TEA e Asperger. | De Mãe para Mãe

TEA e Asperger.

Responda
10 mensagens
npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Mamãs que tenham filhos com TEA, Asperger ou até mesmo Autismo Clássico/Profundo, juntem-se aqui e partilhem como é conviver e ajustarem-se a tal.
O meu filho tem síndrome de asperger, mas o que o diferencia apenas das outras crianças é apenas o nível cognitivo e a falta de empatia, e a desvalorização de sentimentos incluindo a incompatibilidade de expressões faciais, que estão a ser trabalhados há uns meses.
A nível cognitivo, ele equipara-se a uma criança de 6-7 anos, pois apesar da excelente memória fotográfica que nos fazer pensar que ele lê, ele começa agora a escrever vogais e consoantes sem qualquer dificuldade. Sabe todas as marcas de carros, desde os 18 meses e decora matrículas. Com 2 anos, fazia puzzles de 40 peças sem se enganar. Tem um discurso coerente, apesar de quando contrariado fazer ecolália, o ato de responder repetindo com o que lhe dizem ou perguntam. Com 15 meses, construía frases, identificava todas as cores e dizia-as, assim como contava até 20. Mas, não sente empatia. Não compreende sentimentos, por exemplo se ele beliscar, ele não compreende o efeito que aquilo tem na outra pessoa mesmo que lhe devolvam o beliscão. Agora, já começa a compreender o efeito que cada acção tem no outro se lhe derem o retorno da mesma, ainda que de maneira simbólica. Não compreendia, o gostar de e o gostarem dele. Ele não dava miminhos, mas gostava que lhe dessem. Agora que trabalham isso com ele, ele é espontâneo e abraça-me de repente e dá imensos beijinhos. Apesar de ter tido sorte e ele se ter tornado autónomo, desfralde, dormir sozinho, e ser sociável pois ele adora estar acompanhado, a nível emocional torna-se complicado gerir as suas acções e a impulsividade dele, pois ele por vezes não compreende, o cérebro dele não faz as conexões devidas e as pessoas tendem a achar que é pura má educação, ou isto e aquilo. Mamãs, como é convosco?

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá mamã!
Não tenho nenhum caso conhecido com esses problemas para a poder ajudar, mas passo cá, só para lhe deixar um beijinho e desejar as maiores felicidade ao seu menino!

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Oh! Obrigada. Sorriso
Desejo-lhe o mesmo. Grande abraço

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá mamã Npp93,

Não serei grande ajuda, mas gostaria de partilhar algo consigo..

Por vezes, em situações pontuais (festas aniversário alguns elementos da família), também está presente um jovem adulto (22 anos) filho de um elemento da família. É um rapaz bastante inteligente (principalmente com novas tecnologias) e que participa nas conversas da família de forma descontraída. Acabou o seu curso, já teve algumas namoradas e tirou a carta de condução. Se eu não soubesse pel pai do rapaz que ele tem Síndrome de Asperger, também talvez nunca descobri-se. A única coisa que notava é que por vezes faz pequenas pausas nas falas, mas nada de especial. Existe tanta gente que o faz.

Apenas fui "alertada" para não fazer jogos de palavras tipo: vai ver se está a chover.

Não ajudei em muito, apenas quis deixar o meu testemunho sobre este jovem e ajudar assim de alguma forma a acalmar esse coração com o futuro do seu menino.

