Tabaco na gravidez | De Mãe para Mãe

Tabaco na gravidez

Responda
12 mensagens
Katy S -
Offline
Desde 19 Fev 2010

Há por aqui mamãs fumadoras?
O que dizem os vossos médicos?
Quantos cigarros fumam por dia?

Sobre Katy S

Katy
Positivo a 12/02/2010 DPP 18/10/2010
Mas o dia mais maravilhoso de todos, foi dia 13/10/2010, dia em que nasceu o amor da mamã Sorriso
Tenho uma estrelinha no céu - Aborto Retido em Agosto de 2016.

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Eu deixei no meu primeiro filho. Eles aconselham nenhum claro, mas se tiver que ser 1 a 2 no maximo penso eu

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Oi mamã! O ideal é deixar de fumar... Mas não parar de forma brusca. Se tiver mesmo de fumar rume o mínimo que conseguir. A mim um truque que ajudava era cortar os cigarros ao meio ou seja na nossa cabeça vamos acender e fumar um cigarro mas na realidade damos 3 ou 4 bafos que para acalmar os nervos ja é o suficiente.

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

MarilyneM. -
Offline
Desde 15 Dez 2016

Olá mamã Katy S.
Vou na 26ª semana e sou fumadora.Também eu tenho e ponho-me todas estas questôes: a primeira foi a de me deparar com o sentimento de culpa por não conseguir deixar de fumar durante a gravidez. O médico disse-me para reduzir o máximo que podia. Fumava muito e passei a fumar entre 6 a 10 cigarros. Obviamente que isso depende de como nos corre o dia também, não é? Quanto menos se fumar melhor, o médico não me aconselhou a deixar de fumar de um dia para o outro. Disse-me para reduzir ao máximo sem que isso mexesse com o meu sistema nervoso. Receitou-me Victan, no caso de me sentir mais nervosa, mas isso evito mesmo tomar. Procuro adiar o próximo cigarro durante o máximo de tempo possível, mas tenho consciência de que o ideal era não fumar de todo!
Se, por um lado evito fumar e procuro reduzir cada vez mais, por outro lado o sentimento de culpa leva-nos a um stress que deve ser evitado...Segundo tenho percebido, a maioria das fumadoras continua a fazê-lo na gravidez, algumas já fumavam pouco e foi mais fácil reduzirem, outras reduziram mas nunca deixaram. Agora, tudo é uma questão de sorte... Boa sorte na redução do tabaco e relaxa, pois assim terás 2 questões: o tabaco e a questão dos nervos

elisabete costa... -
Offline
Desde 06 Set 2013

Ola meninas.sou fumadora e derivado ao stress do trabalho fumava um maco por dia,nas outras gravidezes deixem completamente,desta estou a deixar aos poucos,tipo 4 no max mas so.fumo meio cigarro,tambem os parto a meio
Beijo

RODRIGO NASCEU 23 OUTUBRO 2009: 4548KG E 52 CM
GONÇALO NASCEU 1 AGOSTO 2011: 3538KG E 51 CM
Bruna nasceu 1 de abril de 2014 3700 kg e 50cm
MADRINHA DE JOYCEREIS :)KRISTAL24 Sorriso ANA CACELA :)CATIA GODINHO Sorriso

Catnana -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Antes de ficar gravida seixei de fumar custa na 1 semana na 2 semana ainda se lembra depois esquece mesmo ja nem se pensa.

A medica que me acompanhou disse wue era o maximo 2 mas por dois prefiro nenhum.

Boa sorte

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá, era fumadora e até fumava bastante, assim que soube que estava grávida deixei, nos primeiros dias não custou nada, além de que anda com azia e meia enjoada por isso até que o cigarro nem fazia falta, 1 semana depois ainda senti alguma falta ou em momentos de maior stress mas consegui sempre controlar, nunca mais peguei num cigarro.
Acho que é muito psicológico, sempre que me lembro disso ou penso em fumar imagino o fumo a chegar à criança, faço uma verdadeira consciencialização mental e resulta para perder a vontade.
Disseram-me que até nem fazia muito mal e que o stress de não fumar ou parar de repente podia ser pior mas consegui e fiquei muito contente com isso, sempre pensei que se tivesse uma vontade enorme fumar 1 ou 2 não ia fazer assim tão mal mas nem isso consegui e tenho passado bem sem, depende de cada um, mas eu até acho que o cortar completamente foi mais fácil e passa a apetecer menos.

