Ter filhos é muito caro... Será? | De Mãe para Mãe

Ter filhos é muito caro... Será?

Responda
58 mensagens
Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

Olá mamãs do fórum.
Queria saber a vossa opinião sobre algo que tenho notado cada vez mais, nos fóruns, grupos que frequento e mesmo entre amigas que têm só um filho.
Muitas pessoas a dizerem que não têm mais filhos porque um filho custa muito dinheiro, que é muita despesa, que gostariam muito mas não pode ser... Será realmente que "custa" assim tanto um filho?
Será assim tanto dinheiro que justifique abdicar do sonho e desejo de ter mais um filho? Será que um bebé criança precisa de um enxoval enorme, um enxoval com tudo do bom e melhor...
O que significa realmente "dar tudo a um filho"? ou "não posso ter outro porque para dar tudo a este não posso dar a outro..."
As minhas questões vêm do que me dizem quando digo que desejo muito uma família numerosa, que desejo no mínimo 3 filhos, uma casa cheia.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

MamaDoGonçalinho -
Offline
Desde 01 Jun 2011

Se nao se importa vou colar-me mama tenho o mesmo desejo e queria ver outras opinioes Piscar o olho

Tenho os filhos mais perfeitos e um marido fantástico! Amo a minha família e sou muito feliz!!!
Márcia Gonçalo Leo Filipe <3
E ai vem mais um amorzinho para preencher as nossas vidas <3

sandinha -
Offline
Desde 26 Maio 2008

Ola olha eu vou responder o que eu penso:
quando digo que dificilmente terei 2 filhos não é porque não posso dar 'tudo' aos 2 mas sim porque a vida esta mesmo muitoooo cara, e não falo só em roupa e comida porque isso sempre se vai conseguindo, quando falo em vida cara falo nos estudos que cada vez são mais caros, na fase inicial duma criança o infantário é caríssimo, e depois pergunto eu 1 criança ainda se consegue criar agora 2? livros a dobrar tudo a dobrar é complicado Triste eu também gostava de ter 2 filhos mas das duas uma: ou a minha vida melhora muito ou vem sem querer e se assim for claro que é bem vindo Sorriso
espero ter feito explicar a minha maneira de ver...

Bebeshka -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Colada! Também gostaria ter mais um filho,mas tenho medo que não haverá dinheiro suficiente para uma segunda criança. Agora é a vida muito complicada, tudo é caro, os empregos são difíceis de encontrar........

Sobre Bebeshka

Babysling

joana1981 -
Offline
Desde 23 Nov 2012

Colada Sorriso

Também gostava de ser mãe de 3 filhos, embora pela minha idade pense ficar-me pelos 2, mas a ver vamos Piscar o olho

Apesar de não ter chegado ainda a essa fase pela idade da minha princesa, penso que a maior fatia dos custos com os filhos vão para a educação (creche/escola e material escolar) e saúde... não será por isso que os pais não têm mais filhos? Com 2 é quase um ordenado só para os infantários!

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

colada, p depois ler e responder com mais calma Piscar o olho

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

Sim e educação é uma fatia generosa. No meu caso e se tudo correr bem quando a próximo filho nascer a mais velha estará na 2ºclasse e os gastos de colégio serão apenas para 1, e o 3º virá quando o 2º entrar no kindergarden que é a creche publica.
Com a saúde tirando os gastos com medicamentos e seguro não há muito onde gastar, felizmente!
Material escolar livros, malas... é 1 vez por ano e podemos ir poupando durante o ano para isso, existe o banco dos livros e os grupos de trocas de manuais escolares também é uma boa solução.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

Com a minha filha mais velha tem sido tudo tão fácil, graças a deus e a todos os santinhos. Os gastos com ela nunca foram nada por ai além porque também não podia, fiz um enxoval básico e foi o suficiente até hoje e servirá para os irmãos.
Felizmente nunca foi de ficar doente tirando as constipações e assim. Claro que isso não significa que os próximos filhos não darão mais despesa, ou não ficarão mais vezes doentes, mas... não sei, talvez seja de mim, não consigo olhar para isso com negatividade ou impedimento.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

adelaidepina -
Offline
Desde 24 Maio 2010

olá!
Eu tenho dois bebés praticamente, ele com 2,10 e ela com 1,6 meses e respondendo á questão: é caro ter um filho mas conseguimos minimizar muitas despesas, aproveito sempre os saldos para as compras de roupas e calçado, estar sempre em cima das promoções de fraldas e produtos de bebé, comprar algumas fraldas reutilizaveis para alturas mais complicadas.
Eu aproveitei muitas coisas do meu menino, a empresa onde trabalho ofereceu-me outros tantos, eles estão ambos no infantário que me leva quase 1 terço do meu ordenado.
Eu tenho 2 empregos que me permite culmatar a instabilidade profissional do meu parceiro e mais uma coisa que aprendi,em ultimmo caso havendo crianças envolvidas haverá sempre alguém que lhe estenda a mão, eu acredito que somos um povo solidário e muitas vezes basta que tenhamos humildade para pedir ajuda ou a humildade para aceita-lo
Não me arrependo de ter tido estas minhas 2 preciosidades, tambem gostaria de ter uma familia bem grande, mas pra já até 2 consigo viver bem sem que nos falte nada Sorriso

mãe dos meninos mais lindos DO UNIVERSO!!
Sou suspeita mas não retiro!!! Sorriso Sorriso Sorriso

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

joana1981 escreveu:
Também gostava de ser mãe de 3 filhos, embora pela minha idade pense ficar-me pelos 2, mas a ver vamos Piscar o olho

