Tirar leite | De Mãe para Mãe

Tirar leite

Responda
31 mensagens
Tininha Santos -
Offline
Desde 01 Mar 2010

Olá
preciso da vossa opinião e experiência pf
tenho um menino com 3meses, desde que nasceu que por sugestão das enfermeiras introduzi o leite artificial como complemento. À medida que ele vai crescendo continuo a dar-lhe o LA como complemento, a questão é que há quase um mês (desde que troquei a tetina para a nº2) que o menino rejeito pegar na mama.
Como quero muito continuar a dar leite, seja pouco ou muito, emprestaram-me a máquina da ameda lactaline. Já a estou a usar há dois dias, cerca de 15minutos cada peito, inclusive tomo promil, e só sai cerca de uma 20gotas, nem 5mml saem. É normal? Supostamente deveria sair mais leite uma vez que ele mamava no peito certo? O que faço, quantas vezes ao dia tenho de tirar leite e quantos minutos alguém me sabe informar?

Tininha

jooanah -
Offline
Desde 21 Fev 2012

Pode ser pk o fluxo do biberão é maior qe na mama..
A minha bebia o meu leite no biberao na creche até aos 9 meses e eu sempre usei a tetina de 0meses..
Tb usava o biberão calma da Medela.. Qe simula a pega da maminha.. E a minha nunca rejeitou a mama..

Muda para s tetina anterior ou experimenta o biberão da Medela..

Qnd s quantidade de leite qe se extrai isso é muito relativo.. Varia de mulher para mulher.. Mas se estiveres ansiosa ainda pior.. Qnd estiveres a tirar leite tenta relaxar..

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

Mama eu dez que os meus filhos nasceram logo a seguir de eles mamarem tirava leite e guardava (congelava e quando o leite secava tinha leite materno para eles continuarem a beber LA pois sabia que era o melhor para eles) mas eu tirava leite com a mao não usava bomba isto PK a minha primeira filha nasceu prematura e não pegava na mama....então ainda no hospital tirava leite lá com a bomba eléctrica que eles lá tinham....saia imenso leite,enchia os biberons...mas passado praia um mes secalhar nem tanto xumexou abreduzir reduzir ate não sdeitar nada....e uma enfermeira me disse que puderia ser da bomba...que retirar leite com a bomba seca o leite....depois os outros dois filhos como já disse retirava o leite com a mao,conseguia tirar imenso e depois só secou porque cumecava a trabalhar e já mal o bebe manava e deixei de tirar leite....mas claro cada caso e um caso isto e o meu exemplo...mas ezpremente tirar com a mao nunca se sabe....

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Pode mesmo ser da bomba mamã! Eu usei a bomba automática da Medela e tirava 2 vezes por dia, cerca de 200 ml cada vez... Nunca congelei mas punha no frigorifico, para o pai poder dar no biberão quando eu ia dormir (durante algum tempo tinhamos que fazer turnos pq a pipoca não dormia de dia nem de noite!). Quando acaba de tirar nota que ainda tem a mama cheia??

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Joa_Ninha -
Offline
Desde 20 Jan 2015

Tininha Santos, isso também me aconteceu nos primeiros dias que usei bomba. Apenas tirava cerca de 2ml. Sim, 2ml, estão a ler bem
Neste momento, já tiro cerca de 80-90ml e só uso a bomba esporadicamente quando preciso de ir algum lado em que o bebé não possa ir. E assim, a minha mãe dá-lhe por biberão.

Mpmm -
Offline
Desde 11 Set 2014

Ola! É absolutamente normal. Eu nem uma gota tirava nos primeiros dias. Beba muita água a seguir as mamadas e enquanto tira distraía-se com alguma coisa.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Nos primeiros dias é normalíssimo. Geralmente é preciso prática e relaxar.

Deixo-lhe um artigo com dicas e informação sobre o que esperar nos primeiros dias à volta da bomba... se inglês não lhe fizer diferença.
https://breastfeedingusa.org/content/article/how-much-milk-should-you-ex...

Claro que a bomba pode ter alguma influência, há umas melhores que outras. Sobretudo veja se o bucal tem um bom tamanho para as suas mamas/mamilos e use uma força de sucção que não a magoe (se for preciso comece com menos e aumente conforme se sentir confortável).

