Tentando engravidar aos 19 | De Mãe para Mãe

Tentando engravidar aos 19

Responda
7 mensagens
CíntiaS -
Offline
Desde 24 Jan 2017

Olá, tenho 19 anos e recentemente pensei que estivesse grávida por um descuido, por acaso não estava só que eu e o meu namorado estávamos tão esperançosos que o teste desse positivo que decidimos tentar. Eu tenho 19 e ele tem 20,e ambos queremos muito e só de falar nisso ficamos super felizes, o problema é que tenho medo daquilo que o futuro nos reserva e da reação dos meus pais e familiares... Será normal tão nova querer tanto ser mãe? Será que devo esperar ou sigo o meu coração?
Ajudem-me por favor!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Depende. Sorriso Têm maneiras de cuidar do vosso filho, de o sustentar, de lhe dar as coisas mais básicas?
Estão preparados para deixarem de fazer uma série de coisas que possam fazer agora, pois um filho exige bastante tempo?
Estão de acordo em apoiar-se e dividir a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido (para evitarem serem daqueles casais em que depois do bebé nascer, o pai quer manter as rotinas dele e a mãe é que fica com tudo às costas)?

Se tudo isto estiver resolvido, comecem então por serem responsáveis já: há que marcar uma consulta, fazer exames e análises para saber se está tudo bem consigo e começar a tomar ácido fólico. Sorriso

CíntiaS -
Offline
Desde 24 Jan 2017

Sim temos tudo o que é preciso e uma vontade enorme de sermos pais! Mas o medo de ser "julgada" por ser mãe aos 19 anos quando contar é tão grande!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Será demasiado cedo de facto para grande parte das pessoas. Mas se têm casa e empregos, se pagam as vossas próprias contas, ninguém pode interferir. Eu fui mãe aos 30, quando já muitos à minha volta me diziam que era tarde, mas fui quando quis ser.
Sentem-se, falem bem sobre o que vai mudar nas vossas vidas e decidam.

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Ambos pagam as próprias contas e estão efectivos nos vossos trabalhos? Têm um sítio vosso que sustentam e que vai ser grande o suficiente para acomodar uma criança? Têm uma relação estável?
Bebés não são só giros e fofos e tal, bebés são complicados, MUITO!
É normal terem este desejo de reprodução, no fundo somos todos animais e estamos cá para isso, para povoar o sítio, para engravidar, para parir.
Mas tu agora é que tens de ver se a vossa relação é boa o suficiente....
Eu na minha opinião, porque trabalho com todo o tipo de pessoas, acho que pessoas da vossa idade não têm maturidade o suficiente, não vos estou a chamar estúpidos, não estou a dizer que não vão amar esse bebé, nem estou de forma alguma a lançar isto como uma forma gratuita de ofença, até porque nem vos conheço e posso estar enganada, mas como já disse trabalho com todo o tipo de pessoas e já tive imensos adolescentes la na maternidade sem estrutura financeira ou emocional para terem uma criança e no entanto também era ''planeada'', por isso repensa bem se não preferes esperar até tu atingires os 20 anos, pelo menos sempre é diferente porque aos 20 já é também uma idade mais ''adulta''
Mas por favor, não tenham esta criança só porque sim, vocês vão ter essa criança em comum para o resto da vida, e não importa o quão forte possa ser o ódio de ti pelo pai dessa criança, o teu filho vai estar primeiro e há leis a cumprir...
Claro que terem o vosso próprio espaço e trabalhos efectivos e relação estável também é essencial, não tenhas filhos para depois os avós cuidarem deles porque na maioria dos casos de casais adolescentes, é isso mesmo que acontece, e para ser sincera é triste quando esses bebés são planejados e os pais nem se importaram para lhes dar uma vida estável, boa sorte e pensa bem nessa decisão, é a maior decisão da tua vida.

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

MiniMe84 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Engravidar aos 19 anos para mim teria sido um pesadelo. Sempre disse que queria estabilizar a minha vida pessoal e profissional, queria aproveitar o meu namorado/marido e fortalecer a relação para aos 30/40 anos não estar a pensar em todas as coisas que queria ter feito e não fiz.

Mas a questão é que todos nós temos projectos, ambições e planos muito distintos. Para mim sempre foi muito importante conseguir a minha total independência financeira, ter o meu emprego (se é estável ou não isso já é uma questão muito dúbia, hoje em dia já não há trabalhos para a vida e o que eu considero mesmo importante é ter sempre isso em mente e gerir a nossa vida e as nossas finanças tendo em conta essa possibilidade, ou seja, nunca dar um passo maior que a perna ou viver com a corda no pescoço) e conhecer o mundo. Viajar, passear, conhecer coisas e ter muitas experiências a dois que nos façam pensar que tivemos uma juventude bem aproveitada e que possamos depois partilhar com os nossos filhos porque sabemos de conhecimento próprio o que é sentir essa necessidade ou esse gosto com eles.

Para que tenhas noção, eu e o meu marido estamos juntos há 12 anos (entre namoro e casamento) e só agora, aos 32 anos, é que achamos que começava a ser hora de aumentar a família.

Sei que há muito quem defenda que ser mãe/pai novo dá outra paciência para os filhos, eu não concordo. Acho que a maturidade para encarar determinados problemas da vida no geral e do casal em particular só se adquire com o tempo. No meu caso, por exemplo, há coisas que para mim aos 20 anos eram impensáveis e que agora são básicas e vice-versa.
Acho que se a esta altura do campeonato eu já tivesse um filho com 10 anos sentiria que já teria que andar a abdicar de tantas coisas há tantos anos que isso seria uma frustração para mim. Mas, lá está, cada pessoa tem a sua forma de encarar a vida, os seus próprios planos.

O mais importante é ambos terem a plena consciência que um filho é para a vida e que vos muda a vida, independentemente de tudo o resto que venha a acontecer. Depois é saber se podem sustentar a criança sem estarem a contar sempre com ajudas de familiares e se têm um sítio onde o bebé possa crescer seguro e confortável.
Tendo respostas positivas a estas questões, a decisão final será sempre vossa.

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá eu ainda não sou mamã ..
Mas a minha cunhada e meu mano foram pais aos 19 anos ,por descuido da parte deles !
Eles nem queriam acreditar k iam ser pais ! Tinham a vida completamente do aveso ! Enquanto eu e o meu marido temos emprego efectivo temos casa própria e eles não tinha nada .
Pronto isto para te dizer k o meu irmão e cunhada tdm um emprego e estao efectivos e casa .. a minha sobrinha vai fazer 5 anos nunca lhe faltou nada e é uma menina muita amada e querida ..
Se voces estao preparados e tem tudo as outras pessoas não tem nada a ver k a vossa vida ..lol..
Boa sorte

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017