---
achei piada a esta parte pq eu tb pensava o mesmo e olha po meu contador Espertalhão tb sp quis 3 e pensei q me ía "contentar" c os 2 e olha Gargalhadas
---
sim, sem dúvida q os gastos estão na educação (a n ser q hajam problemas de saúde, mas isso n se controla)... pa já o mais velho está numa pública e estou a pagar uma espécie de reserva pelos gemeos q ainda estão em casa... neste momento n estou a pagar mt!
mas dp vêm os livros, todo o material escolar, q embora n seja uma necessidade, os putos gostam de materiais de bonecos x e y e acaba se por ceder p os incentivar.. digo eu!
a questão é.... e eu sou bastante rígida c dinheiro! gosto mt de dinheiro e p quem n sabe sou solteira por opção (as 2 gravidezes foram produções independentes)! claro q tnh algumas facilidades q mta gente n tem, mas tb tnh mt controlo e "educação" financeira, mantenho me na linha e raramente saio dela! isso permite me ter um pe de meia q divido conforme as minhas ideias! um sítio p livros futuros, um sítio p espetáculos onde quero ir c ele (mais tarde eles :D), por exemplo... até pas vacinas/tosquias dos cães faço isso!:p
divido em fatias o q entra por mês p mais tarde n apertar Sorriso

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

ClauCunha -
Offline
Desde 23 Jun 2012

Para mim o numero perfeito seria 3! Mas com tanta criançada só se fosse mãe a tempo inteiro (podia fazer algo a partir de casa ou algo assim mas trabalhar das 9 às 17h para estar 1h com as crianças não dá, não consigo imaginar ter 3 filhos e não ter tempo para cada um deles). Ter filhos para não os criar, não obrigada...
Mas claro, é complicado, teria de abdicar de muita coisa, se calhar dá-se demasiado valor a ténis e roupa de marca, a consolas, dá-se tudo o que eles pedem quando nada disso tem valor, eles quando crescem não se lembram dos presentes, lembram-se da família, do carinho, das vivências do dia a dia!

amrita arora -
Offline
Desde 07 Out 2013

ola,
eu vou ter o meu 3 filho e nao e como dizem , em vez de se comprar carros para bebe de marca e so para se dizer que e uma marca cara, roupas a mesma coisa, eu dos meus sempre dei o que acho melhor para eles, o enxoval e o basico, e umas coisas dao sempre para ir passando de um para o outro, nao lhes compro roupas de marca nem calcados, por vezes compro em promocoes, o importante e nao lhe falta comida, educacao, e saude, e isso e barato , porque nao ficam doentes 365 dias por ano, gracas a deus, e o que gastamos com eles um dia sera compensado, quando se tem filhos nao se pensa no que se gasta, mas sim na vontade de ser maes, o mais importante de tudo e nunca faltar amor, carinho e respeito, comida , saude e educacao , eu penso assim como mae.
conheco amigas minhas , que so compram marcas boas, e agora passam mal , o que se compra com marcas boas tambem se compra com outras marcas, e o mesmo. e isso para mim basta , nao acho um filho caro, a creches baratas, escolas publicas porque por so nos privados.
quem me julgar que julgue mas acho que sou correcta na minha maneira de ser, os meus filhos para mim sao tudo e nao lhes hei-de faltar com nada , alem de nao viver na classe media.

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Sim, no meu caso custa caro ter um filho, ou melhor... 2. E de todas as formas.

Custa caro economicamente, não pelo enxoval mas pelas vacinas não comparticipadas, pela educação particular quando não há alternativas publicas, pelas consultas no melhor pediatra pois mesmo com seguro de saúde a preferência vai para o melhor e não para o mais barato. E se custa muito mesmo quando são saudáveis, nem quero imaginar como lutam os pais de meninos que nasceram com um qualquer problema de saúde que não encontra resposta estatal adequada.

Custa também muito caro em termos de força para se segurar nos braços 2 bebés nos ovinhos, mais capas e chapéus pelo meio da chuva intensa e para nos levantarmos a meio da noite para acorrer ao choro de um bebé (ou de 2) e nos debruçarmos sobre o berço de máscara por estarmos com uma amigdalite que nos faz vomitar e nos tira o ultimo folego.

E custa na energia que temos de gastar para simplesmente sermos mães, presentes e activas, e n apenas alguém que co-habita com eles.

Por isso eu tenho a certeza que não consigo nem sei ser mãe de mais. Há quem não consiga ser sequer de 1 e eu só tenho de compreender e respeitar, e a quem ache que consegue ser de 3 ou 6... então força. Mas sempre com a certeza que não basta apenas querer. Custa na pele e há q ter consciência disso.

Calculo q se te dizem isso n será por mal, mas se estás determinada e tens a certeza que queres e consegues e se quem tens a teu lado é da mesma opinião q interessa a opinião dos outros?

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

JNunes escreveu:
Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Olá Jnunes.
Não me parece ingénua uma vez que tenho uma com 5 anos e até agora não "foi caro" ter a minha filha, e talvez por isso não compreenda porque alguns pais consideram tão caro ter 1º filho.
Talvez porque seja muito poupada e nunca tenha tido gastos anormais com ela.
O filhos crescem e a despesa aumenta, não concordo com isso, pois só o que gastei nos 3 primeiros anos de colégio da minha filha dificilmente gastarei até à faculdade estando em escolas publicas.
Com filhos espaçados dificilmente andarão na faculdade na mesma altura, mas conheço um caso de uma família que o filho com 28 anos ainda anda no 2º ano da faculdade juntamente com o irmãos de 23 e 21 anos...
Como a mamã em cima disse as crianças não estão doentes 365 dias por ano (salvo casos graves)e os livros e material escolar também só se compra uma vez por ano, por isso não considero uma despesa assim tão anormal.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

Twin_mummy escreveu:
Sim, no meu caso custa caro ter um filho, ou melhor... 2. E de todas as formas.

Custa caro economicamente, não pelo enxoval mas pelas vacinas não comparticipadas, pela educação particular quando não há alternativas publicas, pelas consultas no melhor pediatra pois mesmo com seguro de saúde a preferência vai para o melhor e não para o mais barato. E se custa muito mesmo quando são saudáveis, nem quero imaginar como lutam os pais de meninos que nasceram com um qualquer problema de saúde que não encontra resposta estatal adequada.

