Tirar a chupeta ao bebé | De Mãe para Mãe

Tirar a chupeta ao bebé

Responda
12 mensagens
Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

O meu filho tem 3 anos e meio e achei que já era hora de tirar a chupeta. As noites têm piorado imenso... Alguém nessa situação?

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

jooanah -
Offline
Desde 21 Fev 2012

A minha enteada tem mais uns mesitos qe o teu menino.. tb usa chupeta para dormir.. já tinha quase largado a Chucha mas com a chegada da mana voltou a querer para dormir.. por enquanto deixamos até pk em janeiro vem outra mana agr do lado da mae e iriam ser muitas mudanças juntas.. bem qe lhe tento tirar ate lhe digo qe a mana é bebé e nao usa Chucha mas ela não larga.. e como é só para dormir á noite não me preocupo muito..

EduardaMagalhães -
Offline
Desde 14 Nov 2012

Olhe aproveite que está aí o natal e diga-lhe que o pai natal precisa de chupetas para dar a outros meninos e que em troca lhe deixa ficar um presente... Pode ser que seja uma maneira menos traumatizante para ele.

PinkStateOfMind -
Offline
Desde 21 Out 2011

olha, queria só deixar o meu testemunho. Eu acho que as crianças devem deixar as chupetas por elas próprias. Claro que como pais podemos incentivar, mas não sou a favor de "obrigar" a criança a deixar. Por causa de a chupeta me ter sido tirada abruptamente comecei a roer as unhas. E hoje só não roio porque comecei a usar unhas de gel e consegui assim anular o vício. E é um vício maldito!

Novo processo de treinos para dar um(a) irmão(ã) à S. Início em Janeiro de 2019
********
Início dos treinos em Maio de 2014.
Positivo a 24 de Julho 2014 Sorriso

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Hmmm... agora já é tarde para voltar atrás... deixámos a chupeta na «árvore das chupetas», e ele nunca mais falou do assunto ou sequer pediu... mas sinto que as noites estão piores, ele acorda a chamar, porque sente falta de algo...

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

PinkStateOfMind -
Offline
Desde 21 Out 2011

E se lhe arranjares um boneco, uma mantinha pequena ou um fralda de pano? Há crianças que se agarram a essas coisas para se aconchegarem e ficam sossegadas. De qualquer forma se ele já não pede a chucha é bom sinal. Pensa que é uma fase e que vai passar.

Novo processo de treinos para dar um(a) irmão(ã) à S. Início em Janeiro de 2019
********
Início dos treinos em Maio de 2014.
Positivo a 24 de Julho 2014 Sorriso

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Largar um vício é algo muito difícil para os adultos, agora imagine para uma criança...

A chupeta deve ser abandonada por volta dos 2 anos para evitar que a criança crie "afetos" especiais e profundos com a amiguinha. Quando isso n ocorre nessa idade, abandonar a amiguinha fica mais difícil e é preciso mostrar à criança que aquela amiguinha é, na verdade, uma bruxa má que só prejudica a saúde dele. Que faz mal aos dentinhos, que não é boa porque nenhum menino grande a usa.

Não se se a mamã tem algum vício, mas decerto que conhece quem tenha, nem que seja o vício de fumar. É muito difícil porque a cabeça quer largar mas o corpo insiste em pegar. Com os meninos e as chupetas é a mesma coisa, só que ao contrário: o corpo gostaria de não usar chupeta, mas a cabecita deles só se lembra dela.

Não passei por isso mas conhehço quem tenha passado. Sugir que não lha retire à força. A esta altura, o mal que a chupeta pudesse ter causado já causou e não vai piorar por usar mais uns tempos. Restrinja em vez de proibir completamente. Permita um uso limitado, tipo chupeta só pra fazer ó-ó. Nada de chupeta durante o dia ou em público. Diga-lhe que, quando a chupeta se estragar já não haverá outra porque não se vendem chupetas para meninos grandes. Faça um jogo com ele do tipo: se hoje não usares a chupeta vamos fazer... (alguma coisa que ele goste). Tem que ser assim para evitar traumas desnecessários.

Privá-lo de repente de algo que fez parte da sua vida inteira é demasiado violento.

Com os meus filhotes a chupeta era permitida livremente até ao 1º ano (usavam até pendurada na roupa). passado o 1º aniversário, chupeta só estava nas caminhas. Aos 2 anos, a minha filha perdeu as chupetas (eu fiz por isso) e, depois de as procurarmos em conjunto, foi uma pena mas não apareceram. Com o menino não sei como vai ser, pois ele só a usa p dormir.

Espero ter ajudado... Claro que é apenas a minha opinião...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

O problema é que já tirámos há quase uma semana, e acho mau voltar atrás, depois de todas as conversas e prendas de pai natal que tivemos. Que credibilidade vamos ter depois disto....?

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Claro que nenhuma de nós vai decidir por si o que fazer. São vocês que precisam pesar os prós e contras de retroceder ou de manter a decisão. Entre a vossa suposta credibilidade e o sofrimento aparente dele, terão mesmo que ponderar. Eu, por mim, jamais optaria por uma privação forçada seja do que for, quanto mais de uma chupeta, permitida apenas para o aconchego durante o sono.

Seja o que for que decidam fazer, estará sempre certo, já que o que os move é o que pensam ser o melhor para ele.

Boa sorte

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama tb acho que n deve voktar atras senao na proxima vez vai achar que ela volta. Mas tente incentiva lo. Diga que é tao lindo por n usar chucha, diga que o pai natal lhe disse que ia receber isto ou aquilo por ter largado a chucha...etc etc. Faz com que ele se sinta super orgulhoso e pode ser que entrando na cabeca o corpo n peça tanto!

Ana Maldivas -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Dfol,
Também acho que o melhor agora é não voltar atrás... O pai há duas noites pôs-lhe a chucha porque disse que ele não parava de chorar e que nem deu conta. Mas não se pode estar a abrir excepções assim! Eu ontem tive o mesmo problema e lá o consegui voltar a adormecer, cantando, falando baixinho, etc... ir pelo caminho mais fácil é que não ! Depois como é que íamos voltar a quererque ele tirasse?!?!?! Ele já tem 3 anos e meio!

Ana Maldivas
http://anamodernfamily.blogspot.pt/

O Miguel chegou dia 26/06/2011

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

É isso mesmo mamã. Nao voltar atras n quer dizer que nao o ajude a ultrapassar a falta. Mas claro que o seu marido tem de fazer da mesma forma. Fale calmamente com ele pois os homens precisam que os ajudemos a compreender certas coisas. Ajude o seu menino mas acredite que esta a fazer bem. Ha mts meninos por ai com xuxa aos 10 anos que ate são gozados pelos amiguinhos. Nessa idade ainda esta a tempo . Ha meninos que largam mais facil e outros menos mas ser mae tambem é ajudar a ultrapassar estad coisinhas! Boa sorteee