Terão os avós uma palavra a dizer na educação dos nossos filhos? | De Mãe para Mãe

Terão os avós uma palavra a dizer na educação dos nossos filhos?

Responda
23 mensagens
SSS -
Offline
Desde 24 Abr 2007

Olá meninas,

Ando a frequentar aulas de preparação para o parto e ontem a sessão foi com uma psicóloga sendo o tema “a família”.

Uma das questões que achei pertinente e que vou partilhar com vocês foi:
“Terão os avós uma palavra a dizer na educação dos nossos filhos?”
- Sim, sem dúvida…
- Depende dos avós…
- Depende da situação (criança na creche/ com avós)…
- Não, nem pensar…

Tendo em conta que nem todas temos famílias tradicionais e/ou com pais exemplares… qual é a vossa opinião/experiência?

***
SSS

Sobre SSS

O Homem sonha acordado, sonhando a vida percorre...e desse sonho dourado, só acorda quando morre. (António Aleixo)
Então vamos lá sonhar...

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Eu acho que os avós têm sim uma palavra a dizer, um conselho a dar... a minha mãe farta-se de dizer "avó é mãe 2 vezes". Os avós deveriam estar presentes na vida dos netos para mimá-los, mas com regra: quando as minhas irmãs ralham com os filhos e que a minha mãe acha que têm mesmo razão, ela não diz nada e depois os netos vão para o colo dela e ela continua na mesma linha das mães, a explicar onde erraram, mas quando ela vê que não há assim razão real, ela diz logo "vá lá, não ralhes com a menina..." e a criança vêm logo para o colo.
A minha mãe consegue ter 1 relação extraordinária com os netos (relação que nunca teve com os filhos) e nunca ouvi as minhas irmãs ou cunhadas reclamarem dela, dizer que ela se mete demais.
Nas férias escolares, as crianças eram as primeiras a dizer que queriam ir para casa da avó.
Eu agora vejo com a minha menina de 8 meses: ela ADORA a minha mãe (foge do meu colo para o dela porque sabe que a minha mãe vai andar com ela a passear...)

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Olá, esse tema cá em casa já foi falado e as conclusões não favorecem os avós. Do meu lado a minha filha já nao tem avós mas tem do lado do pai e a conclusão a que cheguei é que de forma alguma vou permitir à minha sogra opiniões sobre a educação dos meus filhos pois não lhe reconheço o discercenimento necessário a isso. A ideia que tenho da minha sogra é que teve os filhos e que eles se foram criando, vi durante anos a irma mais nova do meu marido apanhar por motivos que não faziam sentido nenhum e não era minimamente repreendida por coisas que faziam sentido. Se fosse preciso ela com 16 anos saia para a rua e nao pedia, informava e nada lhe diziam mas uma vez por estar até depois da meia noite, em pleno verao na casa de um vizinho, apanhou no meio da rua à frente dos amigos, quer dizer eu não acho isto normal, minimamente.

Concordo que isso depende muito dos avós mas no meu caso não terão opinão a dar. Não estão sequer autorizados a dar-lhe uma palmada, a minha filha tem pais em casa e se fizer asneiras a minha sogra que fale comigo que eu logo vejo o que fazer. De qualquer modo os meus sogros moram a 80km de mim e estamos juntos 1 vez por mes +-, portanto a minha filha não tem situações de estar sozinha com eles.

Bjokas

sonia_ -
Offline
Desde 30 Jan 2010

Bem, eu ainda não sou mãe, mas este é um assunto em que
às vezes penso...
Eu penso que os avós já tiveram o seu tempo de educar crianças... agora é a nossa vez de educarmos à nossa maneira.
Claro que é bom crescerem junto dos avós e claro que os avós lhes podem ensinar muita coisa, mas poderão haver alguns exemplos de actos (como atirar lixo para o chão ou pela janela do carro como os meus sogros fazem! Que raivaaa!!! ) ou mentalidades dos nossos pais que não gostamos muito e não queremos transmitir isso aos nossos filhos. E temos esse direito! Careta