Custa também muito caro em termos de força para se segurar nos braços 2 bebés nos ovinhos, mais capas e chapéus pelo meio da chuva intensa e para nos levantarmos a meio da noite para acorrer ao choro de um bebé (ou de 2) e nos debruçarmos sobre o berço de máscara por estarmos com uma amigdalite que nos faz vomitar e nos tira o ultimo folego.

E custa na energia que temos de gastar para simplesmente sermos mães, presentes e activas, e n apenas alguém que co-habita com eles.

Por isso eu tenho a certeza que não consigo nem sei ser mãe de mais. Há quem não consiga ser sequer de 1 e eu só tenho de compreender e respeitar, e a quem ache que consegue ser de 3 ou 6... então força. Mas sempre com a certeza que não basta apenas querer. Custa na pele e há q ter consciência disso.

Calculo q se te dizem isso n será por mal, mas se estás determinada e tens a certeza que queres e consegues e se quem tens a teu lado é da mesma opinião q interessa a opinião dos outros?

Felizmente só consigo ser mãe dessa forma presente e activa.
Acho que tenho sido afortunada porque ser mãe tem sido muito simples, claro que tenho dias menos bons mas nada de especial.
Talvez por ver os meus pais com tantos filhos e ter ajudado a minha mãe e irmãs cuidar dos meus 6 irmãos mais novos as coisas surjam naturalmente.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Sofia05 -
Offline
Desde 08 Dez 2011

Ola linda:)´

Bom tópico este.

Bem eu já tenho dois pilinhas e gostava daqui a uns anitos( 5 ou 6) ir tentar a menina. eu estou satisfeita com os meus meninos mas o papá gostava mesmo da menina.

Bem, no primeiro filho fiz um investimento mas felizmente tenho uma família grande que me ajudou imenso. Mal comprei roupa foi tudo oferecido, cama deram também novinha. Apenas comprei o carro para o menino, e os produtos de higiene. Mas também ganhei o pré natal que deu para isso tudo.
Em relação as vacinas extra que dei também foram suportadas pelo abono que ele ganhou. Poupei bastante amamentando o meu filho.

Em relação a este segundo tinha tudo do irmão, ou seja não gastei muito. Foi uma gravidez complicada, o menino nasceu prematuro e com necessidade de internamento mas graças a deus esta tudo impecável.

Gastos ainda não tive muitos porque estou a conseguir amamentar ( ainda bem).

Acho que se controlarmos bem as contas conseguimos educar os nossos filhos dar-lhe tudo o que necessitam sem gastar em excesso. Preocupa-me a creche mas bem gerido tudo se consegue.

Perdi alguns luxos que tinha mas compensa pelo amor que eles me dão:)

Sobre Sofia05

Sofia

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Mo Cuishle escreveu:
JNunes escreveu:
Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Olá Jnunes.
Não me parece ingénua uma vez que tenho uma com 5 anos e até agora não "foi caro" ter a minha filha, e talvez por isso não compreenda porque alguns pais consideram tão caro ter 1º filho.
Talvez porque seja muito poupada e nunca tenha tido gastos anormais com ela.
O filhos crescem e a despesa aumenta, não concordo com isso, pois só o que gastei nos 3 primeiros anos de colégio da minha filha dificilmente gastarei até à faculdade estando em escolas publicas.
Com filhos espaçados dificilmente andarão na faculdade na mesma altura, mas conheço um caso de uma família que o filho com 28 anos ainda anda no 2º ano da faculdade juntamente com o irmãos de 23 e 21 anos...

bem... ou eu percebi mal ou há aqui alguma contradição. Então a sua filha não ficou cara até agora mas já gastou em 3 anos de infantário mais do que gastará até ela ir para a faculdade? Não sei que contas está a fazer nem quanto pagava de creche, mas 12 anos de escola significa muuuito dinheiro. Depende da disponibilidade de cada família precisar de certos apoios, os ATLs são tão caros como as creches, as explicações são caras e muitos pais, mesmo os mais pobres veem-se obrigados a gastar dinheiro nisso porque os filhos precisam mesmo e têm melhores resultados assim. As associações de pais nas escolas pedem contribuições monetárias regularmente; há livros escolares caríssimos que se não compramos estamos a comprometer os estudos deles; depois faz-lhes bem fazer desporto e isso também custa dinheiro. Mas um filho não é só uma despesa escolar...
Para concluir, isto é a maneira que eu penso para mim, mas fico muito feliz de ver mamãs aqui a querer ter filhos. Acho que é a forma + positiva de vermos a vida. Eu é que ando a ver tudo um pouco cinzento... Ah e também sou das pessoas mais poupadas e cautelosas em questões de finanças, talvez por isso pondere tudo muito bem e com alguma longevidade no futuro. Mas não se deixe enganar pela ideia de que um filho em idade escolar custa menos do que um bebé porque não é bem asssim. Há por aqui mães de filhos mais crescidos que o possam comprovar?

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

JNunes escreveu:
Mo Cuishle escreveu:
JNunes escreveu:
Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Olá Jnunes.
Não me parece ingénua uma vez que tenho uma com 5 anos e até agora não "foi caro" ter a minha filha, e talvez por isso não compreenda porque alguns pais consideram tão caro ter 1º filho.
Talvez porque seja muito poupada e nunca tenha tido gastos anormais com ela.
O filhos crescem e a despesa aumenta, não concordo com isso, pois só o que gastei nos 3 primeiros anos de colégio da minha filha dificilmente gastarei até à faculdade estando em escolas publicas.
Com filhos espaçados dificilmente andarão na faculdade na mesma altura, mas conheço um caso de uma família que o filho com 28 anos ainda anda no 2º ano da faculdade juntamente com o irmãos de 23 e 21 anos...

