Telemóvel - Educadora Jardim Infância | De Mãe para Mãe

Telemóvel - Educadora Jardim Infância

Responda
21 mensagens
Odrinhas -
Offline
Desde 31 Ago 2009

Bom dia mamãs,

O meu filho começou agora esta semana no jardim de infancia pela primeira vez, até então esteve sempre com a avó.
Ele nem tem chorado porque está na fase do encanto por ter tantos meninos (o que agradeço diariamente e espero que continue assim!) mas eu, tenho andado com o coração nas mãos - ainda por cima estou mais sensivel pq estou quase no fim da gravidez.
As minhas amigas têm os filhos em colegios privados e têm o telemovel das educadoras. Vao falando por mensagens e as vezes ate email. Eu coloquei o meu numa IPSS. Nao sei se é por isso, a educadora nao me deu o telemovel, disse que é regra da instituição - é mesmo assim? Que experiencias têm?
Agora ligou-me mas de um numero anónimo...
Até percebo que se derem a todas as mães não têm sossego e a preocupação delas tem de ser as crianças e não os pais mas como é o inicio confesso que me sinto um bocadinho "afastada".
Só gostaria de saber se é comum pq realmente as pessoas que conheço nao tem esta experiência.
Obrigada mamãs

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu só tive o tlm da educadora quando os miúdos foram num passeio para longe, porque foi ela mesmo que o deu. Antes disso nem sequer tinha pedido porque sempre que era preciso falar com ela ligava para o infantário e é assim que eu acho que deve ser. Mesmo depois de ter o tlm ligava sempre para o infantário, até porque sei (e concordo) que a utilização do tlm pessoal era desencorajada pela direção.

Patiba -
Offline
Desde 12 Mar 2015

Apesar de o meu ainda não ter ido para a creche (IPSS), na reunião de início de ano deram-nos o número de telemovel de serviço das 3 salas, se os pais quiserem ligar pedem para falar com a educadora X. Não sei se nos privados é diferente

RiTiNh@ -
Offline
Desde 04 Ago 2011

Eu tb n tenho o contacto da educadora... Se preciso ligar por algum motivo ligo para o infantario e peço para falar com ela. Eu acho que é assim que deve ser... Na minha opinião claro.

l3oneca -
Offline
Desde 13 Mar 2012

Pois sinceramente essa parte do "As minhas amigas têm os filhos em colegios privados e têm o telemovel das educadoras. Vao falando por mensagens e as vezes ate email" não é nada bom sinal. Por média uma sala tem umas 8 crianças, ou seja sms´s e email´s para cá e para lá com 8 mães?? Então e quem está a fazer actividades com as crianças, visto essa ser a principal função da educadora? Nunca tive nem sequer me passou sequer pela cabeça ter o numero da educadora do meu filho, sempre que necessário eu liguei para a instituição, até quando se tratava de simplesmente saber se ele estava bem. Estou completamente em desacordo com essa "funcionalidade", para além de considerar que o numero de telemóvel é algo pessoal e só deve ser usado como tal (questões pessoais).

Sobre l3oneca

Amo-te demais maridão Apaixonado 17-05-2008

Mamã muito babada de um príncipe lindo e perfeito *-*

Minha lojinha
¬ Projector Minnie - http://demaeparamae.pt/vendo/loja/l3oneca

FilipaXF -
Offline
Desde 21 Dez 2013

Olá acho que deve depender mesmo da Educadora, ou pode ser política da escola. O nosso está numa IPSS e temos o tlm, inclusive a Educadora é uma querida e temos chat no whatsapp, um só com ela e outro com ela e todos os papás da sala.