Sobre sonia_

Conhece a minha caminhada: http://demaeparamae.pt/forum/cantinho-sonia *** Madrinha da Patrícia Pavão, da linda Orquidea7 e da fofinha Bene81 Espertalhão *** Afilhada da querida Luana_Ana e da fofíssima nanina Espertalhão

MAR22 -
Offline
Desde 26 Abr 2010

Eu acho k os avós ñ devem dizer nd contrario ao k os pais dizem pk ser desautorizada em frente aos meus filhos é algo k ñ permito independentemente d tar correcta ou ñ.
Acho k os netos devem sempre conviver o máximo com os avós e receberem mimos e fazerem asneiras k conosco pais ñ fariam agora k eles tenham algo a dizer sobre a educação dos nossos filhos ñ m parece.

Sobre MAR22

MAR22

joanasantosblue -
Offline
Desde 18 Dez 2009

aqui por estes lados a minha mãe não se mete muito so opina mas depois diz que quem sabe são os pais..a minha sogra é uma avó um pouco ausente por minha culpa confesso mas ela que praticamente cria as 3 netas filhas da irma do meu homem mais a mae de 7o e poucos anos e como eu acho isso errado e isso me irrita e não levo la a lara e tam bem se conta pelos dedos de 1 mão as vezes que ela quis saber dela...bj

A todas as madrinhas e afilhadas que são muitas obrigada por tudo Sorriso

estrela123 -
Offline
Desde 17 Fev 2010

É assim eu acho que todas as respostas tem que se lhe diga!
Eu ainda nao tenho filhos mas um dia que tenha ja sei que a minha filha ou filho nao fica com minha sogra so se tiver mesmo que ser porque minha sobrinha passa muitoooo com ela..
Com meus pais nao é por ser pais mas sim porque eu sei como é com minha sobrinha fara se for netos que minha mae nao manda na minha sobrinha mas sim minha sobrinha na minha mae a minha mae vai pa onde a minha sobrinha quer(minha sobrinha de parte de namorado a minha mae nao é nada) e brinca com ela tem uma paciencia uii que eu nao tenho metade mas bem sem duvida acho que os avos nao devem fazer é os pais tarem a ralhar e os avós a dizer que nao devo bater ralhar ou seja o que for se quiser dizer diz quando a criança nao tá lá porque depois sempre que os avós la estao a criança faz todo o tipo de disparates e m dia mais tarde nao á respeito pelos pais!
Eu se tiver que bater a minha sobrinha NA FRALDA nao mata e na hora certa agora acho que ah avós e avós !!
Beijinho

ASofiaN - O meu sonho por se REalizar por causa Da crise Triste
Aiiii sou Madrinha do Diego da ANADIEGO AI é tao lindo ele Espertalhão Madrinha da tripeira eunice88 e da pequena IRIS ,Madrinha babada de encanto, Madrinha Babada Pinkshirt ,Madrinha babada de M_19 , Madrinha de Ritinhacruz , Madrinha de Rosita, Madrinha de Saoxinha, Madrinha de Andreia32
Afilhada babada de RitaD Afilhada babada de Rosita=))Afilhada babadissima de encanto Afilhada babada de karol almeida

CarolN -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Olá,

Na minha opinião é como há uma frase que responde bem a isso:

"Os avós não servem para educar, mas sim para deseducar"

Isto porque os avós são sim muito importantes, pois como uma mãe disse são mães ou pais duas vezes e por mais que não gostemos de ouvir determinadas coisas, eles sem duvida têm mais experiência que nós... Muitas mães criticam as sogras e não as próprias mães, ora lá estar não as reconhecem como familia, claro que há pessoas e pessoas e existem e vão sempre existir pessoa com quem nos damos melhor ou pior, mas na minha opinião: já que nos temos que dar mais vale darmo-nos bem Sorriso

Como já disse noutro tópico vejo a minha sogra como minha mãe e oiço bastantes os seus conselhos, claro que não concordo com tudo, mas chegamos a um bom senso e fico sempre com a opinião dela na cabeça, pois como mais velha deve ter mais experiencia como eu, até porque se não tivesse educado e criado bem o filho ele não seria meu marido, por isso só tenho que agradecer-lhe...