bem... ou eu percebi mal ou há aqui alguma contradição. Então a sua filha não ficou cara até agora mas já gastou em 3 anos de infantário mais do que gastará até ela ir para a faculdade? Não sei que contas está a fazer nem quanto pagava de creche, mas 12 anos de escola significa muuuito dinheiro. Depende da disponibilidade de cada família precisar de certos apoios, os ATLs são tão caros como as creches, as explicações são caras e muitos pais, mesmo os mais pobres veem-se obrigados a gastar dinheiro nisso porque os filhos precisam mesmo e têm melhores resultados assim. As associações de pais nas escolas pedem contribuições monetárias regularmente; há livros escolares caríssimos que se não compramos estamos a comprometer os estudos deles; depois faz-lhes bem fazer desporto e isso também custa dinheiro. Mas um filho não é só uma despesa escolar...
Para concluir, isto é a maneira que eu penso para mim, mas fico muito feliz de ver mamãs aqui a querer ter filhos. Acho que é a forma + positiva de vermos a vida. Eu é que ando a ver tudo um pouco cinzento... Ah e também sou das pessoas mais poupadas e cautelosas em questões de finanças, talvez por isso pondere tudo muito bem e com alguma longevidade no futuro. Mas não se deixe enganar pela ideia de que um filho em idade escolar custa menos do que um bebé porque não é bem asssim. Há por aqui mães de filhos mais crescidos que o possam comprovar?

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

JNunes escreveu:
Mo Cuishle escreveu:
JNunes escreveu:
Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Olá Jnunes.
Não me parece ingénua uma vez que tenho uma com 5 anos e até agora não "foi caro" ter a minha filha, e talvez por isso não compreenda porque alguns pais consideram tão caro ter 1º filho.
Talvez porque seja muito poupada e nunca tenha tido gastos anormais com ela.
O filhos crescem e a despesa aumenta, não concordo com isso, pois só o que gastei nos 3 primeiros anos de colégio da minha filha dificilmente gastarei até à faculdade estando em escolas publicas.
Com filhos espaçados dificilmente andarão na faculdade na mesma altura, mas conheço um caso de uma família que o filho com 28 anos ainda anda no 2º ano da faculdade juntamente com o irmãos de 23 e 21 anos...

bem... ou eu percebi mal ou há aqui alguma contradição. Então a sua filha não ficou cara até agora mas já gastou em 3 anos de infantário mais do que gastará até ela ir para a faculdade? Não sei que contas está a fazer nem quanto pagava de creche, mas 12 anos de escola significa muuuito dinheiro. Depende da disponibilidade de cada família precisar de certos apoios, os ATLs são tão caros como as creches, as explicações são caras e muitos pais, mesmo os mais pobres veem-se obrigados a gastar dinheiro nisso porque os filhos precisam mesmo e têm melhores resultados assim. As associações de pais nas escolas pedem contribuições monetárias regularmente; há livros escolares caríssimos que se não compramos estamos a comprometer os estudos deles; depois faz-lhes bem fazer desporto e isso também custa dinheiro. Mas um filho não é só uma despesa escolar...
Para concluir, isto é a maneira que eu penso para mim, mas fico muito feliz de ver mamãs aqui a querer ter filhos. Acho que é a forma + positiva de vermos a vida. Eu é que ando a ver tudo um pouco cinzento... Ah e também sou das pessoas mais poupadas e cautelosas em questões de finanças, talvez por isso pondere tudo muito bem e com alguma longevidade no futuro. Mas não se deixe enganar pela ideia de que um filho em idade escolar custa menos do que um bebé porque não é bem asssim. Há por aqui mães de filhos mais crescidos que o possam comprovar?

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Mo Cuishle escreveu:

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

Estaremos pelos vistos a falar de realidades bem diferentes já q aqui por Portugal, dependendo tb da zona de residência, paga-se mais por creche (e n é necessariamente a colégios maravilhosos q me refiro), pelo prolongamento do horário, por todas essas actividades extra q descreve. E as estatais n dão resposta em caso de necessidade (aqui por ex a lista de espera p as particulares chega a ser de ano e meio, nas estatais n há vaga).

Tb se paga muito a nivel da saúde pois a nível de hospitais publicos nem sempre se consegue resposta, mas é tb a propria medicação e vacinas q são bem caras.

E em termos de IRS cada vez se pode reembolsar menos.

E tudo isto c ordenados certamente inferiores aos q se praticam por aí...penso eu.

Mas volto a insistir...se pode e quer...qual a duvida, mamã?

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

calylemos -
Offline
Desde 22 Jun 2013

Mo Cuishle escreveu:
Olá mamãs do fórum.
Queria saber a vossa opinião sobre algo que tenho notado cada vez mais, nos fóruns, grupos que frequento e mesmo entre amigas que têm só um filho.
Muitas pessoas a dizerem que não têm mais filhos porque um filho custa muito dinheiro, que é muita despesa, que gostariam muito mas não pode ser... Será realmente que "custa" assim tanto um filho?
Será assim tanto dinheiro que justifique abdicar do sonho e desejo de ter mais um filho? Será que um bebé criança precisa de um enxoval enorme, um enxoval com tudo do bom e melhor...
O que significa realmente "dar tudo a um filho"? ou "não posso ter outro porque para dar tudo a este não posso dar a outro..."
As minhas questões vêm do que me dizem quando digo que desejo muito uma família numerosa, que desejo no mínimo 3 filhos, uma casa cheia.

Ola por acaso é uma questão pertinente. Eu acho que é caro ter filhos não so na fase em que se faz o enxoval, mas em toda a vida.
Exemplo eu gostaria de ter 5 , pois porque so tenho uma irmã e sinto necessidade de ter mais irmaos. por acaso gastei menos de 200€ no enxoval da minha boneca isso porque tive muitas pessoas que me ajudaram e ofereceram-me tudo quando digo tudo é tudo... desde da chupeta ate ao bacio Sorriso e tenho roupinhas e calçado ate aos 3 anos... tive muita sorte não me falta nada mesmo.
Mas ter filho é caro porque temos que pensar nas fraldas na alimentação , nas creches que são caríssimas e os ordenados não são de acordo com isso... Depois vem a fase das escolinhas dos ATL´S, os liceus, as faculdades, é dispendioso ter um filho, mas é uma maravilha.