Felicidades e tudo de bom

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Felizmente, o meu coração está calmo. Compreendi e aceitei o diagnóstico até bastante bem, porque não fui a correr para a Internet ler o que por lá ou cá anda, para fazer comparações. Também sou jovem, e tirei um curso técnico de apoio à educação especial pelo que um dos módulos que estudei era a relação e o apoio ao autismo, ou perturbações do espero do autismo que falava principalmente das dificuldades de comunicação, relações sociais, sentimentais e quebra de rotina. Além disso, sempre fiz do meu filho uma criança normal e nunca o pressionei a nada, ele ia adquirindo capacidades e eu ia ajudando a aperfeiçoar. À conta disso, ele desfraldou cedo, não tem dificuldade em quebrar rotina, o que lhe difere é a parte emocional que mesmo antes do diagnóstico ser concluindo, ele já era acompanhado e como praticava e prática basket, isso ajudou-o a ultrapassar um pouco isso e com a ajuda da psicóloga melhora a cada semana que passa. Não tenho receio sobre o futuro dele, pois ele é autónomo, e independente. E como não o fecho, nem protejo em demasia isso também é meio caminho andado para que ele se sinta à vontade para ir explorando à sua maneira dentro dos limites possíveis. Ele não gostava de animais, dizia ele, até que fomos ao zoo e até com coelhinhos andou ao colo. Há também que ir testando os limites deles, e as suas capacidades para que eles se tornem adultos capazes. Conheço uma mãe de um menino com asperger de 5 anos, que ela desistiu do filho, não o leva ao cinema, não o leva ao parque infantil, e a criança está cada vez mais revoltada pelo que ela vai desabafando e por mais que equipa que os acompanha e eu, lhe digamos que ela deve fazer o contrário, não isolar o menino nem a ela mesma, ela prefere simplesmente desistir e não ter de lidar com birras, comentários, e como ela própria diz vergonha alheia. E eu queria que mais mães, comentassem como é a sua vida, as diferentes crianças e personalidades até para que eu lhe possa mostrar como outras mães vivem com o autismo, e como são diferentes as crianças. Mas obrigada as mamãs que me desejam felicidades, e ao meu príncipe e eu retribuo. Sorriso Mais testemunhos, relatos, mamãs com filhos já crescidos, na escola...

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

não consigo editar.
* perturbações do espetro do autismo.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Dióxido de cloro para ser ingerido até 8 vezes ao dia? Lavagens retais???? Porra.
O melhor tratamento e cura para o autismo do mais leve ao profundo, e a aceitação dos pais e a força para os acompanhar e não fazer deles doentes, tristes e coitados como se fosse um castigo! É ajudá-los a conquistarem pequenos degraus e a serem autónomos. Agora fazer o meu filho ingerir dióxido de cloro que funciona como tratamento da água nos saneamento ou que faz parte das lixívia? Credo... Isso não é cura em parte alguma.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

Lili2012 -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Olá mamã, também tenho um reguilinha diagnosticado com autismo. Não é nada fácil mas com muito amor e esperança vamos conseguindo ultrapassar obstáculos e alcançando pequenas vitórias.
No meu caso, o pequeno de 3 anos não fala ainda. Vai palrando e de vez em quando lá diz os números, as letras e uma ou outra palavra. É muito esperto, gosta de jogos de memória e identifica palavras dando a sensação que sabe ler. É muito ativo e parece mesmo que tem pilhas duracel. Chego ao final do dia de rastos... Ele, desde cedo começou com terapias. Ainda os médicos não viam nada de anormal a não ser a recomendação de estímulos já nós pais andávamos inquietados com o que fazer se a suspeita se confirmasse. Nós chamávamos e parecia que não nos ouvia... Não tinha linguagem gestual como o dizer adeus ou mandar beijinhos. Quando queria alguma coisa não apontava. Tentava sózinho e se não conseguisse leváva-nos até ao que queria. Desde há um ano e meio que está num programa de terapia intensiva e integração no ensino regular e iniciamos tratamento biomédico em Barcelona com a Clavera. Temos notado evoluções ainda que lentas. No início do ano quero apostar tb na neuroterapia. Fizemos avaliação com a Dra. Manuela Quintas e temos tido um bom feedback acerca da terapia. Neste momento, o que me preocupa mais é a escola. Queria que ele desenvolvesse mais as competências sociais e no programa que ele está acho poucas as vezes que vai à sala regular... Faz 4 anos no fim de Março e ando a tentar perceber qual o melhor sítio para o colocar na escola e como fazer com a terapia... O tratamento biomédico ainda está na fase de diagnóstico embora já estejamos a dar muitos suplementos e dieta sem glutén, caseína e soja.
Enfim... É uma correria todos os dias entre terapias, trabalho e ter de preparar comidas especiais sempre para enviar mas acredito que vamos conseguir... Vejo que o meu menino, apesar de tudo o que tem passado, é um menino feliz! Tem um sorriso que contagia e irradia luz e esperança!
Espero que a minha partilha traga motivação e que mais mães venham aqui partilhar experiências.

Sobre Lili2012

Lili

Elisabete Araújo1 -
Offline
Desde 21 Set 2017

.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Avaliação pode marcar por exemplo no PIN de Lisboa ou Porto (consoante a zona do país). Falo do PIN pois foi onde foi feita a do meu filho.
Pode marcar primeiramente uma consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes (PIN), para ter logo um parecer e depois marcar a avaliação. É feito um questionário aos pais primeiramente, e depois é marcada a avaliação da criança.

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?