Beijinhos

Sara A. -
Offline
Desde 14 Jan 2010

Olá, meninas na minha opinião depende d mtas coisas.
No meu caso os avós( de ambas as partes) só vêm o meu pixotas ao fds e por isso não têm k opinar em nada. No caso da minha mãe ela ás xs até fica com ele aos dias d semana e ai sim s ela tiver alguma coisa a dizer por mim tudo bem... Mas tb ela tem d compreender k eu posso não ser da msma opinião k ela (e só tem k "baixar as orelhas" pois kem manda no meu filho sou eu e o pai dele.
Em relação há minha sogra, ela não tem kalker direito em opinar pois não criou o filho e tb não liga mt ao neto... E por isso não a deixo serker abrir a boca sobre algum assunto relacionada com o meu bébécas.

Sobre Sara A.

www.omeupassarinho.blogspot.com
J:23-09-2008
Estrelinha no ceu, foste embora a 18/01/2010 numca te eskeceremos
F:06-12-2010.
L. 21-06-2012
Mais uma estrelinha😞10/04/2016

Ritynha83 -
Offline
Desde 05 Set 2007

Pois este é um tema "bicudo". Já temos falado nisso algumas vezes...
Eu pessoalmente agradeço todas as ajudas que possam ser dadas, mas os meus filhos educo eu!
Dependendo dos feitios, quem mais ajuda mais mete o bedelho. Então, travão logo do início.
Já ouvi um "aviso" deste género (uma tia-avó): Se for mal educado comigo, leva uma palmada!
Não à minha frente: em primeiro porque vai ensinado de casa e em segundo, mesmo que o seja, se eu estiver presente, sou eu que devo repreender, não uma pessoa que espero só ver 1 ou 2 vezes por ano!
Vamos esperar para ver... eu e o meu marido temos opiniões tão diferentes em relação a estas coisas... ai, ai!
Felizmente, vivemos só os dois e não temos família por perto. Acho que isso, de ambos os lados, só nos trouxe paz.
Bjs

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Educar, quem educa o meu filho sou eu (sou mãe solteira)! Quanto aos avós, ouço os conselhos da minha mãe, mas não lhe admito que me contrarie em frente ao meu filho. Mas confio nela a 100% e se precisar de deixar o bebé com ela algum tempo, está autorizada a tomar conta dele como achar melhor (se achar que lhe deve dar uma palmada pode, embora não acredite que o faça), pois confio no seu discernimento. Mas estando eu presente, quem manda sou eu! O meu pai, brinca com ele, mas mesmo por ele, não opina quanto à educação do bebé!
Quanto aos avós paternos, não me atrevo a deixar o menino com eles e não lhe admito comentários/ opiniões sobre a educação do meu filho, pois só o vieram ver uma vez, e não confio minimamente no discernimento deles, nem para manter o menino seguro, são muuuuiiito distraídos...
Acho que cada caso é um caso...

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

SSS -
Offline
Desde 24 Abr 2007

O meu caso…

A minha mãe vive em França (não conheço o meu pai)… e a minha relação com ela é muito instável.
Passado pouco tempo após nascer fui para casa dos meus avós e por eles fui educada até aos quase 10 anos. Vivi com a minha mãe durante um ano lectivo (de Setembro a Junho), quando ela me enviou para Portugal para ser educada pela madrinha dela e pela irmão da madrinha dela – 2 senhoras com na altura cerca de 70 anos.
Durante o período de tempo que vivi com a minha mãe fui maltratada fisicamente… ela magoava-me das mais diversas maneiras (dava-me estalos e pontapés, mordia-me, enfiava-me a cabeça na sanita, etc.) … enfim não era fácil e podem acreditar que eu não era uma peste… pelo contrário sempre tive boas notas, ajudava a cuidar do meu irmão de 2 anos e da casa… mas havia sempre motivo para ela pegar comigo… era por tudo e por nada… acredito que a minha mãe estivesse com uma depressão… teve o meu irmão, perdeu o emprego e o meu pai do meu irmão não era fiel… e tb vinha de uma família em que bater era a palavra de ordem… não foi fácil para ela… mas também não o foi para mim…
Hoje ela está modificada e apesar de perdoar, as mágoas ficam.