Sobre calylemos

Caly Lemos

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

Twin_mummy escreveu:
Mo Cuishle escreveu:

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

Estaremos pelos vistos a falar de realidades bem diferentes já q aqui por Portugal, dependendo tb da zona de residência, paga-se mais por creche (e n é necessariamente a colégios maravilhosos q me refiro), pelo prolongamento do horário, por todas essas actividades extra q descreve. E as estatais n dão resposta em caso de necessidade (aqui por ex a lista de espera p as particulares chega a ser de ano e meio, nas estatais n há vaga).

Tb se paga muito a nivel da saúde pois a nível de hospitais publicos nem sempre se consegue resposta, mas é tb a propria medicação e vacinas q são bem caras.

E em termos de IRS cada vez se pode reembolsar menos.

E tudo isto c ordenados certamente inferiores aos q se praticam por aí...penso eu.

Mas volto a insistir...se pode e quer...qual a duvida, mamã?

Tirando as consultas no pediatra nunca paguei mais nada em termos de saúde das poucas vezes que fui ao hospital com ela.
As vacinas fora do plano paguei mas ambos, pediatra e vacinas foram as únicas coisas que paguei.
Mas eu sei que nas escolas portuguesas as crianças têm actividades extra curriculares, antes de vir para aqui informei-me para colocar a Maria e pagaria 80euros por mês + 35 euros de alimentação. isto porque ela teria que ficar no ATL depois da pré, se fosse só a pré pagaria apenas o almoço, isto se não leva-se de casa (aqui residia o começo da minha luta porque queria que ela leva-se de casa e eles não aceitavam).
Não tenho dúvidas mamã, mas acho curioso ter tanta gente a dizer o mesmo e vindo eu de uma família extra-numerosa não conheço essa realidade pois os gastos além do colégio foram muito poucos.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

calylemos -
Offline
Desde 22 Jun 2013

Mo Cuishle escreveu:
Twin_mummy escreveu:
Mo Cuishle escreveu:

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

Estaremos pelos vistos a falar de realidades bem diferentes já q aqui por Portugal, dependendo tb da zona de residência, paga-se mais por creche (e n é necessariamente a colégios maravilhosos q me refiro), pelo prolongamento do horário, por todas essas actividades extra q descreve. E as estatais n dão resposta em caso de necessidade (aqui por ex a lista de espera p as particulares chega a ser de ano e meio, nas estatais n há vaga).

Tb se paga muito a nivel da saúde pois a nível de hospitais publicos nem sempre se consegue resposta, mas é tb a propria medicação e vacinas q são bem caras.

E em termos de IRS cada vez se pode reembolsar menos.

E tudo isto c ordenados certamente inferiores aos q se praticam por aí...penso eu.

Mas volto a insistir...se pode e quer...qual a duvida, mamã?

Tirando as consultas no pediatra nunca paguei mais nada em termos de saúde das poucas vezes que fui ao hospital com ela.
As vacinas fora do plano paguei mas ambos, pediatra e vacinas foram as únicas coisas que paguei.
Mas eu sei que nas escolas portuguesas as crianças têm actividades extra curriculares, antes de vir para aqui informei-me para colocar a Maria e pagaria 80euros por mês + 35 euros de alimentação. isto porque ela teria que ficar no ATL depois da pré, se fosse só a pré pagaria apenas o almoço, isto se não leva-se de casa (aqui residia o começo da minha luta porque queria que ela leva-se de casa e eles não aceitavam).
Não tenho dúvidas mamã, mas acho curioso ter tanta gente a dizer o mesmo e vindo eu de uma família extra-numerosa não conheço essa realidade pois os gastos além do colégio foram muito poucos.


Pois são realidades muito diferentes quando vejo mães que podem pagar 300 e tal por mês num colégio... pois neste momento o meu rendimento mensal é de 377€ é impensável pagar 300€ de creche não quer dizer que não queira mas não posso pagar. E o resto??? como fica??? o carro , a casa, alimentação etc... mas enfim... os tempos são outros. Lembro-me de frequentar um externato particular nos anos 80 em que só os ricos é que frequentavam e tínhamos uniforme e tudo e a minha mãe era uma simples empregada de limpeza, mais uma vez os tempos eram outros.

Sobre calylemos

Caly Lemos

Mo Cuishle -
Offline
Desde 19 Jun 2013

calylemos escreveu:
Mo Cuishle escreveu:
Twin_mummy escreveu:
Mo Cuishle escreveu:

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.

Estaremos pelos vistos a falar de realidades bem diferentes já q aqui por Portugal, dependendo tb da zona de residência, paga-se mais por creche (e n é necessariamente a colégios maravilhosos q me refiro), pelo prolongamento do horário, por todas essas actividades extra q descreve. E as estatais n dão resposta em caso de necessidade (aqui por ex a lista de espera p as particulares chega a ser de ano e meio, nas estatais n há vaga).

Tb se paga muito a nivel da saúde pois a nível de hospitais publicos nem sempre se consegue resposta, mas é tb a propria medicação e vacinas q são bem caras.

E em termos de IRS cada vez se pode reembolsar menos.

E tudo isto c ordenados certamente inferiores aos q se praticam por aí...penso eu.

Mas volto a insistir...se pode e quer...qual a duvida, mamã?

Tirando as consultas no pediatra nunca paguei mais nada em termos de saúde das poucas vezes que fui ao hospital com ela.
As vacinas fora do plano paguei mas ambos, pediatra e vacinas foram as únicas coisas que paguei.
Mas eu sei que nas escolas portuguesas as crianças têm actividades extra curriculares, antes de vir para aqui informei-me para colocar a Maria e pagaria 80euros por mês + 35 euros de alimentação. isto porque ela teria que ficar no ATL depois da pré, se fosse só a pré pagaria apenas o almoço, isto se não leva-se de casa (aqui residia o começo da minha luta porque queria que ela leva-se de casa e eles não aceitavam).
Não tenho dúvidas mamã, mas acho curioso ter tanta gente a dizer o mesmo e vindo eu de uma família extra-numerosa não conheço essa realidade pois os gastos além do colégio foram muito poucos.


