Tem dias que não aguento o maldito TDAH | De Mãe para Mãe

Tem dias que não aguento o maldito TDAH

Responda
14 mensagens
du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Bom dia mamãs!

Tenho um filhote lindo de 10 aninhos que aos 7 anos (após ter entrado para o 1º ano) foi diagnosticado TDAH ou DDAH ou SDAH (sindrome de défice de atenção e hiperactividade) Tem comportamento impulsivo e uma pequena percentagem de comobolidade de desafio-oposição. Desde então é seguido por médicos e medicado com Riatalina. As notas são excelentes e sei que é extremamente inteligente com 10 anos e já me corrige tanta vez, :).
Torna-se o caos quando vou com ele às compras pois vêm chamar-me a perguntar "aquele menino é seu? è que, bla bla..." Quando estamos com a minha familia há sempre discussão pois acham que ele é mal educado porque faz isto ou aquilo ou aquoloutro...(o que não é), gritam o nome dele a toda a hora para lhe chamarem a atenção,bem é o caos e claro que me sinto de certa forma "invergonhada" pois sei que sou exigente mas não consigo que ele seja diferente
Há dias que não consigo ter paciência, estou exausta, cansada e saturada, pois para além disto tudo tenho uma filhota que acabou de fazer 2 aninhos e claro que tb precisa de mim e para ajudar o meu marido está no estranjeiro, apesar de vir a casa todos os meses é muito pouco. resumindo, conhecem aquela frase "TUDO EU TUDO EU"?.
ALGUÉM me comprende e passa pelo mesmo?
MALDITA TDAH!!

Origada

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

Lisa Borges -
Offline
Desde 10 Maio 2011

Olá!
Tenho um sobrinho com 13 anos com o mesmo problema. Ele mora comigo. Faz também a ritalina e o risperdal. É impossível de aturar. Super infantil, muito mal educado, julga-se o rei e exige tudo de todos para agora. Este vai ser o primeiro ano que vai chumbar mas confesso que nos anteriores passou com muita ajuda. A escola é para ele um sacrifício e só quer saber de futebol. Tem imensos rituais (tem que iniciar a descida das escadas sempre com o mesmo pé, tem que dizer sempre perdão duas vezes, tem que ligar e desligar a torneira duas vezes antes de encher o copo, etc.). É e sempre foi muito protegido pela mãe e pela avó. Sempre achei que havia ali muito mimo. Há dois anos atrás comecei a morar com eles. Ele sempre teve um certo respeito por mim e pelo tio, o que com a convivência acabou por desaparecer. A mãe trabalha por turnos o que significa que passa muito tempo só connosco. O que é certo é que, embora tenha que ralhar com ele 250 vezes por dia, sem a mãe o comportamento é completamente diferente! Estas crianças precisam de muitas regras e sempre sem excepções. Até a minha filha de 6 anos tem dias que não o pode ouvir. Não é mesmo nada fácil mas a paciência e a persistência são essenciais!!
Muita calma e paciência de santo é o que se precisa...

1ª Estrelinha - Raquel - 13-10-2004
2ª Estrelinha - Gonçalo - 19-10-2011

Os dias mais felizes da minha vida são sempre em Outubro...

Mãe ao cubo -
Offline
Desde 22 Set 2010

A minha mais velha foi diagnosticada com o mesmo, mas acho que o caso dela não deve ser assim tão grave. Não consegue ser muito boa aluna na escola, pois não se consegue manter concentrada mais de 1 minuto em nada. Fez aulas de treino de concentração, não sei se o teu está a fazer. Quanto à ritalina, eu recusei esse tipo de terapêutica e optei por colocá-la em várias actividades físicas onde pudesse "gastar" a energia. Nunca dei medicamentos calmantes à minha filha, mas também nunca me senti penar muito por a energia dela. Bem... é uma gralha a falar e isso às vezes cansa, mas levo as coisas sempre na brincadeira e temos um bom resultado com isso.
Há coisa de 1 ano sensivelmente acho que tem melhorado bastante. Vamos ver se progride na melhoria, se regride ou mantém.

Madrinha da (ainda) treinante lucy79 Sorriso
Já nasceu a minha pipoca mais pequena Espertalhão tão linda como as manas Espertalhão

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Bom dia e obrigada pelo post!