Os meus sogros não são nada como a minha mãe… o meu marido levou uma vez uma palmada do pai, algo muito superficial que não lhe doeu fisicamente… mas ficou muito ofendido com o pai.
Mas por outro lado também foi educado pelos avós paternos que viviam na mesma casa… ele – filho único - sentiu muito o facto dos pais mesmo estando presentes todos os dias não lhe darem atenção… o importante era o sustento monetário. O meu marido recorda o avô como a pessoa que lhe dava atenção…
Dos avós maternos ele mal fala, pois estes foram praticamente esquecidos (muito por culpa do meu sogro)… isto é o meu marido consegue contar quase pelos dedos das mãos as vezes com que esteve com eles…
Como não aproveitaram o tempo em que o meu marido era criança para lhe dar atenção… agora agem como se ele tivesse na adolescência… querem muitas vezes mandar nas nossas coisas… claro que este comportamento tem vindo a diminuir, porque eu coloquei um travão em algumas das atitudes deles… mas tenho receio que venham a desenvolver um sentimento de posse com o meu pequeno… principalmente porque se esquecem que não são os únicos avós do meu filho.

Os meus sogros vivem a 45 min. de nossa casa, mas ao contrário da minha mãe que é muito independente e com ideias modernas (talvez demais), os meus sogros ainda são aquela família em que há certas tarefas reservadas apenas para homens e outras para mulheres… é um ambiente de machismo puro, tanto por parte do meu sogro como por parte da minha sogra… e claro tanto o meu marido como eu não concordamos com isto…

Estes são os avós que o meu filho vai ter…

Estamos a tomar resoluções, mas centram-se no facto de sermos nós os pais… e para que fique muito claro que quem toma decisões somos nós, o nosso pequeno vai para uma creche quando chegar a altura… e só verá os avós nalguns fins de semana (avós paternos) ou férias (avó materna)…

Tanto eu como o meu marido tivemos uma relação muito boa com os nossos avós… mas não queremos que exista essa relação tão forte com os nossos pais… porque também queremos e vamos ser uns pais mais presentes do que eles foram… nós vamos ser pais e eles vão ser avós…

***
SSS

Sobre SSS

O Homem sonha acordado, sonhando a vida percorre...e desse sonho dourado, só acorda quando morre. (António Aleixo)
Então vamos lá sonhar...

tita30 -
Offline
Desde 04 Set 2008

Acho que "uma palavra a dizer" não terão na educação dos netos; creio que podem sugerir ou aconselhar mas isso depende da relação que têm com os proprios filhos e da proximidade com as noras/genros.
Eu sou mt independente e gosto de pensar por mim: leio livros, procura na net, falo com amigas em quem confio e decido, em conjunto com o meu marido, o rumo da educação que queremos dar à nossa filha como também tomamos as decisoes importantes da vida dela.

Mas se estamos a falar de educação do quotidiano, "do não mexe ai" ou "tens de comer isto" é normal que se deixar a miúda com os avós, que eles se imponham, e espero que seja sempre no sentido das regras que os pais previram para as situaçoes (e não deseducando), pois as regras têm de ser iguais em todo o lado, de forma a nao baralharmos os miudos.
Se as regras do infantário e de casa puderem ser quebradas na casa dos avós ao fds, lá se vai o nosso trabalhinhho todo.

A minha filha tem 7 meses e ainda nao percebe, mas há coisas que já fiz questao de avisar que não gosto (aos meus pais e sogros ), que é porem-me a fazer o papel da má, do género estar a limpar o nariz com soro à miuda (e ela a chorar que se farta, claro) e eles a consolarem-na a dizer "quem fez mal ao bebé" ou "a mãe é má"... é obvio que nao tenho prazer nenhum em ver a miuda a chorar mas ser pai é também fazer coisas que nao gostamos, mas que eles precisam.