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Mamã, não conheço as regras dessa instituição quanto ao uso do telemóvel, mas em ultimo caso o telemóvel da educadora é pessoal e não profissional, portanto não faz sentido que ela dê o numero aos pais dos seus alunos. Caso seja necessário algo, os pais devem ligar para o infantário. Eu não sou educadora, mas trabalho num local onde por vezes é necessário estar em contacto com os clientes constantemente, muitos me pedem o meu numero de telemóvel, mas a resposta que dou é: peço desculpa, mas é pessoal e não profissional.
Claro que compreendo os seus medos, ainda para mais nesta fase, mas tente ver o lado da educadora.

Odrinhas -
Offline
Desde 31 Ago 2009

Obrigada pelas vossas respostas.
O que eu queria mesmo era saber se era "comum", "normal", isto porque realmente e como disse com quem falo mais nao é.
Se assim é fico mais descansada.
Claro que entendo, no meu trabalho eu sou obrigada a dar o meu telemovel a todos porque é da empresa mesmo e sei que nunca descanso a 100% por isso mesmo.
Obrigada mais uma vez mamãs

ysa84 -
Offline
Desde 25 Jan 2009
I Love DMPM

o meu está numa privada e nunca me passou pela cabeça ter o telemóvel nem da educadora nem da auxiliar!...
Quando preciso ligo prá escola e peço pra falar com elas!

A educadora tem o meu numero e quando precisa liga da escola também!

Sobre ysa84

13 meses, 10 ciclos, positivo a 17.4.012 Apaixonado 18.12.012 - 39s+2d - 3600gr 49cm - parto vaginal + ventosa
1 mês, 1 ciclo, positivo a 8.9.015 Apaixonado 12.5.016 - 38s+6d - 2725gr 48cm - cesariana + forceps
http://www.facebook.com/PrescricaoDiaria

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Nós temos o nr da educadora, foi ela que facultou. Ontem ligamos apenas porque era o primeiro dia e porque lhe pedi se podia ligar só para saber se estava tudo ok, mas era o primeiro dia. Por mais vontade que tenha não vou andar sempre a ligar. O que as outra mães fazem , não sei, mas acho que assim é o correcto. Para alguma urgência, apenas.

Carina02 -
Offline
Desde 08 Maio 2011

Eu sou professora e até hoje só dei o meu número aos pais de um aluno porque eram ambos surdos mudos, logo só conseguiam comunicar por escrito ou através de linguagem gestual.

De resto, acho que os pais deverão utilizar o telefone da própria instituição e só para assuntos mesmo importantes. Já imaginaram como que seria se todos os pais de todos os alunos não controlassem a ansiedade e estivessem todo o dia e noite a ligar???????

Dar o meu número privado para questões profissionais está fora de questão. Se eu não possuo o número de telemóvel da enfermeira, do médico, da funcionária da Seg. Social, da operacional de caixa do Continente etc etc etc ..... porque é que deverei dar o meu?

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

l3oneca escreveu:
Pois sinceramente essa parte do "As minhas amigas têm os filhos em colegios privados e têm o telemovel das educadoras. Vao falando por mensagens e as vezes ate email" não é nada bom sinal. Por média uma sala tem umas 8 crianças, ou seja sms´s e email´s para cá e para lá com 8 mães?? Então e quem está a fazer actividades com as crianças, visto essa ser a principal função da educadora?

Nem mais. Eu não quereria um filho meu num local onde as educadoras passassem a vida de volta das tecnologias descurando das suas responsabilidades e funções. Não quereria um filho meu em local nenhum onde o educador ou professor usasse o telemovel em horas de serviço.
Se os usam para falar com pais, quem garante que não o usam constantemente para outros motivos?

Conheço o caso de um rapaz que estudava (aqui o ênfase vai para o estudava) num colégio privado, andava na primária e disse à mãe (professora universitária) que não percebia porque é que ela nunca lhe atendia as chamadas quando estava a dar aulas porque a professora dele atendia sempre...
Esta professora universitária era minha professora e ficou escandalizada com tal situação. Para o filho era banal, usual e normal que um professor atendesse e estivesse a mandar msgs durante as aulas. A politica do colégio proibia os alunos de terem telemóvel, de mandarem mensagens mas depois os professores dão este exemplo?! Que rico exemplo...

