Tirar o Biberon | De Mãe para Mãe

Tirar o Biberon

Responda
13 mensagens
cepp -
Offline
Desde 30 Mar 2016

Olá a todas as mamas e feliz dia do pai se andar por aqui algum papa meio perdido, eheh.
Bem depois de 1327 duvidas ao longo destes maravilhosos mas difíceis 18 meses chega-me a duvida 1328.
Com 18 meses penso que esteja na hora de ela deixar de mamar no biberon a noite e mesmo o biberon em geral mas claro que quero começar devagarinho. O que me aconselham?? Para jã tirei o leitinho do meio da noite, ela tadinha acorda a pedir o leitinho mas não tem sido muito difícil, mas ainda dou biberon ao levantar e ao deitar. No lanche é leite de caneca.
Obrigado a todas

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Eu tirei só aos dois anos e pouco, ela adorava o biberão de manhã e a noite, mas queria que fosse eu a dar. Em primeiro lugar em vez de dar na cama passei a dar na cozinha, depois passei a dar-lhe para ela tomar sozinha e depressa deixou de querer. Foi muito mais fácil do que pensava, já com a chupeta não é nada fácil.

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Nunca tirei o biberão ao meu filho mais velho, e olhem que a pediatra aconselhou o mesmo. Quando eles querem deixar, deixam... até porque bebem muito mais e melhor de biberão.

Quando começam a gostar de experimentar com os copinhos apropriados, aí vão, por eles, deixar de querer... o mais velho gostou do biberão até perto dos 5 anos... e depois? Se quer, quer e pronto.

Diz-vos uma mamã que já passou por lá e agora tem um pré-adolescente, que eles crecem muuuuito depressa... não se preocupem em tirar-lhe cedo estes miminhos de bebé que não voltam mais.. olhem que aos 20 anos não vão ter traumas nem dependência por não terem deixado o biberão com meses Piscar o olho

E mais: Eu nunca, mas nunca, tiraria uma refeição de leitinho a um bebé que ainda o pede. seja de noite ou quando for. Importante é lavar os dentes a seguir, de resto, não se esqueçam de que eles são bebés... e daqui a um piscar de olhos já não são, não os devemos apressar.

Esqueçam o que diz a vizinha, a amiga, a tia... cada bebé tem o seu ritmo, e o conforto deles é o mais importante. O vosso instinto vos dirá se eles estão prontos para uma nova fase... sem stresse, acima de tudo.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

O meu ainda usa o biberão sempre que lhe apetece. Toma muito bem leite de caneca, mas à noite apetece de vez em quando um biberão de leite, e lá vai ele.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A meio da noite não dá muito jeito lavar os dentes a seguir... E nutricionalmente não faz falta, portanto acho que faz bem em tirar esse biberão. Os outros não me parece assim tão importante, pode sempre ir tentando dar o leite com palhinha, copo evolutivo, mas sem tirar subitamente o biberão.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Eu sou sincera, acordo muitas vezes durante a noite e não ando a lavar os dentes cada vez que bebo um copo de leite.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Cláudia Sobral escreveu:
Eu sou sincera, acordo muitas vezes durante a noite e não ando a lavar os dentes cada vez que bebo um copo de leite.

São opções, mas o leite é das coisinhas piores para os dentes por causa da lactose... que é um açúcar.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A minha tem 17 meses e também ainda bebe o seu biberão de manhã e não conto tirá-lo tão cedo pois vejo como lhe sabe bem este miminho, ao colo da mãe, ainda agarrada ao boneco com que dorme, despertando assim devagarinho. E uma vez que ele até já bebe leite pela caneca, parece-me que qualquer dia quererá fazer a transição e deixar o biberão por ele.
O biberão à noite...a maior parte das vezes é mais vício que fome e não sendo nutricionalmente necessário, concordo que se tire, respeitando o momento do bebé (a minha filha nunca precisou desse biberão mas há coisa de 1 mês pede. Noto-a incomodada à noite, estou a ver dentes novos a romper e penso que procura esse consolo. Mas estou atenta pois não quero que se habitue e vendo que é capaz de adormecer sem o leite, não lho dou).

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Eu falei nisso à pediatra na consulta dos 18 meses e ela disse para nao o tirar, ate pq segundo ela não é por beberem leite de manha e a noite pelo biberao que ira deformar a arcada dentaria, o que fara deformar é o uso prolongado da chupeta, ou seja estar com ela na boca todo o dia por exemplo.
O meu filho mesmo pelo biberao beb pouco leite, uns 150 ml a noite e uns 100 ml de manha, se desse pelo copo desconfio que ja nao bebia nenhum Sorriso
E pelos 18 meses tb tirei o leite a meio da noite, ele nao mamava a meio da noite desde os 6 meses e por volta dos 11 meses voltou a querer e aos 18 tirei lhe Sorriso

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

guialmi escreveu:
A meio da noite não dá muito jeito lavar os dentes a seguir... E nutricionalmente não faz falta, portanto acho que faz bem em tirar esse biberão. Os outros não me parece assim tão importante, pode sempre ir tentando dar o leite com palhinha, copo evolutivo, mas sem tirar subitamente o biberão.

Pode não dar jeito. mas com uma dedeira faz-se num instante... e evita muitas cáries futuras.

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Mamã, já pensei no mesmo e o meu tem 28 meses!
Ele gosta e pede o biberão com o seu leitinho, não lho vou tirar enquanto mo pedir. Lava sempre is dentes depois, por isso não vejo nenhum ganho me lho tirar.

Filipasno -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Olá, nos por aqui também estamos com 18 meses e tbm nos disseram para tirar o biberão da noite e substituir o da manha por copo.
O da noite custa-me a tirar porque acho que aconchega a barriguinha... O do peq almoço irei faze-lo quando tiver uns dias em casa, com calma e sem stresses! Sorriso Não o vou fazer por causa dos dentes ( eu tomei leite e nestum no biberão até ir pa escola e tenho os dentes direitinhos lol :p ) mas porque ela ta a crescer e como tudo ha mudanças e esta é mais uma, se ela aceitar bem tudo muito bem, se não continuamos com o biberão!
Por ai se o lanche já é na caneca, o peq vai ser mais facil ser na caneca tbm! So se ainda for feito na caminha, ai já é diferente! Sorriso

Sobre Filipasno

Inicio dos treinos: Fev de 2014
Positivo: 29-08-2014 <3
AE - 12 de Setembro (7 semanas)
Positivo: 02-01-2015 <3
Eco 20-04-2015 -> Vem ai a nossa menina Iris <3
Iris nasceu a 9/9/2015 <3

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Acho que faz muito bem em tirar o biberon Sorriso a minha filha começou a beber os líquidos pela caneca e copo normal a partir de 1 ano e meio. Esteja perto dela a ensinar e para evitar acidentes que aprende num instante. Boa sorte

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?