Outra coisa que espero que tenham o discernimento de não se atreverem a fazer é desautorizarem-me após um ralhete ou uma proibição ou até minimizarem a importância da coisa à frente da miúda. Se for uma critica construtiva, devem sempre faze-lo sem as crianças se aperceberem, e até será bem vinda.

Mas eu também percebo que há casos em que é dificil colocar a linha de separação - ou porque tomam conta dos netos durante a semana, ou porque contribuem com €, ou vão buscar sempre à escola, e aí, estando-se a transferir a responsabilidade que é dos pais para eles, é normal que os avós se sintam no direito de opinar e de sentirem que também mandam um bocado.
Se isso se passasse comigo, teria de aceitar uma intervenção mais forçada dos avós na vida da minha filha, ainda que contrariada.

Portanto, respondendo à questão...os avós podem disfrutar, brincar, mimar, mas com limites e deixar o papel de educador para os pais.

eri -
Offline
Desde 15 Dez 2007

eu axo k os avos,nossos pais devem partilhar conosco da educaçao dos nossos filhos!
sim n desautorizando-nos nem de nos rebaixarem a frente das crianças mas se os nossos pais nos amaram,mais ainda vao amar os nosos filhos!

eles amam os netos,cada um á sua maneira,mas n kerem para eles mal nenhum!
e ja teem a expriencia,tudo bem k foi a deles mas teem expriencia uma coisa k so ao longo dos anos é k vamos aceitando conforme a maturidade,e vendo k afinal havia certas razoes!

eu gosto mt de a minha filha kd ta com os avos tar toda encantada n me importo nada,é sinal k eles a amam e ela sente iso!

a minha melhor coisa k levei na minha infancia foram os meus avos maternos,foram tudo para mim,n tenho o direito de cortar iso tmb da minha filha

titaf -
Offline
Desde 06 Ago 2009

"Terão os avós uma palavra a dizer na educação dos nossos filhos?" Sinceramente não percebi em que sentido é colocada esta questão, e qual o sentido da palavra em que se refere (se é chamar atenção quando a criança tem um comportamento menos apropriado)...

Em primeiro lugar é preciso saber o que é o etimologicamente a palavra educação, se a palavra educação significa nutrir, alimentar no sentido de fazer crescer e é um processo de formação contínuo.

É claro que cabe aos pais ou o encarregado de educação (a quem estiver entregue a criança) educar.
Mas, a questão aqui é dirigida aos avós, se os avós tomam conta da criança enquanto os pais vão trabalhar devem incutir as suas regras, normas às crianças. Se os avós estão uma vez por semana com os netos e na presença dos pais não estou a ver que palavra têm que dar se estão lá os pais para chamar atenção á criança de algum comportamento inesperado.
Mas também os infantários (educadores), escolas (professores, auxiliares) têm uma palavra a dar ou pelo menos deveriam ter, como por exemplo, chamar atenção à criança por um comportamento menos correcto. Por exemplo, numa sala de aula quando as crianças querem falar para não falarem todas ao mesmo tempo têm que levantar o braço, esta é uma regra que cabe à preofessora dar e ensinar e faz parte da educação.

Patricia verissimo -
Offline
Desde 27 Jul 2007

mas sempre respeitando os pais!

Pela experiência que tenho..."Pais servem para educar,avós para estragar!!! Gargalhadas "

Mamã Galinha -
Offline
Desde 15 Mar 2010

Ai os avós!!! O meu pequenino adora estar com os avós. Já sabe que pode fazer tudo e que o jantar vai ser à escolha Piscar o olho
No inicio ainda tive alguns aborrecimentos com a minha mãe, em relação à educação do meu filho, eu dizia uma coisa e ela por trás ia fazer outra Triste é claro que os pequeninos percebem isso e fazem o jogo deles.
As avós acham sempre que os meninos são pequeninos e não percebem as coisas. Mas eles são muito espertos e percebem tudo desde cedo.
Mas não há melhor para o crescimento deles do que estar no miminho dos avós enquanto são pequeninos. Depois dos 3 anos já começa a ser importante a creche, mas até lá não há nada melhor do que a família.

