Tem 2 anos e ainda não fala nada,estou preocupada!!! | De Mãe para Mãe

Tem 2 anos e ainda não fala nada,estou preocupada!!!

Responda
20 mensagens
Anapaulatdb -
Offline
Desde 01 Abr 2010

Bom dia...

Esse é o meu primeiro tópico aqui,eu sempre venho dar uma olhada,mais nunca escrevo...LOL...Eu tenho um filho de 2 anos e 2 meses,ele ainda não fala absolutamente NADA,nem mesmo nomes simples que bebezinhos já pronunciam,tipo:Não,Mama,Papa...Ele não fala nada mesmo,eu o coloquei no infantário para ver se ajudava,mais infelizmente fiquei desempregada e tive que tira-lo,já falei com a Pediatra que diz que é falta de estimulo,pois vivemos muito isolados,mais eu vivo a fazer de tudo para ver se estimulo,mais não sai nada,eu leio historias,mostro desenhos nos livros,danço com ele,canto,e nadaa,já estou ficando desesperada,com medo do meu pequeno ter algum problema na fala,uma conhecida me deu o contato de um médico especializado na fala infantil e estou pesando em fazer um sacrificio pagar 250 euros e leva-lo,e assim ficar com meu coração em paz,pois estou muito ansiosa...Alguém aqui já passou por isso? acham que é normal a criança dessa idade não falar nada ainda???
Se alguém puder me ajudar fico agradecida...

Bjossss

Ana

Mama do Miguel...

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Já confirmaram se não é 1 problema auditivo?

liliana carromeu -
Offline
Desde 12 Abr 2012

ola eu nao acho muito normal se nem palavras basicas diz mas como referi uma vez cada criança tem o seu ritmo, a minha filha tem um primo que vai fazer 2 anos em junho e tambem nao diz nada tudo que pede aponta e so diz mámá... a minha filha tem dois anos e diz tudo as vezes ate diz coisas que nao devia e fala lindamente percebe-se tudo e é muito inteligente o pediatra dela diz que a minha menina tem uma capacidade de aprendizagem superior a idade dela ela sabe os anuncios todos de televisao e repete vezes sem conta sem ter de olhar p o anucio,conta ate vinte e lembra-se de coisas que aconteceram por exemplo a semana passada , e ca em casa ninguem a estimula p isso,falamos com ela como se ja tive-se 4 5 anos, e bastante desenrrascada come de tudo sozinha sem fazer porcaria... so estou a dar um exemplo pk cada criança tem a sua propria aprendizagem...

nossa madrinha * -ligia-*
madrinha virtual da bia filha da kataninap
madrinha virtual do tomas filho da P P
madrinha de Pipokolini Sorriso

Mãe de dois -
Offline
Desde 28 Out 2009

olá Ana,
As crianças n sao todas iguais mas acho que cm 2 anos devia dizer,Mamã,papã,olá,xau...o dito básico.
Não te quero assustar pq isso já tu estás mas pede um exame auditivo,em lisboa nao faltam medicos.

250euros??? tao caro pq?

bjs tudo de bom.

A maior aventura da minha vida :SER MÂE DE DOIS

Lidianeqrj -
Offline
Desde 06 Abr 2012

Acredite que com 2 anos já era pra falar ao menos mama e papá !!! O meu até os 3 anos só falava isso !!
E os médicos sempre ficavam fazendo pouco caso,até que um dia fartei-me de ver ele assim,fui a médica dele,fiz mesmo um escândalo no centro de saúde, e eu não tinha dinheiro !! Ela encaminhou ele pra alguns médicos como Psicologo, auditivo e ao fim disso soube que ele quando começou a querer falar,aconteceu algo que ele teve medo e cortou a fala dele !!!! Vá ao médico de familia dele !!! Eles tem que arranjar uma solução: Isso não é normal !!!! Um grande Nervoso A de correr tudo bem !!!

Meu Deus, obrigada por esta dádiva.
Amo meus filhos !!!
Amo meu marido !!!