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Em relação à rejeição da mama, geralmente é por oleite fluir mais rápida e facilmente com a tetina do biberão. Se quiser pode tentar voltar para uma tetina menos fácil, fazer algumas paragens durante o aleitamento para simular as alterações de fluxo natural da mama e virá-lo a meio do aleitamento comose fosse mudar de mama. No fundo tornar o aleitamento o mais parecido possível com a amamentação e de vez em quando oferecer a mama sem stresses. Pode ser que ainda resulte. Sorriso

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Ola Tininha Santos. Em 1o lugar devo lhe dizer que só de ter começado a dar complemento ao bebé foi meio caminho andado para o seu leite começar a ser cada vez menos , pois quanto mais o bebé mama, mais leite produzimos , se o bebé não vai à mama quando pede e lhe é dado o biberon é normal ter menos leite e não conseguir tirar nada com a bomba. A bomba por si só não faz milagres mas o melhor visto o bebé beber LA é ir estimulando o peito com a bomba varias vezes ao dia. O bebé habituou-se ao biberon e agora é difícil querer que pegue na mama.

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha eu também tive de começar a dar suplemento porque ela perdia peso só com a mama.
Comecei a dar suplemento ás 3 semanas e tentei tirar com a bomba para ver se "me orientava2 no que ela comia, mas com a bomba só consigo tirar cerca de 30 ml.
Actualmente ela está "uma gorda",vou pesa-la amanhã, mas aos 2 meses a médica disse-me que era impossível ela estar a ir buscar á mama só os 30ml porque eu dou 90ml de suplemento e ela disse que era impossível ela estar assim gorda só com 120ml.
Conclusão os bebés sugam muito mais que qualquer bomba.

Telmap1992 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

O meu bebe mama de duas em duas horas na ma cerca de 10/15 minutos e depois acabo a mamada com aptamil h.a. 1 e durante o dia escorro leite quando ele não está a beber, no entanto cvom a bomba também só consigo extrair cerca de 50ml por dia no máximo! Não se preocupe, por vezes quem tem mais leite não o consegue extrair. tem a ver com cada pessoa. Mas aconselho a tentar extrair ao mesmo tempo que ele mama. por exemplo, tentar que ele mame numa mama e extrair da outra. Normalmente sai sempre mais assim.

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Mamã Telma. Se tem tanto leite que no fim do dia até escorre, porque está a dar LA ao seu bebé?

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

Joa_Ninha -
Offline
Desde 20 Jan 2015

já tentei tirar leite com bomba numa mama enquanto o meu bebé estava a mamar na outra mas não consegui. Não consegui porque o biberão ficava na zona das pernas dele e não ficava bem posicionado.

Telmap1992 como fazes?

Telmap1992 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Porque o meu bebe quando so bebia o meu leite estava a engordar muito pouco.(20 gr numa semana e apos começar a dar maminha e depois suplemento engordou 250gr em 5 dias)
Embora digam que não há leites fracos, leite forte não me parece ser o meu caso.
Só que embora tenha leite, não sei bem porque motivo mas não o consigo extrair com a mesma facilidade que sai quando o meu Danilo mama.

joa_ninha, quando estou a amamentar e a extrair leite coloco o meu bebe ao contrário (2 imagem) e então consigo extrair do outro peito.

https://www.google.com/search?q=posi%C3%A7ao+amamentar&biw=1024&bih=654&...

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Olhe Telma, não podia estar mais errada , mas você é que é a mãe. Como CAM acho ridículo terem-na aconselhado a dar LA. Não ha leites fracos não. Os bebés engordam e emagrecem ao seu ritmo e não como nós queremos que engordem. Se o bebé tem os olhos brilhantes, sorri, tem os músculos rígidos é ativo e não está pálido nem anemico não ha razão nenhuma para dar LA . cada um faz a sua escolha

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

Telmap1992 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

eu não sou médica nem enfermeira. prefiro seguir os conselhos de profissionais de saúde, desde que não me pareçam ridículos demais, do que prejudicar o meu filho. 90% do que ele bebe é LM, por isso acho que não são 10% de LA diários que lhe vao fazer mal uma vez que, embora não sejam iguaizinhos ao LM, as formulas tenham sido feitas para os bebes rn que não têm LA

Tininha Santos -
Offline
Desde 01 Mar 2010

Olá mamãs obrigada por partilharem os vossos conhecimentos e experiências li-as todas com muita atenção.Obrigada.

Hoje continuei a tentar tirar leite com as máquinas da ameda e da avent e o resultado contínua igual, de duas em duas horas coloco a bomba quase 1h a tirar leite e o resultado é 5mml no máximo!

Hoje também já lhe troquei a tetina para a nº 1, mas o menino demorou uma eternidade a mamar o leite e entretanto adormeceu no meio do biberon.
...Tentei por diversas vezes colocá-lo à maminha mas o "sacaninha" virou-me sempre a cara e ainda por cima resmungava.

