ter o segundo filho, como é?partilhem experiências por favor! | De Mãe para Mãe

ter o segundo filho, como é?partilhem experiências por favor!

Responda
13 mensagens
Sheera -
Offline
Desde 22 Dez 2010

Mães, tenho um menino lindo com 4 meses que enche a nossa vida de felicidade todos os dias Sorriso sp tive em mente ter um segundo e que n fizessem uma diferença mto grande, uns 2 anos, 2 anos e meio, o que significaria voltar aos treinos daqui a um ano! No entanto n sei, como ele é pequenito e precisa de tto miminho... Mas por um lado acho que ganhariam mto como irmãos se fizerem uma diferença nao mto grande!
E mais uma questao, que pode parecer estupida... Eu amo este menino duma forma que nao conhecia, nem sabia que era capaz amar alguem. As vezes dou por mim a questionar se serei capaz de amar da mm forma outra criaturinha! Pq mm tendo outro nunca serei capaz de deixar de dar toda a atrnção do mundo ao meu menino...
Beijinhos!

Ariana Ribeiro -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Ola Sorriso

Daqui a umas semanitas ja te posso responder hehe Careta

Beijinhos

MC-Açores -
Offline
Desde 02 Dez 2010

O Amor de Mãe multiplica-se...
Antes de engravidar do Fred pensava se seria possível amar outro Ser como amava a Mariana... A partir do momento em que vi o positivo... Amei-o... Amei-o tanto...
Amo, Adoro tanto os meus filhos... Vais ver que é assim... é normal pensar nisso mas a verdade é que o nosso amor é incondicional e ilimitado!!

Filipa N13 -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olá!

Concordo plenamente com o que uma mamã aqui disse: "amor de mãe multiplica-se"
E sinceramente na minha opinião, acho preferível terem pouca diferença de idades... O teu filhote é pequenino e como tal ñ vai sentir tantos ciúmes com a chegada de outro mano!
No meu caso, tenho uma filha com 8 anos e vou ter a 2ª em Maio, acontece que a mais velha, está com receio que a irmã lhe vá roubar o lugar... medos e receios normais! Vou ter de lhe dar muito apoio, percebes? Se ele fosse ainda bebézinha ñ iria sentir isso. Por isso acho que ñ te deves preocupar!

AnaDurao -
Offline
Desde 13 Set 2011

Olá espero que esteja tudo bem!!
Olha eu tenho um menino e uma menina com cerca de 20 meses de diferença e posso te dizer que quando o mais novo nasceu foi maravilhoso!Amamos o bebe novo mas o outro esta sempre lá e nada fazia sentido se não estivesse!!posso te dizer que é muito bom ser mãe 2 vezes e 3 acredito que também né ou não estaria a espera do meu terceiro bebe!
Os menus filhos não passam um sem o outro, claro que tem as suas brigas mas todos os irmãos as tem né e ela nunca sofreu aqueles ciumes que dizem que os filhos sentem quando nasce o novo irmão e agora também estao a reagir muito bem a gravidez, estão sempre a falar do mano, do bebe e adoro ir comprar as roupas e fazem muitas festas na barriga e muitos beijinhos e tão sempre a perguntar quando é que ele sai cá para fora lol. Enfim é um desafio não é birras a dobrar etc mas a casa fica tão vazia quando eles não estão!!
bjinhos

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Já tás pronta pró segundo ;)? eheheh
Eu tb quero ter mais filhos e não queria mt tempo de intervalo (máximo uns 3/4 anos), mas não me vejo já a pensar nisso... A Leonor ainda me dá mt trabalho, e apesar de ter gostado da experiência da gravidez, não me vejo já daqui por pouco tempo sempre a vomitar ou com uma azia horrível ou com uma barriga enorme.
A minha cunhada tem 2 meninas e elas têm cerca de 1 ano e meio de diferença. Há mta gente que tem assim com pouco espaço e conseguem, é uma questão de adaptação.

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Sheera -
Offline
Desde 22 Dez 2010

Obg meninas! Eu n estou a pensar engravidar ja, ainda nem voltei ao trabalho! Mas daqui por um ano, ou pco mais quero começar a pensar nisso, assim fica uma diferenca de 2 anos e pco, acho que para o Henrique e futoro irmaozinho/a sera vantajoso!
O meu maior receio e que nessa altura n consiga dar o carinho e amor suficiente a ambos, mas como mtas disseram o amor multiplica-se Sorriso bjs!

JoDcc -
Offline
Desde 17 Set 2011

A minha filha tem 5 anos, e a mana mais nova nasce dentro de (poucas) semanas. Não sei porquê, nunca pensei muito nessa questão de amar tanto a primeira a ponto de ter medo de não sentir o mesmo pela segunda... são filhas (no meu caso lol!), acho que até podiam ser 10, ia gostar de todas da mesma maneira... entendo a questão, mas simplesmente não me revejo nela.

A mais velha está super ansiosa com o nascimento da irmã. Vai ao roupeiro ver as roupitas quase todos os dias (e depois lá vou eu arrumar :p...), já tem um cesto cheio de brinquedos que diz que são para a mana, está constantemente agarrada à barriga a falar com a bebé e não pára de perguntar quando é que ela vem... no ínicio achei que iam ficar com uma diferença grande, mas agora acho que não. Porque com 5 anos penso que ela está a viver realmente o acontecimento. Quer ajudar, participa, e penso que se tivermos muito cuidado com a história dos ciúmes e do "ocupar o lugar" de quem já cá estava, é uma diferença boa.

