Terapia da Fala - Serviço Nacional de Saúde | De Mãe para Mãe

Terapia da Fala - Serviço Nacional de Saúde

Responda
6 mensagens
Mummy_bee -
Offline
Desde 28 Set 2011

Olá mamãs,
A minha filhota está quase a fazer 5 anos e foi encaminhada pelo pediatra para a terapia da fala.
Alguém que tenha tido a experiência no Hospital Público/ Serviço Nacional de Saúde? Quanto tempo demoram a chamar?
Obrigada desde já pela possível ajuda!

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

O meu filho na consulta dos 5 anos, foi encaminhado para terapia da fala,tinha duas letras que não conseguia dizer de maneira nenhuma... Pouco tempo depois foi chamado para a consulta de avaliação e pelo SNS não tinha direito a terapia da fala, segundo me explicaram, era preciso ter mais uns quantos requisitos, que o meu filho não tem... Conclusão: Coloquei-o numa terapeuta particular com a qual estou mais do que satisfeita, o meu filho tem melhoras a olhos vistos, já teve "alta" das sessões, mas eu pedi para ele continuar a ir uma vez por mês para continuar a treinar a fala e assim é... Encontrei uma terapeuta que leva 15euros por sessão, mas as sessões compensam e muito...
Estou, de facto, muito satisfeita... Sorriso

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

MonicaPC -
Offline
Desde 05 Jun 2015

Olá Mummy_bee!
Geralmente depende muito das zonas. Há sítios em que a avaliação é relativamente rápida e outros em que pode demorar, por exemplo, 3 meses.
Como a mamã Nina disse, por vezes as crianças não são aceites porque não preenchem determinados requisitos, mas isto também depende de cada serviço e está geralmente relacionado com a lista de espera.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Claro que aqui ninguém faz ideia da sua margem financeira para poder ou não suportar o custo de uma terapêuta particular. em geral cada sessão ronda os 15 ou 20€mas, quando o profissional é competente, os resultados aparecem bem rápido.

Pelo que percebo, a sua pequena deve iniciar este ano o 1º ciclo, pelo que seria importante adquirir a capacidade de pronunciar todas as letras que é suposto que as crianças nesta idade já consigam.

O meu sobrinho tem 5 anos. Não diz, de forma instintiva, a letra "l" em palavra nenhuma, nem no início nem se a letra aparecer no meio da palavra. No entanto, se for alertado para dizer bem, consegue dizer perfeitamente. Ou seja, não é uma incapacidade, mas sim algo que, nele, não se tornou intuitivo. à 3ª sessão de terapia a evolução é notória. O "eite" já foi promovido a "leite" e o "imão" também jjá é "limão".

Ele faz uma sessão semanal e depois trás uns exercícios para se fazerem em família durante o fim de semana. É importante que ele adquira a pronúncia desta letra antes do início escolar, porque, não o fazendo, pode transportar-se para a escrita e levá-lo a escrever como fala.
É interessante perceber que, quando o "l" aparece no meio das palavras, ele substitui pelo som da letra"u". Ou seja, ele diz "vou jogar à boua." ou " eu não fauo contigo.

Não faço ideia quais os critérios ~para que os meninos sejam ou não considerados nas terapias ministradas via sns, mas suponho que o critério económico possa ser um deles. Em fim, é o que temos.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

No hospital, normalmente é feita uma primeira avaliação que costuma ser relativamente rápida (entre 1 e 2-3 meses). Nessa avaliação a fisiatra decide se a criança deve ou não ter terapia da fala (e não tem a ver com a capacidade financeira dos pais) e encaminha depois para a terapeuta da fala. Se decidirem que deve ter é lhe atribuído um grau de prioridade conforme a idade e o tipo de dificuldades e depois é chamada. Para a minha primeira filha após a consulta de avaliação foi chamada ao fim de 1 mês, já o meu filho esperou 7 meses.
Também há a possibilidade do médico de família passar uma credencial com certo número de sessões e nesse caso é só encontrar um sítio que aceite a credencial, já não é preciso avaliação

Mummy_bee -
Offline
Desde 28 Set 2011

Olá mamãs,
Muito obrigada pelos v. testemunhos.
De fato a minha filha tem uma situação um pouco mais complicada do que apenas não dizer certas letras... é mesmo um problema de expressividade.
Fui ontem à medica de família e consegui a credencial. Vamos ver agora quando consigo marcar! Sorriso
Obrigada por tudo!
Beijinhos a todas!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?