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

Ola!

A escola onde anda a minha filha é privada, e quando fiz a inscrição foi me dado logo o contacto telemovel da salinha dela, cada sala tem um telefone e alguma coisa ligo para lá, tenho também o telemovel da gestora da escolinha e email tanto da educadora como da escola, isso foi nos dado logo ao inicio, e quando ela iniciou a escola telefonei para saber como estava a correr e foram sempre impecaveis.

DianaFr -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Vou ser muito sincera, eu sou educadora, houve mães a quem dei o meu numero pessoal, mas há sempre o numero do colégio e é para esse que devem ligar, mas deixei de dar porque cheguei a ter mães a ligarem-me ás 23h a perguntar se os filhos tinham feito cócó nesse dia... por umas pagam as outras!
O telemovel pessoal da educadora é isso mesmo, pessoal!

Sobre DianaFr

Positivo a 17/01/2017 aborto espontaneo/gravidez quimica 29/01/2017
Positivo a 14/02/2017 aborto espontaneo a 17/03/2017 (às 7 semanas)
Positivo a 21/04/2017

carla barradas -
Offline
Desde 26 Set 2014

Hum...ter o nr da Educadora? Acho estranho, tenho a minha filha no privado tb e quando ligo, ligo para a creche e peço para falar com a educadora.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Não acho mal que facultem. Ao ligarem para o colégio, e ao pedirem para falarem com elas, também estão a interromper e elas vão ter que se deslocar certo? Eu acho é que os pais tem de ter consciência de que não podem estar a ligar por tudo e por nada. Eu liguei ontem por ser o primeiro dia e pedi e perguntei a que hora poderia ligar para não interromper, e ficou combinado ser a hora de almoço.
Em relação a outros números, também tenho o do pediatra e já me foi de bastante utilidade.

P. P. -
Offline
Desde 16 Jan 2008

Na minha opinião é tudo uma questão de consciência....
Tal como a Carlaper sempre tive os números de telefone da Instituição, da Educadora, da Auxiliar e até da Motorista.
Em relação a outros também tenho do pediatra, da minha GO e que por sinal já foram bastantes úteis e utilizados com consciência e moderação.
Não tenho o telefone da menina da caixa do continente porque para além de não ser sempre a mesma a atender não podemos colocar as coisas no mesmo saco. São situações completamente distintas.

Odrinhas -
Offline
Desde 31 Ago 2009

Pessoalmente é claro que gostaria que me tivesse dado, ia sentir uma segurança diferente.
Tenho a certeza que não abusaria e secalhar nem chegaria a ligar-lhe nunca - tenho o telemovel da minha obstetra e mesmo quando tive uma analise muito alterada e poderia ser grave nao liguei, preferi a mensagem só para nao perturbar uma consulta ou um momento em que ela nao pudesse atender. Mas claro, entendo e sei bem que havendo muitas mães a abusar, a tendencia pode ser nao dar o telemovel.
Do que ouvi aqui julgo que o telefone fixo por sala de aula seria o ideal.
Pena a escola do meu filho nao ter. Terei de ligar para o infantario em caso de necessidade...
Mas claro, julgo que todas concordamos que, com ou sem telemovel, o importante é termos boas educadoras a tratar dos nossos filhotes Sorriso

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Concordo plenamente

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Concordo as pessoas hj em dia e que já nem medem o contexto das coisas cada pessoa tem a sua vida pessoal e os profissionais de educação e saúde não dão diferentes até tinha vergonha de pedir o num

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

Eu apesar de ter todos os contactos, nunca liguei em horas não apropriadas, já liguei claro por exemplo a avisar que ela não iria X dias a escola porque estava doente e dizia se era ou não contagioso para os outros meninos para estarem atentos e avisar os pais dos meninos, de resto não ligo para fazer perguntas referentes ao coco xixi da minha filha.