Pelo que li o seu sobrinho tem mesmo uma alta percentagem de obcessividade/compulsividade! Meu Deus!
O que achei estranho foi dele não se dar bem na escola nem mesmo com ritalina! As crianças com este tipo de transtorno "costumam ser muito inteligentes, mas lá está não é regra geral.
Acredito que ele não é assim por que quer, não consegue ser diferente, precisam de muito apoio, compreensão e lá está a má educação não é bem má educação, contudo nãp podemos desculpar de tudo e temos sim que os repreender mas com moderação e sempre valorizar sempre o seu bom comprotamento!
Haja paci~encia e muita força! Por vezes falha!

Obrigada e beijinhos!

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Bom dia!

Obrigada!

Tb não foi facil tomar decisão sobre a medicação mas foi a melhor solução, caso contrario ele não conseguiria acompanhar o pior aluno da turma e sei que é um dos melhores! Espero poder deixar em breve!

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

Mãe ao cubo -
Offline
Desde 22 Set 2010

Esqueci-me de dizer que a minha foi diagnosticada com 3 anos e começou logo a ter aulas de treino de concentração. Se calhar deve ter influenciado. Hoje tem a idade do teu.

Madrinha da (ainda) treinante lucy79 Sorriso
Já nasceu a minha pipoca mais pequena Espertalhão tão linda como as manas Espertalhão

Amathea -
Offline
Desde 03 Jun 2010

O meu irmão supostamente também tem esse problema. O chato é que muitas vezes eles só são "diagnosticados" porque:
- a professora não está para os aturar (foi o caso do meu irmão)
- alguém precisa de ganhar dinheiro
- há um psicólogo na junta que não tem trabalho...
- etc...

Muitas vezes são só crianças!
Claro que há crianças que precisam de mais regras, de mais supervisão, mas são só crianças e depois toca de as encher de medicamentos... O meu irmão foi obrigado pela professora a tomar ritalina!
Não digo que o problema não exista, há realmente crianças que precisam dessa ajuda, mas muitos são só mesmo crianças Preocupado

Beijos!

Sobre Amathea

Amathea*** 10.11.2010 O começo de uma nova vida! E o André vai ser desalojado já no dia 04/02...
O Artur tem uma madrinha fabulosa, a *Cinha de Almeida* Piscar o olho
Madrinha da maravilhosa *isucas*!!!
Afilhada orgulhosa da *Tixa_m*!!!

Mãe ao cubo -
Offline
Desde 22 Set 2010

Amathea,
Concordo em parte com muito do que dizes. Como disse num dos meus posts, eu aturo perfeitamente a minha filhota mais velha, sem problemas. Por vezes ela começa a falar como uma gralha e eu respondo-lhe "quando?" e ela como já sabe a resposta diz-me logo "quando é que eu me calo?" e desatamos as duas a rir.
Claro que por vezes tenho de me chatear um bocado com ela e tem imensos "tiques nervosos" como estar sempre a mexer nos lábios e nas sobrancelhas (torce mesmo a pele) quando estamos a falar com ela, se tem alguma coisa na mão está sempre a agitar o que tem na mão... Mal educada não é. Isso nunca lhe admiti e ela conhece perfeitamente os limites. Não acho que por ter o problema que tem, seja justificação para ser mal educada. Tem problemas é em concentrar-se e em parar quieta. Mas lá está: são crianças!
Ela sabe que tem aquele problema, nem sempre consegue controlá-lo, mas se lhe lembrarmos com boa disposição, acabamos todos por levar a coisa para a brincadeira, rimo-nos da situação e ela não tem de se sentir mal ou sentir-se coitadinha por isso.
Não condeno quem opta pela solução terapêutica. Também vai do que cada pai consegue suportar. Mas com a minha filha, e contra muitos professores também, nunca usei medicamentos, apenas aulas de treino de concentração e desporto, muito desporto.

Madrinha da (ainda) treinante lucy79 Sorriso
Já nasceu a minha pipoca mais pequena Espertalhão tão linda como as manas Espertalhão

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Venho apenas deixar uma informação que me esqueci! O meu filho até aos sete anos era uma criança super calma, sossegada e sem me dar grandes trabalhos, teve uma alteração comportamental,o preto do branco e o dia da noite, parece que numa noite me "levaram" o meu filho e me colocaram outro no mesmo sítio! Por isso nunca precisei de me preocupar nem de o levar ao médico muito cedo!! apartir dos sete começõu então com consultas de psicomotrocidae e desenvolvimento para o ajudar na concentração e tentarem perceber o seu comportamento e o porque daquele comportamento!
Sim as actividades são extremamente importantes e é mesmo necessário que eles estejam ocupados! Felizmente tenho possibilidades para o ter em actividades, mas atenção actividades que eles gostem, nunca iria colocar o meu filho em futebol ou desportos do genero se ele detesta! Mas há tanta coisa que podem fazer mesmo que não seja um desporto em que eles gastem energia!existe musica, teatro, judo, escotismo, etc!Também temos que ver que nem toda a gente pode pos questões monetárias ou mesmo por horários laborais!
Muito obrigada a todas pelos testemunhos!