Sorriso Aqui encontram notícias e pequenas informações sobre o desenvolvimento infantil e gravidez http://mamasgalinhas.blogspot.com/
Sorriso E aqui receitas e alguns apontamentos culinários http://ideiassaborosas.blogspot.com/

Mamã Galinha -
Offline
Desde 15 Mar 2010

A propósito deste tema, saiu um artigo recentemente que podem ler aqui:

http://mamasgalinhas.blogspot.com/2010/04/as-avos-nao-tem-sempre-razao.h...

Neste artigo são dados alguns exemplos de situações em que os avós interferem na educação dos mais pequenos.

Sorriso Aqui encontram notícias e pequenas informações sobre o desenvolvimento infantil e gravidez http://mamasgalinhas.blogspot.com/
Sorriso E aqui receitas e alguns apontamentos culinários http://ideiassaborosas.blogspot.com/

Denos -
Offline
Desde 23 Fev 2008

Não pude deixar de contribuir: http://avosenetos.com/ Quem sabe, sabe...

JSL -
Offline
Desde 22 Jul 2017

Passados 7 anos essa questão permanece.. devem os avós dar as suas opiniões e tentar educar a "qualquer custo"?
Estou a passar por isso. Queria dizer:calam-se por favor porque quem manda sou eu.
Que raivaaa!!!
A minha mãe tinha ideias muito erradas sobre vários temas. Coisas que aprendeu e que agora já não se usam, mas como a minha irmã teve um bebé o ano passado e elas vivem juntas a minha mãe aprendeu tudo certinho como se fazem as coisas hoje em dia. Assim sendo ela quando me dá conselhos de alimentacao e afins estão todos atualizados Sedutor
Agora os meus sogros Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!
"Tens leite fraco". "Não faças assim". "O pediatra está enganado, devias dar mais leite de farmácia". "Comer doces só depois dos 2 anos? Oh deixa-te disso. Vais ver vou dar-lhe sempre que me pedir"...
E só estão com ele cerca de 1x por mês. Acho que a por causa disso aproveitam e despejam tudo ao mesmo tempo.
Eu ouço e tento calar-me. Já cheguei ao ponto de evitar estar com eles. Porque até podiam dar a opinião/conselho e se não fosse de encontro com o que faço não voltavam a falar. Mas não.. querem interferir numa coisa que não o devem fazer..
É uma situação muito delicada porque são avós e não quero privar o meu filho de ter contacto com eles, mas não deixa de ser complicado..

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

JSL o seu marido tem que chegar à frente e colocar travões se ele quer que a família esteja harmoniosa. Com o meu marido combinámos sempre que o que precisamos de decidir somos só nós que decidimos, e se os nossos pais não concordarem ou fizerem de outra forma que não queremos somos cada um de nós a dizer aos nossos pais. Pois assim é mais fácil e menos conflituoso.

E se eles querem mesmo dar coisas que não devem como doces ou outros alimentos inadequados ou até perigosos então perdem o direito de estar com ele sozinho.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Quanto ao tópico em si acho que depende. Há sempre diferença de valores mesmo entre pais e filhos pelo que pode sempre haver coisas aue discordamos dos nossos pais. Agora também depende, se os avós são bons em geral e adoram os netos em princípio algumas divergências nem sempre é mau. Também não conseguimos privar os nossos filhos de diferenças de valores para sempre. Agora se forem familiares tóxicos ou passam valores importantes e em grande conflito com o que os pais acreditam então é preciso respeitar a educação dos pais.

Mas as crianças quando crescem acabam por formar os próprios valores. Os pais sempre podem aprender a darem a volta quando as suas crianças aprendem algo que não concordam completamente.

JSL -
Offline
Desde 22 Jul 2017

É uma boa ideia. Pois, também já pensei que se eles chegarem ao ponto de nós contrariar não vão ficar sozinhos com ele...bem ou mal seremos nós a educá-lo