Sobre AneteS

Anete

Ana Rute Santos -
Offline
Desde 04 Abr 2012

Caso queiram deixar mesmo e não consigam sozinhas, aconselho a hipnoteria. Comigo resultou. Sorriso

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Olá Katy S,

Pessoalmente, nunca fumei, mas posso dizer-te o que se passou com uma amiga que fumava bastante e estava a ter problemas para deixar quando engravidou.
O marido e o resto da familia passavam o tempo todo a chateá-la porque estava a fazer mal ao bebé, etc, etc, etc... O médico dela disse que, sim, o melhor é deixar completamente (como todas sabemos), mas se isso implicar deixar a grávida num estado de nervos tal que acaba por prejudicar o bebé de outra forma, então isso não faz qualquer sentido! Não há uma formula ou número "mágico" - a regra deve ser tentar diminuir ao máximo, sem que isso eleve os niveis de stress em demasia. Cada mamã deve avaliar o seu caso.

Na altura, a minha amiga conseguiu reduzir para 2, 3 nos dias de mais stress. O filhote dela nasceu lindo e saudável e, com quase 4 anos, assim continua!

Bjinhos,

G.F.L.M -
Offline
Desde 26 Out 2016

Isso do tabaco dá muito pano para mangas.. Na primeira gravidez nao consegui deixar.. Reduzi o que consegui.. Fumava 1 maço por dia passei a meio ou menos.. Não é o ideal mas foi o que deu.. (O meu marido também fuma e isso nao ajudou nada) embora fumasse longe de mim eu sentia o cheiro e sabia quando ele ia fumar e isso deixava me com vontade.. Enfim o meu filho nasceu muito bem e graças a deus é um poço de saúde.. Nunca teve nada alem de constipaçoes.. Segunda gravidez, descobri com 3 semanas deixei imediatamente de fumar.. Nao sei como mas consegui logo deixar.. Tive um aborto retido às 8 semanas.. Terceira gravidez, o medo do aborto anterior fez-me parar imediatamente como na segunda.. Mas depois do primeiro trimestre comecei a andar stressada por motivos que me levaram a não aguentar mais e a voltar a fumar.. Falei com a minha medica sobre o assunto e concluímos que aquela ansiedade de querer fumar e me privar estava a fazer-me muito mal.. Juntamente com o stress do dia a dia, ja que tenho tido uns problemas relacionados com a gravidez, não com o bebé, que felizmente está ótimo mas com o tratamento que tenho recebido no local onde estou a ser seguida e com uma série de erros que têm sido cometidos.. Já para não falar que para não fumar andava a comer imenso e o meu peso disparou, o que também não é muito bom.. Agora fumo o minimo possível mas fumo.. Sempre que sinto aquela necessidade tenho que acender o cigarro.. Mesmo que não o fume todo.. E sinto-me fraca e culpada por não ter aguentado até ao fim da gravidez.. Mas enfim.. Não somos de ferro e quem fuma sabe bem que é um vicio maldito e muito difícil de deixar..

Katy S -
Offline
Desde 19 Fev 2010

Obrigada a todas pelo vosso testemunho.
Parecendo que não, assim não me sinto tão sozinha.
O meu médico nunca me disse para deixar de fumar, precisamente por causa do stress, ainda mais porque também passei por um aborto retido antes de engravidar agora é isso mexeu muito comigo.
Fumo cerca de 10 cigarros por dia, antes fumava 20, e ainda não consegui baixar dos 10 :<.
Tenho muito medo que afete a minha bebé, e também tenho muita vergonha, principalmente quando vejo as pessoas a olhar de lado para mim... Mas tem sido mais forte que eu...

Sobre Katy S

Katy
Positivo a 12/02/2010 DPP 18/10/2010
Mas o dia mais maravilhoso de todos, foi dia 13/10/2010, dia em que nasceu o amor da mamã Sorriso
Tenho uma estrelinha no céu - Aborto Retido em Agosto de 2016.

Mienuno -
Offline
Desde 22 Abr 2016

Ola mama
Eu tamben sou fumadora. O meu GO tambem me aconselhou a reduzir mas nao deixar. Pois ele sabe que sou das pessoas mais ansiosas que pode haver. Antes de engravidar fumava um maco por dia consegui reduzir para 5/6 dependendo dos dias. Como o GO me disse nao sei se todos sao da mesma opiniao do que o meu entre 4 cigarros por dia e a ansiedade e o corpo a necessitar de nicotina nao sabe o que fara pior. Se me sinto de consciencia pesada? Muito!!! Mas nao consigo sou sincera.