Helena B. -
Offline
Desde 23 Jan 2012

Olá Ana
a primeira coisa q te posso dizer é para teres calma e n ligues a todas as opiniões e comparações q vais ouvir pq senão de um assunto simples vais entrar num mega problema...
fala com o pediatra e pede uma consulta de desenvolvimento num hospital publico, n sei em q zona vives mas mesmo q tenhas de esperar é preferivel do q gastar imenso dinheiro e afinal depois n era nada era só uma questão de ritmo de desenvolvimento... além de q a equipa q vais encontrar nessas consultas são multi-disciplinares e são os mais indicados para te encaminharem para uma terapia da fala se for necessário e sendo pelo público será sempre mais barato (ou até isento se o governo n se lembrar...)
n penses q só por estar num infantário seria estimulo suficiente (pelo q leio o q fazes no dia-a-dia é mto bom) já acompanhei mts casos q mesmo assim só começaram a falar mto tarde e de um dia para o outro pq parece q andaram meses a captar td e depois ganham coragem pra falar...
mais uma vez com calma td se resolve beijinhos e q corra td bem...

scsousa -
Offline
Desde 02 Fev 2011

o meu filho tambem nao falava nada, e apesar de todo o estimulo ele aos 3 anos tambem nao falava quase nada, nessa altura foi a um pediatra de desenvolvimento e foi encaminhado para a terapia da fala, hoje tem 5 anos e ainda fala mal, procura ajuda o quanto antes, pode ate ser normal, mas pode ter algum problema.

Sobre scsousa

mamã orgulhosa de dois bebes lindos

analimam -
Offline
Desde 12 Set 2010
I Love DMPM
Sobre analimam

Ana
Entrego em mãos na área de Amadora; CTT se pagamento prévio artigos + portes por transferência

xanine -
Offline
Desde 15 Dez 2009

Olá Mamã!

Bem estamos na mesma situação o meu nino tem 2 anos e um mês e também não fala ainda.
Diz mamã, papá, não, popó, quero, adeus, avó, avô e pouco mais mas não repete muito.

Já o levei a dois pediatras e os dois me dizem o mesmo.

Não tem kk problema pois entende tudo, tudo. Se lhe peço pra ir a algum lado ele vai, se lhe peço pra desligar a tv ele desliga, ele percebe mesmo tudo.

Kanto á estimulação faço de tudo tal como tu leio livros, comprei jogos didaticos com cores desenhos de animais... mas ele é muito teimoso e só gosta de brincar á maneira dele.

Tenho um puzzel com animais e formas geometricas e ele consegue completa-los sem kk difilculdade e obriga-nos a bater palmas em cada puzzel k conclui.

Portanto se vires k ele percebe tudo o k dizes não te preocupes pk nem todos são iguais e kando ele kizer começa a falar... ainda é muito cedo pra vir a ter problemas de linguagem.

Sei k é muito complicado pois conheco bebés muito mais novos k ele e falam tudo e mais alguma coisa.... sinto-me constrangida kando tentam falar com ele e ele nada... só fala a linguagem de bebe.... mas tento abstrair-me e pensar k o importante é ele não ter problemas.

MAntem a calma e continua a estimula-lo kando ele ker alguma coisa não lhe des insiste... eu agora arranjei um jogo k ele adora... ainda não surtiu efeito mas tenho a certeza k ele chega lá.

Atribui uma palavra basica a cada dedo, mostro-lhe a minha mão ele toca num dedo e digo-lhe a palavra (Olá, bom dia.....) ele farta-se de rir e repetimos isso vezes sem conta...

Vamos dando noticias pra ver a evolução....

jijinhos e boa sorte Piscar o olho

Sobre xanine

Xanine L&S ;)Falta o B para o nosso S.L.B....

Amor Eterno -
Offline
Desde 16 Abr 2009

Bem, antes de mais, com calma tudo se resolve...
Mas tb acho que deves ir o quanto antes, a um médico da especialidade...

Eu entendo que cada bebe tem o seu ritmo...uns começam mais cedo outros mais tarde...