Dulce

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

Bébés Trakinas -
Offline
Desde 25 Ago 2009

du3572 escreveu:
Venho apenas deixar uma informação que me esqueci! O meu filho até aos sete anos era uma criança super calma, sossegada e sem me dar grandes trabalhos, teve uma alteração comportamental,o preto do branco e o dia da noite, parece que numa noite me "levaram" o meu filho e me colocaram outro no mesmo sítio!
O meu foi com esta idade tb que houve a alteração da forma que tu descreves! Eu costumo dizer o mesmo!
O meu filho era daquelas crianças que era o orgulho de qualquer mãe, tudo mas TUDO mesmo de bom! Nem uma coisinha a apontar! Agora? Tudo mas TUDO de mau, nem uma coisinha boa a dizer Chorão
Se antes era o meu orgulho, hoje é a minha vergonha e acreditem que não é com orgulho nem de animo leve que faço tal afirmação! È consciente e de cabeça bem acente em cima dos ombros!
Tb toma Ritalina e risperdal, diagnóstico hiperactividade/defíce de atenção e eu a isto acrescento muita MALDADE!
Ele pode ter problemas sim mas é mau tb, está-lhe no sangue mesmo Triste
Du, não imaginas como te entendo!
Se quiseres falar manda-me mp com o teu msn e falamos por lá.
Se vos contasse um bocadinho das coisas que o meu faz ficariam chocadas e eu tenho por hábito ser um "livro aberto" mas há coisas que teem de ser preservadas!
Um beijinho a todas e MUITA FORÇA e PACIêNCIA para todas as que passam por isto Triste

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Pois é! tem dia e dias!

Sei que sou muito exigente, confesso! E Custa-me imenso quando me apercebo que as pessoas em geral quer familia que pessoas na rua pensam que eu não lhe dou educação educação em casa!

Em casa tenho regras para quase tudo, sempre me questionei se não era exigente demais, mas os médicos depois de eu contar as regras de casa disseram que não e que ainda bem que era assim! O que funcionava com o Rodrigo agora deixou de funcionar! São 3 horas para tirar os sapatos, 3 para lavar as mãos, 3 para ir para a mesa enfim tudo assim e eu a consumir-me a a minha Marianita a ter que "levar" com isto tudo!

O meu não é mau, não vejo que seja mau, é sim desorganizado (não era), distraído (não era) refilão, de certeza que já ouviram a celebre frase "quero lá saber..."(não era)! enfim!
Quando o chamo a atenção já me tenho apercebido que ele vai para o quarto e chama nomes a ele próprio!! Tb me custa tanto... Triste

Beijinhos

Dulce

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Mais uma vez agradeço a todas as mamãs pelos testemunhos! e pela troca de experiencias!

Obrigada e beijinhos,

Dulce

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)

Mãe ao cubo -
Offline
Desde 22 Set 2010

Os miúdos com TDAH normalmente gostam de desafios. Porque não colocas um cartolina na parede com um quadro de tarefas que ele vai realizando. No final do dia podem analisar os dois o quadro e atribuis-lhe um valor (uma estrela/lua ou um +/-) e depois dás-lhe uma recompensa pelas melhorias.
Às vezes isso ajuda aos miúdos organizarem melhor as tarefas e até as ideias.
Também lhe podes arranjar um relógio de pulso com alarme para ele poder activar para se recordar que às x horas tem de realizar determinada tarefa...
São ideias. A do relógio funciona bem com a minha filha

Madrinha da (ainda) treinante lucy79 Sorriso
Já nasceu a minha pipoca mais pequena Espertalhão tão linda como as manas Espertalhão

du3572 -
Offline
Desde 15 Jan 2009

Boa tarde,

Mais uma vez obrigada,

Na parede da cozinha tenho o quadro de comportamento semanal que é ele próprio que coloca os autocolantes coloridos e com smile consoante o comportamento que teve e tenho tb um quadro de tarefas diárias que ele tem que cumprir e sim quando os resultados são positivos tem uma recompensa mas lá está é o que eu digo, tem dias, mas nós tb temos não é verdade?

O relogio ele tem um relogio normal que não tem alarme!

Obrigada pelas sugestões!

Estes são os quadros do Rodrigo (não sei se vi dar para ver!)

Sobre du3572

Agora estou completa.Já tenho os meus dois Tesouros(Rodrigo e Mariana)