Pois são realidades muito diferentes quando vejo mães que podem pagar 300 e tal por mês num colégio... pois neste momento o meu rendimento mensal é de 377€ é impensável pagar 300€ de creche não quer dizer que não queira mas não posso pagar. E o resto??? como fica??? o carro , a casa, alimentação etc... mas enfim... os tempos são outros. Lembro-me de frequentar um externato particular nos anos 80 em que só os ricos é que frequentavam e tínhamos uniforme e tudo e a minha mãe era uma simples empregada de limpeza, mais uma vez os tempos eram outros.

Eu na altura que comecei a ver colégios para a maria fui ver alguns que pertenciam à s.social e o que gostei era pelo irs e eu ia pagar 250 euros que era o valor máximo, deixei-a inscrita e a senhora avisou-me que tinha 135 crianças à frente da maria em lista de espera, vi logo que ali não a conseguia colocar.
No entanto, conheci pessoas conseguiram lá colocar os filhos na mesma altura que a maria porque tinham cunhas e se apresentavam como pais solteiros, mesmo estando a viver juntos.
Todos os outros colégios que vi os valor rondavam os 250/300 euros, não vi mais barato que isto, mas se não tivesse tido tantas dificuldades em engravidar depois da maria tiraria uma licença sem vencimento e ficaria em casa com as crianças, não me compensaria tê-los no colégio.

E é amar-te assim perdidamente. É seres alma, sangue e vida em mim.

Meiling -
Offline
Desde 23 Nov 2012

Dê graças a Deus (se acreditar, senão... percebeu-se) por ter tido sempre o que dar à sua filha e por poder sempre proporcionar-lhe o melhor.

Eu e o meu marido trabalhamos, recebemos o ordenado mínimo que com descontos nem isso é. Para as nossas despesas NORMAIS dá perfeitamente mas poupar? Zero... Recentemente tivemos que fazer vários exames à nossa princesa, futuramente mais teremos que fazer por um problema que tem (nada de grave mas lá está, em público a resposta não é a que precisamos) e posso-lhe dizer que se não fossem os meus pais a minha filha não poderia ser tratada como está. Teria que esperar pelo público e o que aconteceria? Seria tarde demais. Eu tenho vergonha disso... e quem não se sentir ou nunca se sentiu mal por isso tem um sentimento diferente do meu com certeza.

Adorava ter outro filho mas que raio de condições lhe poderia dar? Tive uma infância muito feliz mas bem apertadinha, condenem-me mas não quero isso para a minha filha e hei-de lutar por isso sempre.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Bem, a minha opinião é que uns filhos podem ser caros outros nem tanto...
No meu caso, trabalho na empresa do meu pai, ganho bastante acima da média, o meu filho saiu somente de ao pé de mim para a pré-pública e sou mãe solteira. O meu filho nunca esteve doente, nunca tomou antibióticos, tem apenas pele atopica. Não considero que o meu filho me tenha saído caro, mas acredito que para quem tivesse que o colocar em creche ou ama, recebesse o ordenado mínimo seria caríssimo.
Graças a Deus(ou a mim, ou ao meu trabalho) sempre lhe pude dar tudo do bom e do melhir(atenção não lhe dou tudo o que quer).

Quando decidi ter este minorca que trago na barriga ponderei tudo pela negativa( ter que por em creche, ter mais despesas de saúde, etc) e só depois de ver que conseguia sem prejudicar o que ja tenho, e sim desculpem quem não concorda mas não acho justo, por muito que seja benéfico ter um irmão, o primeiro filho educar de ter o que tem, e só aí avancei.

Eu prefiro pensar que os filhos saem caros para não cometer erros do que pensar que são baratos e depois eles sofrerem isso na pele.

As realidades de cada um são diferentes, os sonhos, os objectivos por isso acho muito relativo

o Papá -
Offline
Desde 01 Nov 2012

Mo Cuishle escreveu:
JNunes escreveu:
Mo Cuishle escreveu:
JNunes escreveu:
Mo Cuishle, peço desculpa pela sinceridade mas eu acho a pergunta de título do tópico no mínimo ingénua... então não está bom de ver a resposta? É claro que um filho fica caro, muito caro mesmo! Claro que depende das oportunidades e expetativas que também temos para a vida dos nossos filhos, mas supondo que queremos o melhor e que queremos garantir alguma qualidade de vida, um filho é uma grande despesa. Não se pode pensar num filho como um bebé que aí vem, porque os filhos crescem muito rápido e num instante precisam de livros e material escolar, precisam de tudo e mais alguma coisa que custa muito dinheiro. Além disso, apesar de não ser uma preocupação da maioria dos pais, acho que se deve contar sempre com gastos em saúde que justifiquem um pé de meia. E se um filho precisa de cuidados de saúde caros? E se precisa de uma operação repentina? Eu sei que não podemos passar a vida a supor desgraças, mas elas acontecem e é uma tristeza não ter algum dinheiro para as ultrapassar. Eu também adorava tentar uma menina mas não o farei porque sei que não lhe poderia dar um futuro como ela mereceria. Quando pensei em engravidar do 2º filho já estava grávida, ou seja, foi cerca de 1 a 2 anos antes da altura que eu pensava tê-lo e olha que das 1ªs coisas que pensei foi que poderia vir a ter despesas de 2 filhos na universidade (se assim acontecer, claro!) e fiquei logo preocupada.
Os tempos que correm estão ainda piores do que muita gente imagina e infelizmente são os nossos filhos que vão sofrer muitas das consequências: mau sistema de ensino, mau sistema de saúde público, economia no charco... eu sei que pareço pessimista, mas é mesmo a realidade...
Não acho que a crise deva ser desculpa para não termos filhos a não ser que ela nos afete diretamente, ou seja, se um dos pais está desempregado, se o dinheiro é contado para chegar ao fim do mês, ... Não devemos sobrepor a nossa vontade de ter um filho ao bem-estar dos nossos filhos.
Conheço um caso de um casal que achava que ter um 2º filho não custava dinheiro nenhum porque tinham tudo do 1º: roupas, berço, carrinho... de facto pouparam nisso, mas gastam rios de dinheiro em tratamentos que o bebé precisa. Ninguém pode prever estas coisas mas não se pode pensar que um filho só dá despesa enquanto bebé, porque quanto mais crescem, mais despesas dão.