O que me faz confusão é que eu conseguia tirar leite com a máquina, cerca de 120mml e agora nem 5mml.
Quanto ao tirar com a mão, não consigo magoa-me bastante o peito!
Vou continuar a tentar e vou ter em conta os vossos conselhos porque tenho esperança de retomar o LM.

Tininha

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

Mama e já tentou com aqueles " bicos" de silicone que ha para por na mama patrecem retinas mesmo? Não me lembro que nome se da....eu usei uma vez PK tinha o peito ferido e não aguentava a dor do bebe a mamar ,com esse bico duia mas era menos...e uma tipo retina k se mete no mamilo tipo mamilo artificial...alguém me ajude com o no e kkk...pois eu n me lembro..na altura k usei nem comprei foi a enfermeira k me deu um para me aliviar das dores....maspenso k se deve vender em qualquer farmácia e lojas de artigos de bebe

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

É mesmo bico de silicone que se chama mamã Sara! Piscar o olho
Pode ser uma solução... No meu caso doía na mesma, e muito ...e gretei na mesma, mas claro que atenua um pouco Piscar o olho Tive que usar porque tinha o bico raso e de outra forma a bebé não teria onde pegar! :-\

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Davi_D -
Offline
Desde 01 Dez 2014

Boa noite, queria deixar a minha experiencia pois tenho tido problemas semelhantes..! O meu bebe nao estava a engordar so com LM, mas quis mesmo insistir e ele agora já está a engordar! A indicação que me foi dada no centro de saude e que foi a mais util foi fazer quente antes de tirar com a bomba e amamentar (com aquelas embalagens que se aquecem no microondas). Primeiro estava a extrair com a bomba logo após dar de mamar, e saía muito pouco, agora dou de mamar de 3 em 3 hr e tiro com a bomba 1hr depois do inicio de cada mamada (O que tiro dou intercalado na vez seguinte). Consigo entre 30 e 60ml de cada vez. Tem sido trabalhoso mas tem resultado. Liquidos, cha de funcho, promil.
Desaconselho vivamente o bico de silicone. Utilizei quase dois meses e agora que ja nao uso percebo que o bebe faz muito menos forca quando tem o bico, consequente mama menos e nos tambem produzimos menos.
Espero ter ajudado!!

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

Daví não sabia desses contras para o bico de silicone....foi uma sugestão k me lembrei mas realmente n sabia..pois tb usei poucos dias...e foi PK tinha a mama tao gretada k deitava sangue e duia imenso,então foi para ajudar a n duer tanto,foi só ate curar o mamilo....n fazia a mínima ideia que usar o bico silicone fazia reduzir o leite..ramos sempre a aprender kkk

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Não concordo... faz mais força sim, e entra mais ar, o que é mt mau, mas reduzir o leite não me parece! Tenho uma amiga que ainda amamenta a filha com 18 meses e sempre usou bico de silicone e nunca teve menos leite por isso, pelo contrario... nem sequer precisou recorrer a leites artificiais, foi sempre exclusivamente materno. Lá está, ha casos e casos! Sorriso

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

AnaMariaLima -
Offline
Desde 14 Fev 2015

Mamã eu já tive de tirar leite algumas vezes porque tinha de ir a algum lado e assim sempre deixava leite para a pequena Sorriso
A primeira vez foi um desastre estava naquela que ia sair muito e estive meia hora a tirar 10ml pensei logo que não era possível. Ela mama nem 10min e fica satisfeita e mama de 3 em 3 horas, as vezes aguenta mais tempo e está bem gordinha. Pelo que diz a pediatra tem peso de bebe de 5meses Sorriso
Na segunda vez dei-lhe de mamar depois foi dormir e eu tomei um banho de água quente, fui para o sofá, pus uma série a dar para estar relaxada e ia com a ideia que só iria tirar um bocadinho não ia com expectativa. Comprei uma bomba nova que a outra dava impressão de não sugar e olhe em 10 min tirei 100ml Sorriso fiquei toda contente Sorriso
Eu não senti a subida do leite, não tive dores, os peitos não endureceram, estão sempre moles e eu tenho leite suficiente para a alimentar Sorriso olhe quando eu dizia que não senti a subida do leite, todos diziam que o leite não ia durar um mês e olhe ainda cá anda a leite materno exclusivo Sorriso
Quando for tirar não stress Sorriso quanto mais estimular mais produz Sorriso
Em questão do bebé não pegar porque estranha o bico, os bicos de silicone podem ser uma opção porque são parecidos com o biberão Sorriso eu sempre usei porque tenho os bicos invertidos e não adianta me criticarem Sorriso vou usar até conseguir que ela pegue na mama, tento em todas as mamadas mas ela não agarra sem aquilo Sorriso
Ela mama bem, rápido, não tem cólicas por isso continuo a usar Sorriso
Não custa experimentar porque é melhor isso do que ele não pegar mesmo e deixar de tomar leitinho materno Sorriso
Beijinhos

