Tipo de sangue Rh negativo - meninas, o que sabem sobre isto? | De Mãe para Mãe

Tipo de sangue Rh negativo - meninas, o que sabem sobre isto?

Responda
6 mensagens
melcoimbra -
Offline
Desde 30 Set 2013

Olá,

eu sou Rh negativo e o meu marido Rh positivo... e quanto mais leio sobre este factor, mais me arrepio. Mais alguém percebe alguma coisa disto? A minha GO disse para não me preocupar, mas este texto deixou-me preocupada:

Tipo de sangue Rh negativo

As complicações surgem quando os dois tipos de sangue entram em contacto: como o organismo do Rh negativo não reconhece a proteína, sente-se obrigado a reagir. Assim, o sistema imunitário cria anti-corpos (anti-Rh) com o objectivo de destruir o elemento estranho do outro organismo.

Na gravidez, os problemas surgem quando a mãe é Rh-negativo e o feto tem sangue Rh-positivo, que herdou do pai Rh-positivo. Neste caso, o sistema imunológico da mãe irá reagir à presença da proteína nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) do seu bebé, criando anticorpos de defesa.

Os níveis destes anticorpos da mãe vão aumentando ao longo da gravidez e podem atravessar a placenta e chegar ao feto, onde podem destruir parte dos seus eritrócitos, podendo levar ao aparecimento de anemia e à acumulação da bilirrubina.

Implicações:

A grávida não corre qualquer risco, mas o bebé pode desenvolver uma doença grave, designada por entroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, que tem como manifestação mais severa a anemia profunda, desenvolvida ainda no útero, e que pode levar à morte. Quadros graves de icterícia, paralisia cerebral, lesões auditivas e no sistema nervoso são outras das possíveis complicações. Há ainda casos em que a doença causa acumulação de líquidos nos pulmões e no abdómen, associado a insuficiência cardíaca.

Durante uma primeira gravidez, raramente surgem estes problemas porque, em geral, não há um contacto significativo entre o sangue do feto e o da mãe até ao momento do parto e os anticorpos aparecem tardiamente.

Contudo, após a gravidez, a mulher permanece com a memória desses anticorpos e em cada gravidez posterior produz anticorpos cada vez com maior antecipação.

Na situação inversa, em que a mãe tem Rh positivo e o filho negativo, não há perigo. Não existem proteínas no sangue fetal que possam sensibilizar o organismo materno e o sistema imunológico do bebé é imaturo para reagir às proteínas do sangue da mãe.

Prevenção:

Durante o período pré-natal é realizada a análise que identifica o tipo e grupo sanguíneo.

No caso de ser negativo, confirma-se o sangue do pai. Se este for Rh positivo realiza-se um segundo teste - o Coombs indirecto - que indica se a mulher já possui anticorpos contra o Rh positivo. Se não existirem anticorpos, basta tomar uma dose de gamaglobulina anti-D na 28ª semana de gestação e outra após o parto. Composta por imunoglobulina anti-Rh, destrói as células sanguíneas positivas presentes na circulação materna e evita, assim, a formação natural de anticorpos.

No caso de já existirem anticorpos, é preciso um bom acompanhamento do desenvolvimento fetal e:

- Vigiar se não diminuem os padrões de crescimentos ou dos movimentos fetais;

- Avaliar o excesso de líquidos e alterações cardíacas, através da ecografia;

- Quando necessário, recorrer à amniocentese para verificar se há anemia e acumulação de bilirrubina.

Os casos mais graves exigem a antecipação do parto ou uma transfusão do sangue intra uterina, feita por cateter.

Após o nascimento, o bebé passa por fototerapia (banho de luz) para eliminar a bilirrubina acumulada. Se for necessário, recebe uma transfusão total de sangue.

Fonte: http://mamasebebes.pt/artigos/gravidez/tipo-de-sangue-rh-negativo-475.html

Treinos iniciados a 06.04.2015 Sorriso
Positivo: 08.07.2015 & DDP: 22.03.2016

Treinos iniciados a 23.05.2018 🙏🏻
Positivo: 03.06.2018 ❤️

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Não te preocupes, não é nenhum bicho de sete cabeças. Nas análises do primeiro trimestre fazes uma que se chama coombs indirecto, que vai indicar se o teu sangue já entrou em contacto com modo bebé. Normalmente, isso só acontece em caso de aborto e no parto, por isso não há grande motivo para preocupações principalmente numa primeira gravidez. Depois voltas a fazer às 24 semanas e às 28 semanas leva-se uma injecção preventiva e depois outra após o parto caso o sangue do bebé seja positivo que é para evitar problemas numa futura gravidez. Se o sangue do bebé for negativo como o da mãe não há qualquer problema.

anaira -
Offline
Desde 18 Jul 2012

Eu sou RH negativo e o namorido RH positivo. Tenho duas filhas, a mais velha é RH negativo e a mais nova RH positivo.

Às 28 semanas leva a vacina e após o parto tem até 72h de para levar nova vacina apenas caso o bebé seja RH positivo.

Vai correr tudo bem! Tenha só o cuidado de alertar sempre os profissionais de saúde acerca do seu tipo de sangue muito embora eles tenham o hábito de ser muito atenciosos nesta situação. Eu tinha essa informação em letras maiúsculas em várias páginas dos meus livrinhos de grávida.

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Reparei agora que já tiveste um aborto, sabes se levaste a tal injecção após o aborto?

paulacferreira -
Offline
Desde 21 Nov 2014

Olá, eu também sou Rh negativo. O meu marido positivo. Quando estava grávida também tive receio. Foi muito simples,às 26 semanas levei uma injeção. Depois do parto não foi necessário porque o meu pequenino também é Rh negativo. Não se preocupe, vai correr tudo bem Sorriso

melcoimbra -
Offline
Desde 30 Set 2013

Olá Sandy Sorriso levei a vacina sim porque tive início de uma infecção. Imensas dores e febre logo no dia seguinte. Depois fiquei bem...

Beijinho

Treinos iniciados a 06.04.2015 Sorriso
Positivo: 08.07.2015 & DDP: 22.03.2016

Treinos iniciados a 23.05.2018 🙏🏻
Positivo: 03.06.2018 ❤️