Achava normal se ele já dissesse algumas palavras, mesmo que não muitas..

Mas se me dizes que não fala rigorosamente nada....não acho assim tão normal...

Pode até nem ser nada, e pode tb ser algo simples...mas convém ser visto logo logo...para se for preciso alguma coisa, ou fazer alguns testes, fazer já...para descobrir o que se passa...quanto mais rapido...melhor ..

Beijinhos e tudo de bom..

Treinos: 5/12/2011..Positivo: 8/01/2012 :O.. Previsão:6/09/2012
A minha bonequinha chegou às 34 semanas, bem pequenina, no dia 30/07/2012..És a nossa vida! És aquilo que nós mais sonhávamos!Faltavas tu para dar + cor ao nosso mundo! Amamos-te Sorriso

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Bom dia mamã do Miguel!

Olha eu não acho normal ele não dizer nada.

O Gabriel tb começou a falar tarde, contudo falava algumas coisinhas, eu como sou uma preocupada por natureza muito cedo questionei a medica e pedi-lhe para lhe fazer testes de audição, se bem que são muito pequenos e só dá para ver se o tímpano superior (se não estou em erro) está bem, no caso do Gabriel estava, este ano (com 4 anos) voltou a fazer os teste e já deu para fazer tudo e ele realmente tem uma pequena falta de audição, se bem que desde os 2.5 anos que fala tudo, mas é sempre muito alto.

Fala com a tua medica e pede-lhe para fazerem teste auditivos, mesmo sendo ele muito pequeno insiste, pq sempre dá para ver algo, e eu faço referencia ao teste auditivos pq é o que me ocorre que lhe possa causar atraso na fala, contudo ele tb pode ser "malandreco", ou seja se consegue as coisas apontando não se esforça para falar.

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

sisabel1986 -
Offline
Desde 22 Mar 2012

olá, realmente cada bebé tem o seu ritmo, mas claro que há situações em que se deve procurar um médico quanto mais não seja para ficarmos descansadas. o meu menino já fala desde k fez um ano, diz frases completas, no entanto começou a andar a coisa de quinze dias (tem 21 meses). desde Outubro que parou o crescimento. também pensava que ele estava no ritmo dele e tentava não o comparar a outros meninos. até que descobrimos que ele tinha uma doença crónica (ele ficava muitas vezes doente sem sabermos o porquê) e assim atrasou no desenvolvimento.
Espero de coração que o seu menino esteja apenas no ritmo dele, mas para ficar mais descansada consulte um médico, ou mais do que um.... beijinhos

xanine -
Offline
Desde 15 Dez 2009

Ana Pimenta... os teus ninos não fizeram rastreio auditivo no hospital?
O meu fez o rastreio auditivo logo no segundo dia de vida....

Ou não é esse rastreio k tas a falar?

jijinhos

Sobre xanine

Xanine L&S ;)Falta o B para o nosso S.L.B....

ramboia -
Offline
Desde 03 Jan 2008

so posso falar pela minha experiencia no trabalho... trabalho num infantario...

todos os anos... temos sempre um menino ou outro nessa situaçao...

portanto... para mim é normal... eles nao falam rigorosamente nada... nem nao nem sim... nem papa ou mama... so fazem barulhos e grunhidos e gemidos e nada mais... ate aos 2 anos e meio mais ou menos... e depois de um dia para o outro.. começam a dizer tudo... tudo tudo tudo...

mas quando digo de um dia para o outro é mesmo assim... é fantastico.. constroem frases e tudo...

o k me leva a crer que durante todo o tempo que eles nao falaram estiveram a absorver toda a informaçao e mais alguma e quando acham que ja sabem o minimo deitam tudo ca para fora...

todos os anos tenho um ou dois miudos assim por isso para mim é normal...

se fosse comigo esperava ate aos 3 anos...

Sobre ramboia

||A viagem começou! Ele é lindo. Amo-te Filho||

::Ramboia::.

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

E notas que o teu filho percebe o que dizes??? Olha para ti quando o chamas? Se houver um barulho se vira-se na direcção do som?