22 de Abril - 2,930 kg carregadinhos de amor Sorriso
"When she's O.K
And I'm all right
When she's awake
I'm up all night
Nothing really matters"

Tininha Santos -
Offline
Desde 01 Mar 2010

Ola mamas Piscar o olho
Hoje já tirei 10mml.
Já sinto o peito a querer "explodir" mas só sai mesmo os 10mml, estou confiante que vou conseguir até porque as vossas sugestões e partilhas de conhecimento têm-me ajudado.
Hoje coloquei "arroz dentro de uma meia, levei ao microondas e coloquei nas mamocas". Acho que ajudou pelo menos vi o pouco leite que saia sair mais rápido.
Quanto ao bico de silicone é realmente uma excelente ideia vou tentar, pois também acho que como tem aquele bico mais saliente consiga engana-lo (no bom sentido).

As mamas que estimulavam/estimulam o leite com as bombas qual é a velocidade e a sucção que seleccionam?
Inicialmente selecciono sucção mínima e velocidade máxima e passados uns 10min, selecciono sucção média/máxima e velocidade
e rápida também, será que estou a fazer bem? É que o leite que extraio é na 1° função (sucção lenta e velocidade maxima)!

Tininha

AnaMariaLima -
Offline
Desde 14 Fev 2015

Mama a minha bomba é manual Sorriso natural felling da chicco Sorriso acho que deve escolher q velocidade com que se sentir melhor Sorriso se a rápida não a magoar acho que pode usar sempre essa desde o início para ser eficaz Sorriso
Mas isto sou eu a pensar Sorriso se alguma mamã tiver automática deve conseguir explicar melhor Sorriso

22 de Abril - 2,930 kg carregadinhos de amor Sorriso
"When she's O.K
And I'm all right
When she's awake
I'm up all night
Nothing really matters"

Davi_D -
Offline
Desde 01 Dez 2014

Ola mamas,
Pois.. eu acho mesmo que cada caso é um caso.. só deixei o bico de silicone à para ai uns 10 dias.. mas agora que já passou a fase de ele rabujar e nao querer, acho que agora está a pegar bem. O que eu acho que aconteceu no meu caso, foi que o bebe era "enganado" pelo bico, pois antes ficava cerca de 15/20 min em cada mama, e agora sem o bico uns 7/8 min. Talvez é bebe preguiçoso e o bico nao ajudava.. Sorriso
Lembrei me de outra coisa que ajuda! Depois de colocar o quente, quando se comeca a usar a bomba, fazer movimentos do lado da mama para a frente e ajuda muito, como se fosse "empurrar" para a frente! Boa sorte! Sorriso

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

Olhe se cumeca a sentir a mama dura e cheia faca como a mama de cima disse ,massagem a mama antes de cumecar a tirar,de trás para a frente e a volta tb cumecando com movimentos circulares a volta da mama desde cima ate ao bico...eu como já disse tirava com a mao,pois a bomba usei na primeira filha e alem de o leite acabar num estantinho magoava me porque os meus mamilos gretavam muito e com a forca de succao magoava mesmo o bebe a mamar magoava ( por isso usei o bico silicone) sempre tirei com a mao,primeiro custumava por um paninho kentinho na mama(que ate me sabia bem quando elas estavam duras) depois massajava ate o leite cumecar a sair sozinho,depois fazia uma pekena pressazitana mama e o leite saia num estantinho,,experimente as massagens e os paninhos quentes ou então no banho dar com o chuveiro na mama com agua que tinha e a seguir ir tirar o leite !comigo funcionava.

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Ha Alguma mãe que use esta bomba ?

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

Tininha Santos -
Offline
Desde 01 Mar 2010

Eu tenho a avent anterior a essa.
A minha é eléctrica e tem a opção de ser também manual.
O pouquíssimo leite que tiro agora é com a máquina da avent porque com a da ameda nem 5pinguinhos seguidos consigo extrair, mas cheguei a tirar 120mml com a da avent. Na minha opinião é bastante boa.

O meu pimpolho contínua não mostrar interesse nas minhas mamocas... Acho que os bicos de silicone não ´tão a resultar Triste
Hoje contínuo nos 10mml, amanhã será um novo dia.

Tininha

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

Usei a bomba elétrica da medela emprestada quando tive o meu filho e fiz bastante stock quando comecei a trabalhar. era excelente. Esta manual da Avent ,não sai nada, parece que não suga nada. Tar a puxar com ela é a mesma coisa que nada

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Tb usei a electrica da medela, é optima!;-)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