Eu própria tenho uma irmã com menos 4 anos que eu. E foi óptimo crescer assim... lembro-me da gravidez da minha mãe, do nascimento da minha irmã, de ajudar a tratar dela em casa (ou pelo menos a minha mãe fazia-me acreditar que eu ajudava lol...), de andar com ela ao colo... depois tivemos aquela fase em que os irmãos brigam todo o santo dia lol... mas passou depressa. Hoje em dia somos a
melhor amiga uma da outra.

Aparte isso tudo... tenham um ano, dois, cinco ou dez de diferença, é sempre uma alegria ter miudos a correr pela casa :). Eu pessoalmente não me importava de ter pelo menos mais um (podia ser que viesse o menino :p!) e ficar com 3 reguilas :).

Sobre JoDcc

Mariana (a nossa Mimi!) - 01 Dezembro 2006
Catarina Sorriso - 11 Maio 2012

JoFil -
Offline
Desde 26 Jan 2012

Oi linda!Quando estava grávida do meu Pinguim, questionava-me tal cm tu...se seria possível amar outro filho como amava a minha primeira filha...cheguei a comentar com o meu marido k tinha medo de não conseguir amar o Gui cm amava a Inês...foi só vê-lo...e percebi que era impossível não o amar como amava a Inês...são nossos filhos...os 2 Sorriso

Sobre JoFil

A minha modesta lojinha: http://www.facebook.com/pages/Lojinha-da-Joaninha/545552792127704
Centros de atividades, ginásios e tapetes de atividades como novos

anokas_2007 -
Offline
Desde 01 Mar 2007

Eu ainda não sei bem o que é isso... Sempre pensei em ter 2 filhos (pelo menos), mas não esperava que a diferença fosse tão pequena (28 meses), mas engravidei e estou muito feliz. No entanto, muitas vezes dou comigo a pensar que talvez seja uma "injustiça" para a minha filha, porque não lhe vou poder dar toda a atenção que lhe dou agora. É um misto de sentimentos, felicidade e receio de não ser capaz de a mimar... O meu marido está sempre a dizer que vai ser diferente mas que vamos conseguir dar-lhe muito mimo na mesma e eu acredito que sim, mas ao mesmo tempo tenho medo... Ao mesmo tempo tb tenho receio de não conseguir amar tanto este bebé (em princípio será outra menina) como amo a minha 1ª filha...
Julgo que o amor de mãe consegue tudo e se já amo tanto este rebentinho, concerteza conseguirei multiplicar este amor infinito que nós mães sentimos pelos nossos filhos...
Uma coisa é certa, esta segunda gravidez trouxe-me mais calma, pq já não é tudo novidade, mas ao mesmo tempo, tb me trouxe receios que nunca pensei sentir.

Espero que qd o bebé nascer já tenha resolvido estes "macaquinhos" que tenho na cabeça.

Aproveito desde já por te dar os parabéns pela coragem de aos 4 meses do teu bebé já pensares em ter outro filhote...isso é que é coragem!

Anokas_2007
Já sou mamã, da minha pequenina Daniela!!!
O dia em que a minha vida ganhou sentido 27/04/2010, és o meu mundo filhota, obrigada pela luz que trouxeste às nossas vidas!!!
Que grande surpresa, novo bebecas a caminho . DUM: 15-11-2011 DPP: 22-08-2012.DPP pela eco: 18-08-2012. Vem aí outra princesa... a nossa Joaninha!!!

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

É verdade que o amor de uma mãe se multiplica.
E mais: com o segundo filho estás, à partida mais confiante no teu papel de mãe.

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Eu também quero ter outro filhote e essas questões também já as pus.

Tenho 36 anos agora e não queria esperar muito, aí aos 37, 38 no máximo quero engravidar novamente.

Agora ainda é cedo, a minha bebé ainda só tem 6 mesinhos, quero dedicar-me a ela a 100% neste momento e também quero primeiro recuperar totalmente da gravidez antes de me meter noutra. Sorriso

Mas acredito sim que o amor se multiplique, e as preocupações também! Espertalhão

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

violetinha -
Offline
Desde 18 Fev 2011

olá mamã,
conheço muito bem esses desejos e receios...já estive no isato lugar onde te encontras Sorriso
tenho agora um menino mais velho de 3 anos e 4 meses, e um bebézito menino de 7 meses.
como mamãs já disseram, amor por mais incrivel que pareça é igual...na gravidez do segundo tive muito receio de não o amar tanto como o primeiro, mas é verdade todo aquele amor que sentia pelo meu mais velho sinto tambem pelo mais novo sem nunca deixar de amar o meis velho Sorriso
quanto ao tempo de diferença, aconselho muito esperar o mais velho ter pelo menos 2 anos...nós iamos começar os treinos, mas antes mesmo de o meu primeiro fazer 2 anos já estava(só descubri depois).
nunca se sabe como corre uma gravidez, na primeira foi tudo as 5 maravilhas, já do segundo tive ameaça de parto pré termo as 30 semanas e fiquei de repouso absoluto...vá lá que o meu mais velho já se desenrascava muito bem e tinha acabado de tirar as fraldas, porque se não não sei como faria. já para não falar que é muito dificil não poder andar com eles no colo(fi-lo algumas vezes apesar de desaconselhado, e em todas as vezes tive contracções logo a seguir)
agora aos 3 anos o meu mais velho compreende muito bem o quidado que tem de ter com o mano, e adora ajudar Sorriso
é cansativo ter duas crianças pequenas que requerem muita atenção, e como assim é as vezes não dou conta de brinquedos espalhados pela casa, papas por fazer, fraldas, etc. nisto tudo não há muito tempo para mais...custumo dizer que sou mãe 24 horas por dia, e as vezes tenho de inventar mais uma hora para ser esposa e mulher tambem!
isto dito adorava ter mais um filho, talvez tentar para a menina Sorriso
é a melhor coisa do mundo ser mãe, e ser mãe a dobrar então é melhor ainda!