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

mguedes1976 -
Offline
Desde 19 Out 2010

ola o meu tb tem 2 anos e meio e pouco diz so mama e assim ja fui a dois pediatras e o que disseram que ate aos 3 anos nao ha muito a fazer o meu ouve bem e percebe td se lhe disseres as coisas ele sabe é claro que tb estamos preocupados apesar de dizerem para nao nos preocuparmos por isso por nos resolvemos colocar numa terapeuta da fala a ver ainda nao vimos muito pois esta a pouco tempo vams ver se mais para a frente ja consegue dizer mais alguma coisa sim nos estimulamos, lemos mas mesmo assim nao quer o que o pediatra nos disse foi que se fosse para a creche e passado 3 a 4 meses nao disser nada ai e que nos devemos preoupar mas nos maes temos sempre a preocupação maas se podes ter outra opiniao de especialista vai a consulta e logo ves que te diz

beijinhos

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

xanine escreveu:
Ana Pimenta... os teus ninos não fizeram rastreio auditivo no hospital?
O meu fez o rastreio auditivo logo no segundo dia de vida....

Ou não é esse rastreio k tas a falar?

jijinhos

Os teste que eu falo são aqueles como fazemos na medicina do trabalho, em que nos veem o timpano e depois colocamos uma oscultadores para ver se escutamos sons.

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Anapaulatdb -
Offline
Desde 01 Abr 2010

Muito obrigado pelas respostas,que Deus abençoe a todas...
A pediatra diz que ele entende tudo e por isso não quer encaminhar para um medico especializado,por isso que não consegui levar no publico,já insisti com ela,mais não tem jeito...
Dai cada um me diz um me diz uma coisa,e eu fico sem saber se corro atrás de uma resposta ou se fico esperando algo acontecer,os medicos que cuidam dessas coisas são super caros,dai agente acaba deixando pra depois mesmo,mais agora eu estou muito preocupada,eu saiu com ele na rua,as pessoas falam com ele e não vêem resposta,perguntam se ele tem algum problema,é bem constrangedor,fora as comparações que escuto sempre,parece que meu filho é diferente dos outros,falo com a pediatra que nem me dá ouvidos,e diz que ele não fala pq tem preguiça,e fico nessa ansiedade...Somos brasileiros e no próximo mês estamos indo para o Brasil e vou pesquisar lá o preço de um medido especializado na fala e comparar para ver o que fazer,mais não tenho mais condições de ficar nessa preocupação toda e ninguém me dar atenção,pode não ser nada,mais pode ser que ele tenha algum problema,ele responde a todos os estímulos,mais não os repete,ele não fala absolutamente nadaaaa,nunca falou...
Obrigado pela ajuda...

Bjosss

Mama do Miguel...

womanhood -
Offline
Desde 17 Jun 2011

Se ele estiver a desenvolver-se bem em todos os sentidos, e perceber tudo o que lhe é dito é bem provável que não tenha problema algum. NO entanto, se for necessário devem-se fazer todos os testes para despistar algum problema.
Existe um nome para crianças que falam tarde, mas que estão bem desenvolvidas e que em tudo são iguais às outras: síndrome de Einstein. Crianças que falam tarde e que não têm qualquer tipo de problema, são geralmente crianças muito inteligentes e que estão pouco interessadas em falar o que quer que seja. Já li acerca de pessoas que não disseram nada até aos 4/5 anos de idade e no dia em que abriram a boca demonstraram ser tudo menos burras. Há imensa literatura na net em inglês sobre o assunto e também já existem livros em inglês.
Mas saliento a importância de se ter a certeza de que não há qualquer problema na criança, seja a nível da audição e outros.

baessa -
Offline
Desde 23 Set 2010

Olá Ana Paula! Estava aqui a procura de tópicos de crianças com dois anos com atraso na fala e encontrei o seu. Gostaria de saber se você chegou a levar o seu filho à terapia da fala ou se ele sem mais nem menos começou a falar. O meu Pedrito tem dois anos e 2 meses e só fala algumas sílabas. Obg. Beijos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?