçassem. Dou chinelos se elas pedirem por estarem com calçado desconfortável, mas exigir isso, não exigiria, a menos que se tratasse de uma situação muito específica.

Lillith -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Bem, eu tiro os sapatos em casa e até com o marido foi uma guerra, já que não o queria fazer. Outros hábitos.
As visitas, sei que muita gente acha que eu não gosto de ter visitas em casa, mas não é verdade, não gosto é de ter a casa limpa e depois ter que voltar a limpar, ou não poder andar descalça à vontade.
Mais confusão me faz ver sapatos de andar na rua nas carpetes, mas como e calo. Até o lixo que algumas pessoas deitam para o chão, como e calo. Sim, tenho quem cate cabelos e borbotos e deite para o chão...
O meu pai traz chinelos de casa dele (a minha mãe não traz porque sabe que tenho aqui uns pequenos que me ofereceram e não me servem e que são só dela usar), e acho um piadão ele vir com o saquinho dos chinelos. E sempre que o meu marido lhe diz que não precisava de trazer, ele responde que não custa nada e que eu gosto de ter tudo limpinho Espertalhão
As minhas tias também se descalçam ou trazem chinelos.
Mas pedir, não pediria a ninguém. Peço é sempre para limparem os pés. Faço uma graçola e já ninguém leva a mal (salvo algumas excepções, de pessoas que além de não terem a mínima educação e deitarem lixo no chão dos outros ainda acham que se está limpo é para sujar).

Sobre Lillith

http://www.stuffnperfumes.com/
Testes de gravidez e ovulação, perfumes, cosméticos...