Olá Jnunes.
Não me parece ingénua uma vez que tenho uma com 5 anos e até agora não "foi caro" ter a minha filha, e talvez por isso não compreenda porque alguns pais consideram tão caro ter 1º filho.
Talvez porque seja muito poupada e nunca tenha tido gastos anormais com ela.
O filhos crescem e a despesa aumenta, não concordo com isso, pois só o que gastei nos 3 primeiros anos de colégio da minha filha dificilmente gastarei até à faculdade estando em escolas publicas.
Com filhos espaçados dificilmente andarão na faculdade na mesma altura, mas conheço um caso de uma família que o filho com 28 anos ainda anda no 2º ano da faculdade juntamente com o irmãos de 23 e 21 anos...

bem... ou eu percebi mal ou há aqui alguma contradição. Então a sua filha não ficou cara até agora mas já gastou em 3 anos de infantário mais do que gastará até ela ir para a faculdade? Não sei que contas está a fazer nem quanto pagava de creche, mas 12 anos de escola significa muuuito dinheiro. Depende da disponibilidade de cada família precisar de certos apoios, os ATLs são tão caros como as creches, as explicações são caras e muitos pais, mesmo os mais pobres veem-se obrigados a gastar dinheiro nisso porque os filhos precisam mesmo e têm melhores resultados assim. As associações de pais nas escolas pedem contribuições monetárias regularmente; há livros escolares caríssimos que se não compramos estamos a comprometer os estudos deles; depois faz-lhes bem fazer desporto e isso também custa dinheiro. Mas um filho não é só uma despesa escolar...
Para concluir, isto é a maneira que eu penso para mim, mas fico muito feliz de ver mamãs aqui a querer ter filhos. Acho que é a forma + positiva de vermos a vida. Eu é que ando a ver tudo um pouco cinzento... Ah e também sou das pessoas mais poupadas e cautelosas em questões de finanças, talvez por isso pondere tudo muito bem e com alguma longevidade no futuro. Mas não se deixe enganar pela ideia de que um filho em idade escolar custa menos do que um bebé porque não é bem asssim. Há por aqui mães de filhos mais crescidos que o possam comprovar?

Eu pagava 310 euros por mês durante os 3 anos e pouco que a minha filha andou no colégio e isso significa mais de 11 mil euros. Ela entrou para a escola aqui e não pago 1CHF e não pagarei até ir para a faculdade (não sei como funcionam as propinas aqui) pelo que dúvido que 15 anos de livros escolares e material cheguem a esse valor.
Na escola tem várias actividades extra-curriculares como ginástica, natação e música que são gratuitas (em portugal também têm)e depois tem equitação e ballet suportadas por nós.
Nunca achei que a minha filha fica-se cara porque pagava o colégio uma vez que era um maravilhoso colégio e sabia que ficava muito bem entregue e isso nunca me custou a pagar (tirando quando o marido começou a ficar com os ordenados em atraso e era mais custoso), mas se não pudesse colocar num privado iria para uma da s.social sem qualquer problema.


Chege-lhe roupa mulher... qual a duvida.

Sobre o Papá

Um Papá que Ama tremendamente o seu céu que nasceu a 1 de outubro de 2012

SuriViolet -
Offline
Desde 09 Nov 2013

Não acho que um filho seja caro, mas isso depende muito de cada família e do que se quer dar aos filhos!

Infantários, vacinas , roupas caras , carrinhos de bebé xpto, mobilia completa de quarto, pediatras privados...SIM, É CARISSIMO!

Para quem opta por amas, ou tem avós que fiquem com os netos antes da pré-escola publica aos 3 anos (melhor ainda), quem não dá as vacinas fora do plano (muitos pediatras não acham necessário!) quem não se importa de usar roupas dadas ou comprar tudo lowcoast,desde roupas a carrinhos, e nada de quartos todos mobilados xpto, uma mobilia simples do ikea, em vez de pediatra privado médico de família...sai muito mais barato!

A escola...bem o inicio do ano lectivo é caro para todas as familias, os livros, o material e roupa nova, mas penso que isso é um gasto normal e só se gasta uma vez por ano.
Quanto a ATL's isso também depende, quem tiver avós que fiquem com os netos não precisa disso.
Portanto dependendo das formas de vida de cada um e das escolhas de cada um, um filho (ou mais)pode ser caro ou não ser!!!
Mas sou da opinião que muita gente que acha os filhos caros, é porque só põe a hipotese de dar o melhor de tudo, quando esse "melhor" muitas vezes não é necessário, sei que há quem só queira tudo do grande e do melhor, e portanto são escolhas pessoais, mas essas pessoas não podem dizer que é caro ter um filho, quando existem opções mais baratas... E cada um faz as suas.

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

SuriViolet escreveu:
Não acho que um filho seja caro, mas isso depende muito de cada família e do que se quer dar aos filhos!

Infantários, vacinas , roupas caras , carrinhos de bebé xpto, mobilia completa de quarto, pediatras privados...SIM, É CARISSIMO!

Para quem opta por amas, ou tem avós que fiquem com os netos antes da pré-escola publica aos 3 anos (melhor ainda), quem não dá as vacinas fora do plano (muitos pediatras não acham necessário!) quem não se importa de usar roupas dadas ou comprar tudo lowcoast,desde roupas a carrinhos, e nada de quartos todos mobilados xpto, uma mobilia simples do ikea, em vez de pediatra privado médico de família...sai muito mais barato!

A escola...bem o inicio do ano lectivo é caro para todas as familias, os livros, o material e roupa nova, mas penso que isso é um gasto normal e só se gasta uma vez por ano.
Quanto a ATL's isso também depende, quem tiver avós que fiquem com os netos não precisa disso.
Portanto dependendo das formas de vida de cada um e das escolhas de cada um, um filho (ou mais)pode ser caro ou não ser!!!
Mas sou da opinião que muita gente que acha os filhos caros, é porque só põe a hipotese de dar o melhor de tudo, quando esse "melhor" muitas vezes não é necessário, sei que há quem só queira tudo do grande e do melhor, e portanto são escolhas pessoais, mas essas pessoas não podem dizer que é caro ter um filho, quando existem opções mais baratas... E cada um faz as suas.

Antes de mais bem vinda ao forum. Reparo que acabou de se registar apenas para dar esta opinião relativa a este tópico.

Desconheço por isso se será já mamã, que tipo de apoio terá e em que zona reside (ou até em que país), mas depreendo que para falar com tantas certezas terá já com certeza passado pela experiência e terá a sorte de ter um núcleo familiar que lhe consegue dar esse apoio que tão bem descreve, e terá na sua zona de residência alternativas viáveis ao privado. É bom que assim seja mas infelizmente como muito bem diz não será a realidade de todas nós.

Também a nível de saúde haverá como muito bem descreve a possibilidade de recorrer apenas ao publico, não dar as vacinas que estejam fora do plano de saúde, etc. Infelizmente tb n será a realidade de todas as mamãs que têm de lidar com problemas de saúde complicados e que não conseguem encontrar resposta no publico.

No meu caso não me poderei queixar demasiado pois conheço casos bem mais complicados com situações de doenças congénitas ou mesmo situações ocorridas durante o parto ou pós parto que levam a hospitalizações e medicação constante.

Por aqui a mobilia é da IKEA, o carro foi emprestado, as roupas são quase todas em 2ª mão. Mas quando se tem de segurar nos braços um filho com a cara furada de um lado ao outro confesso ser daquelas pessoas que se prefere dar ao luxo de gastar o dinheiro da poupança de uma vida no privado e ele ser de imediato atendido e suturado. Também poupo para ter pediatra privado simplesmente porque ele é o melhor que conheço e se não fosse por ele teria gasto bem mais não só monetáriamente mas na saude deles, e isso p mim n tem preço. Foi ele q detectou uma série de situações que não foram detectadas por outros. Por isso para mim é um custo bem gasto (para mim, claro). Poupo depois noutras coisas q considero superfulas, mas na saúde não.

Também gostava de não gastar dinheiro em vacinas mas o miúdo calhou herdar as alergias dos pais e as vacinas, tal como muita da medicação que ele tem precisado não é comparticipada.

Se gostava de lhes poder dar melhor? Gostava. N era no sentido de mimar e terem o 'enxoval enorme' ou o 'carrinho XPTO' mas ter dinheiro suficiente para pagar os tratamentos que ele agora necessita e que eu não consigo suportar.

Se eles me poderiam sair mais baratos? Se calhar podiam. Se o meu pai n estivesse num lar e a minha mãe a ter de lhe dar assistência a ele e aos meus sobrinhos e morasse mais perto talvez conseguisse ficar tb c os meus filhos. Ou se a minha sogra n tivesse q trabalhar já depois de reformada pq a reforma dela n chega p nada...talvez pudesse ficar c os meus filhos. Ou se n tivesse tido 2 de uma vez por ex. Mesmo quando andei a ver carrinhos para gémeos a propria empregada da Zippy quando me queixei do preço do carro gemelar comentou 'Então o que é que quer? Sai caro ter gémeos!' E não é que ela tinha razão? E no entanto n trocava este gasto por nada no Mundo!

Agora claro... é a minha opinião. E a quem tenha sugestões para poupar são sempre bem vindas, desde q adaptáveis às realidades dos outros.

Não quero de todo entrar numa discussão sem sentido e respeito a vossa opinião, mas espero q no fundo este meu testemunho sirva pelo menos p alertar quem seja apanhado de surpresa cm eu por um ou 2 ou mesmo mais mabecos q, por muito q se recorra à familia, aos amigos, a todos os apoios possiveis, há um compromisso p c os nossos filhos q teremos q assumir e q n podemos falhar. N estamos a falar (penso eu) de um capricho, de um gosto, mas de uma decisão q envolve outros seres humanos e por isso tem de ser bem ponderada. N é um carro q dê p vender caso apresente 'avarias' nem um electrodoméstico q dê p devolver caso n seja bem o q se pretende. Mas por muito q se planeie há sempre imprevistos tb a nivel de despesas, e há q ter essa consciência.

Agora... se há condições para tal... então mais uma x pergunto... q importa q a pessoa A ou B diga uma coisa ou outra? Se acha q é caro ou barato ou assim assim? Em ultima instância a decisão é sempre vossa e tenho a certeza q a tomarão em consciência, tal como eu o faço.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Meiling -
Offline
Desde 23 Nov 2012

Não diria melhor Twin. Sorriso

A teoria é muito bonita mas a realidade de cada um é diferente. Eu não pago muito de infantário mas é algo incontornável porque a minha família mora a 300km e a família do marido trabalha. E quando disse que não queria a minha filha a crescer com pouco não me refiro a luxos. Faz hoje 8 meses e o quarto dela TALVEZ seja mobilado no Natal porque não há dinheiro para mais. Tem o berço e uma cómoda. Roupa só agora é que comprei, o resto foi tudo emprestado. O carro a tia ofereceu porque não havia nenhum na família para emprestar. O berço é emprestado.

É muito bonita a célebre frase do "Onde comem dois comem três" mas na prática... as coisas não são bem assim.